Como Abrir um Negócio

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Como Abrir - Montar um Serviço de Transfers

Serviço de Transfers
Apresentação do Negócio
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?Um pouco de história dos transportes terrestres
      Mesmo antes da invenção da roda, a humanidade já usava meios para facilitar a locomoção entre locais distantes. O primeiro meio de transporte que se tem notícia, apareceu na Finlândia, por volta de 4.000 a.C. Tratava-se de um trenó feito de casca de árvore, que era usado para transportar objetos, tracionado pela pessoa. Quando a humanidade aprendeu a domesticar animais e a utilizar a força animal tanto para transporte de pessoas quanto para transporte de carga, a locomoção tornou-se mais fácil.
      Com o passar do tempo e a invenção da roda, os meios de transporte evoluíram. De carroças e bigas para os modernos carros e aviões. Em 1863 surgiu o metrô, em Londres, visando reduzir do tráfego nas ruas e dar maior agilidade ao transporte, que era realizado por carroças, animais e trens. O automóvel com motor de combustão foi inventado em 1885 por Karl Benz e Gotllieb Daimier, na Alemanha. A evolução continuou, e hoje o transporte terrestre é realizado em veículos confortáveis, ágeis e seguros, tanto para passageiros quanto para cargas.
      O Serviço de Transfers de passageiros é um negócio que faz o translado de pessoas dos aeroportos e portos aos hotéis e vice-versa. Esse serviço vem ganhando expressão no mundo todo como uma alternativa aos táxis ou ônibus, por sua agilidade, comodidade quanto a horários – podem ser marcados segundo a necessidade do cliente; flexibilidade quanto a locais de embarque e desembarque, etc.
      Este documento contém informações importantes para o empreendedor que queira montar um Serviço de Transfer, mas não substitui o Plano de Negócios. Para obter informações sobre Plano de Negócios, o empreendedor deve procurar o SEBRAE mais próximo.

Serviço de Transfers
Mercado
O mercado de Serviço de Tranfers está ligado à área de turismo. Esta área movimenta bilhões de dólares anuais e tem papel significativo na economia do país. Segundo informações constantes no Portal do Turismo do Ministério do Turismo (http://www.turismo.gov.br/turismo/home.html), o turismo é um mercado com crescimento constante.
      Em matéria publicada na Revista bianual Guia  de Fornecedores 2009/2010), a Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureau - CBCVB afirma que o segmento de feiras e eventos- em 2009 cresceu em 30%, contrariando prognósticos pessimistas em relação à crise econômica mundial.
      Considerando que não há turismo sem transporte; se o turismo cresce, a demanda pelo transporte também cresce. O Serviço de Transfers, com uma gestão cuidadosa pode ser uma boa opção para os que pretendem iniciar um negócio. É preciso estar atento também que além do Serviço de Transfer no setor de turismo, há o transfer de executivos e outros profissionais, tanto em vagem quanto na cidade em que trabalham ou cidades vizinhas. Para efeito desta Idéia de Negócio, o foco será em turismo.
     
      Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada em termos de tamanho e qualidade dos veículos utilizados, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir – turistas que viajam de avião ou navio, por exemplo, ou ainda, público categorizado por classe econômica ou ainda por segmentos de turismo : histórico, ecológico, religioso, etc.
      O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
     
      Oportunidades:
      - Investimentos realizados pelos Governos Federal e Estaduais para o estímulo ao turismo - mais informações podem ser obtidas no site da EMBRATUR – Empresa Brasileira de Turismo;
      - Ocorrência de eventos como feiras, competições esportivas, congressos e assemelhados que aconteçam na cidade onde o Serviço de Transfer for instalado, como oportunidades para atrair clientes;
      - Possibilidade de convênios com hotéis e agências de viagens e turismo para estabelecimento de parcerias.
     
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada com empreendedores deste setor identificou as ameaças abaixo listadas como sendo as mais significativas:
     
      Ameaças:
      - Excesso de concorrência;
      - Aumento de violência contra o turista;
      - Falta de experiência do dono do negócio;
      - Sazonalidade e clima;
      - Concorrência de hotéis que oferecem esse serviço como cortesia aos seus clientes.
      Embora em expansão, o mercado para o Serviço de Transfer apresenta concorrência alta.  Ônibus especiais de empresas de transporte público, que oferecem transporte dos aeroportos aos centros das cidades, hotéis e agencias de viagem que também ofertam o serviço, além das concorrências diretas (de outros serviços de transfers). 
 
Serviço de Transfers
Estrutura
 A dimensão do empreendimento é uma decisão do empresário, entretanto, um Serviço de Transfer para funcionar bem precisa de uma estrutura mínima de 30 m² preparada para transportar seus clientes, composta de:
- Um pequeno escritório para lidar com os assuntos administrativos;
- Uma recepção para atendimento ao cliente, tanto pessoalmente quanto por telefone.
- Garagem para abrigo do veículo e pequenas manutenções, tais como troca de palheta de limpador de pára-brisa.
Equipamentos/ Veículos:
- Uma Van – veículo para 08 passageiros, exceto o motorista. Se o empreendedor desejar um veículo maior, deverá seguir legislação específica (ver item Legislação) . Para o transfer realizado em carros de passeio não há legislação específica.
      Como foi dito, esta é uma estrutura mínima, considerando apenas o translado de aeroportos e portos a hotéis e vice-versa e pequenas excursões. Entretanto, o empreendedor poderá também definir sua estrutura em função do público que deseja atingir. Por exemplo, se optar por turismo ecológico ou turismo aventura, deverá investir carro tipo jipe ou similar.
        Embora no Serviço de Transfer o cliente não permaneça muito tempo dentro do veículo, é importante que o veículo seja confortável, impecavelmente limpo e propicie um sentimento de segurança ao passageiro, o que é obtido, principalmente, por meio de uma condução suave. 
 
Serviço de Transfers
Pessoal
 O Serviço de Transfer pode ser feito por uma única pessoa. Se o empresário decidir trabalhar sozinho, deverá organizar seu tempo para cuidar da parte administrativa e ainda fazer a condução do veículo. Entretanto, se optar pela contratação de empregados, deve considerar a possibilidade de realizar uma seleção criteriosa do pessoal, uma vez que, contratar capacitação de pessoal logo no início do funcionamento do Serviço de Transfer pode ter um custo inacessível. Assim, são indispensáveis funcionários com experiência e capacitação operacional, que possuam as qualificações exigidas pela legislação, dominem técnicas de atendimento ao público, sejam simpáticos, honestos e disponíveis ao chamado dos clientes. É imprescindível que o empreendedor mantenha a qualidade no atendimento, atento a evitar e corrigir qualquer desvio no padrão dos serviços oferecidos.
      A discrição, associado a uma postura simpática e cordial, são qualidades relevantes no motorista de um Serviço de Transfer. Clientes que viajam sozinhos tanto podem querer descansar e dormir quanto podem querer explicações sobre a cidade, restaurantes, etc. Quando o Serviço está transportando grupos de clientes, é comum que os clientes conversem entre si; e não se sintam satisfeitos com a interferência do motorista, a menos que seja alguma consulta. Assim, o importante é que o motorista tenha a sensibilidade para perceber a situação e agir de acordo, sem permitir que conversas o distraiam do trânsito.
      Além dessas características, podem ser citadas as seguintes competências necessárias aos funcionários de um Serviço de Transfer:
- Controle emocional;
- Bom humor;
- Conhecimentos mínimos de etiqueta social;
- Gentileza;
- Prontidão.
      A capacitação de profissionais envolvidos com o atendimento em Serviços de Trasnfers deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.
      Para o empresário que optar por montar uma estrutura de pessoal para iniciar seu negócio, pesquisa realizada com empreendedores do setor aponta como sendo necessário, para um Serviço de Transfer funcionar, pelo menos: 
 Um Recepcionista/telefonista; Um motorista; Um agente administrativo (em pequenos Serviços de Transfer o dono costuma assumir os cargos de recepcionista e gerente administrativo).
     O empreendedor deve analisar a relação custo X benefício de manter um profissional contratado para fazer a segurança do empreendimento durante a noite.
      Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos da categoria - Sindicato dos Motoristas - e a partir daí cada Serviço de Transfer deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
      É recomendável a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios financeiros ou não. Assim, o Serviço de Transfer poderá prevenir índices elevados de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e hóspedes, diminuição de custos com recrutamento e seleção e demissões, e ainda poderá evitar o investimento de tempo em adaptação de novos funcionários.
 
Serviço de Transfers
Equipamentos
Para estruturar um Serviço de Transfer serão necessários os seguintes equipamentos:
Para a recepção
- Um Computador;
- Estantes;
- Jogos de sala de estar (sofás, tapetes, mesinhas de centro e lateral, etc.);
- Televisão;
- Máquinas de cartão de crédito;
- Máquinas para impressão de cupons fiscais;
- Central telefônica;
-Extintores de incêndio;
- Carrinhos para transporte de bagagem.
     
Para a área administrativa:
- Mesa e cadeiras;
- Computadores;
- Armários.
Neste tipo de negócio é comum que a área administrativa e de atendimento fiquem no mesmo ambiente.
Para garagem:
- Ferramentas diversas para pequenas manutenções;
- Macaco hidráulico para troca de pneus;
- Aspirador de pó e outros materiais e utensílios para manutenção básica da limpeza dos veículos
      O empreendedor deverá verificar a conveniência e a relação custo x benefício da instalação de câmara filmadora no interior do veículo. Também deverá avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes no escritório e garagem, bem como a contratação de seguro para equipamentos e suprimentos.
 
Serviço de Transfers
Investimentos
O valor total a ser investido depende de um conjunto de decisões que precedem a instalação do negócio; como por exemplo:
      -Decidir sobre o local que será montado o negócio: se o imóvel será próprio ou alugado. 
      -Avaliar todas as modificações necessárias que deverão ser realizadas no local para o funcionamento do negócio.
      Os valores aqui apresentados são aproximados. Por exemplo, o valor co veículo pode variar em função do local onde é comprado, se novo ou usado, e depende também do estado de conservação.
      Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999, p.17).
      Considerando um Serviço de Transfer instalado numa área de 30m², é necessário um investimento inicial estimado em R$ 75.000,00 (setenta e cinco mil reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
     
- Reforma do local: R$ 5.000,00;
- Móveis e materiais de escritório: R$ 7.500,00;
- Veículo: R$ 50.000,00;
- Capital de giro: R$ 12.500,00. 
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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