Como Abrir um Negócio

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Como Abrir - Montar um Site de leilão virtual

Site de leilão virtual
Apresentação do Negócio
Os leilões virtuais, que atraem cada vez mais adeptos em busca de um produto novo por um preço muito abaixo do custo normal. Para participar desses leilões, em primeiro lugar é necessário fazer um cadastro. Depois, o usuário compra seus créditos (cada “martelada” custa, em média, R$ 1 e equivale a um lance de, por exemplo, R$ 0,01). A partir daí, o internauta já pode fazer seus lances e torcer para arrematar o produto no tempo determinado.
Esse tempo é medido por um contador regressivo e pode variar de leilão para leilão. "Quanto mais pessoas participando do leilão. Essa modalidade comercial chamada de leilão já existe na Europa e Estados Unidos há algum tempo. Uma varredura simples pelo Google e outros sites relacionados pude encontrar mais de 50 sites diferentes na modalidade de leilões de 1 centavo. No Brasil a grande maioria lançarem-se neste ano 2009.
É preciso deixar claro que o leilão virtual não é a mesma coisa que um leilão tradicional. É um novo conceito de leilão que possibilita aos consumidores adquirir produtos dos mais variados, a preços muito baixos, sendo que, em alguns casos com até 99% de desconto.
A Internet trouxe consigo uma verdadeira avalanche de novos recursos e meios que, à disposição das corporações. Com o comércio eletrônico está ocorrendo algo muito semelhante. Primeiro foram desenvolvidos sites individuais, depois os chamados shoppings virtuais e mais recentemente os leilões.
Identificando que o comércio eletrônico individual atende as necessidades de uma determinada corporação. Uma empresa seja ela industrial, comercial ou de serviços, insere em seu site na Internet seus produtos com as respectivas características técnico-comerciais (desenho, foto, dimensões, características físicas, preços, condições de pagamento, etc.).
Esse mesmo site agrega funções de emissão de um pedido de compra, meios de cobrança, forma de entrega, promoções. O consumidor então poderá comprar quaisquer desses produtos de forma remota e automática.
Analisando que em algumas décadas o consumidor recebia ou solicitava catálogos que continham informações a respeito dos produtos; caso algum lhe interessasse era possível preencher ao final um formulário-pedido que seria enviado, via postal, à empresa vendedora.
Hoje o que temos como transformação além da velocidade da ação de compra-venda é a logística a favor da transação comercial.
Considerando que hoje buscasse a melhoria deste mesmo processo de forma constante os chamados dos shoppings virtuais e sites de comércio eletrônico perceberam a velocidade e construíram novas formas de compra e venda. Uma dessas novidades são os chamados leilões virtuais.
Os leilões tradicionais sobrevivem à porta do terceiro milênio por preservar os interesses das partes vendedoras. Esse tipo de leilão possibilita o maior preço para uma oferta, favorecendo vendedores ao localizar o comprador que se dispõe a pagar o maior preço entre um determinado grupo de consumidores.
O que foi identificado pelas partes interessadas (vendedor-comprador) foi à necessidade de um retorno imediato e de baixos custos de desenvolvimento das transações comerciais. Este processo precisou ser modificado pelos empreendedores contemporâneos que adaptarem os seculares leilões à Internet.
Assim temos uma nova modalidade de leilão conhecida como leilão pré-pago totalmente online. A característica desse modelo de compra pela internet está em o consumidor dos leilões e comprar os lances a fim de gastá-los no arremate de um determinado produto.
Existem diferentes modalidades de leilões pré-pagos:
• Leilão de 1 centavo: Nesta modalidade mais popular de leilão os valores dos produtos se iniciam do zero e a cada lance dado o valor do produto é incrementado em 1 centavo. Daí o nome da modalidade;
• Leilão Reverso: Nesta modalidade de leilão existe um valor pré-estabelecido para o produto, e a cada lance, um determinado valor decrementa o valor total. Basicamente este leilão é o inverso do leilão da modalidade de 1 centavo;
• Leilão Menor lance único: Nesta modalidade de leilão os usuários devem informar um valor para o produto. Ganha quem informar o valor menor e único. É o mesmo mecanismo dos concursos que passam na TV.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Site de leilão virtual
Mercado
O que define a relação como de consumo é a existência de uma ligação entre fornecedor e consumidor, decorrente da aquisição de um produto ou da prestação de um serviço.
Fornecedor é quem presta serviços ou coloca produtos no mercado, visando o lucro como meta principal. O consumidor assume o papel que adquire ou utiliza produto ou serviço. E o conceito do produto está voltado para qualquer bem, material ou imaterial, durável ou não durável, móvel ou imóvel e serviço é atividade, ação humana com objetivo determinado.
A partir do entendimento dos conceitos se percebe, que os sites na internet de leilões virtuais prestam serviços aos consumidores, consistentes em aproximá-los dos produtos e serviços que desejam e que estão colocados no mercado.
Assim o leilão virtual é denominado como uma ação humana com o objetivo determinado de ajudar os consumidores a comprar e os fornecedores, ou mesmo pessoas que não se enquadrem nesse conceito, a vender.
Ainda que esses sites de leilão virtual sejam muitas vezes procurados por particulares que se utilizam da plataforma sem objetivar o lucro, neste modelo de comércio eletrônico vendem-se produtos e serviços.
Cabe ressaltar que esses sítios de leilão virtual recebem comissão proporcional ao preço de cada produto negociado, o que gera lucro considerável. Lembrando que ao explorador do sítio de leilões virtuais, corre-se o risco como qualquer outra transação comercial e com os prejuízos decorrentes das imperfeições das negociações.
É importante mencionar que diversos comerciantes negociam através dos sites de leilão virtual, sendo que, é difícil garantir segurança nesta comercialização, pois nem todos os produtos são de origem lícita ou estão em perfeito estado de conservação. No intuito de resguardar o comprador os sites de leilão virtual costumam atribuir avaliações, boas e ruins, aos vendedores, na medida em que eles comercializam seus produtos.

Com objetivo de se diferenciar no mercado, alguns sites já começam a dar outras opções aos usuários do leilão. Como exemplo dar ao internauta a opção de comprar o produto usando como desconto o valor dos lances efetuados. “Se o usuário não arrematar aquele item, ele pode utilizar o valor dos lances integralmente como desconto na compra do produto na loja que é nossa parceira”, diz  Fernando Wolff.
O que se pretende é atrair um público alvo que costuma comercializar na internet, utilizando de um diferencial que levará os consumidores a ter a opção de participar do leilão, arrematar o produto por um preço muito menor e, caso não consigam, podem comprar produto pelo valor normal. Este diferencial vem ganhando o mercado de comércio eletrônico através dos leilões virtuais.

Oportunidades:
Facilidades para negociações virtuais.
Economia de tempo.
Praticidade na venda de produtos.
O sistema de leilão proporciona mais agilidade na venda de produtos e maior lucro do que os métodos tradicionais.
Outra grande oportunidade está vincula a possibilidade que o ambiente virtual oferta de mercadorias e a realização de lances até se chegar a melhor oferta disponível. A Receita do negócio é obtida através de taxas de cadastramento + comissão no caso de empresas (B2B) ou comissão sobre venda no caso de pessoas físicas (C2C). Possuem variações na comercialização como o Leilão reverso, onde os vendedores é que fazem os lances, e o menor preço ofertado leva o pedido.   
Exemplos: superbid e mercadolivre

Ameaças:
Questões de segurança.
Questões de privacidade.
Aumento da competição e concorrência.
Possível dificuldade com a devolução.
Valor Agregado
Certificações de segurança para proteger usuários.
As empresas de e-commerce sentem a cada dia a necessidade de garantir a segurança e integridade dos dados de seus clientes. Dar mais credibilidade aos negócios na web faz parte da fidelização do cliente.
Selos como o do Site Blindado auditam a segurança dos sites e lojas virtuais, compras coletivas e leilões virtuais por intermédio de análises de vulnerabilidade de forma permanente, o que resulta em mais segurança para quem faz compras na web.
Como exemplo: O site de leilões online PagBarato.com, possui o Selo Site Blindado, e, adquiriu a certificação da empresa americana Thawte. Segundo o diretor geral do site, Marcello Marques de Moura, quem busca segurança e credibilidade para oferecer e fechar negócios na web não pode abdicar de um selo de segurança. “Trabalhamos com os selos de segurança do Site Blindado e Thawte, pois queremos que nosso cliente se sinta o mais seguro e despreocupado ao fornecer dados pessoais e números de cartões de crédito”. 
Outra oportunidade está relacionada com o perfil do consumidor. Fazer uma análise deste perfil é fundamental. Hoje temos internautas de 25 a 34 anos que são os que mais utilizam empresas de e-commerce, representando 38,3%, seguido do grupo de 35 a 49 anos. Os homens ainda são a maioria nesse tipo de site, com 58,8% e as mulheres representam 46,2%.
Buscar focar seu negócio para o perfil de consumidor desejado auxilia o desenvolvimento dos seus negócios, conseqüentemente agrega valor a sua marca representando aumento de produtividade e lucratividade.

Site de leilão virtual
Estrutura
A estrutura para implantação de uma empresa de leilão virtual é considerada pequena.Há  apenas a necessidade de uma sala comercial com um espaço para a recepção e a permanência de clientes enquanto aguardam atendimento. Em muitos casos, a depender da legislação vigente em relação à localizaçãopode-se estabelecer o negócio em alguma dependência da residência do empreendedor
O tamanho do espaço necessário para a realização dos serviços prestados pela empresa é de aproximadamente 30 m², divididos entre espaço para a recepção composta de poltronas para aguardar o atendimento e o local de atividade composto de uma mesa para reunião dos sócios e as estações de trabalho, que poderá ser dividido ou não por baias e estações de trabalho. Para este segmento de atuação é necessário a empresa ter uma boa conexão com a internet, com todos os computadores e equipamentos em rede
Tendo em vista que o leilão virtual, que nada mais é do que um site auto-gerenciável, exige grande parte da estrutura puramente lógica, temos que nos concentrar em um conjunto de serviços e softwares dos quais a empresa deverá dispor para gerenciar o site, desde canais de comunicação a banda larga.
A banda larga é disponibilizada pela grande maioria das empresas de telefonia. Existem vários tipos de serviços desse gênero com inúmeras características técnicas diferenciadas, entretanto, especial atenção deve ser dada à questão da velocidade de transferência de dados, pois influenciará diretamente na velocidade de reposta. Esta não deve ser menor que 300 Kbps. Ainda é preciso ter um provedor de acesso para estar realmente conectado a internet. Grande parte das empresas de telefonia também oferece esse serviço, mas pode-se optar por qualquer outra empresa no mercado, caso as condições sejam mais satisfatórias.
Com o acesso à internet disponível é necessário um domínio registrado, por exemplo, www.suaempresa.com.br. Como a maioria das empresas de hospedagem de sites poupa o cliente deste trabalho registrando o domínio, essa parte não será tratada. Para maiores informações acesse o site http://registro.br.

Será preciso então contratar um serviço de hospedagem. Existem empresas que possuem servidores exclusivamente para hospedar seus arquivos do site de compras coletivas, tornando-os disponíveis para acesso via internet 24h por dia, 07 (sete) dias por semana. A maioria dessas empresas costuma prestar também serviços como: registrar seu domínio, disponibilizar contas de e-mail referentes a cada domínio, estatísticas de acesso ao seu site, entre outros. O empreendedor deve estar atento a esses serviços “adicionais”, visando estabelecer uma boa relação custo benefício, sendo essa uma parte importante, já que existem inúmeras empresas desse ramo no mercado apresentando grande variação de preço. Dê exemplos de fornecedores deste serviço. Exemplos de empresas que fornecem estes serviços:
www.clicregistro.com/Dominio
www.webnames.com.br/Registrar+Domínio
www.redehost.com.br
O ponto crucial na montagem da estrutura lógica é o próprio site, em outras palavras, o site de leilão virtual. Pode-se optar por contratar uma equipe terceirizada para desenvolver o site ou ter sua equipe própria, entretanto, esse custo será um tanto elevado.

Site de leilão virtual
Pessoal
A equipe relacionada ao comércio eletrônico denominado Leilão Virtual deve seguir as orientações da Justiça Federal. No que tange à Justiça Federal, é importante haver a participação do Supervisor do Setor de Leilão, do Diretor de Secretaria e do Juiz da Vara de Execuções Fiscais, que acompanham (de forma presencial ou virtual) a hasta pública propriamente dita.
Os funcionários que operacionalizam o sistema do leilão eletrônico (leilão 'online') são os da equipe do leiloeiro oficial. Estes receberam orientações específicas por parte da Justiça Federal sobre todos os procedimentos a serem adotados.
Além de seguir este regulamento as empresas deste segmento necessitam de profissionais que formem as seguintes equipes:
Equipe comercial, que deverá atuar no contato com as empresas parceiras. (2 pessoas)
Equipe de desenvolvimento e administração de software, que será encarregada de desenvolver e/ou administrar soluções em informática. (1 pessoa)
Equipe de marketing, que atuará no planejamento e nas ações em relação à apresentação do site, das ofertas, como dos estudos do mercado e das melhores soluções para alcançar o seu público alvo, sejam consumidores, seja as empresas parceiras. (1 pessoa)

Site de leilão virtual
Equipamentos
A profissionalização de equipes e a inovação em equipamentos e são diferenciais para esse modelo de negócio. Os equipamentos necessários para este tipo de negócio são:
Microcomputadores completos de última geração, pois irá trabalhar com gráficos, páginas na internet e conteúdos de comunicação.
Impressoras a jato de tinta e a laser coloridas e preto e branco.
Scanners e equipamentos de fotografia e filmagem digital.
Linha telefônica e rede lógica.
Computadores com placa de vídeo.
Internet banda larga.
Mesas, cadeiras, armários, de acordo com o dimensionamento das instalações;
Estantes, prateleiras;
Utensílios de escritório;
Desde o cadastramento de interessados até a emissão final do auto de arrematação, o 'hardware' compreende cinco computadores e uma impressora a laser.
Há três formas genéricas de implementar um  site de comércio eletrônico  com todos os tipos de variações. São elas:
Computação empresarial
Serviços de hospedagem virtual
Comércio eletrônico simplificado
Estão em ordem decrescente de flexibilidade e crescente de simplicidade.
Computação empresarial significa que você compra hardware e software e contrata um time de desenvolvedores para criar seu site de comércio eletrônico na web. Como exemplo a Amazon, a Dell com grandes players que participam do comércio eletrônico em um nível empresarial. Considere que você pode ter soluções computacionais empresariais se:
Você tem um tráfego muito intenso, milhões de visitantes por mês;
Você tem um grande banco de dados que contém seu catálogo de produtos (especialmente se o catálogo muda constantemente);
Você tem um ciclo de vendas complicado que requer muitos formulários personalizados, tabelas de preços, etc;
Você já tem outros processos de negócios no lugar e quer que sua oferta de comércio eletrônico se entregue a elas.
Serviços de hospedagem virtuais dão ao empreendedor alguma flexibilidade da computação empresarial, mas o que depende do fornecedor.
Comércio eletrônico simplificado é o que as pequenas empresas e os empreendedores estão usando para entrar no comércio eletrônico. Nesta opção, o revendedor fornece um sistema simplificado para a criação de sua loja. Em geral, o sistema envolve um conjunto de formulários a serem preenchidos online. O software do revendedor gera, então, todas as páginas da web da loja para você. Dois bons exemplos desse tipo de oferta são Yahoo Stores (em inglês) e Verio Stores (em inglês). O empreendedor paga por mês por esses serviços.

Site de leilão virtual
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
Investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, decoração, utensílios, instalações, reformas etc.;
Investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, honorários profissionais e outros.
Infraestrutura para Ambiente Virtual - Valor total: R$ 11.600,00
Estrutura de site - Valor total: R$ 10.500,00
Equipamentos atendimento remoto (câmeras, microfones e outros) - Valor total: R$ 1.100,00           
Computador/Notebook - Valor total: R$ 10.500,00                                                            Impressora multifuncional - Valor total: R$ 550,00
Estação de trabalho (mesa e cadeira) - Valor total: R$ 3.000,00
Móveis e utensílios para escritório - Valor total: R$ 2.500,00
TOTAL GERAL - R$ 39.750,00
Os valores acima descritos servem apenas como referência.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: