Como Abrir um Negócio

quinta-feira, março 24, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Telentrega

Empresa de Telentrega
Apresentação do Negócio
Nos últimos anos, a motocicleta vem se firmando como importante alternativa de transporte e de obtenção de renda no Brasil, graças a características como praticidade, versatilidade, agilidade e economia.

Segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas - Abraciclo, cerca de 22% dos consumidores a utilizam principalmente como ferramenta de trabalho no País. Reflexo disso é o surgimento de profissões relacionadas ao uso da motocicleta e a popularização de serviços que utilizam este meio de transporte, dentre eles o serviço de tele-entrega, ou moto frete, popularmente conhecido como motoboy ou courrier.

Os serviços de entrega sobre duas rodas difundiram-se rapidamente no País, facilitando o dia-a-dia das pessoas, tornando-se uma alternativa indispensável para o envio dos mais variados tipos de encomendas. A agilidade e rapidez proporcionadas por essa atividade são as principais causas do enorme crescimento registrado no setor nos últimos anos, fenômeno observado em muitas cidades do país, principalmente nos grandes centros.

Os autores Douglas M Lambert, James R. Stock e Lisa M. Ellram, na obra Fundamentals of Logistics Management, definem tele-entrega como o serviço de entrega de documentos, comida, cheques, dinheiro, faturas, brindes, presentes, serviços, produtos ou qualquer tipo de material que lhe for solicitado, em um determinado local, de acordo com pedido através do telefone ou internet pelo cliente ou consumidor.

Este documento não substitui o Plano de Negócio. Para elaboração do plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Empresa de Telentrega
Mercado
Dados do Sindicato das Transportadoras de Cargas do Estado de São Paulo (Setcesp) mostram que, apenas na Grande São Paulo existem hoje 4 mil empresas especializadas em moto frete, empregando cerca de 500 mil motociclistas na região. Enquanto que se estima que existam cerca de um milhão de pessoas no Brasil que atuam como motoboys, mensageiros, moto taxi e etc.


Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho, o segmento de serviços de atividades de malote e de entrega alcançou em janeiro de 2010 um estoque de 40.141 empregos formais, representando uma evolução de 16,04%, em relação a janeiro de 2007.

Em todo o país, os principais usuários destes serviços são restaurantes, farmácias e empresas de pequeno, médio e grande porte que precisam de agilidade na circulação de encomendas e pequenas cargas.

O moto frete cresce no Brasil na ausência, em muitas cidades do país, de serviços de coleta e entrega de encomendas expressas, devido a diversos fatores, entre eles:
- crescimento das vendas a distância (via internet, telemarketing, catálogos, etc.) dos mais diversos tipos de produtos que, com a maior segurança nas transações financeiras eletrônicas, vêm aumentando o hábito do brasileiro em utilizar essa comodidade;
- aumento do tráfego de veículos causando congestionamento no trânsito e maximizando o tempo de entrega do material pelo remetente.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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