Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 07, 2012

Como Abrir - Montar uma Empresa de Vitrinismo

Vitrinista
Apresentação do Negócio

Historicamente a prática de exposição de mercadorias teve início com os Mesopotâmicos e os Egípcios. Essa prática data de milhares de anos antes de Cristo.
Na antiguidade a primeira manifestação de publicidade e identificação das lojas eram placas de madeira ou pedra com um único símbolo que identificava a mercadoria vendida naquele estabelecimento, exemplo: uma uva entalhada na pedra mostrava que ali se vendia vinho, uma cabra = leite, um trigo = pão, e assim por diante.
Os primeiros mercados árabes já se constituíram com um formato de exposição que deu tão certo que até hoje utilizado no mundo inteiro: mercadorias expostas sobre tecidos ou bancadas, de forma separada por grupos de produtos semelhantes e por cores. Esses sábios mercadores sabiam do encantamento das cores sobre o homem. E sendo assim, criaram uma estética, que por mais incrível que possa parecer nos serve até hoje como exemplo.
A vitrine é a interface entre a loja e o consumidor. Se for montada de maneira correta esta interface terá grande sucesso, caso contrário terá o efeito oposto.
Os norte-americanos investem milhões de dólares em vitrine, pois sabem em números qual o retorno deste investimento. Na Europa, as vitrines são seculares, fazendo com que este continente tenha grande tradição, atingindo assim um alto nível de sofisticação. Daí sua classificação de berço do vitrinismo mundial.
Uma empresa de vitrinismo deverá ser concebida com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. Sendo assim será necessário que seja montado um plano de negócio. E para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.


Vitrinista
Mercado
O mercado de trabalho para o vitrinista é bastante promissor, em especial em alguns estados que ainda tem muito a expandir.
A vitrine é o principal chamariz de uma loja, é o seu cartão de visita. Pesquisas demonstram que uma vitrine bem concebida é responsável por 70% das vendas, e exatamente por isso, deve ser tratada com muita atenção e carinho. (Fonte: Emprego e Renda).
O trabalho do vitrinista é conseguir, através daquele pequeno espaço que a loja oferece para montar a vitrine, passar ao consumidor a identidade do estabelecimento, conciliando o interesse de venda da loja e a necessidade de consumo do cliente.
O vitrinismo é conhecido como Visual Merchandising, que é uma técnica de mercado que serve para seduzir o cliente por meio do apelo visual, ou seja, a criação de uma aparência que estimule, de forma consciente ou não, o consumidor a comprar.

Vitrinista
Estrutura
A estrutura de uma empresa de vitrinismo necessita de um espaço físico de tamanho médio, algo emtorno de 100m². Parte desse espaço deverá ser destinada à montagem de um showroom suficiente para demonstrar o estilo de trabalho executado.
Com isto, deve-se destinar um espaço de cerca de 70m² para montagem de várias amostras de vitrines, sendo essa área o showroom da empresa. O empreendedor deverá ter separadas as vitrines comerciais das conceituais, a primeira visa o giro de mercadorias, e a segunda busca refletir a identidade da loja.
Conjugado ao showroom deverá ter uma sala para atendimento dos clientes, bem como a exposição de álbuns com fotos dos trabalhos executados pela sua empresa, de forma a apresentar aos clientes a degustação de seus trabalhos.

Vitrinista
Pessoal
O quadro de pessoal de uma empresa de vitrinismo irá variar de acordo com o tamanho do empreendimento. Segue abaixo o quadro de pessoal para uma empresa de médio porte, que deverá ter aproximadamente 04 (quatro) funcionários:
• Uma pessoa no atendimento a clientes, telefones, etc.;
• Três pessoas na área de montagem de vitrines.
É importante que o proprietário do negócio esteja presente em todas as operações da empresa, e de preferência que este seja o principal vitrinista.

Vitrinista
Equipamentos
Os principais equipamentos para iniciar uma empresa de vitrinismo são os seguintes:
a) Mesas;
b) Cadeiras;
c) Microcomputadores;
d) Impressora;
e) Fax;
f) Telefone;
g) Acesso à internet.

Vitrinista
Investimentos
O investimento estimado para montar uma empresa de vitrinismo, de porte médio, deverá girar em torno do que segue abaixo:
Área de Prestação de serviços
1. Mesas – 02 – R$ 500,00;
2. Cadeiras – 06 – R$ 900,00;
3. Microcomputadores – 02 – R$ 2.800,00;
4. Impressora – 01 – R$ 600,00;
5. Telefone – 02 – R$ 100,00;
6. Acesso à internet – 01 – R$ 150,00 / mês.
Total do investimento– R$ 5.050,00.
Observações:
1. Nos valores indicados para o investimento não está previsto o custo do software a ser utilizado na execução dos serviços e também na gestão da empresa, já que a opção por um ou outro software irá variar bastante, tanto no que se refere ao fornecedor quanto ao resultado final esperado.
2. Não estão considerados os gastos relativos à aquisição do imóvel escolhido para a instalação da empresa, pois ele poderá ser alugado.
3. Os preços acima são meramente referenciais, para fins de estimativa do investimento necessário.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.