Como Abrir um Negócio

quinta-feira, março 24, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de criação de website

Empresa de criação de website
Apresentação do Negócio
Antes de começarmos a abordar o tema Empresa de Web Site, é importante falarmos sobre a história da Internet, no Brasil e no mundo. Como e quando surgiu.
A rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares seria uma das formas das forças armadas norte-americanas manterem as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços online contribuiu para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais.
A história da Internet no Brasil começou bem mais tarde, só em 1991, com a RNP (Rede Nacional de Pesquisa), uma operação acadêmica subordinada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia).
Até hoje a RNP é o "backbone" principal e envolve instituições e centros de pesquisa (FAPESP, FAPEPJ, FAPEMIG, etc.), universidades, laboratórios, etc.
Em 1994, no dia 20 de dezembro é que a EMBRATEL lança o serviço experimental a fim de conhecer melhor a Internet.
Somente em 1995 é que foi possível, pela iniciativa do Ministério das Telecomunicações e Ministério da Ciência e Tecnologia, a abertura ao setor privado da Internet para exploração comercial da população brasileira.
Os estudantes passaram a buscar informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas online dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shoppings centers virtuais.
Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso às informações e notícias do mundo em apenas um click.
Nos últimos anos, temos visto uma nova fase da comercialização. Originalmente, esforços comerciais eram dirigidos aos vendedores que proviam os produtos básicos da rede e aos provedores que ofereciam conectividade e serviços básicos da Internet.
A Internet agora se tornou quase uma "commodity" e muita atenção tem sido dada recentemente ao uso de sua estrutura global de informação para suportar outros serviços comerciais. Isto tem sido tremendamente acelerado pela rápida adoção dos browsers e da tecnologia Web, permitindo aos usuários acessar a informação “linkada” em qualquer lugar do globo.
Produtos estão disponíveis para facilitar a provisão desta informação e muito dos últimos desenvolvimentos em tecnologia tem sido no sentido de permitir cada vez mais sofisticados serviços de informação no topo da base das comunicações de dados da Internet.
É neste universo eletrizante que surgem as empresas “especializadas” em desenvolvimentos e criação de Sites.

Empresa de criação de website
Mercado
"Economia do século 21", "Economia digital emergente", "Economia clique aqui”, "Webeconomia". Esses são alguns dos termos utilizados para definir a abrangência da economia baseada na Internet, bem como seus impactos na economia tradicional.
O uso da Internet visando à geração de negócios ainda é muito baixo no Brasil. Entre as empresas que possuem página na Internet, 48% disponibilizam preços e catálogo de produtos e serviços para os consumidores, 34% oferecem suporte pós-venda, 23% aceitam pedidos e reservas de produtos e serviços e 10% possuem recursos para transações completas e meios de pagamentos via web.
A discrepância do ponto de vista dos negócios é que os números mostram um ávido exército de consumidores circulando nas páginas da Internet e, ainda assim, mais da metade das empresas não possui um espaço na Internet. Entre as que possuem, 37% não apresentam nenhum dos recursos pesquisados.
Empresas do mercado de TI, como "montadoras de computadores", consultoria de redes, desenvolvedoras de softwares, também resolveram se aventurar no mercado de Internet, e julgam-se preparadas para planejar e implementar um projeto WEB profissional.
Com esta oferta enorme de empresas de WEB, infelizmente os preços e, principalmente, a qualidade dos projetos caíram a níveis nunca imaginados. Empresas profissionais e especializadas são obrigados a concorrer com profissionais recém-formados, sobrinhos, netos, primos, e quase toda a família dos clientes, que sempre tem alguém que diz "saber fazer um site" ou "entender de Internet".
Concorrem com empresas que não fazem idéia do que seja o planejamento e estudo de um projeto para Internet, questões ligadas ao marketing, a identidade visual, análise do público que se deseja atingir, de que forma conseguir que o cliente esteja bem posicionado nas pesquisas dos mecanismos de busca, questões legais que podem trazer prejuízos graves aos clientes.
Concluindo, estamos diante do completo amadorismo na Internet brasileira. Todos se acham capazes de planejar e desenvolver um projeto WEB. As empresas, infelizmente, estão fazendo sua seleção principalmente pelo fator preço e não qualidade, deixando de lado análises mais minuciosas do que estão contratando, e sem saber se o serviço contratado os atenderão de forma objetiva, dentro dos prazos, e com resultados para aquilo que esperam, analisa Helton Falusi, diretor da HTC.

Empresa de criação de website
Estrutura
O espaço físico suficiente para a implantação da empresa é de 35 metros quadrados.
Precisa haver espaço para pelo menos três pessoas trabalharem, com suas devidas mesas e cadeiras, computadores, impressoras, aparelhos de fax, telefones.
O importante também é que o espaço físico da empresa, os documentos, as pessoas, as máquinas, enfim, tudo aquilo que está interagindo para um objetivo final, seja um produto ou serviço, precisa estar bem ordenado, limpo, transmitir uma boa impressão a quem visitar o ambiente e também às pessoas que irão trabalhar no local.
Todos os recursos da empresa precisam estar muito bem ordenados para aperfeiçoar o processo que leva ao produto final ou à prestação do serviço.

Empresa de criação de website
Equipamentos
O empreendedor que for abrir uma empresa de desenvolvimento de Web Site, com certeza já terá conhecimento dos equipamentos necessários, visto que o perfil do empreendedor, neste caso, exige um bom conhecimento da atividade e estar com as pesquisas atualizadas.
Neste nicho de mercado existem grandes disputas e as grandes corporações tendem a dominar os espaços. O empreendedor precisa se preparar no quesito equipamento para poder participar de igual para igual nas disputas dos clientes. A tecnologia, neste caso, passa a ser um meio de tornar essa disputa mais justa, visto que a mesma está disponível tanto para os grandes quanto para os pequenos, basta estes saberem escolher as opções certas.
Segue abaixo uma descrição (mínima) dos equipamentos e tecnologia para uma empresa iniciar sua operação:
  • Computador para servidor (com configuração mais completa e pesada);
  • Computador para programador e Webdesigner (ou Notebooks);
  • Impressora / Copiadora;
  • Softwares (CorelDraw, Photoshop, Dreamweaver, Flash, Fireworks, Apache, MySQL, etc);
  • Rede wireless. 
     
    Fonte:
    http://www.sebrae.com.br/
    Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: