Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 07, 2012

Como Abrir - Montar um Viveiro de Mudas Florestais

Viveiro de mudas florestais
Apresentação do Negócio

Viveiros florestais são áreas com um conjunto de benfeitorias e utensílios, em que se empregam técnicas visando obter o máximo da produção de mudas. Existem dois tipos de viveiro:
- Viveiro permanente, onde são produzidas mudas de maneira contínua e por tempo indeterminado, ou para comercialização; e
- Viveiro temporário, onde as mudas são produzidas para uma determinada área e por um período limitado.
O negócio de viveiro de mudas florestais está relacionado à conservação e ampliação da cobertura vegetal de áreas degradadas, criando possibilidades de utilização sustentável de recursos naturais, bem como alternativas de trabalho e renda.
As florestas são fundamentais para a vida no planeta. Além de fornecem materiais de construção, madeira para a produção de papel, combustíveis, alimentos e plantas medicinais, também armazenam carbono, ajudam a regular o clima, reduzem o impacto de inundações e deslizamentos de terra.
As florestas plantadas alcançam produtividade maior de em relação às florestas naturais, ampliando oportunidades futuras para o crescimento econômico e o emprego a partir da nova economia verde.
As florestas plantadas podem ajudar a recuperar as florestas naturais, onde a terra sofreu degradação ou erosão. O manejo e a localização adequada das plantações contribuem para a conservação da biodiversidade, atendendo as necessidades humanas.
A promoção do reflorestamento também é importante pela ampliação da capacidade de absorção de carbono, contribuindo para a redução do chamado “efeito estufa”.
Com a baixa oferta de madeiras nativas, o plantio de mudas florestais se torna uma opção das mais interessantes em razão da consciência ecológica que as pessoas estão assumindo de forma crescente, além das novas leis ambientais brasileiras que impõem grandes multas ao desmatamento, e a pressão de organismos e mercados internacionais contra os produtos de origem florestal originários de matas nativas. Por essas e outras razões começam a surgir florestas de pequeno e médio porte, que são implantadas em programas de reflorestamento para produzir madeira com objetivos variados.
Além da possibilidade de retorno financeiro do investimento com viveiros de mudas florestais, torna-se interessante a utilização de áreas íngremes, solos degradados, áreas em processo de desertificação e impróprias para agricultura, o que valoriza o terreno na dimensão estética e financeira.
 
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.
 
Viveiro de mudas florestais
Mercado
O Brasil é um dos maiores produtores e o maior consumidor mundial de produtos de origem florestal. Setores estratégicos da economia brasileira, como a siderurgia, a indústria de papéis e embalagens, e a construção civil, são altamente dependentes do setor florestal. As informações do setor florestal podem subsidiar a tomada de decisões tanto em relação a políticas públicas como em projetos da sociedade civil e iniciativa privada.
Com o fim da crise financeira mundial de 2008, o setor de florestas plantadas no Brasil experimentou uma retomada do crescimento. No entanto, o modesto crescimento de 3,2% de novas áreas de florestas em 2010 em relação a 2009, pode ser creditado à complexidade de concessão de licenciamento ambiental para novos projetos de florestas plantadas.
Atualmente são cerca de 5,6 milhões de hectares de florestas plantadas no Brasil, sendo 3,4 milhões de hectares de Eucalyptus, 1,8 milhões de hectares com Pinus e 330 mil hectares de outras espécies. Cerca de 23,6% do total, o que corresponde a 130 mil hectares, possuem origem nos programas de fomento florestal coordenados por organizações e entidades públicas, privadas e do terceiro setor.
A economia florestal está em franco crescimento e se consolidando, sendo que os produtos das florestas plantadas respondem por 4% do PIB brasileiro, a demanda doméstica é plenamente atendida e a balança comercial é superavitária em quase US$ 6 bilhões.
Em 2010 foram contabilizados mais de 4,5 milhões de empregos gerados, um valor bruto de produção de R$ 51,8 bilhões e um enorme potencial ainda por ser desenvolvido.
O setor florestal contribui para a economia brasileira com uma parcela importante da geração de produtos, tributos, divisas, empregos e renda. Além disso, o setor é estratégico no fornecimento de matéria-prima para o desenvolvimento da indústria nacional de base florestal.
No âmbito social, as atividades da cadeia produtiva do setor promovem a geração de empregos e renda e, ao fixarem as populações no campo auxiliam também na melhoria da qualidade de vida nas áreas rurais.
Do ponto de vista ambiental, destaca-se a contribuição do setor de florestas plantadas para a conservação da natureza e para o equilíbrio do ambiente, na promoção da biodiversidade, na recuperação e proteção de áreas degradadas, na manutenção dos regimes hídricos, da fertilidade do solo e da qualidade do ar e da água. Ressalta-se também a função dos plantios florestais como sumidouro de carbono.
Segundo a Associação Brasileira de Produtores de Florestas Plantadas (ABRAF), as principais tendências para o setor florestal a curto e médio prazo são:
- Aumento da área de plantios florestais.
- Intensificação da migração do negócio florestal para o hemisfério sul (principalmente América Latina e África).
- Consolidação das novas fronteiras florestais brasileiras.
- Substituição parcial dos plantios de Pinus por florestas de Eucalyptus no Sul e Sudeste do Brasil.
- Desenvolvimento de novos mercados (produtos e negócios, como as biorrefinarias e as bioenergéticas).
 
Em longo prazo, destacam-se as seguintes tendências:
 
- Estabilização e redução do crescimento da atividade florestal no sul do Brasil e crescimento nas regiões Centro-Oeste e Nordeste do Brasil.
- Aumento da utilização do Eucalyptus como multiproduto.
- Consolidação do modelo de clusters florestais.
- Aumento da competitividade de outros países da América do Sul e África.
- Novos produtos florestais (energia, bioprodutos e pagamento por serviços ambientais).
- Aumento da importância da silvicultura no controle das mudanças climáticas, com o reconhecimento e valoração dos créditos de carbono gerados pelas florestas em crescimento.
- Crescimento da importância do setor florestal na economia do país.
Esses dados encorajam a iniciativa de implantação de viveiros florestais. Os principais clientes são: empresas, prefeituras e pessoas físicas.
 
O empreendedor que também desenvolve alguma atividade rural poderá se beneficiar do fomento florestal. Trata-se de um instrumento estratégico que promove a integração dos produtores rurais à cadeia produtiva e lhes proporciona vantagens econômicas, sociais e ambientais. Além da ampliação da base florestal no raio econômico de transporte para suprir a demanda de matéria-prima para as indústrias, o fomento florestal, como atividade complementar na propriedade rural, viabiliza o aproveitamento de áreas degradadas, improdutivas, subutilizadas e inadequadas à agropecuária, propiciando alternativa adicional de renda ao produtor rural.
Segundo ABRAF, as modalidades mais frequentes de fomento florestal podem ser exemplificadas por: doação de mudas florestais para produtores rurais; programa de renda antecipada ao produtor para o plantio florestal; parcerias que permitem, entre outras combinações, o pagamento antecipado equivalente em madeira pelo produtor pelos serviços oferecidos pela empresa na propriedade; garantia da compra da madeira pela empresa à época da colheita; entre outras.
O fomento florestal apresenta-se de acordo com as seguintes modalidades: fomento florestal privado; fomento florestal público; e fomento florestal pela parceria público-privada. 
 
Viveiro de mudas florestais
Estrutura
A estrutura de um viveiro de mudas florestais é bastante simples e sua decisão depende da análise dos investimentos que serão realizados pelo empreendedor, de acordo com as características de cada planta e sua forma de reprodução, o que pode exigir estruturas específicas para propagação e preparação antes da comercialização. A extensão do viveiro será determinada em função de alguns fatores:
 
                         Quantidade de mudas que serão produzidas para plantio e replantio;
                         Densidade de mudas por metro quadrado – em função das espécies;
                         Espécies escolhidas e período de rotação das mudas;
                         Dimensões dos canteiros e passeios entre eles;
                         Dimensão das instalações – galpões e etc.
 
A forma de propagação pode ser por sementes, vegetativamente ou por divisão. As plantas propagadas por sementes são plantadas em sementeiras ou canteiros, ou diretamente em sacos plásticos ou tubetes. Para as plantas propagadas vegetativamente, o empreendedor deverá manter uma área com várias plantas matrizes para extração de mudas, enxertos e bulbos. As plantas propagadas por divisão poderão ser plantadas diretamente em sacos plásticos ou tubetes.
O terreno deve ser bem fechado, com cerca de tela, preferencialmente, e nele devem ser preparados os canteiros e os estrados para abrigar os sacos plásticos ou tubetes. A declividade deve ser de 2%, no máximo, para não propiciar danos por erosão. Os canteiros devem ser instalados em nível, perpendiculares à movimentação da água no solo. Áreas mais planas contribuem para a manutenção de água da chuva por mais tempo.
Será necessário também instalar um galpão com depósito para equipamentos e ferramentas, depósito para produtos químicos, adubos e outros insumos, podendo contar com espaço para o preparo dos sacos plásticos e tubetes durante períodos de chuvas e pequeno escritório para a administração.
É necessária uma boa instalação de água que atenda a todas as áreas ocupadas, com equipamentos de irrigação por aspersão, gotejamento ou mesmo, em forma de esguicho com mangueira.
Dependendo da região, do clima e/ou do tipo de mudas que serão produzidas, poderá ser necessário construir estufas especiais. 
 
 
Viveiro de mudas florestais
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para um viveiro de mudas florestais de pequeno porte pode-se começar com dois empregados encarregados do plantio, replantio, transporte das mudas, preparo do solo, combate às doenças e pragas e outras atividades típicas do negócio.
Para a racionalização dos custos e a maior produtividade do viveiro, é fundamental que os profissionais contratados detenham conhecimentos e habilidades relacionadas com a área florestal.
O perfil recomendado para os funcionários contempla, entre outras, as seguintes competências:
- flexibilidade
- presteza no atendimento
- responsabilidade
- senso de organização
- capacidade de percepção para entender as expectativas dos clientes
- facilidade para interagir com clientes
- predisposição às mudanças e ao aprendizado constante
- bom senso e criatividade para encontrar as melhores soluções
- motivação para crescer juntamente com o negócio.
 
O funcionário do viveiro deverá receber treinamento sobre as características de todas as fases do processo de produção.
Recomenda-se que a gestão da empresa seja feita pelo empreendedor, que também poderá exercer atividade de vendas.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, consequências desagradáveis.
O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado.
Autônomos
Uma das principais dúvidas dos empreendedores diz respeito à contratação de pessoas físicas (profissionais autônomos) ou jurídicas (empresas) para prestação de serviços sem vínculo empregatício.
A fim de diminuir os encargos sociais, as empresas buscam a “terceirização”. No entanto, é fundamental estar atento ao tipo de atividade que pode ser terceirizada.
Não é possível contratar terceiros para realizarem serviços relacionados às atividades que justificaram a criação da empresa. A contratação pode abranger atividades intermediárias da contratante, desde que não haja relação de emprego entre as partes. Ou seja, a relação entre contratante e contratado não pode ser como aquela existente entre patrão e empregado, caracterizada pelos elementos de subordinação, habitualidade, horário, pessoalidade e salário.
Vantagens da contratação de serviços de terceiros:
·          Mais participação dos dirigentes nas atividades-fim da empresa.
·          Concentração dos talentos no negócio principal da empresa.
·          Maior facilidade na gestão do pessoal e das tarefas.
·          Possibilidade de rescisão do contrato conforme as condições preestabelecidas.
·          Controle da atividade terceirizada por conta da própria empresa contratada.
Desvantagens que este tipo de contratação pode acarretar:
·          Sofrer autuação do Ministério do Trabalho e ações trabalhistas em caso de inobservância das obrigações mencionadas no item acima.
·          Fiscalização dos serviços prestados para verificar se o contrato de prestação de serviços está sendo cumprido integralmente, conforme o combinado.
·          Risco de contratação de empresa não qualificada.
Antes da contratação, recomenda-se verificar se o pessoal disponibilizado pela empresa terceirizada consta como registrado, e se os direitos trabalhistas e previdenciários estão sendo respeitados e pagos. 
 
Viveiro de mudas florestais
Equipamentos
A definição do porte do empreendimento é fundamental para a aquisição dos equipamentos. Os itens abaixo foram estimados para um viveiro com 20.000 mudas.
O novo empresário poderá decidir quais equipamentos utilizará, dentre os citados a seguir:
i) áreas administrativa e comercial:
 
- microcomputador com acesso à internet;
- impressora multifuncional;
- linhas telefônicas e de fax;
- sofás ou cadeiras para acomodar os clientes;
- móveis e utensílios de escritório;
- armários;
 
ii) área de produção de mudas
-caixa de água de 1000 litros (2) -bomba de irrigação (1)-conjunto tubulação com aspersores (1)
-sombrite tela (2 rolos
-tubetes pequenos (30.000)
-bandeja plana (208)
-refrigerador para armazenar sementes (1)
-pulverizador costal de 20 litros (1) -carrinho de mão (2
-ferramentas básicas (pás de corte, pás de concha, enxadas, enxadões, alicates, martelos, sachos, facões, ancinhos, serrotes, regadores, baldes, tesouras de poda, etc)
-veículo utilitário de pequeno porte (1)
O uso de tubetes é uma nova técnica de produção que proporciona substancial redução no custo final do produto, tanto na produção quanto no transporte, apesar de exigir investimento maior em infraestrutura. Os tubetes mais utilizados são os de formato cônico, com capacidade de 50cm3 para mudas de crescimento rápido, como os eucaliptos, pinos e espécies nativas. Para as espécies de crescimento mais lento, como as espécies não nativas, os tubetes devem ter capacidade de 100cm3.
O uso de tubetes para a produção de mudas de eucaliptos e pinus é uma atividade rotineira. Para as espécies nativas, já vem sendo utilizado o tubete em larga escala.
Caso o empreendedor faça a opção por sacos plásticos em substituição aos tubetes, que dispensam maiores investimentos em infraestrutura, o tamanho recomendado depende da espécie. Para as mudas de eucaliptos, pinus e espécies nativas são utilizados os de 9 x 14 cm ou de 8 x 15 cm, com 0,07 mm de espessura.
 
Convém que o empreendedor busque informações junto aos fabricantes para conhecer o tempo médio de obsolescência dos equipamentos. Assim, ele poderá realizar a análise de custo-benefício para sua aquisição (se novos ou usados), bem como planejar a reposição quando necessária.
 
Fornecedores:
ABIMAQ -Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos
Av. Jabaquara, 2.925
CEP 04045-902 - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 5582-6311 - Fax: (11) 5582-6312
 
Cris Indústria e Comércio Ltda
Av. Senador Salgado Filho, 4276, Bairro Scharlau
CEP 93125-340 - São Leopoldo (RS)
Telefone/fax: (51) 3568-2793
 
Fortmetal
BR 040, nº 6665 - Bairro Chácaras Boa Vista
CEP 32145-900 - Contagem (MG)
Telefone: (31) 3119-7883
 
Greenpeças Indústria e Comércio de Máquinas e Equipamentos Ltda
Rua Rubens de Castro, nº 28
CEP 13051-106 – Campinas (SP)
Telefone: (19) 3268-1007
 
Metalúrgica Dacko
RST 480 - KM 20 - Bairro Industrial
CEP 99750-000 - Erval Grande (RS)
Telefone: (54) 3375-1250 - Fax: (54) 3375-1016
 
Pantelas
Avenida Presidente Kennedy, 3.895 - Portão
Curitiba (PR)
Telefone: (41) 3314-5000 - Fax: (41) 3314-5001
 
Schneider Motobombas - Franklin Electric Ind. de Motobombas
Rua Almirante Barroso, 716 - América
CEP 89204-200 – Joinville (SC)
Telefone: (47) 3461-2966
 
Viveiro de mudas florestais
Investimentos
A estrutura do empreendimento e os serviços ofertados são variáveis que definem o valor necessário para o investimento. Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua autossustentação. Pode ser caracterizado como:
-investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
-investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas, registro da empresa, honorários profissionais e outros;
-capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas com vendas, giro de estoques e outros.
Para um viveiro de mudas florestais de pequeno porte, o empreendedor terá que dispor aproximadamente de R$ 125.000,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
-fechamento do terreno, construção do galpão e infraestrutura de bancadas para as sementeiras, canteiros, pavimentação entre canteiros, suprimento de água – R$ 55.000,00;
-máquinas, equipamentos e ferramentas – R$ 10.000,00;
-veículo utilitário de pequeno porte para serviço – 30.000,00;
-mobiliário para escritório - R$ 3.200,00;
-despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.¬R$ 3.000,00;
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabens, realmente muito bom! Grama Sintetica PR disse: