Como Abrir um Negócio

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Como Abrir - Montar uma Empresa de Serviço de pequenas obras para construção civil

Serviço de pequenas obras para construção civil
Apresentação do Negócio
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Os grandes aglomerados urbanos, que ocorrem nas diversas regiões do país, são responsáveis pelo surgimento de uma série de serviços que visam proporcionar a manutenção e melhoria da qualidade do espaço onde as pessoas vivem e se relacionam. A falta de tempo, imposta por uma rotina diária de alta velocidade, possibilita que o negócio de serviços de pequenas obras da construção civil experimente índices excelentes de crescimento em todo o país.

Apesar da grande demanda, atividades formalizadas de reparos de imóveis residenciais ou comerciais são relativamente difíceis de serem encontrados. Isto ocorre porque predomina, ainda, no mercado brasileiro as atividades informais, com os atendimentos realizados por pessoas que, em geral, não possuem especialização e não legalizam seu pequeno negócio.

Para atender um público cada vez mais exigente e residências mais sofisticadas, praticamente inexiste oferta de serviços regulares e especializados. O mesmo ocorre com as demandas de empresas em geral, que precisam realizar melhorias, ajustes e adaptações em seus espaços organizacionais. É comum o atendimento por pessoas que se dizem capazes de realizarem serviços diversos, mas que na prática não demonstram competência. Geralmente, pessoas e empresas preferem contratar profissionais indicados por amigos ou por outras empresas, entendendo que dessa forma terão maiores chances de encontrar pessoas com postura profissional, capazes de realizar um bom trabalho, livre acidentes e com melhor nível de garantia.

Observe-se que mesmo o profissional especializado normalmente soluciona questões dirigidas apenas para uma das áreas: se é eletricista, apenas consertos e instalações elétricas, se é pedreiro, apenas obras de edificações em imóveis; quando a empresa de serviços deve estar estruturada para oferecer soluções integradas e garantindo a qualidade em todo o projeto que será executado.

O empreender dessa atividade poderá especializar-se em segmentos específicos, como: residencial, comercial, industrial, ou atender a mais de um, dependendo das condições da empresa.

O negócio de serviços de pequenas obras para construção civil possibilita atender serviços dirigidos para pequenas obras de construção civil, tais como: substituição de esquadrias, recuperação de pedras, restauração de fachadas, vedação de fachadas contra água e ar, manutenção preventiva e/ou corretiva, serviços de encanador, eletricista, serralheiro e outros afins.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaborá-lo procure o Sebrae.

Serviço de pequenas obras para construção civil
Mercado
De acordo com a empresa Informações Técnicas da Construção – ITCnet, que há mais de 30 anos acompanha a evolução do setor de construções realizando pesquisas sobre novos empreendimentos nos segmentos residencial, comercial e industrial, o balanço da construção civil de 2010 foi considerado o melhor ano de todos. Seguindo a tendência dos investimentos em 2009 no segmento de construção civil, o ano de 2010 alcançou valor de 324,5 bilhões de dólares distribuídos por todo o território nacional nos segmentos industrial (1882 obras), comercial (3311 obras) e residencial (5981 obras).

O Segmento industrial participou com 55% do total de investimentos de 2010, representando mais de 178 bilhões de dólares. Os setores de maior destaque foram os de energia, ferrosos, não-ferrosos e petróleo e afins, que juntos representam 73% do segmento.

No segmento comercial com 109 bilhões de dólares, as obras de infra-estrutura viária e de turismo ficaram, respectivamente, com os maiores investimentos. Com 218 obras e 41 bilhões de dólares, as obras viárias representaram 37% do setor, e os hotéis e resorts, com 252 obras e 27 bilhões de dólares - 24%.

Os edifícios residenciais e os condomínios de casas, chegando a quase 6.000 obras em todo Brasil somaram investimentos superiores a 36 bilhões de dólares e tiveram uma área construída de 76 milhões de metros quadrados.

Ainda, segundo a ITCnet, que possui um pouco mais de 11.100 obras cadastradas em seu banco de dados, nos estágios de projetos, construções e concluídas, é possível prever que o setor de construção civil permanecerá muito aquecido ainda nos anos de 2011 até 2014.

De acordo com pesquisas realizadas pela FGV – Fundação Getúlio Vargas e pelo SINDUSCON-SP, o crescimento do nível de emprego formal na construção civil manteve a tendência de desaceleração em outubro. Foram contratados 16.345 trabalhadores, num aumento de 0,57% em relação ao número de empregados existente em setembro de 2010.

Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho o segmento de serviços especializados para construção alcançou em novembro de 2010 um estoque de 580.471 empregos formais, representando uma evolução de 35,81%, relativo a janeiro de 2007.

Em meio a toda essa evolução do setor, conclui-se que os próximos anos serão de crescimento, ampliando cada vez mais as oportunidades para o empreendedor que desejar estabelecer-se com o negócio de serviços de pequenas obras na área da construção civil. Necessário se faz, a observação a todos os princípios legais para a estruturação e instalação da empresa, bem como à legislação trabalhista, prevenção de acidentes no trabalho e conhecimento dos preceitos básicos de qualidade no atendimento e relacionamento com o cliente, levando sempre em consideração o propósito de fazer bem feito tudo o que se propõe a realizar. 

Serviço de pequenas obras para construção civil
Estrutura
A estrutura básica de uma empresa de serviços de pequenas obras para construção civil deve conter o que segue:

Recepção e atendimento– Tem a função de receber clientes e encaminhar para os atendentes, manter cadastros, registrar serviços e acompanhar obras. Realiza atendimentos por telefone e internet, encaminha técnicos para atender clientes em domicílio, discute projetos, preços, contratos e fecha negócios. Realiza contatos prévios, atende clientes na fase de execução de serviços e realiza atividades de pós-venda. Este espaço deve ter boa aparência, oferecer comodidade, manter água, café e revistas técnicas específicas da área.

Escritório da administração – Pequeno espaço destinado às atividades de compra e relacionamento com fornecedores, controle de contas a pagar, atividades de recursos humanos, controle financeiro e de contas bancárias, acompanhamento do desempenho do negócio e outras que o empreendedor julgar necessárias para o bom andamento do empreendimento.

Almoxarifado – Espaço para guarda dos equipamentos, máquinas, ferramentas, e material utilizado na execução das atividades da empresa. O material deve estar organizado, classificado e ter acesso fácil. Deve contar com controle rigoroso de entrada e saída. É necessário que o ambiente seja arejado, e esteja localizado em área de acesso restrito. O material utilizado em pequenas obras de construção civil deverá ser adquirido mediante a demanda, para evitar desperdício, armazenamento desnecessário e perda ocasionada pelo acondicionamento inadequado ou deterioração.

A empresa de serviços de pequenas obras para construção civil necessita de uma área mínima de 100m2 de área construída e espaço para guarda de utilitários, de acordo com o porte do negócio. 

Serviço de pequenas obras para construção civil
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento, para uma empresa de serviços de pequenas obras para construção civil de pequeno porte pode-se começar com sete empregados, sendo:
- 01 atendente;
- 01 auxiliar de escritório;
- 02 profissionais com múltiplas especializações em pintura, gesso, manutenção predial e outros;
- 01 eletricista;
- 02 auxiliares de serviços gerais;

O profissional que responde pela ART – Anotação de Responsabilidade Técnica poderá ser contratado para prestação de serviços técnicos especializados.

Outros profissionais com competências exclusivas serão contratados de acordo com a demanda, para realizarem serviços através de terceirização. Serviços terceirizados requerem acompanhamento e controle eficientes, visando garantir a qualidade do serviço prestado. A imagem e reputação da empresa dependem de serviços e atendimento de qualidade.

Os colaboradores devem ter as seguintes competências, que devem ser focadas durante o processo de seleção e contratação:

- Atendente: esse deve ser um profissional-chave na empresa, pois a ele caberá o primeiro contato com os clientes para levantamento das necessidades e identificação do serviço a ser realizado, registrando a demanda do cliente e enviando um técnico para fazer o levantamento in loco, que subsidiará a elaboração do orçamento e proposta. Esse profissional deve ter facilidade de comunicação, boa postura pessoal, ser capaz de dispensar atendimento de excelência ao cliente, gerar confiança e iniciar o processo de venda.

- Profissionais com múltipas especializações: essas pessoas devem ter um bom entendimento sobre diversas áreas que envolvem o ramo de negócio em questão. Devem ter experiência em serviços de manutenção predial, serviços com gesso, vidraçaria, pequenos consertos, serralheria, pintura, revestimentos, hidráulica, pisos cerâmicos, pedras para piso, instalações de chuveiros, torneiras, sistemas de aquecimento de água e etc. Eles não precisam ser especialistas em todas as áreas, mas devem ser capazes de identificar soluções possíveis e discutirem com os clientes sobre todos os serviços que a empresa presta. Devem ser capazes de levantar, de forma precisa, os serviços necessários às soluções que os clientes necessitam. Devem ter facilidade de comunicação, passar credibilidade aos clientes, ter capacidade de liderar equipes de serviço, realizar determinados serviços, acompanhar e controlar os serviços de empregados e terceirizados, sempre comprometidos com a qualidade do atendimento e a manutenção da clientela.

- Auxiliares de serviços gerais: devem saber manusear equipamentos, máquinas e ferramentas básicas utilizadas nesses serviços, além de demonstrarem interesse e comprometimento com a qualidade dos serviços prestados.

- Eletricista: deve ter conhecimento de serviços de instalações prediais relacionadas a energia e força, além de postura respeitosa, boa comunicação e noção da importância da satisfação do cliente para o sucesso de qualquer negócio.

- Auxiliar de escritório: deve ser capaz de realizar as atividades básicas relacionadas a registros sobre o relacionamento com clientes, fornecedores, colaboradores, controles financeiros e bancários, operando sistemas tecnológicos apropriados para esse fim, além de demonstrar habilidade de relacionamento interpessoal e comprometimento com a qualidade dos serviços prestados pela empresa.

Investir constantemente no aperfeiçoamento dos colaboradores através de cursos, palestras, workshops que são oferecidos no mercado, ou em atividades de desenvolvimento realizadas na própria empresa, deve ser preocupação permanente do empreendedor.
O empreendedor deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.


Serviço de pequenas obras para construção civil
Equipamentos
São necessários os seguintes móveis e equipamentos para o escritório e para os serviços da empresa:
- microcomputador completo 1 – R$ 2.698,00;
- impressora 1 – R$ 299,00;
- telefone 2 – R$ 124,00;
- mesas 3 – R$ 460,00;
- cadeiras 6 – R$ 468,00;
- armário para o escritório 1 – R$ 380,00;
- impressora matricial 1 – R$ 600,00;
- alarmes 1 –R$ 150,00;
- aparelho de ar condicionado split 12.000 btus 01 – R$ 1.297,00;
- guincho de bricolagem 200 kg a 400 kg 1 – R$ 1.079,00;
- misturador portátil 1 – R$ 817,00;
- cortadora de parede Macroza M90 1 – R$ 4.974,00;
- serra mármore 1 – R$ 143,00;
- lixadeira orbital 1 – R$ 198,00;
- furadeira de impacto 1 – R$ 229,50;
- escada de alumínio articulada 1 – R$ 389,90;
- carrinho de mão 1 – R$ 128,00;
- equipamentos diversos (baldes, cavadeiras, colher de pedreiro, régua, desempenadeiras, espátulas, expansores, linha, pás, prumos, sutas, cortadores de vidro, pistola para pintura, broxas, etc.) 1 - R$ 620,00;
- equipamentos de proteção individual (botas, capacetes, luvas, máscaras respiratórias, óculos, protetores auricular, lombar e facial e etc.) – R$ 340,00;
- veículo utilitário – R$ 30.000,00;
Total dos móveis e equipamentos: R$ 45.394,40.

Fontes:
www.walmart.com.br
http://www.redecasa.com.br/detalhe.asp?P_ID=1133&SCT_ID=159
www.martinello.com.br
www.officemoveis.com.br
www.sene.com.br
www.dutramaquinas.com.br 
 
Serviço de pequenas obras para construção civil
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Para uma empresa de serviços de pequenas obras para construção civil o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 88.894,40 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- construção e reforma de instalações – R$ 20.000,00;
- equipamentos, móveis, máquinas, automóvel – R$ 45.394,40;
- despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 3.500,00;
- capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 20.000,00. 
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: