Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 07, 2012

Como Abrir - Montar uma Empresa de Venda e recarga de extintores de incêndio

Venda e recarga de extintores de incêndio
Apresentação do Negócio
As palavras chaves quando se pensa em extintores são: segurança e confiança. A maioria das pessoas não se preocupa com a sua necessidade, sendo que talvez, somente em uma situação de emergência se descubra realmente à importância de um extintor de incêndio.
 
O segmento exige muita seriedade e conhecimento do empreendedor e de sua equipe de trabalho, pois o negócio se relaciona diretamente com a segurança e integridade de vidas humanas, bem como a preservação do patrimônio.
 
O empreendedor deve atentar também, em seguir e observar várias normas, especificações, instruções e regulamentos técnicos, que disciplinam as atividades que serão executadas pela empresa, tanto na venda, e principalmente quanto a recarga e manutenções dos extintores de incêndio. Todos os produtos, serviços e procedimentos, são normalizados e fiscalizados periodicamente pelos órgãos responsáveis, sendo eles, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e o Corpo de Bombeiros Militar.
 
Todos os estabelecimentos sejam eles edifícios residenciais, comerciais, indústrias, órgãos públicos, hospitais entre outros, necessitam e estão obrigados por lei, a dispor de extintores de incêndio, conforme definido pelo corpo de bombeiros, para que estejam aptos a serem habitados e utilizados pela população em geral.
 
A legislação brasileira de trânsito obriga também, que todos os veículos automotores, nacionais ou importados, tenham um extintor de incêndio, como equipamento de segurança.
Os serviços de recarga e manutenção dos extintores são as principais fontes de faturamento da empresa, neste ramo de negócio, em função do prazo de validade e vida útil, dos componentes e produtos químicos, utilizados nos extintores. As verificações devem ser realizadas semestralmente e/ou anualmente, conforme o tipo de classificação do extintor, e as recargas devem ser realizados nos intervalos de 12 a 36 meses, também de acordo com o tipo de extintor e sua classe, a saber:
 
Classe A - Para incêndios em materiais sólidos cuja queima deixa resíduos ocorrendo em superfície e em profundidade, como madeira, papel, tecidos, borracha. Para esta classe é recomendado o uso de extintores contendo água ou espuma.
Classe B - Para incêndios em líquidos e gases cuja queima não deixam resíduos e ocorre apenas na superfície, como a gasolina, o álcool, o GLP (gás liquefeito de petróleo). Para esta classe é recomendado o uso de extintores contendo espuma, dióxido de carbono e pó químico.
Classe C - Para incêndios que envolva materiais condutores que estejam potencialmente conduzindo corrente elétrica. Neste caso o agente extintor não pode ser um condutor para não eletrocutar o operador. Para esta classe devem ser utilizados apenas os extintores contendo dióxido de carbono e pó químico.
Classe D - Para incêndio que envolva metais pirofóricos como, por exemplo, potássio, alumínio, zinco ou titânio. Requerem extintores com agentes especiais que extinguem o fogo por abafamento, como os de cloreto de sódio.
 
Este documento não substitui um plano de negócio. Para elaborá-lo procure o Sebrae.

Venda e recarga de extintores de incêndio
Mercado

O mercado para este segmento de negócios é bastante abrangente, em razão da legislação e das normas de segurança contra incêndio  exigida para todos os tipos de edificações e construções, bem como para o comércio, indústrias, órgãos públicos, instituições financeiras, centros de convenções, estádios, shoppings centers, feiras e demais locais previstos em lei, excluindo somente as residências.
Outro fator que impulsiona o setor é a crescente verticalização das cidades de médio porte e a consolidação dos edifícios nas grandes cidades, principalmente os prédios residenciais, em virtude de diversos fatores, tendo como preponderante, a violência urbana. Sendo assim o mercado, de venda, recarga e manutenção de extintores têm um crescimento permanente, vez que, todos os edifícios necessitam de extintores de incêndios, bem como de recargas e manutenções periódicas. O crescimento do mercado imobiliário, também representa o desenvolvimento do segmento.
De acordo com empresários do setor, atualmente, a tendência das empresas, é de realizar contratos de manutenções preventivas e corretivas, principalmente para clientes corporativos, condomínios residenciais e comerciais, instituições financeiras, órgãos públicos, entre outros, garante a consolidação das empresas deste segmento no mercado.
O aumento constante da frota de veículos em circulação, bem como o envelhecimento desta; conjugada com as exigências da legislação de trânsito, a qual determina que todos os veículos em circulação, deverão portar extintores de incêndios, com carga de pó, tipo ABC, obrigatoriamente a partir de 01 de janeiro de 2009, sejam nacionais ou importados. Esta mudança estimula o mercado consumidor, em razão das substituições dos extintores antigos, tipo BC, que equipam grande parte da frota nacional e do prazo de validade dos extintores tipo ABC ser de no máximo 05 anos, caso não venha a sofrer nenhum dano anteriormente.


Venda e recarga de extintores de incêndio
Estrutura
A estrutura para a instalação de uma empresa de venda, recarga e manutenção de extintores, deverá ser de no mínimo 100 m2, sendo o ideal dispor de 200 m2, que poderão ser  divididos em:
 
1) Atendimento e Recepção dos clientes;
2) Local para Almoxarifado;
3) Local para realização dos serviços de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio com 80 m², no mínimo, englobando: oficina, devidamente coberta; recebimento e triagem; desmontagem; decapagem química ou jateamento; pintura, incluindo sistema de exaustão e coleta de pó, quando utilizada pintura com tintas em pó; cabinas de pó, com operações de envasamento separadas para pós incompatíveis; secagem; área de ensaios de alta e baixa pressão; envasamento; local de armazenamento do pó químico retirado; tanque de estanqueidade; montagem e expedição;
4) Escritório para realização das atividades Administrativas.
 
O local deverá contar preferencialmente com pisos e paredes de material que permitam a fácil manutenção, de preferência cerâmica, para que não acumule poeira, pó e outras substâncias residuais. A iluminação deve estar adequada, de preferência a aproveitar a luz natural e quando artificial, optar pelas as lâmpadas fluorescentes.
 
O empreendedor deverá contar obrigatoriamente com um veiculo utilitário médio, sempre a disposição da empresa, para realizar os atendimentos externos, tais como: visitas técnicas, retiradas e devolução dos extintores para recarga, e, manutenção, transporte e entrega das mercadorias vendidas, etc. 


Venda e recarga de extintores de incêndio
Pessoal
A quantidade de colaboradores está relacionada principalmente quanto à demanda no atendimento e estrutura do negócio. A contratação de mão-de-obra, especializada e qualificada, é de suma importância para garantir credibilidade da empresa e a satisfação dos clientes, bem como para o sucesso e crescimento do negócio.
O empreendedor deverá ser criterioso, na seleção dos profissionais, por se tratar de atividade que envolve grande responsabilidade por parte dos seus colaboradores, vez que, em caso de acidentes ocorridos em função de falhas na manutenção de extintores, a responsabilidade civil e até criminal, recai sobre a empresa responsável pelo serviço.
Como estimativa para a operação básica de uma empresa neste segmento, considera-se a necessidade inicial mínima de 05 colaboradores, um para o atendimento e vendas, um vendedor, um auxiliar para serviços externos e dois técnicos habilitados para as manutenções e recargas, além do empreendedor em tempo integral na administração da empresa.
Características desejáveis aos funcionários:
AdministradorCapacidade para lidar com imprevistos;
Reconhecer e definir problemas,
Atuar preventivamente;
Ter raciocínio lógico, crítico e analítico;
Ter conhecimento de gestão empresarial;
Habilidade de relacionamentos;
Habilidade para negociar;
Pró-atividade;
Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
Disciplina.
Atendenteatenção a detalhes
capacidade de concentração
capacidade de lidar com o público
capacidade de organização
método
perseverança
conhecimento de assuntos gerais
saber trabalhar sob pressão
saber administrar bem o tempo
saber lidar com números
boa comunicação
boa memória
bom humor
paciência
confiabilidade
Auxiliar para serviços externosatenção a detalhes
capacidade de concentração
capacidade de organização
método
perseverança
conhecimento de assuntos gerais
saber trabalhar sob pressão
saber administrar bem o tempo
saber lidar com números
boa comunicação
boa memória
bom humor
paciência
confiabilidade
Vendedorpaciência
responsabilidade
honestidade
simpatia
capacidade de se relacionar com as pessoas
capacidade de comunicação
visão de projeto
capacidade de organização
capacidade de negociação
capacidade de observação
flexibilidade
agilidade
raciocínio rápido
destreza
conhecimento do produto
Técnico de manutenção e recargaAgilidade;
Flexibilidade;
Capacidade de adaptação a novas situações;
Habilidade com máquinas e equipamentos;
Atenção a detalhes;
Interesse por novas técnicas e tecnologias;
Raciocínio espacial e abstrato desenvolvido;
Habilidade para trabalhar em equipe;
Capacidade de concentração;
Senso prático;
Iniciativa;
Precisão;
Dinamismo;
Capacidade de organização;
Capacidade de planejamento;
Conhecimento das regras de segurança, saúde e higiene;
Habilidade manual.

Venda e recarga de extintores de incêndio
Equipamentos
A empresa de venda, recarga e manutenção de extintores, deverá possuir no mínimo, os seguintes equipamentos:
 
1. Sistema de ar comprimido (Compressor);
2. Calibradores de rosca cônica para verificação de rosca 3/4" NPT e NGT, e 3/8"NPT;
3. Machos 3/4" NPT e NGT, e 3/8" NPT , para limpeza das roscas dos cilindros;
4. Paquímetro: faixa de medição até 150 mm, com menor divisão de 0,01mm;
5. Trena de 5m(mínimo);
6. Torquímetro com fundo de escala de 4 a 6 Kgf.m e resolução 0,5 Kgf.m;
7. Alicates (corte, bico, universal e de pressão);
8. Esmeril;
9. Furadeira (manual ou de bancada);
10. Bancada;
11. Torno de bancada (morsa);
12. Arco de serra/serra;
13. Jogos de chaves: de boca, de fenda e phillips; martelos, limas e chave de grifa;
14. Jogos de punções numéricos de 3 mm e alfanumérico de 5 mm;
15. Punção personalizado da empresa de 5 mm;
16. Chaves tipo soquete para instalação das válvulas dos cilindros de CO2 ou chave adaptada;
17. Dispositivo fixo para imobilização do cilindro de CO2, quando da montagem da válvula do cilindro;
18. Balanças, com resolução compatível com a aplicação;
19. Manômetros com escala tal que a pressão utilizada corresponda ao seu terço médio;
20. Cronômetro;
21. Termo-Higrômetro - escala de umidade: 0 a 100% - Resolução de umidade: 1% - Resolução de Temperatura: 1ºC;
22. Dispositivo de Iluminação Interna dos Cilindros, corrente contínua;
23. Dispositivo para recarga dos extintores com cargas de pó, CO2 (quando aplicável), e água;
24. Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), específicos para os tipos de serviços realizados, tais como: máscara para poeira, máscara com filtro para pintura, protetor facial, óculos de proteção, luvas, calçados de segurança e avental;
25. Dispositivo de secagem interna;
26. Lupa;
27. Tarracha para abrir rosca no tubo sifão;
28. Dispositivo para medir o comprimento do tubo sifão;
29. Equipamento de regulagem da válvula de alívio e da válvula redutora de pressão dos extintores;
30. Conjuntos para testes hidrostáticos de baixa e alta pressão constituídos de bombas, camisa de água, e acoplamentos para os respectivos ensaios e buretas graduadas;
31. Dispositivo para proteção do operador durante a pressurização.
 
Caso a empresa não venha a optar pela manutenção de extintores de incêndio de alta pressão, não necessitará de equipamentos para os ensaios de alta pressão.
Os equipamentos acima relacionados são obrigatórios e serão avaliados, verificados e testados pelo INMETRO e pelo Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, para receberem o credenciamento de equipamento certificado e aprovado, estando aptos a funcionar.
 
Além dos equipamentos operacionais obrigatórios, lembramos os administrativos, sendo: telefone, fax, microcomputador, impressora, entre outros para a devida organização administrativa e financeira da empresa.
 
O empresário deve avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes, instalação de câmeras, bem como a contratação de seguro para os equipamentos e estoque, considerando os riscos pertinentes à região ou local em que a empresa está instalada.
 
Fornecedores Equipamentos:
 
Melisam Extintores
Diagonal Catalinas 5770 (D54), San Martín
CP: B1650FIB –
Buenos Aires - Argentina
Tel: (5411) 5648-6996/7
E-mail: ventas@extintoresmelisam.com.ar
 
Warme
Rua Nossa Senhora da Conceição, 14
CEP 07400-000
Arujá – SP
Tel.: (11) 4652-5052
Fax: (11) 4652-5687
Website: http://www.warme.com.br
 
Venda e recarga de extintores de incêndio
Investimentos
Podemos definir como investimento, o capital empregado para iniciar e viabilizar o empreendimento, ou o recurso necessário disponibilizado pelo empreendedor para concretização do negócio, até o momento de sua auto-sustentação.
 
O investimento pode ser desmembrado em três níveis:
 
Investimento fixo - compreende a aquisição de equipamentos operacionais, utensílios, móveis, computadores, instalações e veículos;
Investimentos pré-operacionais – são as despesas para regularização do negócio, honorários profissionais, divulgação e propaganda, entre outros gastos iniciais.
Capital de giro - o capital de giro é o capital necessário para suportar todos os custos iniciais, gastos e despesas, geradas pela atividade da empresa, nos meses iniciais de funcionamento.
Neste tipo de empreendimento, o investimento varia de acordo com a estrutura, a localização e instalações. Apresentamos abaixo uma previsão de investimento médio, para instalação de uma pequena empresa de venda, recarga e manutenção de extintores, que varia inicialmente entre R$ 65.000,00 a R$ 90.000,00, a ser aplicado na aquisição dos seguintes itens relacionados abaixo:
Lembramos que os valores apresentados são para equipamentos novos, sendo que muitos equipamentos adquiridos podem ser usados, em bom estado para uso, reduzindo assim o valor inicial para o investimento, excluindo, neste caso, os equipamentos de precisão (ex. paquímetro, calibradores), que obrigatoriamente devem ser novos.

Compressor profissional - R$1.909,05
Calibradores de rosca cônica para verificação de rosca 3/4"NPT e NGT, e 3/8" NPT - R$1.800,00
Machos 3/4" NPT e NGT, e 3/8" NPT , para limpeza das roscas dos cilindros - R$70,00
Paquímetro: faixa de medição até 150 mm, com menor divisão de 0,01mm - R$300,00
Trena de 5m no mínimo - R$10,00
Torquímetro com fundo de escala 4 a 6 Kgf - R$270,00
Alicates (corte, bico, universal e de pressão) - R$140,00
Esmeril - R$180,00
Furadeira (Manual ou Bancada) - R$500,00
Bancada - R$380,00
Torno de bancada (morsa) - R$680,00
Arco de serra /serra - R$20 00
Jogos de chaves: de boca, de fenda e phillips; martelos, limas e chave de grifa - R$260,00
Jogos de punções numéricos de 3mm e alfanumérico de 5mm - R$160,00
Chaves tipo soquete para instalação das válvulas dos cilindros de CO2 ou chave adaptada - R$230,00
Balanças, com resolução compatível com a aplicação.- 1.600,00
Manômetros com escala tal que a pressão utilizada corresponda ao seu terço médio - R$240,00
Cronômetro - R$50,00
Termo higrômetro  digital- escala de umidade: 0 à 100% - Resolução de umidade: 1% - Resolução de Temperatura: 1ºC - R$330,00
Equipamentos de Proteção Individual - R$350,00
Reforma e Instalações - R$19.186,91
Veiculo leve utilitário - R$23.000,00
Capital de Giro - R$17.987,73
Total - R$69.653,00

Alem dos equipamentos operacionais, devemos acrescentar, os equipamentos administrativos, tais como:
 
Computador - R$1.600,00
Impressora - R$400,00
Móveis p/ escritório - R$1600,00
Fax - R$400,00
Total - R$4.000,00
 
Para informações mais detalhadas sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no portal SEBRAE – www.sebrae.com.br.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: