Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 07, 2012

Como Abrir - Montar uma Agência de bikeboys

Agência de bikeboys
Apresentação do Negócio

Os serviços de entrega de encomendas em domicílios ou escritórios não são uma novidade. Já faz tempo que empresas e donos de estabelecimentos comerciais ou residenciais utilizam os serviços do office-boy, seja coleta ou entrega de documentos, realização de pequenos pagamentos bancários ou mesmo a entrega de mercadorias de pequenos mercados localizados próximos a residências.
Com o passar do tempo, as distâncias percorridas e as necessidades de agilidade na prestação dos serviços fez com que o antigo office-boy passasse a utilizar algum tipo de transporte para melhorar seu desempenho, a exemplo do ônibus. Porém, com o adensamento urbano cada vez pior, aumentando o trânsito e as filas, a figura do motoboy surgiu como a grande solução para tais tipos de problemas.
Após um período de tempo, as cidades se viram cercadas por motoboys e seus serviços, sendo uma nova estratégia de sobrevivência para várias pessoas que não possuíam algum tipo de trabalho ou profissão.
Com a nova onda verde, na qual a busca por serviços ecológicos estão sendo demandados e com o acirramento dos trânsitos nas cidades, surge um novo integrante nesse cenário, o bikeboy, que presta os mesmos serviços que o motoboy e o office-boy, mas utilizando uma bicicleta como meio de transporte.
Este é um típico nicho de mercado na qual qualquer pessoa pode participar, desde que tenha, é claro, um bom preparo físico, visto que em média esses entregadores andam até 100 quilômetros por dia. Há ainda as diferenças entre as cidades, onde algumas possuem ladeiras íngremes e outras são totalmente planas. Esse diferencial pode ajudar e muito no faturamento de uma empresa de bikeboys.
A estrutura para se montar este tipo de negócio é bastante enxuta, onde há possibilidade de o futuro empreendedor ser dono das próprias bicicletas ou simplesmente fazer parcerias com outros ciclistas, aglutinando-se em pequenas empresas para redução dos custos de operação e agendamento de clientes.
O profissional que for atuar nesse ramo poderá auferir uma renda que irá variar de acordo com a quantidade de entregas realizadas, indo de R$ 500,00 a R$ 1.000,00. Uma empresa do ramo pode faturar algo em torno de R$ 15.000,00, dos quais o retorno líquido pode chegar a 20% do faturamento.
O local de atuação deve ser pensado com muito cuidado e deve estar sempre próximo de grandes aglomerados urbanos, residenciais ou comerciais, para aumentar a possibilidade de clientes e de serviços. A distância máxima a ser percorrida também é fundamental, pois quanto mais longe for, melhor para seu concorrente direto, os motoboys.
Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaborá-lo procure o Sebrae.

Agência de bikeboys
Mercado
 Mercado Consumidor
O mercado consumidor de serviços de entrega rápida é bastante variado, indo desde empresas, bancos, mercadinhos, frutarias, lanchonetes, drogarias e pessoas físicas. Tudo o que pode ser entregue em casa pode ser considerado um mercado consumidor em potencial para uma empresa de bikeboys.
Cada aposentado que possui dificuldade em sua locomoção nas ruas, ou precise de um atendimento diferenciado pode utilizar os serviços desses boys de bicicleta, seja para pagar suas contas ou mesmo buscar os alimentos comprados no mercado próximo. Quando associado às farmácias e drogarias ou mesmo lanchonetes, os bikeboys se destacam, pois nem sempre os motoboys possuem interesse nesse ramos de atendimento local devido ao baixo valor do serviço.
Segundo informações de Gilberto dos Santos, presidente do Sindimotosp, em reportagem de Rodrigo Bertolotto, o segmento de entregas rápidas por motos movimenta cerca de R$ 100 milhões por ano. Se considerar todo o setor, incluindo vendas de bicicletas e motos, com peças e serviços, estima-se algo em torno de R$ 1 bilhão de reais.
Como não há informações consolidadas para o segmento dos bikeboys, os dados acima refletem um grande potencial do mercado consumidor. Dada a diferença de preços aliada às questões ambientais que favorecem os entregadores de bicicletas, haverá uma demanda ainda maior para este tipo de negócio.
Concorrência
Em todos os tipos de negócio o empreendedor deve sempre se preocupar com seus concorrentes diretos e indiretos. No caso de uma empresa de bikeboys, o principal concorrente é o motoboy, profissional que permitiu a mobilidade do antigo officeboy, iniciando os serviços de entregas rápidas por motocicletas.
A busca por informações sobre o tamanho do mercado concorrencial não é considerada uma atividade fácil, visto que somente no ano de 2008 a atividade foi regulamentada pelo Ministério do Trabalho por meio da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Conforme dados do Sindimoto apresentados no portal da UOL pela Infomoto, há no país mais de 900 mil profissionais sobre duas rodas. Destes, cerca de 500 mil estão no Estado de São Paulo e 200 mil somente na capital. A estimativa apresentada é de que somente 20% possuem registro na carteira de trabalho, demonstrando o tamanho da informalidade que o setor apresenta.
Apesar do quantitativo de motoboys existentes e das facilidades em se adquirir uma moto, o mensageiro de bicicleta possui diferenciais competitivos muito fortes para garantir o seu espaço no mercado, como o custo de operação e da manutenção de uma bicicleta, o valor cobrado pelos serviços (que em geral é 30% mais barato), o tempo da entrega para um raio de até 10 quilômetros e ser um meio de transporte ecologicamente correto por não emitir poluentes no ar.
Além das vantagens apresentadas acima, há também um fator positivo para os motoristas, pois os ciclistas não quebram retrovisores e não buzinam como seus concorrentes, sendo este um fator positivo para o apoio da sociedade.
Fornecedor
O mercado fornecedor de insumos para uma empresa de bikeboys já é bastante estabelecido no Brasil. Este é formado por grande marcas nacionais e importadas que suprem sem dificuldades as demandas por bicicletas, equipamentos de segurança, roupas especiais e acessórios dos mais variados.
Assim, o fornecimento de produtos e serviços não será considerado fator competitivo ou determinante para a estruturação do negócio. Contudo, o futuro empreendedor deve estar sempre atualizado aos novos lançamentos, verificando se os novos produtos podem agregar valor ou melhorar as jornadas de trabalho para os profissionais do ramo.

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Estrutura
Para o caso de uma empresa no modelo de microempreendedor individual, onde no máximo haverá mais uma pessoa, o interessante é não haver estrutura, pois o entregador irá precisar de uma agenda e telefone celular para oferecer seus serviços. Em alguns casos, quando realizar parceiras, o empresário poderá utilizar a estrutura do próprio parceiro para utilizar como base.
Quando se tratar de uma empresa de maior porte, o empresário irá precisar de uma estrutura dimensionada para a quantidade de atendimentos que espera efetuar. Assim, para um empreendimento na qual irá contar com cerca de 15 entregadores, haverá a necessidade de um espaço de, no mínimo, 45 m2 para comportar um escritório que servirá para a administração e atendimento telefônico, espaço com sanitários e locais para banhos e para a guarda e manutenção das bicicletas.
O mobiliário da administração deve incluir mesas e cadeiras suficientes para os administradores e a telefonista, além de cofre e local para arquivos e guarda de documentos ou mesmo itens de maior valor.
Para a guarda e manutenção das bicicletas deve-se pensar em piso revestido com material de alta resistência e as paredes e teto protegido por material de fácil manutenção e limpeza. É importante um espaço para descanso dos profissionais enquanto aguardam uma nova chamada.
O vestiário deverá ser dimensionado para todos da equipe, com armários para guarda de pertences individuais.
Sempre que possível, o empreendedor deve pensar em ambientes onde possam ser aproveitadas, quando couber, luz e ventilação natural, evitando custos desnecessários. 

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Pessoal
A necessidade de pessoal, tal qual o tamanho da infra-estrutura, vai depender diretamente da capacidade de atendimento esperada pelo empreendedor. Mas, diferente de outros tipos de empreendimentos, o perfil da mão-de-obra necessária para atuar em uma empresa de bikeboys não é totalmente especializada, contudo os entergadores devem ter uma excelente condição física para prestarem os serviços de entregas e encomendas utilizando-se bicicletas.
Para um modelo de negócio do tipo microempreendedor individual, as pessoas que prestarão os serviços são os mesmos que deverão administrar o empreendimento. Portanto, devem possuir conhecimentos necessários para tal.
Quando se trata de um negócio de maior porte, onde haverá a contratação de pessoal, estas deverão ter perfil diferenciado para os serviços de telefonistas e agendamento e para a administração. O pessoal sugerido para compor este negócio são 12 ciclistas, uma recepcionista e duas pessoas para a administração do empreendimento.
Serão necessários os seguintes profissionais:
• Telefonista: cuja formação mínima é o 2º grau e que possua experiência em serviços de atendimento telefônico e habilidades em agendamento. Para isso deverá se uma pessoa bastante organizada;
• Administradores: um deles poderá ser o próprio empreendedor, com formação mínima em nível de graduação, com experiência em controle administrativo, contas a pagar e receber e o segundo, também com o mesmo nível de formação, contudo com experiência em contabilidade e administração de pessoal.
Independente do tamanho e quantidade de pessoas é interessante investir em cursos e capacitações em segurança no trabalho e em mecânica de bicicletas, para manter a equipe constantemente atualizada.
É interessante, também, que as pessoas tenham treinamento para uso e conservação de equipamentos de segurança, redução de desperdícios e higiene pessoal e do local de trabalho.

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Equipamentos
Os equipamentos irão variar de acordo com a estrutura da empresa e da quantidade de bicicletas. Assim, para uma empresa formada por duas pessoas, que não possuirá uma sede ou espaço físico, apenas os seguintes itens serão necessários:
• Bicicletas;
• Telefones celulares, rádio (walk-talkie) ou smartphones;
• Capacetes, luvas e roupas próprias;
• Cestas para as bicicletas;
• Mochilas para carregar documentos e mercadorias;
• Camelbacks ou mochilas para água durante os trajetos;
• Computador na residência para efetuar os controles administrativos e financeiros da empresa.
Os mesmos equipamentos são necessários para uma empresa de maior porte, mas em maior quantidade. Há também a necessidade de outros equipamentos para estruturar o empreendimento e sua sede, tais como:
• Computadores;
• Telefones e linhas telefônicas para o atendimento aos clientes;
• Armários, arquivos, mesas e cadeiras para o setor administrativo;
• Armários para os vestiários;
• Equipamentos básicos para a manutenção de bicicletas, se for o caso;
• Sofás ou cadeiras para descanso dos entregadores.

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Investimentos
Para um microempreendedor individual, são necessárias apenas a aquisição de uma bicicleta, os equipamentos de segurança (capacetes, luvas e roupa especial), telefone ou smartphone e mochilas ou cestinhas para transporte das encomendas, totalizando cerca de R$ 2.200,00.
Abaixo estão os investimentos necessários para uma empresa de pequeno porte, com 12 profissionais de entrega.
DESCRIÇÃO                                                         QUANT. VALOR UNITÁRIO        TOTAL
Reformas e adaptação do Imóvel                         1           R$ 2.500,00               R$ 2.500,00
Luminoso + Fachada                                               1           R$ 800,00                  R$ 800,00
Abertura da Empresa                                               1           R$ 2.000,00               R$ 2.000,00
Marketing Inicial                                                         1           R$ 1.000,00               R$ 1.000,00
Bicicletas                                                                   12          R$ 1.000,00                R$ 12.000,00
Capacetes, luvas e roupas                                    12          R$ 500,00                   R$ 6.000,00
Mochilas ou cestas                                                  12          R$ 100,00                   R$ 1.200,00
Computador                                                                1           R$ 1.500,00                R$ 1.500,00
Impressora                                                                  1           R$ 500,00                   R$ 500,00
Mesas e cadeiras                                                       1           R$ 1.000,00                R$ 1.000,00
Móveis e utensílios de escritório                             1          R$ 1.000,00                R$ 1.000,00
Software para atendimento e agendamento        1           R$ 300,00                   R$ 300,00
Armários para vestiário                                             1           R$ 850,00                   R$ 850,00
Jogos de Ferramentas Genéricas                          1           R$ 350,00                   R$ 350,00
TOTAL GERAL                                                                                                                 R$ 31.000,00
Por possuir uma diversidade de preço muito elevada não foi quantificado o preço da construção civil, sendo esta uma necessidade a ser pensada de acordo com a localidade aonde será estruturada a empresa.
Recomenda-se estudar a possibilidade de cada ciclista possuir sua própria bicicleta e equipamentos de segurança. Assim, tais custos de aquisição seriam de cada pessoa e não do empreendedor, reduzindo os custos com investimento.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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