Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 07, 2012

Como Abrir - Montar uma Vidraçaria

Vidraçaria
Apresentação do Negócio

Quem não se encanta com um espaço bem estruturado, confortável, e que se traduz em beleza em cada um dos detalhes do projeto, onde os elementos se combinam em cores, iluminação e definição de espaços? O vidro nos últimos anos tornou-se um elemento indispensável para compor esses projetos de forma harmônica e com uma infinidade de variações estéticas. Utilizado para as várias funções na ambientação de casas, escritórios, ou mesmo de lojas comerciais. O negócio de vidraçaria está relacionado à ambientação com conforto, funcionalidade e beleza.

A história do vidro inicia-se em 5.000 a.C., por acidente, quando mercadores fenícios fundiram por acaso nitrato de sódio e areia gerando um líquido transparente. Somente por volta de 100 a.C. os romanos iniciaram a indústria do vidro desenvolvendo a técnica de sopro em moldes. Atualmente o vidro é composto basicamente por areia (sílica), calcário, barrilha, alumina e corante, no qual para os vidros comuns a areia representa cerca de 70% do total.

De fato, o crescimento do mercado nacional de vidros planos, muitas vezes com taxas superiores ao desenvolvimento do país, além de criar um parque de oportunidades, torna o mercado muito mais competitivo. Isto faz com que as vidraçarias tenham que se profissionalizar para poder enfrentar a concorrência e ofertar ao seu público produtos e serviços com maior valor agregado.

Nesta Ideia de Negócio estarão descritos os principais aspectos necessários para o empreendedor montar uma vidraçaria, ou seja, um estabelecimento onde se corta e comercializa vidros, espelhos, cristais, peças de arte feitas em vidro e etc. Dependendo do interesse do empreendedor, também podem ser realizados trabalhos específicos de jateamento, laminação e pintura.

Esse segmento permite uma linha com grande variedade de produtos, que abrange desde o vidro de utilização mais comum, até vidros especiais, como é o caso dos vidros blindados.

O mercado pode ser divido em pessoa física e pessoa jurídica. No mercado de pessoa física encontra-se uma variedade muito ampla de segmentos que podem ser atendidos, desde a pessoa física proprietária de imóvel que está em fase de construção ou manutenção, até os que envolvem projetos especiais. No segmento de pessoa jurídica pode-se considerar as construtoras, que adquirem produtos em grande quantidade, além de condomínios habitacionais, lojas comerciais, fábricas, empresas de arquitetura e ambientação, empresas públicas, autarquias e outros segmentos.
Este documento não substitui um plano de negócio. Para elaborá-lo procure o Sebrae.

Vidraçaria
Mercado
Em 2006, segundo dados do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, a capacidade instalada da indústria do vidro no Brasil era de 3,1 milhões de toneladas, sendo que vidro plano, vidro para embalagem e vidro para uso doméstico representaram 90% desse total.

A maior demanda por produtos de vidro é dada pelo setor de construção civil (em sua maioria, vidro temperado), seguido das indústrias automobilística (basicamente, vidro laminado), moveleira/decoração e de eletrodomésticos.

A expansão atual do mercado de vidraçarias se deve, principalmente, ao aumento do poder aquisitivo, impulsionado pelas facilidades que as novas políticas de crédito vêm proporcionando, e também ao crescimento do setor da construção civil no Brasil, que possibilita a realização de investimentos maiores em novas construções e reformas.

Em conseqüência do aquecimento das vendas do setor imobiliário, cresce paralelamente o mercado de decoração que, aliado aos avanços tecnológicos, transformaram o vidro em elemento de diferenciação e inovação para os artigos de construção e acabamento. Devido a características como estética, qualidade, design, transparência, resistência, variedade de cores, leveza, segurança, a cada dia surgem novas formas e possibilidades de uso para este material, nos mais variados tipos de projetos comerciais e residenciais.

O principal mercado das empresas de vidraçaria é, geralmente, o de pequenas obras e reformas, uma vez que em obras de maior porte, as compras tendem a ser realizadas diretamente nas grandes fábricas. Ou seja, para uma pequena vidraçaria, predomina a maior quantidade e variedade de pedidos com menores valores. Como exemplo de serviços prestados de grande quantidade e menor valor estão os cortes de vidro comum para quadros e preparação de espelhos.

É importante ressaltar que, nesse setor, muitos negócios são fechados por meio do contato direto com arquitetos, fabricantes de móveis, engenheiros, decoradores e profissionais do ramo da construção civil e vidreiro. Razão pela qual é fundamental manter um contato muito próximo com esses profissionais.

De fato, na indústria da decoração e da engenharia, a utilização dos vidros se destaca por representar alternativas simples e práticas, com grande vantagem para fornecer soluções estéticas de maneira eficaz. No entanto, é importante ressaltar que, no Brasil, o padrão de consumo de produtos de vidro é segmentado por região, independente das condições econômicas de cada localidade.

Segundo dados do BNDES, os fabricantes do setor estimam taxas de crescimento anuais em torno de 8%, acompanhando o crescimento previsto da construção civil e da economia como um todo. A indústria de vidro deve se beneficiar também do crescimento de novos mercados que vêm aumentando a utilização dos componentes de vidro em seus produtos, como é o caso dos setores moveleiro e de eletrodomésticos.

O mercado consumidor das vidraçarias está se tornando cada vez mais exigente em termos de concorrência, qualidade e garantia dos produtos oferecidos. Por isso os empreendedores precisam se planejar e buscar a melhoria contínua dos materiais utilizados, bem como dos métodos de instalação e montagem de vidraçarias.

Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho o segmento de comércio denominado outros serviços especializados para construção alcançou em janeiro de 2011 um estoque de 161.556 empregos formais, representando uma evolução de 45,61%, relativo a janeiro de 2007.

Em meio a toda essa evolução do setor, o cenário indica que os próximos anos serão de crescimento, ampliando cada vez mais as oportunidades para o empreendedor que desejar estabelecer-se com o negócio de vidraçaria. 


Vidraçaria
Estrutura
A estrutura de uma vidraçaria é bastante simples, composta basicamente por uma área de atendimento com showroom, área para corte e processamento dos pedidos, uma área para depósito, além de um pequeno escritório para administração.

A área de atendimento e showroom deve possibilitar a exposição dos diversos tipos de vidros ofertados e proporcionar bem-estar ao cliente.

O escritório da administração pode ser pequeno, bastando um espaço que seja suficiente para a realização das atividades básicas de relacionamento com fornecedores, registros e controles sobre o negócio. 
 
Vidraçaria
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para uma vidraçaria de pequeno porte, que comercialize e preste serviço de colocação de vidros, pode-se começar com oito empregados, distribuídos da seguinte forma:
- 01 técnico;
- 02 montadores;
- 01 auxiliar de montagem;
- 01 auxiliar de limpeza;
- 01 auxiliar administrativo;
- 02 atendentes.

As contratações dos colaboradores e o treinamento para atendimento de qualidade devem ser orientados pelas competências descritas a seguir:

- Técnico: Esse profissional deve possuir conhecimento sobre projetos de ambientação, além de ser profundo conhecedor das diversas soluções que podem ser implementadas, a partir da variedade da linha de produtos ofertados. Deverá ainda ter noções de configuração espacial, saber realizar cálculos, coletar medidas, preparar orçamentos, ser organizado, comunicativo e compromissado com a satisfação do cliente.
- Atendente: Deve ser um profissional-chave na empresa, pois a ele caberá o primeiro contato com os clientes para levantamento das necessidades e identificação do serviço a ser realizado, registrando a demanda do cliente e enviando um técnico para fazer o levantamento in loco, que subsidiará a elaboração do orçamento e proposta. Esse profissional deve ter facilidade de comunicação, boa postura pessoal, ser capaz de dispensar atendimento de excelência ao cliente, gerar confiança e conduzir o processo de venda.
- Auxiliar de limpeza: Deve saber manusear equipamentos de limpeza, ter noção da importância da higiene e limpeza no relacionamento com a clientela, além de demonstrar interesse e comprometimento com a qualidade dos serviços prestados.
- Montador: Deve ter experiência em manuseio de vidros e equipamentos para corte e preparo para montagem e/ou instalação. Deve aplicar os princípios de segurança no trabalho, evitando acidentes e proporcionando um serviço de qualidade. Deve ser organizado, responsável e comprometido com a satisfação do cliente, cumprindo prazos e dispensando um tratamento respeitoso e cordial.
- Auxiliar de montagem: Deve saber preparar e organizar os diversos insumos que serão utilizados no processamento das peças de vidro, manusear ferramentas e equipamentos e saber realizar os pequenos serviços de cortes de vidro comum e espelhos. Deve ser organizado, ter iniciativa, conhecimento das características de cada produto utilizado e sua funcionalidade.
- Auxiliar administrativo: Deve ser capaz de realizar as atividades básicas relacionadas a registros sobre o relacionamento com clientes, fornecedores, colaboradores, controles financeiros e bancários, operando sistemas tecnológicos apropriados para esse fim, além de demonstrar habilidade de relacionamento interpessoal e comprometimento com a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

A apresentação pessoal dos empregados da loja também é fator de grande importância nesse negócio, sendo aconselhável o uso de uniforme e fardamento adequado aos colaboradores, de acordo com as características de cada setor.

É necessário cuidado especial com o manejo dos vidros, porque é uma atividade de alta periculosidade.

Investir constantemente no aperfeiçoamento dos colaboradores através de cursos, palestras, workshops que são oferecidos no mercado, ou em atividades de desenvolvimento realizadas na própria empresa, deve ser preocupação permanente do empreendedor.

O empresário deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis. 
 
Vidraçaria
Equipamentos
São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário para a área administrativa
- Cadeiras 4 – R$ 400,00;
- Estante/armário 1 – R$ 1.350,00;
- Impressora 1 – R$ 300,00;
- Mesas 2 – R$ 700,00;
- Microcomputador completo 2 – R$ 2.400,00;
- Telefone 2 – R$ 100,00;
Total mobiliário: R$ 5.250,00.

Equipamentos e móveis para a área de atendimento e processamento:
- Computadores 2 – R$ 2.400,00;
- Impressora de cupom fiscal 2 – R$ 1.580,00;
- Gaveteiro para guardar numerário 2 – R$ 460,00;
- Balcão de atendimento 1 – R$ 7.200,00;
- Cadeiras 8 – R$ 800,00;
- Mesa de madeira para corte 2 – R$ 1.800,00;
- Furadeira elétrica de impacto 2 – R$ 930,00;
- Brocas diamantadas – R$ 300,00;
- Canetas de corte (vídia) 3 – R$ 360,00;
- Equipamentos para instalação – R$ 1.000,00;
- Furadeira para vidro 1 – R$ 700,00;
- Furadeira para vidro duplo 1 – R$ 900,00;
- Lixadeira para vidro 1 – R$ 600,00;
- Instrumentos de medição – R$ 200,00;
- Mesa de apoio forrada com carpet (2m x 3m) – R$ 1.300,00;
- Equipamentos de proteção individual (botas, capacetes, luvas, máscaras respiratórias, óculos, protetor auricular, etc.) – R$ 1.340,00;
- Estante/armário 5 – R$ 1.750,00;
- Veículo utilitário de pequeno porte – a critério 1 – R$ 30.000,00;
Total dos equipamentos: R$ 53.620,00. 
 
Vidraçaria
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Para a atividade de uma vidraçaria de pequeno porte o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 107.370,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- Mobiliário para a área administrativa – R$ 5.250,00;
- Reforma e/ou adaptação de instalações – R$ 20.000,00;
- Equipamentos e móveis para área de atendimento e processamento – R$ 53.620,00;
- Despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc. - R$ 3.500,00;
- Capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 25.000,00. 
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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