Como Abrir um Negócio

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Como uma empresa pode alcançar qualidade e produtividade? Como ter mais qualidade e produtividade na empresa?

Quanto à qualidade: Todo processo que não agrega qualidade não desperta satisfação no cliente, pois ele é o fiel da balança de nosso sistema de qualidade.
Para conseguir melhor qualidade é importante:- que ao detectar falhas em produtos, processos ou serviços, soluções devem ser prontamente tomadas, principalmente se estiverem afetando diretamente o consumidor;- ter planos emergenciais que protejam o cliente, fazem parte de um sistema eficaz de atendimento;- padrões e procedimentos propiciam organização aos processos e demonstram os níveis de organização da empresa, acordados por todos, permite que se saiba o que e, como fazer certo na primeira vez;- planejar metas desafiadoras, mas possíveis de serem alcançadas;- analisar recursos, processos, implicações; - integrar todo ambiente (externo/interno) aos resultados esperados, monitorando resultados e relatando progressos; - motivar toda a equipe de trabalho, pois é ela que faz a qualidade.
Quanto à produtividade: Diversos fatores podem influenciar a produtividade, como a disponibilidade de recursos, a tecnologia, o ambiente de trabalho, as relações empregado/empregador, o custo dos insumos, os métodos, os equipamentos, etc. A adequação dos métodos de produção, a redução de ineficiência dos equipamentos, o uso de técnicas mais avançadas como: estudos de tempo e movimentos, layout e movimentação de materiais, são aspectos de grande relevância e contribuem para redução de perdas e, conseqüentemente, para melhoria da produtividade.
Para conseguir melhor produtividade é importante: - desenvolver um ambiente de trabalho harmônico, seja em seu aspecto físico ou no relacionamento com os colegas (ambiente limpo, seguro, arejado, num clima de amizade e confiança); - investir na formação básica e na qualificação profissional dos funcionários (cursos de alfabetização, supletivos, de habilidades e atualização tecnológica); - valorizar o profissional, afastando-o do medo, da insegurança, propiciando o conhecimento de assuntos de interesse de seu trabalho (palestras, encontros, trabalhos em grupo, feiras); - estabelecer metas e controlar resultados que estejam associados às melhorias das operações (controles de documentos, absenteísmo, atrasos de produção e entrega, desperdícios, redução da ociosidade, paradas de máquinas, etc.)

Fonte Sebrae:
http://www.sebraesp.com.br/faq/criacao_empresa/criacao_empresa

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