Como Abrir um Negócio

terça-feira, dezembro 02, 2008

Como iniciar uma empresa de Exportação e Importação - Comex?

Quais os procedimentos para abertura de uma empresa de exportação e importação?

A abertura de uma empresa é um processo normal que deve ser efetuado através de um escritório de contabilidade. No contato com o contador, deve-se explicar claramente que a atividade da empresa será comercialização de produtos de terceiros ou de produção própria, e que será através de importação e exportação. A tributação ocorre sobre o faturamento da empresa, não importando se é de origem nacional ou internacional. O importante é obter orientação do contador sobre o enquadramento da empresa no que se refere aos impostos municipais, estaduais e federais.
Também é importante ter orientação do contador que por ocasião da emissão de uma nota fiscal para exportação, dependendo do enquadramento fiscal da empresa, poderá ter benefícios de redução ou isenção do PIS, Cofins, IPI e ICMS, cuja legislação deverá constar no corpo da Nota Fiscal. No caso da importação, também é importante saber sobre a emissão de nota fiscal de entrada da mercadoria após desembaraço aduaneiro feito pela Receita Federal, e os impostos incidentes sobre a importação da mercadoria.
Finalmente, é fundamental ter conhecimento dos procedimentos tanto na exportação quanto na importação.
Para poder elaborar um planejamento, formação de preço na exportação, planilha de custos na importação, e verificar a viabilidade dessa atividade, acessar essas informações através do site: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Fonte Sebrae:
http://www.sebraesp.com.br/faq/criacao_empresa/criacao_empresa

Você gosta de novidades? Veja essas:
Perfume Afrodisíaco com Feromônios
Collatrim - Como Emagrecer sem ficar com estrias e flacidez
E-book Investimentos - Como Investir na Bolsa de Valores
E-book WBS - Como Abrir o Seu Negócio - Centenas de Negócios para Abrir em Casa
E-book Dietas - Como Emagrecer Rápido e Com Saúde - Tudo Sobre Dietas

Nenhum comentário: