Como Abrir um Negócio

quinta-feira, março 24, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de animação 3D

Empresa de animação 3D
Apresentação do Negócio
A representação de imagens em três dimensões remonta ao período da Renascença, quando pintores e arquitetos desenvolveram a técnica da perspectiva, o que possibilitou a representação de imagens em três dimensões sobre superfícies bidimensionais.
      Com o avanço tecnológico, foram desenvolvidos softwares que possibilitaram a produção gráfica em escala industrial e também a animação gráfica.
      Quando se fala em animação gráfica, fala-se em dar movimento, dinamismo, às imagens. “Essas representações, geradas no computador como instrumento de execução são comumente chamadas de ‘desenho animado’, ‘animação 3D’ e ‘maquetes eletrônicas’(JARCEM, 2008, pag. 2).
      O primeiro desenho animado foi produzido pelo artista plástico e ilustrador inglês James Stuart Blackton  e foi chamado de Homurous Phases of Funny Faces (Fases hilárias de rostos engraçados), em 1906.
      A animação ganha o cinema e aumenta a complexidade das produções. Para conseguir realizar produções de qualidade para um público cada vez mais exigente, os profissionais da animação utilizam  o conceito de Layout (ou storyboard). O storyboard  é a história representada em papel, com início, meio e fim, como se fosse uma revista em quadrinho, mas sem os balões de fala ou pensamento, nem as onomatopéias. As imagens são passadas para o computador e animadas.
      O empreendedor que trabalha com Empresa de Animação Gráfica em  3D, realiza esse trabalho: coloca imagens gráficas no computador e as anima, dando-lhes movimento e dinamismo.
      Nos anos 2000, as técnicas avançaram e atualmente tem-se animações em três dimensões nas áreas de entretenimento, marketing e publicidade e educação.
      O principal público das pequenas empresas de Animação Gráfica em 3D são as grandes produtoras de trabalhos em computação gráfica e as agências de propaganda e publicidade.
      Nesta “Idéia de Negócio” serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Empresa de Animação Gráfica em 3D. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Empresa de animação 3D
Mercado
    O crescente número de longas-metragens com desenhos animados, e a chegada da televisão digital, traz consigo um conjunto de novas tendências que apontam uma estimativa de crescimento da produção de animações gráficas em 3D.
      Existem ainda, alguns mercados para a animação desconhecidos pelo grande público e que estão prestes a explodir nos próximos anos. Um deles é a animação para os novos modelos de celular que captam vídeos e imagens coloridas.
      O mercado publicitário também se mostra como uma grande oportunidade. Para esse público, a grande vantagem de utilizar animação gráfica em 3D é o fato de  não depender de locação de espaço para filmagens e de câmeras para gravação. Por isso, demonstra-se como uma opção mais barata que as existentes no mercado.
Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público predominante na região em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, a cultura e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma Empresa de Animação Gráfica  em 3D.
      Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão de qualidade ofertado dos concorrentes, tanto em produtos quanto em serviços (atendimento).
      É muito grande o risco de abrir as portas sem conhecimento dos mercado concorrente e consumidor .
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
      Algumas ameaças e oportunidades desta atividade empresarial merecem destaque:
      Ameaças:
      - Retenção do consumo provocada pelo aumento do desemprego gerado pela crise econômica mundial afetando a demanda por produtos e serviços em todos os setores da economia.
      Oportunidades:
      - Vender serviços para empresas estrangeiras. O mercado de jogos e produções para TV é muito grande fora do Brasil. As empresas estrangeiras buscam em outros países, principalmente Índia e Brasil mão de obra especializada para realização de serviços por um custo inferior, como a moeda estrangeira vale o dobro da nacional esta oportunidade torna-se vantajosa.
      - Animação para celular.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: