Como Abrir um Negócio

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Como abrir uma trading company? Como abrir uma empresa de exportação e importação? Como Abrir uma Empresa de Comex - Comércio Exterior?

Importa ressaltar que com o objetivo de desenvolver e incentivar a atividade exportadora brasileira, o Governo, por meio do Decreto-Lei 1.248, de 29.11.72, estendeu às operações de compra de mercadorias no mercado interno para o fim específico de exportação, assim, com aquele dispositivo legal, criou-se condições para o desenvolvimento, no Brasil, das empresas comerciais exportadoras, conhecidas no mercado internacional como "trading companies".
A atividade dessas empresas não se confunde com a de produção para exportação ou de representação comercial internacional, caracteriza-se, especialmente, pela aquisição de mercadorias no mercado interno para posterior exportação.

De acordo com o DL 1.248/72, é necessário que:

1) obtenham registro especial na SECEX e SRF; 2) sejam constituídas sob forma de sociedade por ações; 3) possuam capital mínimo fixado pelo Conselho Monetário Nacional. No âmbito da SECEX, as normas para obtenção do registro estão disciplinadas na Portaria nº 35, de 24 novembro de 2006
Outras informações podem ser obtidas junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Referente a atividade importação e exportação, o cliente deverá solicitar ao seu contador que providencie na abertura da empresa, que sejam tomadas as providências conforme legislação contida na INSTRUÇÃO NORMATIVA 650/06 DE 12/05/2006 da SRF
O cliente/contador poderá consultar esta legislação e outras no site do Ministério da Fazenda, em legislação e pesquisar por assunto.
Veja também: Palestra: Básico de Exportação
Sites para pesquisa: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - procedimentos na exportação/importação e legislação, etc; Aprendendo a Exportar - passo a passo, documentação, formas de pagamento, formação de preço, etc; Portal do exportador - barreiras, exigências mercado externo, pesquisa de preço na exportação, etc; Brazil Trade Net - pesquisa de mercado, classifcação fiscal, feiras, etc.

Fonte Sebrae:
http://www.sebraesp.com.br/faq/criacao_empresa/criacao_empresa

Você gosta de novidades? Veja essas:
Perfume Afrodisíaco
Collatrim - Como Emagrecer sem ficar com estrias e flacidez
E-book Investimentos - Como Investir na Bolsa de Valores
E-book WBS - Como Abrir o Seu Negócio - Centenas de Negócios para Abrir em Casa
E-book Dietas - Como Emagrecer Rápido e Com Saúde - Tudo Sobre Dietas

Nenhum comentário: