Como Abrir um Negócio

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Como Abrir - Montar uma Empresa de impressão digital

Serviços de impressão digital
Apresentação do Negócio
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?Impressão de convites, fotos, folders, panfletos, volantes, brindes, catálogos, banners, apostilas, etiquetas, cartões de visita, etc.
Muitas são as opções para uma empresa que presta serviço de impressão digital.
Em produção gráfica, a impressão digital é um método de impressão no qual a imagem é gerada a partir da entrada de dados digitais direto do computador para a impressora de produção.
Segundo o Portal da Impressão Digital, pode-se considerar que a impressão digital é o resultado do registro sobre o papel, ou outro suporte, das informações recebidas de um computador na forma de dados digitais sem que haja necessidade de gravar qualquer tipo de matriz, para transferência dessas informações.
A impressão digital começou a ser difundida, a partir da década de 1990, como evolução da impressão gráfica tradicional. Mais exatamente em 1993, na feira internacional IPEX – The Networking Resource Centre For The Global Print Industry, ocorrida na Inglaterra.

Nessa oportunidade, apresentaram-se os primeiros sistemas digitais de impressão em policromia.
Na DRUPA de 1995, feira realizada na Alemanha, a impressão digital foi a grande estrela da maior mostra de equipamentos gráficos do planeta. Já na edição de 2000 da DRUPA, quando a feira comemorou seus 50 anos, que a impressão digital mostrou que veio mesmo para ficar.
A digitalização do processo de pré-impressão criou a possibilidade única de produção dentro da rede, integrando todas as fases da cadeia gráfica.
A automação do fluxo de trabalho foi expandida, objetivando a inclusão dos sistemas de desenvolvimento digital, desde a fase da pré-impressão até a de acabamento.
Para implantar a tecnologia digital em uma empresa é preciso mais do que investimento em tecnologia. É imprescindível promover uma ruptura e criar novos conceitos de parceria, com fornecedores e clientes.
Segundo o Manual Prático de Produção Gráfica, mais do que imprimir a tecnologia de impressão digital representa uma nova forma de criação e comunicação. A possibilidade de poder fazer uma prova do material a ser impresso diretamente do computador e realizar correções de imediato são benefícios que tem feito a impressão digital ganhar novos adeptos.
Outras vantagens da impressão digital em relação à impressão gráfica tradicional podem ser destacadas:
• Maior rapidez no processo de impressão;
• Maior qualidade do material produzido;
• Diminuição de custo para impressão em tiragens reduzidas;
• Potencial de customização de conteúdo;
• Possibilidade de aplicação em diferentes produtos;
• Utilização de diversos materiais além do papel, como por exemplo, o vinil adesivo;
• Secagem rápida da impressão;
• Possibilidade de utilização da Internet.

Serviços de impressão digital
Mercado
O crescimento do ramo da impressão digital está diretamente relacionado ao advento da tecnologia da informação. Até 20 anos atrás, a tecnologia utilizada não era muito diferente da inventada por Gutenberg há 500 anos. Atualmente, novas tecnologias surgem a cada ano com o advento de novos softwares e equipamentos mais potentes.
Esses avanços permitem oferecer serviços mais baratos, rápidos e com produtos de maior qualidade.
Atualmente, segundo a ABIGRAF, mais de 17 mil empresas atuam no ramo gráfico no Brasil, incluindo as gráficas convencionais que atuam no mercado editorial e empresas que trabalham exclusivamente com impressão digital. As empresas que prestam serviços de impressão digital são usualmente direcionadas para um serviço mais customizado e de menor escala.
Segundo pesquisa realizada pela Anconsulting – Agência de Negócios, consultoria especializada no setor gráfico, as empresas que possuem parques com impressoras digitais crescerão cerca de 22% neste ano em relação a 2010.
No levantamento feito entre novembro e dezembro do ano passado, as empresas apontaram também um crescimento médio de 11% de volume físico no segundo semestre de 2010 em relação ao primeiro semestre do ano com equivalente melhoria de lucratividade.
“Observamos no segmento de impressão digital um ritmo de trabalho e de crescimento acima da média setorial da indústria gráfica, mostrando dinamismo e o aproveitamento de novas oportunidades comerciais”, pondera Hamilton Costa diretor da consultoria. “Nesse ritmo, o segmento deverá atingir 10% do total do mercado gráfico até 2012”, complementa o consultor.
Na pesquisa realizada participaram empresas de diversos portes e regiões do país, com algumas delas prevendo que dobrarão seu faturamento na área no ano de 2012.
O mercado digital era tradicionalmente composto por pequenas e médias empresas e hoje em dia percebe-se que o mercado convencional, de grandes empresas, corporações, inclusive multinacionais, está trazendo e acoplando a solução digital no seu negócio.
Segundo o Portal da Impressão Digital, estima-se em 246 gráficas exclusivamente digitais em atividade no país, dentro dos parâmetros do IEMI – Instituto de Estudos e Marketing Industrial. Isso equivale a 1,4% do total das gráficas brasileiras. Elas geram cerca de R$ 2,5 bilhões em vendas, sendo 23% desse valor obtido com os serviços de impressão digital.

Serviços de impressão digital
Estrutura
A estrutura para iniciar o negócio irá depender do porte da empresa e dos tipos de serviços ofertados ao mercado.
Para um empreendimento de pequeno porte um espaço de 100m² é suficiente para o atendimento, produção e almoxarifado.
A estrutura física pode dividir-se em:
• Balcão / recepção para atendimento direto aos clientes;
• Caixa para recebimento dos valores;
• Almoxarifado / estoque;
• Sala dos equipamentos para impressão;
• Sala do proprietário para atividades administrativo-financeira;
• Área para recebimento de matéria-prima e expedição de produtos acabados;
• Banheiro e pequena copa.

Serviços de impressão digital
Pessoal
Para iniciar a operação da empresa de impressão digital serão necessários, além do próprio empreendedor, como gestor do negócio, no mínimo, quatro seis funcionários:
• Uma pessoa para atendimento de balcão;
• Uma pessoa para caixa;
• Uma pessoa para atuar como assistente para recebimento de matéria-prima e entrega de produtos acabados;
• Duas pessoas para operação das máquinas;
• Uma pessoa para auxiliar de serviços gerais.
O quadro de pessoal evolui de acordo com a quantidade de produtos/serviços oferecidos e com a demanda.
Neste nicho de mercado, onde o serviço é o ponto principal, o atendimento ao cliente se torna a peça fundamental na montagem do negócio e o diferencia da concorrência.

Deve-se buscar a excelência no atendimento, atentando para os seguintes tópicos:
• Atendimento telefônico dinâmico e cordial;
• Presteza nas entregas;
• Respeito ao compromisso de horários prometidos;
• Apresentação e higiene pessoal dos funcionários, estando devidamente uniformizados.
O treinamento técnico para operar os equipamentos e para utilizar programas para criação de artes gráficas deve ser frequente devido a constante mudança nas tecnologias, tanto de hardware quanto de software. Além do conhecimento técnico para utilização dos equipamentos, serão necessários investimentos em cursos na área de atendimento ao cliente, planejamento e negociação.
Já a administração do empreendimento (finanças, compras, pessoal), o acompanhamento periódico de controle de qualidade e, principalmente, as atividades comerciais (contatos e visitas aos potenciais clientes, divulgação da empresa, fidelização), normalmente são atribuições do empreendedor.

Serviços de impressão digital
Equipamentos
A definição dos equipamentos necessários para iniciar uma empresa de impressão digital dependerá do tamanho do negócio e dos serviços oferecidos.
Apresenta-se abaixo uma ideia de equipamentos que a empresa irá precisar no início de seu empreendimento:
1. Microcomputadores;
2. Equipamentos de impressão digital de grande porte;
3. Scanner;
4. Softwares específicos da área gráfica para criação, visualização e preparação das artes gráficas antes da impressão;
5. Dobradeiras;
6. Guilhotinas;
7. Fax;
8. Telefones;
9. Mesas;
10. Cadeiras;
11. Armários.
A máquina de impressão de grande porte são os principais equipamentos da empresa. Sua escolha deve estar relacionada aos serviços que serão prestados pela empresa e a eficiência exigida na operação.
Existe no mercado diversos fabricantes e modelos, contudo, antes da aquisição, deve-se avaliar:
1. O tipo de material que será impresso: papel (vários tipos), vinil, PVC, adesivos, etiquetas, dentre outros itens;
2. O produto final: brochuras, encadernações, livros, etc;
3. Os tamanhos (A4, A3, etc) e pesos (gramatura, etc);
4. A qualidade da impressão em preto e branco e, principalmente, em cores, sendo obrigatória a impressão em policromia;
5. Rapidez na produção: volume diário de impressão (velocidade do equipamento);
6. Assistência técnica: facilidade para concerto do equipamento, aquisição de peças e garantia.

Serviços de impressão digital
Investimentos
O investimento para montar uma empresa de impressão digital de médio porte deverá girar em torno do que segue abaixo:
1. Equipamentos para área de produção de uma empresa de impressão digital:
a. Plotter de Recorte Mimaki - R$ 4.200,00. Esse equipamento é utilizado para corte de vinil com área útil de corte de até 1.300mm e alimentação de material de até 1.550mm. Disponível em: http://www.suprimarketing.com.br/cg_sr_ii.html
b. KM-4800w Multifuncional Monocromática - R$ 70.345,00. Multifuncional para grandes formatos, copiadora e impressora com digitalização em rede padrão, scan color opcional. Dois Rolos de papel 500` padrão. Altamente produtiva em qualquer ambiente, melhora o tempo de resposta e o fluxo de documentos para usuários comerciais de documentos de grandes formatos. Disponível em: http://loja.ultrapel.com.br/ecommerce_site/produto_20617_4438_Multifuncional-Grande-Formato-P&B-Toner-Kyocera-KM-4800W.
c. TARGA PRO – R$ 71.000,00. Atende a demanda do empreendedor que procura por uma solução veloz e versátil para impressão de médios e grandes formatos, garantida com as cabeças de impressão mundialmente reconhecidas Konica Minolta. É a peça-chave para realizar impressão dos mais diversos trabalhos de comunicação visual como outdoors, frontlights, backlights, cartazes, banners, painéis, envelopamento de veículos e outros. Disponível em: http://www.ampladigital.com.br/IMPRESSORAS/targapro
d. HT 1800 – R$ 92.000,00. Trata-se de uma transferidora térmica que realiza o processo por meio da sublimação de imagens impressas em papel transfer para tecidos à base de poliéster. Com sistema de aquecimento a óleo, garante a combinação exata de pressão e calor e sua distribuição uniforme em toda a superfície do tecido, obtendo resultados finais de alta confiabilidade e qualidade. Versátil, traz benefícios de um equipamento industrial robusto, estável e com alta produtividade, ao mesmo tempo em que é compacta e de extrema facilidade na operação e manutenção. Disponível em: http://www.ampladigital.com.br/IMPRESSORAS/ht1800.
e. Targa Elite – R$ 91.500,00. Equipamento voltado para atender à maioria das necessidades do mercado digital de pequenos, médios e grandes formatos, é uma boa opção de compra em sua classe. É indicada para inúmeras aplicações internas e externas como painéis, banners, cartazes, outdoors, envelopamento de veículos e muitas outras. 
f. Plotter de Recorte Cutterfly Elite C120 - R$ 16.000,00. É um equipamento de recorte de vinil que permite a criação de materiais adesivos com grande precisão e qualidade.  Desenvolvida pensando na agilidade do processo produtivo. Por não ser integrada às impressoras, a cutterfly permite realizar os recortes separadamente enquanto outros equipamentos continuam com o trabalho de impressão. Isto significa flexibilidade e produtividade. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/60850551/Valores; http://www.ampladigital.com.br/IMPRESSORAS/cutterfly
g. Scanner SmartOffice PS 406U  - R$ 2.707,00. Scanner de alimentador automático para 100 folhas, A4 e Ofício, documentos longos até 1,27m, colorido, duplex, 600dpi, 40ppm/80ipm, ciclo diário de 5.000 documentos, USB 2.0, digitaliza cartão de visitas e cartões plásticos, sensor de dupla alimentação por ultrassom. Além disso, o alimentador automático de documentos (ADF) é suficientemente robusto para aceitar até três cartões rígidos continuamente ou um cartão em relevo de até 1,2mm de espessura. Disponível em: http://www.macrosolution.com.br/viewprod.php?prod=218
h. Dobradeira Paralela PS-655 – R$ 15.000,00. Este equipamento é a opção ideal para quem deseja um aparelho compacto e de alta produtividade.
A dobradeira, de acordo com o modelo, permite efetuar de duas a seis dobras em papel A4 e realiza uma produção de 8.000 documentos por hora.

A dobradeira paralela é específica para documentos que requerem dobras alinhadas horizontalmente. Disponível em: http://www.mecanografica.com.br/dobradeira/dobradeira-paralela/dobradeira-ps655-friccao.html
i. GUILHOTINA SEMI-AUTOMÁTICA – R$ 85.000,00. Marca MGM fabricação nacional, medidas 82cm,90cm,1,00mt de boca, acionamento de faca elétrica no botão (bimanual), prensa por volante, esquadro rápido de corrente com leitura de medida em lupa na mesa, luz de mesa, luz de fio de corte, motor trifásico de 05 HP, equipada com faca extra e 02 anos de garantia. Disponível em: http://www.ramirezmaquinas.com.br/.
j. Guilhotina Semi Industrial Standart 300 Folhas - R$ 1.390,00. Aparelho totalmente manual, desde o alinhamento até o corte. Disponível em: http://www.ramirezmaquinas.com.br/.
Softwares específicos da área gráfica para criação, visualização e preparação das artes gráficas antes da impressão:
1. FineReader 10 Professional Edition – ABBYY – R$ 389,00. Converte documentos digitalizados, arquivos PDF, arquivos de diversos outros formatos e fotografias digitais com alto nível de reconhecimento e retenção de formatos originais. Este produto é fornecido exclusivamente através de licenciamento eletrônico. A Macrosolution envia através do e-mail informado pelo cliente, o Certificado de Licenciamento onde constam os links para download do software e Chave Eletrônica para registro do produto, ambas as operações realizadas pelo cliente no ato da instalação. Disponível em: http://www.macrosolution.com.br/viewprod.php?prod=103
2. InCopy CS5.5 – R$ 2.300,00. É uma solução profissional para criação e edição permitindo assim um fluxo de trabalho de eficiente. Permite a escritores, editores e designers trabalhar de forma simultânea em um único documento sem sobrescrever as contribuições dos demais. Ideal para organizações de médio e grande porte. Disponível em: http://success.adobe.com/pt/br/sem/products/indesign.html?sdid=FGUJC&skwcid=TC|22638|CS5%20InDesign||S|b|10670954262
Equipamentos e bens para a área administrativo-financeira
a) Microcomputadores – 4 = R$ 12.000,00;
b) Fax – R$ 450,00;
c) Telefones – 4 = R$ 300,00;
d) Mesas – 4 = R$ 1.000,00;
e) Cadeiras – 12 = R$ 2.100,00;
f) Armário – 4 = R$ 3.600,00;
g) Balcão de atendimento – 1 = R$ 1.800,00.
Observações:
1. Não foi apresentado o montante geral do investimento, devido a possibilidade do empreendedor poder escolher entre um ou outro equipamento. Assim o valor do investimento deverá ser calculado com base na opção do empreendedor.
2. Não estão considerados os gastos relativos à aquisição ou reforma do imóvel escolhido para a instalação da empresa, pois ele poderá ser alugado.
3. Nos valores acima não está previsto a aquisição de matéria-prima inicial, pois esse gasto irá depender da expectativa de venda da empresa de impressão digital.
4. Os preços acima são meramente referenciais, para fins de estimativa do investimento necessário.

Para uma empresa de pequeno porte, levando em consideração a metragem mínima de 100m2 e aquisição de equipamentos novos, estima-se o investimento inicial em R$ 90.000.00 (noventa mil reais).

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: