Como Abrir um Negócio

quinta-feira, março 24, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de consultoria virtual

Empresa de consultoria virtual
Apresentação do Negócio
Uma empresa de consultoria virtual é a nova forma encontrada por empresas para se diferenciar dos serviços ditos convencionais, ao realizar suas atividades através da internet, facilitando assim, a divulgação e o aumento da comercialização de produtos ou serviços, conquista de novos clientes e melhoria de sua  rede de relacionamentos.

A empresa deste perfil de negócio está num mercado considerado promissor, pois seu canal para a realização de negócios, a internet, está em franco  crescimento, expansão e sofisticação, com um público a cada dia maior. Além de ser um tipo de atividade que não requer um investimento inicial elevado, podendo ser montado com valores variando entre R$ 8.000,00 e R$ 40.000,00, este último com cinco funcionários.

A expectativa de retorno também é bastante aceitável e irá variar de acordo com o cliente e suas demandas e com os tipos de trabalho e serviços ofertados pelo empresário virtual. Uma empresa de consultoria virtual poderá realizar os mesmo serviços que uma empresa que atua de forma presencial, sendo esta a sua  melhor característica. Porém, este pode ser considerado também um limitador dos serviços, uma vez que o trabalho é feito a distância, sem que o consultor virtual realize visita in loco nas empresas contratantes dos serviços.

Diversas são as possibilidades para uma empresa de consultoria virtual atuar, mas o empreendedor deve buscar aquela na qual possui maior domínio técnico. As áreas de atuação mais buscadas nos ambientes virtuais são gestão empresarial, econômica, financeira, trabalhista, jurídica, contábil e comunicação. Contudo, o foco dessa Idéia de Negócio é a consultoria empresarial, cujos principais serviços oferecidos são a elaboração de planos de negócio, organização e elaboração de planilhas financeiras, realização de estudos econômicos, financeiros e de mercado, desenvolvimento de estratégias competitivas, planos de  financiamento e amortização, dentre outros.

Outra característica bastante importante está associada ao perfil dos profissionais, que devem possuir nível superior, estarem constantemente atualizados nas  ferramentas que surgem no mercado e nas diferentes tecnologias para a execução dos serviços, ter conhecimento técnico profundo e, preferencialmente, referências sólidas de trabalhos anteriores.

Empresa de consultoria virtual
Mercado
Atualmente, o Brasil se apresenta como um excelente país para se investir em negócios relacionados à prestação de serviços através da internet. Conforme  pesquisa realizada pela Razorfish, o Brasil possui a cultura mais digital do planeta e o maior percentual de pessoas conectadas à internet do mundo,  incluindo a classe C, com uma média de 26,7 horas por mês de conexão.

Segundo Antonioli (2010), há no Brasil cerca de 67 milhões de internautas, ficando este país em quinto lugar no mundo com conexões na internet. Nas áreas urbanas há uma maior concentração: 44% da população e 23,8% dos lares e residências estão conectados ao mundo virtual.

As empresas brasileiras, 97% do total, já perceberam esse nicho de mercado, que no ano de 2009 faturou R$ 4,8 bilhões e a expectativa para 2010 é de R$ 10 bilhões. O valor médio das compras pela internet é de R$ 323,00. (ANTONIOLI, 2010)

"Em quase todas as escalas, o brasileiro é o povo mais digital do planeta. Com programas como o novo Plano Nacional de Banda Larga do governo, o acesso se tornará ainda mais amplo e profundo”, afirmou Joseph Crump, vice-presidente sênior de estratégia e planejamento da Razorfish, ao ressaltar a importância da  classe C para essa mudança de paradigma. 

Dados de 2008 mostram que 33% da audiência da classe C hoje está na internet, em comparação a 44% da televisão, e que esta mesma classe deverá representar 45% do total do mercado de internet, destacando-se que 51% das compras online são de consumidores das classes C, D e E.

Conforme Venkatraman (2000), outra importante característica importante do mercado virtual é a inexistência de barreiras à entrada de custos reduzidos de  operação, principalmente se for um negócio de pequeno porte.

Além das características que o mercado digital tem apresentado, cabe destacar que o Brasil está em franco crescimento econômico, tornando-se um local  propício para a abertura de novas empresas e negócios. Conforme Oliveira (2010), a estimativa para aumento do PIB brasileiro tem terceiro aumento  consecutivo. A expectativa de crescimento do setor industrial brasileiro é de 11,37% e, para 2011, uma média de 4,5%. Em relação ao investimento direto  estrangeiro no país (recursos para o sistema produtivo), a expectativa é que no ano que vem o valor alcance R$ 38 bilhões. É justamente nesse foco que a  empresa virtual poderá operar.

Corroborando com este tipo de negócio, está cada vez mais fácil encontrar equipamentos sofisticados por preços acessíveis para a montagem de empresas e negócios que explorem a consultoria virtual. Por outro lado, do ponto de visto negativo, facilita também o acesso ao mercado, fazendo surgir um grande número  de concorrentes. 
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
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