Como Abrir um Negócio

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Como calcular o preço de venda de uma empresa? Como saber o quanto vale uma empresa?

Adquirir uma empresa em atividade requer cuidados tanto quanto iniciar uma nova empresa. A vantagem talvez esteja no fato de a empresa já ser conhecida dos clientes, porém, é preciso averiguar se eles estão satisfeitos ou se algo pode ter atrapalhado esse relacionamento comercial. O recomendado é acompanhar junto aos proprietários atuais para confirmação dos dados que forem apresentados como vendas, custos e despesas, situação do fluxo de caixa etc.
O valor de uma empresa em atividade pode ser encontrado pela soma do patrimônio líquido (valor de tudo o que a empresa possui, deduzido de tudo o que ela deve, sem deixar de considerar o valor do passivo trabalhista e fiscal) somado ao valor do lucro líquido que poderá ser gerado nos próximos anos (essa seria uma indicação para o valor do nome, da carteira de clientes etc). Sempre é bom comparar o valor a ser aplicado iniciando a empresa com o valor de adquirir uma.
Quanto à avaliação de pendências jurídicas, protestos etc, a busca pode ser feita através do CNPJ da empresa, junto aos órgãos governamentais e cadastros de pessoas jurídicas, por exemplo, o Serasa.
Quem adquire a empresa assume todas as obrigações a ela relacionadas.

Fonte Sebrae:
http://www.sebraesp.com.br/faq/criacao_empresa/criacao_empresa

Você gosta de novidades? Veja essas:
Perfume Afrodisíaco
Collatrim - Como Emagrecer sem ficar com estrias e flacidez
E-book Investimentos - Como Investir na Bolsa de Valores
E-book WBS - Como Abrir o Seu Negócio - Centenas de Negócios para Abrir em Casa
E-book Dietas - Como Emagrecer Rápido e Com Saúde - Tudo Sobre Dietas

Nenhum comentário: