Como Abrir um Negócio

sexta-feira, janeiro 06, 2012

Como Abrir - Montar um Site de compras coletivas

Como Abrir - Montar um Site de compras coletivas
Apresentação do Negócio
Compras Coletivas:
O comércio eletrônico/e-commerce é uma modalidade de oferta de produtos e serviços pela internet, uma forte tendência hoje para o consumo de varejo são os sites conhecidos como compra coletiva ou clube de compras. O Negócio iniciou em 2008 nos Estados Unidos por Andrew Mason, quando lançou o primeiro site do gênero em novembro de 2008, o Groupon.
No Brasil o pioneiro foi o Peixe Urbano, iniciando suas atividades em março de 2010. Desde então, a Compra Coletiva como denominada se consolidou entre os brasileiros, beneficiando tanto as empresas que podem vender suas mercadorias em maior volume por conta de seu baixo preço, como os consumidores, que poderão adquirir bens com generosos descontos por estarem realizando uma Compra Coletiva.
O conceito do negócio é conceder um forte desconto para gerar a compra por impulso. Este tipo de venda esta baseada no conceito de oferecer preço muito menor para ganhar no volume de compradores uma idéia simples e muito eficiente, que se mostrou uma forte ferramenta de divulgação promocional.
As compras coletivas funcionam da seguinte forma: a empresa (loja/varejo) divulga através de sites específicos para este fim, uma promoção denominada com descontos imperdíveis, que chegam até 90%, normalmente os descontos estão atrelados a serviços, eventos culturais ou restaurantes. A validade da compra se confirma quando se atinge um número pré-estabelecido de vendas, permitindo que a oferta se torne real e válida. Daí tudo que o consumidor precisa fazer é imprimir o cupom e se dirigir ao estabelecimento que ofertou o produto ou serviço.
O presente perfil do negócio focará num empreendimento atual e moderno, que estabeleça uma relação de seriedade entre o consumidor e o fornecedor do produto ou serviço, visto que o cliente busca garantir a qualidade dos produtos e serviços, de forma que a relação comercial feita através de um site de compras coletivas seja respeitada e eficiente.
A dimensão do negócio está atrelada a um novo contexto de mercado, onde não são necessários conhecimentos mais profundos do negócio e/ou das técnicas mais sofisticadas. É um negócio que exige bom desempenho da ferramenta “internet”, sintonizado com as tendências de marketing virtual e eletrônico, além de definir os novos modelos de transações comerciais, onde ainda temos como predomínio a lei da oferta e a lei da procura.
Hoje o segmento de Compra Coletiva é composto de fornecedores de pequeno e médio porte, comercializando em sua maior parte bens de consumo não duráveis, como serviços de estética e salão de beleza, fotografia, academia, hospedagem, pet shop, refeições, etc.
Este modelo traz uma facilidade, agilidade e principalmente comodidade para os consumidores deste modelo de comércio eletrônico. A forma mais utilizada de estrutura e comunicação das empresas de compras coletivas é o email.
Por meio deste novo conceito de comércio eletrônico os compradores adquirem ou usufruem da mercadoria após um determinado número de interessados aderirem à mesma oferta. É importante salientar que existe um padrão neste mercado para adquirir o produto ou serviço, os consumidores dispõem de um tempo limite para comprar a oferta, que varia entre 24 horas e 48 horas após o lançamento da mesma. E sempre informando ao cliente que caso não atinja o número mínimo de pedidos dentro deste intervalo a oferta é cancelada.
Dentro da estrutura existente também tem espaços para inovações técnicas, especialmente para melhorar a precisão de seu sistema de abordagem de clientes. A abordagem de email em massa pode ter sido apenas um passo necessário no começo do negócio, para ganhar volume, o email é para muitas pessoas uma ferramenta de comunicação importante, os emails diários de oferta são importantes para fortalecer a comunicação com massa suficiente de usuários.
As empresas estão concentrando seus esforços na inovação, é possível começar a pensar em processos mais otimizados e inteligentes, e que também sejam menos cansativos para o usuário. A estrutura hoje está voltada para a integração com outras ferramentas como Twitter e Facebook , mas ainda tem muito mais espaço para inovação.
Lembrando que uma das forças do comércio coletivo eletrônico é trazer um pouco mais do mundo real para os negócios web. As empresas de compras coletivas têm uma estrutura bem diferente de uma start up 100% virtual, pois dependem de força de venda local para levantar oportunidades em cada localidade atendida.
A estrutura utilizada pelo modelo depende do comportamento dos usuários. Dessa forma, os serviços de compra coletiva se tornaram muito populares porque eles estimulam a compra por impulso, do tipo “oferta irresistível” (pacotes de viagem, tratamentos de beleza, vouchers de restaurantes, etc.).
Finalmente, o próprio perfil das ofertas ainda pode melhorar muito, a tendência é que um número menor de pessoas resista a esse modelo de comércio eletrônico e que surjam opções segmentadas, ou focadas em regiões ainda não exploradas.
É importante também ressaltar que para se manterem no negócio, as empresas terão que propor, em suas estratégias, a inclusão de captação de dados relativos às preferências de seu consumidor, além de atuar de forma personalizada e mais efetiva.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaborá-lo procure o Sebrae.
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Site de compras coletivas
Mercado
Temos atualmente um cenário favorável para consolidação do mercado de compras coletivas. O Brasil se apresenta como um excelente país para se investir em negócios relacionados à prestação de serviços através da internet.
As pesquisas realizadas no cenário brasileiro pela empresa Razorfish, relata que o Brasil possui a cultura mais digital do planeta e o maior percentual de pessoas conectadas à internet do mundo,  incluindo a classe C, com uma média de 26,7 horas por mês de conexão.
Segundo Antonioli (2010), há no Brasil cerca de 67 milhões de internautas. Este negócio é um nicho de mercado, já percebido por 97% das empresas brasileiras, que obtiveram um faturamento superior a R$ 4,8 bilhões ao ano, no ano de 2009. O valor médio das compras pela internet é de R$ 323,00. (ANTONIOLI, 2010)
Atualmente o dinamismo do mercado de Compra Coletiva incentiva a constante inovação entre as empresas inseridas em seu meio. Segundo analistas a tendência para os próximos três anos (2011, 2012, 2013) é que o e-commerce de Compra Coletiva brasileiro passe por uma série de fusões, transformando muitas destas pequenas empresas que surgem a cada dia em gigantes do comércio eletrônico.
Oportunidades: mercado em expansão e apoio a novos negócios.
As empresas voltadas para o mercado de compras coletivas apostaram no segmento que deve movimentar até R$ 50 milhões em 2011. É o caso de sites como Peixe Urbano, ClickOn, Clube Urbano, Oferta X, Deu Samba e Promoo.
Essas empresas estão de olho num mercado que estima ter faturado R$ 1 milhão em junho, R$ 4 milhões em julho, R$ 6 milhões em agosto e deve movimentar de R$ 30 milhões a R$ 50 milhões em 2011, alcançou entre sete e oito milhões de usuários só em 2010 ano em que começaram no Brasil os sites de compras coletivas. 
A oportunidade deste segmento concentra-se a partir das parcerias com empresas de gastronomia, entretenimento e beleza. O mercado que está em expansão ganha mais um player com foco em eventos, como casamentos, aniversários, festas familiares e empresariais.
Este processo de comprar coletivamente produtos e serviços para um evento podendo ter um desconto de até 80%. Com a possibilidade de investimento inicial baixo, os clubes de compras coletivas agradam os consumidores e beneficiam as empresas que conseguem promover seus produtos e serviços, tirando o internauta da frente do computador e levando-o para o ponto-de-venda.
Ameaças:
Falta de planejamento: É importante planejar antes de agir dizem os especialistas, como qualquer empresa, um site de compra coletiva não pode pular o plano de negócios, planejamento estratégico, desenvolvimento e comunicação da marca.
Marca x Compra por impulso: Como este segmento ainda é uma novidade, não existe fidelização entre consumidores e marcas comercializadas nos sites de compra coletiva. O fator motivador de compra neste segmento ainda é o impulso, por encontrar nesses sites, uma oportunidade de com um desconto nunca visto em outro local. Isto pode ser uma ameaça ao resultado pretendido pela empresa. Após o desenvolvimento desse segmento, as marcas começarão a ganhar espaço na escolha dos consumidores, é preciso investir na investir na marca, caso contrário poderá ser tarde para fidelizar o consumidor.
Layouts iguais: A grande maioria dos layouts de sites de compra coletiva são iguais e, sem nenhuma tentativa de inovação.
Busca somente por faturamento: É importante organizar e planejar a logística da venda. Na maioria dos sites, não existe um número máximo de vendas, levando, muitas vezes, a um número de vendas fora do planejado, trazendo para os anunciantes um problema de logística para atender a todos os clientes.
Segundo Júlio Vasconcellos, em entrevista para o Jornal da Globo: “A gente teve uma iogurteria no Rio de Janeiro que, acho que o número mínimo era 50, e a gente vendeu 23 mil frozen yogurts em 24 horas, que é o número que eles vendem em três meses”. Este relato nos mostra a importância do planejamento, fica evidente que haverá reclamações e perda de consumidores
Os sites de compra coletiva devem deixar claro para as empresas anunciantes, que não se deve buscar somente o lucro nos anúncios. A ideia é atrair novos clientes até o estabelecimento e o fortalecimento da marca.

Como Abrir - Montar um Site de compras coletivas
Estrutura
A estrutura para implantação de uma empresa de compra coletiva é considerada pequena, há necessidade de apenas uma sala comercial com um espaço para a recepção e a permanência de clientes enquanto aguardam atendimento. Em muitos casos, a depender da legislação vigente em relação à localização, pode-se estabelecer o negócio em alguma dependência da residência do empreendedor. Mas, como sempre, tudo irá depender da expectativa de atendimento por parte do empreendedor.
O tamanho do espaço necessário para a realização dos serviços prestados pela empresa é de aproximadamente 30m², divididos entre espaço para a recepção composta de poltronas para aguardar o atendimento e o local de atividade composto de uma mesa para reunião dos sócios e as estações de trabalho, que poderá ser dividido ou não por baias e estações de trabalho. Para este segmento de atuação é necessário a empresa ter uma boa conexão com a internet, com todos os computadores e equipamentos em rede.
Tendo em vista que a compra coletiva, que nada mais é do que um site auto-gerenciável, exige grande parte da estrutura puramente lógica, temos que nos concentrar em um conjunto de serviços e softwares dos quais a empresa deverá dispor para gerenciar o site, desde canais de comunicação a banda larga.
A banda larga é disponibilizada pela grande maioria das empresas de telefonia. Existem vários tipos de serviços desse gênero com inúmeras características técnicas diferenciadas, entretanto, especial atenção deve ser dada à questão da velocidade de transferência de dados, pois influenciará diretamente na velocidade de reposta. Esta não deve ser menor que 300 Kbps. Ainda é preciso ter um provedor de acesso para estar realmente conectado a internet. Grande parte das empresas de telefonia também oferece esse serviço, mas pode-se optar por qualquer outra empresa no mercado, caso as condições sejam mais satisfatórias.
Com o acesso à internet disponível é necessário um domínio registrado, por exemplo, www.suaempresa.com.br. Como a maioria das empresas de hospedagem de sites poupa o cliente deste trabalho registrando o domínio, essa parte não será tratada. Para maiores informações acesse o site http://registro.br.

Será preciso então contratar um serviço de hospedagem. Existem empresas que possuem servidores exclusivamente para hospedar seus arquivos do site de compras coletivas, tornando-os disponíveis para acesso via internet 24h por dia, 07 (sete) dias por semana. A maioria dessas empresas costuma prestar também serviços como: registrar seu domínio, disponibilizar contas de e-mail referentes a cada domínio, estatísticas de acesso ao seu site, entre outros. O empreendedor deve estar atento a esses serviços “adicionais”, visando estabelecer uma boa relação custo benefício, sendo essa uma parte importante, já que existem inúmeras empresas desse ramo no mercado apresentando grande variação de preço.
O ponto crucial na montagem da estrutura lógica é o próprio site, em outras palavras, o site de compra coletiva. Pode-se optar por contratar uma equipe terceirizada para desenvolver o site ou ter sua equipe própria, entretanto, esse custo será um tanto elevado.
 
Site de compras coletivas
Equipamentos
O uso de novas tecnologias ajudam a impulsionar o mercado de comércio eletrônico. Os equipamentos móveis com acesso a web alavancam este mercado onde dessa forma, a dinâmica do comércio ultrapassa a dependência sazonal de eventos especiais e as datas comemorativas.
A profissionalização de equipes e a inovação em equipamentos e são diferenciais para esse modelo de negócio. Os equipamentos necessários para este tipo de negócio são:
Microcomputadores completos de última geração, pois irá trabalhar com gráficos, páginas na internet e conteúdos de comunicação.
Impressoras a jato de tinta e a laser, coloridas e preto e branco.
Escâneres e equipamentos de fotografia e filmagem digital.
Linha telefônica e rede lógica.
Mesas, cadeiras, armários, de acordo com o dimensionamento das instalações.
Estantes, prateleiras.
Utensílios de escritório.
Outro diferencial necessário é ter um site com layout atrativo e um modelo de venda do cupom, que possibilite ao cliente comprar em uma única tela e o equipamento e a tecnologia favoreça além da compra via web a forma de pagamento que deve propiciar ao cliente uma forma de pagamento adequada através dos modelos de pagamento como cartão de crédito, transferência bancária ou boleto.

Site de compras coletivas
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
• Investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, decoração, utensílios, instalações, reformas etc.;
• Investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, honorários profissionais e outros.
Infraestrutura para Ambiente Virtual - Valor total: R$ 11.600,00
Estrutura de site - Valor total: R$ 10.500,00
Equipamentos atendimento remoto (câmeras, microfones e outros) - Valor total: R$ 1.100,00           
Computador/Notebook - Valor total: R$ 10.500,00                                                            Impressora multifuncional - Valor total: R$ 550,00
Estação de trabalho (mesa e cadeira) - Valor total: R$ 3.000,00
Móveis e utensílios para escritório - Valor total: R$ 2.500,00
TOTAL GERAL - R$ 39.750,00
Os valores acima descritos servem apenas como referência.

Site de compras coletivas
Custos
São todos os gastos realizados na produção e que serão incorporados posteriormente no preço dos serviços prestados.
O cuidado na administração e redução de todos os custos envolvidos na compra, produção e venda serviços que compõem o negócio indica que o empreendedor poderá ter sucesso ou insucesso, na medida em que encarar como ponto fundamental a redução de desperdícios, a compra pelo melhor preço e o controle de todas as despesas internas. Quanto menores os custos, maior a chance de ganhar no resultado final do negócio. Evitar o turnover alto (entrada e saída) de funcionários, pois esta situação onera os custos da empresa.
Os custos para gerir uma empresa de Compra Coletiva devem ser estimados considerando os itens abaixo:
Salários, comissões e encargos - Valor mensal: R$ 11.400,00 - Valor anual: R$136.800,00
Contribuições e taxas - Valor mensal: R$ 300,00 - Valor anual: R$3.600,00
Aluguel, taxa de condomínio, segurança - Valor mensal: R$ 1.000,00 - Valor anual: R$12.000,00
Água, Luz, Telefone e acesso a internet - Valor mensal: R$ 200,00 - Valor anual: R$2.400,00
Limpeza, higiene, manutenção - Valor mensal: R$ 250,00 - Valor anual: R$3.000,00
Assessoria contábil - Valor mensal: R$ 400,00 - Valor anual: R$4.800,00
Propaganda e Publicidade da empresa - Valor mensal: R$ 450,00 - Valor anual: R$5.400,00
Aquisição de matéria-prima e insumos - Valor mensal: R$ 500,00 - Valor anual: R$6.000,00
TOTAL MENSAL: R$ 14.500,00                       
TOTAL ANUAL: R$ 174.000,00
Obs.: Valores de referência para uma empresa com as dimensões apresentadas aqui.

Site de compras coletivas
Divulgação
A importância da área de Marketing na criação de uma ferramenta que possibilite a propagação da oferta de forma eficiente no contexto virtual é algo necessário. Hoje, as empresas contam com uma estratégia chamada de Buzz Marketing ou Marketing Viral, esta ação de marketing conta com a ajuda dos próprios consumidores para dar certo e propagar as ofertas destas empresas.
Com a divulgação do comércio eletrônico o empreendedor deve utilizar, além da mídia tradicional, a própria Internet, sendo esta uma ação indispensável para alavancar as vendas. É importante que o empreendedor coloque anúncios nos sites de maior visibilidade, participe de sites especializados em busca de produtos e serviços específicos, associe-se a sites dedicados à divulgação de produtos e serviços e participe dos grandes portais de e-commerce.
Outros recursos poderão ser utilizados e se for de interesse do empreendedor, um profissional de marketing por exemplo ou ainda desenvolver uma comunicação via web através de uma campanha específica.
Outra divulgação importante é aquela realizada junto as redes sociais. As redes sociais podem mensurar o grau de influência da variável na decisão de compra pela Internet, com o intuito de obter pelo menos o número mínimo necessário de pedidos para que a oferta seja validada.
O melhor meio de divulgação é a própria internet. Quando se procura um produto para comprar normalmente se busca em sites como o Google. Se a pessoa não encontra entre os primeiros links logo procura com outra palavra chave. Fica claro que é necessário que o site de sua empresa esteja na primeira página de resultados e de preferência no topo da página do Google.
Existem duas possibilidades para seu site aparecer no Google: na área orgânica e na área de links patrocinados.
A busca orgânica é a maior área das páginas de resultado do Google, não é paga e seu link aparecerá naturalmente baseado na relevância do seu site para aquela palavra chave que o usuário está buscando.
O link patrocinado é uma área na lateral direita da página de resultados identificado no alto da página. Para você aparecer nesta área é necessário cadastrar-se no Google Adwords e fazer uma oferta de valor para palavras chaves que estão relacionadas ao conteúdo do seu site. Em uma espécie de leilão em que é levado em consideração o valor ofertado pela palavra chave e a relevância do seu site é que define a posição em que aparecerá o seu anúncio. O mais importante é que você só paga pelo link que for clicado pelo usuário, se o anúncio aparecer e o usuário não clicar, você não paga nada. Você pode determinar quanto deseja gastar por dia. Outra vantagem é que você pode anunciar mesmo sem ter uma agência de publicidade já que você pode fazer tudo sozinho.
Outra forma de divulgar seu site de compra coletiva é o Marketing viral não tem nada a ver com vírus de computador, apesar deste termo iniciado junto com a internet ele é irmão do antigo boca a boca. Assim como o vírus da gripe que circula através do contato entre as pessoas, o marketing viral é a disseminação de uma idéia ou marca entre as pessoas via ferramentas da internet. As redes sociais, e-mail e principalmente o twitter e o facebook aceleraram o contato e a indicação de produtos a outros potenciais clientes pela internet. Hoje é muito fácil deixar sua opinião na internet. O marketing Viral tem uma grande vantagem para a empresa, pois é um terceiro falando de sua empresa.
Já existem sites que concentram vários sites de compra coletiva em um único local é o caso do www.saveme.com.br. O portal faz com que o usuário economize tempo e dinheiro ao buscar ofertas e descontos na Web, gerando uma enorme praticidade e economia. É muito importante também estar presente em portais como este.
As mídias tradicionais também podem funcionar se conseguir segmentar muito bem seu público, sem contar com as visitas comerciais de sua equipe que poderá deixar material promocional nas empresas.

Site de compras coletivas
Dicas do Negócio
Muita gente está de olho nos sites de compra coletiva para comprar e até para montar seu próprio site. Quem também não está deixando a oportunidade passar é o Google.
Após a recusa de venda do site Groupon por 6 bilhões de dólares para o Google, eles partiram para criar seu próprio site de compras coletivas. O Google já está fazendo testes em um novo modelo de compra coletiva em que o próprio usuário fará a administração das ofertas de sua empresa. O Google Offers em versão beta já permite cadastro aqui no Brasil para quem desejar ser pioneiro nesta ferramenta.
As principais dificuldades das empresas de compras coletivas é a alta dependência do e-mail para divulgação de suas ofertas. Como o e-mail está deixando de ser a principal ferramenta de troca de informações e não é possível enviar mais do que duas ofertas por dia para não caracterizar Spam às empresas ficam limitadas. Ainda existe muito espaço para expandir e inovar através de redes sociais como o Twitter e Facebook. No modelo do Google Offers o e-mail não será a única forma de divulgação da oferta, apesar do Google ter uma grande vantagem sendo dona do G-mail. 
O Google Offers utilizará o mesmo mecanismo do ADSense em que a oferta pode ser divulgada em conteúdos. Seguindo a mesma lógica dos Links patrocinados as promoções serão oferecidas a quem tem realmente interesse no produto ou serviço, seguindo o princípio da relevância do anúncio.
Atualmente existe uma fila de espera para divulgar a oferta nos sites de compra coletiva, já no Google offers isso não será problema pois os anúncios serão apresentados apenas para o público interessados nos canais de conteúdo dos parceiros e em seus próprios sites como, Google maps (Geolocalização), Youtube, Orkut, Gmail e no próprio site de busca através do IGoogle ou nos resultados da busca.
Os sites de compras coletivas não são totalmente virtuais pois necessitam de uma equipe comercial que vende os espaços e negocia as ofertas. Para o Google isso será totalmente virtual sem necessidade de uma equipe comercial local e atuará no mesmo modelo de negócios do Adwords.
Mas como concorrer com o Google? Diria que concorrer com o Google é tarefa para gigantes, mas pequenos empreendedores podem se beneficiar com este modelo de negócio. O Micro empreendedor pode ser um anunciante ou então um especialista neste modelo e vender consultoria deste negócio para outros empreendedores. A oportunidade é para agora em que poucos ainda conhecem a metodologia.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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