Como Abrir um Negócio

sexta-feira, março 25, 2011

Como Abrir - Montar uma empresa de Engenharia de conteúdo

Engenharia de conteúdo
Apresentação do Negócio
O crescimento da internet como principal meio de comunicação mundial fez surgir uma nova oportunidade de negócios para profissionais na área de comunicação e informática: a engenharia de conteúdo. Trata-se da prestação de serviços de desenvolvimento de sites, criação de portais, geração de conteúdo e implantação de ferramentas de comércio eletrônico e de banco de dados.
A história da internet no Brasil começou em 1991, atrasada em relação aos primórdios da rede mundial, a Arpanet ¬– uma rede de comunicação criada nas bases militares norte-americanas em 1969. A Rede Nacional de Pesquisa (RNP), órgão subordinado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, montou o backbone que interliga instituições brasileiras, centros de pesquisas, universidades e laboratórios. Em 1995, houve a abertura da rede ao setor privado nacional, com o surgimento de inúmeras funcionalidades e com a adesão de milhares de usuários. Hoje, já são 64,8 milhões de pessoas com acesso à internet em residências, escritórios, escolas, lan-houses, bibliotecas, telecentros e órgãos públicos. Que empresa pode se dar ao luxo de não se comunicar com esse universo de clientes potenciais?
O trabalho de desenvolver sites interativos na internet também evoluiu. Há alguns anos, bastava contratar um webmaster para colocar, de forma artesanal, uma página no ar. Hoje, uma empresa precisa se posicionar com qualidade na grande rede, para não correr o risco de prejudicar a sua imagem. Qualquer site corporativo precisa ter, no mínimo, a capacidade de transmitir os valores da organização, carregar a identidade visual da empresa, manter uma audiência constante, criar uma comunidade, atrair o visitante, prestar serviços de atendimento e suporte ao usuário, oferecer conteúdo de qualidade e facilitar a navegação. Serviços adicionais podem ser incorporados, tais como comércio eletrônico, aplicações multimídia, ferramentas de colaboração e conteúdo para internet no celular.
Uma empresa de engenharia de conteúdo oferece, justamente, os serviços necessários para tornar os sites corporativos mais atraentes, interativos e geradores de receita. Mais informações sobre a sua viabilidade comercial podem ser obtidas por meio da elaboração de um plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.

Engenharia de conteúdo
Mercado
Segundo a consultoria Netcraft, existem atualmente no mundo mais de 230 milhões de websites. Os brasileiros já somam 64,8 milhões de usuários, com 35 milhões de usuários ativos. Segundo o Ibope Nielsen Online, estes usuários permanecem, em média, 66 horas mensais navegando na web, ou 2 horas e 12 minutos diários.
Entre as empresas que possuem websites corporativos, 48% disponibilizam catálogos de produtos aos clientes, 34% oferecem suporte pós-venda, 23% aceitam pedidos e reservas de produtos e serviços e 10% possuem recursos para transações financeiras on-line.
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado-alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre o segmento;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores. 

Nenhum comentário: