Como Abrir um Negócio

sexta-feira, março 25, 2011

Como Abrir - Montar uma Engarrafadora de Água Mineral

Engarrafamento de agua mineral
Apresentação do Negócio
A água é naturalmente a bebida mais consumida em todo o mundo, seja in natura ou como ingrediente indispensável para o processamento de inúmeras outras bebidas.
Seu consumo aumenta gradativamente, de acordo com o crescimento da população mundial e com a temperatura presente em cada local e clima correspondente, sendo o verão a estação de maior demanda.
A água mineral, por sua vez, é a água subterrânea originária de águas de superfície que se infiltraram no solo e foram por ele filtradas, recebendo sais minerais que alteram seu gosto e lhe fornecem valores terapêuticos. Seu surgimento na indústria de envase ocorreu entre as duas guerras mundiais.
Segundo o DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, o panorama mundial do mercado de águas envasadas apresentado no First Global Bottles Waters Congress, na cidade de Evian, França, em 2004, revelou que o consumo de águas deverá chegar a 206 bilhões de litros até o final de 2008.
A água mineral representa saúde para o homem, pois além de não apresentar elementos químicos artificiais presentes em várias bebidas industrializadas, é essencial ao metabolismo humano. Esta característica, aliada ao crescimento da população mundial, indica forte tendência de aumento de demanda e, assim, revela ser uma boa oportunidade de negócio.
A gama de produtos ofertados abrange diferentes formas de fornecimento (recipientes) de água mineral ao consumidor, dependendo do volume e ocasião de utilização deste valioso recurso natural:
• Galões de 20L;
• Galões de 5L;
• Garrafas de 2L;
• Garrafas de 1,5L;
• Garrafas de 500ml;
• Garrafas de 350ml;
• Copos de 200ml.
Dentro destas possibilidades atuais de fornecimento, há variações de tipos de água mineral, como água mineral ionizada, água gaseificada, água reforçada com minerais e ingredientes específicos.

Engarrafamento de agua mineral
Mercado
Segundo a ABINAM - Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais, o mercado de água mineral está se consolidando como um dos setores da economia que mais crescem no país, com crescimento aproximado de 15% ao ano. Entretanto, há um grande potencial a ser explorado, pois apenas 10% da população apresenta o hábito de adquirir esse produto.
O crescimento do setor é demonstrado abaixo segundo as estatísticas de produção nacional oferecidas pela ABINAM. Evolução da produção brasileira em bilhões de litros de 1995 a 2005:
- 1995: 1.553;
- 1996: 1.800;
- 1997: 2.114;
- 1998: 2.497;
- 1999: 3.005;
- 2000: 3.520;
- 2001: 4.320;
- 2002: 4.700;
- 2003: 5.100;
- 2004: 5.355;
- 2005: 6.000.
Entre os anos de 1997 até 2001, o setor demonstrou uma expansão de 104%. Com esses resultados, o Brasil já se coloca como o sexto maior mercado mundial de água mineral, atrás apenas do México, Estados Unidos, Itália, Alemanha e França.
A indústria envasadora de água mineral possui plantas instaladas em quase todo o território brasileiro. O mercado de água mineral tem se tornado pulverizado, com inúmeras pequenas e médias empresas atuando no setor. É interessante mencionar o crescimento dessa indústria a partir do número de concessões, já que até 1995 foram concedidas 319 lavras para água mineral, e em 2004, eleva-se para 706.
Os números levantados em 2004 indicam 801 requerimentos de pesquisa de água mineral, potável de mesa e termal existentes no DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, e 689 alvarás de pesquisa autorizados, com a seguinte distribuição por estados:
• SP – 188;
• RJ – 122;
• SC – 69;
• RS – 54;
• GO – 42;
• PR – 39;
• MG – 37;
• PE – 28;
• BA – 15;
• CE – 8;
• Outros – 87.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores. 

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