Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 07, 2012

Como Abrir - Montar uma Empresa de Transmissão via streaming de aúdio e vídeo sob demanda

Transmissão via streaming de aúdio e vídeo sob demanda
Apresentação do Negócio

A transmissão de dados via streaming representa uma nova abordagem corporativa para a promoção de eventos. Trata-se de uma tecnologia inovadora que permite que usuários conectados à internet assistam vídeos ou ouçam áudios, ao vivo ou sob demanda. A transferência de dados é realizada em fluxo contínuo pela web, sem a necessidade de o usuário baixar (ou fazer o download) de um pacote grande de dados.
Com o streaming, o usuário é beneficiado com a experiência de assistir ao evento instantaneamente, sem a frustração de ter que esperar todo o arquivo ser baixado, o que pode prejudicar a aceitação do conteúdo.
A ferramenta democratiza o acesso à informação, permitindo uma experiência multimídia na internet que pode ser utilizada para promoções em vendas, cobertura de eventos, transmissões de discursos e pronunciamentos ou realização de cursos e treinamentos corporativos.
A tecnologia streaming também possibilita que TVs e rádios corporativas tornem-se online e alcancem um número ilimitado de telespectadores e ouvintes.
Embora a qualidade da imagem não seja o principal atrativo do serviço prestado pela empresa de transmissão via streaming, o objetivo da tecnologia é proporcionar acessibilidade e audiência ao conteúdo, com baixo custo de operação. Além da transmissão propriamente dita, o empreendedor pode oferecer serviços adicionais de hospedagem de vídeos, plataforma de transmissão, direção e gravação de imagens, criação de TV e rádio corporativa, edição de programas, transmissão para dispositivos móveis e desenvolvimento de websites.
Porém, o risco do empreendimento é o intenso barateamento e a velocidade de absorção de soluções tecnológicas, facilitando a sua aplicação por usuários e reduzindo a necessidade de apoio profissional. Mais informações sobre a sua viabilidade comercial podem ser obtidas por meio da elaboração de um plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaborá-lo procure o Sebrae.

Transmissão via streaming de aúdio e vídeo sob demanda
Mercado
Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), o número de usuários de internet no mundo já ultrapassou a barreira de dois bilhões de pessoas. A quantidade de assinaturas de banda larga fixa alcançou 555 milhões e de banda larga móvel chegou a 940 milhões.
Segundo o Ibope, o Brasil possui 43,2 milhões de internautas. Ainda o principal local de acesso é a lan house (31%), seguido da própria residência (27%) e da casa de parentes e amigos (25%). O Brasil é o quinto país com o maior número de conexões à internet. Cerca de 40% das pessoas acessam a web diariamente, 10% de quatro a seis vezes por semana, 21% de duas a três vezes por semana, 18% uma vez por semana.
Conforme estudos divulgados pela Consultoria comScore, 86,5% dos internautas brasileiros com mais de 15 anos assistiram vídeos pela internet. Somente no mês de março de 2011, 35,9 milhões de pessoas assistiram 3,1 bilhões de vídeos pela internet. Cada internauta chegou a assistir 86 vídeos durante o mês, contabilizando 8,6 horas de vídeo. A maioria destes vídeos foi transmitida por streaming.
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado-alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre o segmento;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.

Transmissão via streaming de aúdio e vídeo sob demanda
Estrutura
O empreendedor necessita de uma estrutura simples para acomodar os equipamentos necessários para o funcionamento de uma empresa de transmissão de streaming. Uma sala comercial de 50 m² é suficiente para receber os clientes e acomodar os móveis e microcomputadores, com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio.
O local de trabalho deve ser limpo e organizado. O piso, a parede e o teto devem estar conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O piso deve ser de alta resistência e durabilidade, além de fácil manutenção. Cerâmicas e ladrilhos coloridos proporcionam um toque especial, enquanto granito e porcelanato oferecem luxo e sofisticação ao ambiente. Tons claros são adequados para lugares pequenos, pois proporcionam a sensação de amplitude. Texturas e tintas especiais na fachada externa personalizam e valorizam o ponto.
Profissionais qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as alterações a serem feitas no imóvel escolhido para funcionamento da loja, orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis, iluminação, ventilação etc.
 
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Pessoal
O fator humano é fundamental para o sucesso da empresa, visto que se trata de uma prestação de serviço especializado. O profissional deve possuir conhecimentos de produção de áudio e vídeo e de informática, além de estar atualizado com as novas tendências da internet. Noções em inglês também são úteis, visto que a grande maioria dos termos técnicos utilizados é em língua estrangeira.
A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários e melhora a performance do negócio. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;
• Agilidade e presteza no atendimento;
• Capacidade de apresentar e vender os serviços da empresa;
• Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
Caso seja fechado algum negócio que exija o aumento imediato da equipe de trabalho, o empreendedor pode contratar freelancers para a demanda. Esta modalidade de contratação destina-se ao atendimento de encomendas esporádicas, pois pode gerar passivos trabalhistas se for implementada continuamente.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados. 

Transmissão via streaming de aúdio e vídeo sob demanda
Equipamentos
Os equipamentos básicos para o funcionamento de uma empresa de transmissão via streaming são:
• Microcomputadores com configuração mínima de Pentium 4/2 Ghz, 512 Mb de memória RAM, conexão de rede de 10/100 Mbps, placa de som de 16 bits compatível com WinXP, Windows XP, Windows Media Player 9, Windows Media Encoder 7 e placa de captura profissional de streaming (4);
• Impressoras (2);
• Armários para arquivo (5);
• Câmera de vídeo digital (2) e acessórios;
• Gravadores e microfones;
• Mesas e cadeiras (5 de cada).
Ao fazer o layout da empresa, o empreendedor deve levar em consideração a ambientação, decoração, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros e estacionamento.
 
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Investimentos
O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento. Uma empresa de transmissão via streaming, estabelecida em uma área de 50 m², exige um investimento inicial estimado em torno de R$ 40 mil, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
• Reforma do local: R$ 5.000,00;
• Microcomputadores: R$ 17.000,00;
• Impressoras: R$ 2.000,00;
• Armários para arquivo: R$ 3.000,00;
• Mesas e cadeiras: R$ 5.000,00;
• Câmera de vídeo digital, gravadores e microfones: R$ 4.500,00
• Capital de giro: R$ 3.500,00.
Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no SEBRAE.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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