Como Abrir um Negócio

sábado, janeiro 07, 2012

Como Abrir - Montar uma Empresa de Venda e instalação de carpetes

Venda e instalação de carpetes
Apresentação do Negócio

O carpete pode ser definido como um tecido sob medida utilizado para a forração de pisos e paredes. Trata-se de uma derivação do tapete, cuja origem provém há 2.500 anos na Ásia Central, onde os povos nômades utilizavam peles de carneiro e tecidos para o aquecimento contra os invernos rigorosos, enfeite das tendas e base para as orações.
Hoje, a escolha do carpete como piso de um ambiente se dá por questões decorativas, beleza, segurança, conforto térmico, facilidade de manutenção, rapidez de instalação e isolamento acústico. Nos últimos dez anos, os fabricantes investiram maciçamente em tecnologia para reduzir custos e evitar a concentração de resíduos nas fibras, que causam problemas alérgicos. As lojas especializadas em venda e instalação dispõem de uma ampla variedade de modelos e cores. O produto é vendido por metro quadrado, com a instalação já inclusa no preço.
Contudo, o mercado de carpete sofre com a forte concorrência de outros tipos de pisos. A cerâmica e o porcelanato adquiriram muito espaço em residências e escritórios, devido à sua grande variedade de tamanhos, cores e texturas. E o piso laminado, ou flutuante, conquistou a preferência dos consumidores residenciais, por imitar tonalidades de madeira, tornar ainda mais simples a sua limpeza e manutenção e apresentar propriedades antialérgicas e garantia de 10 anos. Muitas lojas de carpetes tiveram que oferecer também o piso laminado para se manterem competitivas no mercado.
Mas ainda há demanda do mercado para a instalação de carpetes, principalmente no segmento corporativo, tais como escritórios, hotéis, lojas, restaurantes, cassinos, bingos, repartições públicas, shopping centers, cinemas, auditórios, aeroportos, feiras e exposições. Nestes ambientes, o carpete ainda responde por 80% dos pisos adquiridos. Para que a concorrência não puxe o seu tapete, o empreendedor deve procurar mais informações sobre o negócio por meio da elaboração de um plano de negócios.

Venda e instalação de carpetes
Mercado
Segundo a Abric – Associação Brasileira das Indústrias de Tapetes e Carpetes, o faturamento anual da indústria de carpetes gira em torno de R$ 250 milhões, com uma produção física de 19,2 milhões de metros quadrados. O parque fabril brasileiro conta com 120 empresas e 6 mil trabalhadores.
A balança comercial do setor ainda apresenta um déficit de R$ 6,2 milhões, registrando exportações de R$ 28,8 milhões e importações de R$ 35 milhões. Os principais estados exportadores são São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina. Já os principais destinos das exportações são a América do Sul, México, Panamá e Europa. Nossos concorrentes no mercado mundial são os Estados Unidos da América, Inglaterra, Alemanha, Bélgica e México.
Nos últimos anos, o setor vem apresentando um crescimento anual de 3% de produção física e de 8% de faturamento bruto. Os investimentos em máquinas e equipamentos nos últimos cinco anos totalizam o montante de R$ 50 milhões.
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo.
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre carpetes. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade.
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho.
• Participação em seminários especializados.

Venda e instalação de carpetes
Estrutura
Para uma estrutura mínima com um ponto comercial, estima-se ser necessária uma área de 200 m2, com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio. Os ambientes podem ser divididos em área de atendimento e depósito para estoque.
É importante que as vitrines externas permitam a maior transparência para o interior da loja e que exponham, de forma organizada, uma boa variedade de produtos. Porém, em cidades grandes e em locais pouco seguros, a fachada deve ter dispositivos adicionais de segurança como alarmes, câmeras de vigilância e grades de ferro.
Todo o ambiente deve ser limpo e organizado. A parede e o teto devem estar conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O piso da loja deve ser o próprio mostruário, para que os clientes pisem e experimentem os diversos tipos de carpetes oferecidos no estabelecimento.

As paredes devem ser pintadas com tinta acrílica. Tons claros são adequados para ambientes pequenos, pois proporcionam a sensação de amplitude. Texturas e tintas especiais na fachada externa personalizam e valorizam o ponto.
A utilização de forros de gesso proporciona a criação de diferentes efeitos de iluminação. Sancas com lâmpadas embutidas podem iluminar indiretamente o ambiente, ao mesmo tempo em que focos direcionados a vitrines e prateleiras destacam os produtos. Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural. No final do mês, a economia da conta de luz compensa o investimento. Quanto às artificiais, a preferência é pelas lâmpadas fluorescentes.
Profissionais qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as alterações a serem feitas no imóvel escolhido para funcionamento da loja, orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis, iluminação, ventilação, etc.

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Pessoal
O fator humano é fundamental para o sucesso de uma loja de carpetes. Contar com profissionais qualificados e comprometidos deve estar no topo da lista de prioridades do empreendedor.
O número de funcionários da loja vai variar de acordo com seu o tamanho. Em geral, uma pequena loja pode contar com dois vendedores e dois instaladores, além do empreendedor. Suas atribuições são:
• Empreendedor: responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de estoque e da comercialização. Deve ter conhecimento da gestão do negócio, do processo produtivo e do mercado;
• Vendedor: responsável pelo atendimento aos clientes e venda dos produtos. Suas principais qualidades devem ser:
o Conhecer em profundidade os produtos oferecidos;
o Entender as necessidades dos clientes;
o Conhecer a cultura e o funcionamento da empresa;
o Conhecer as tendências do mercado;
o Desenvolver relacionamentos duradouros com os clientes;
o Transmitir confiabilidade e carisma;
o Atualizar-se sobre as novidades do segmento;
o Zelar pelo bom atendimento após a compra.
• Instalador: responsável pela instalação do carpete no domicílio do cliente. Deve ser educado, organizado e eficiente para instalar o carpete sem provocar grandes transtornos.
Normalmente, a loja funciona em horário comercial das 10 horas às 18 horas. Lojas situadas em shopping centers seguem o horário do centro comercial, normalmente das 10 horas às 22 horas. Sábados e domingos são dias de grande faturamento. Dependendo do movimento e da época do ano, pode ser necessária a ampliação do horário de funcionamento, exigindo a contratação temporária de mais vendedores. Esta expansão do negócio precisa ser planejada conforme o aumento do faturamento.
O atendimento é um item que merece uma atenção especial do empresário, visto que nesse segmento de negócio há uma tendência ao relacionamento de longo prazo com os clientes. E os clientes satisfeitos ajudam na divulgação da loja para novos clientes.
A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;
• Agilidade e presteza no atendimento;
• Capacidade de apresentar e vender os serviços da loja;
• Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O SEBRAE da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.


Venda e instalação de carpetes
Equipamentos
Os materiais básicos para a instalação de uma loja de carpetes são:
• Mesas e cadeiras para atendimento;
• Estiletes, lixas, tesouras e apetrechos de instalação.
• Microcomputador e impressora.
Ao fazer o layout da loja, o empreendedor deve levar em consideração a ambientação, decoração, circulação, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento.

Venda e instalação de carpetes
Investimentos
O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento. Uma loja de carpetes, estabelecida em uma área de 200 m², exige um investimento inicial estimado em R$ 40 mil, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
• Reforma do local: R$ 5.000,00;
• Mesas e cadeiras para atendimento: R$ 2.000,00;
• Estiletes, lixas, tesouras e apetrechos de instalação: R$ 500,00;
• Microcomputador e impressora: R$ 2.000,00;
• Capital de giro: R$ 4.000,00
• Estoque inicial: R$ 26.500,00.
Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no Sebrae.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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