Como Abrir um Negócio

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Como elaborar um plano de negócios? Como elaborar um plano para abrir minha empresa?

Esta é uma sugestão na elaboração do Plano de Negócios que pode ser adaptada e modificada conforme a realidade do projeto, mas antes de iniciá-lo seria interessante responder as seguintes perguntas:
- Qual é o meu negócio? - Onde quero chegar? - Qual atividade gostaria de desenvolver? - Qual a minha experiência e conhecimento? - O que vendo? - Para quem vendo? - Onde abrir o meu negócio? - Qual o espaço necessário? - Quando iniciarei as atividades? - Qual a documentação necessária (Legislação)? - Como conquistarei o mercado? - Quais são os meus fornecedores? - Quais são os meus concorrentes? - Que estratégia utilizarei? - Quais são os fatores críticos de sucesso do meu negócio? - Quanto vou gastar? - Existe linha de crédito? - Existe algum incentivo (Municipal, Estadual ou Federal)? - Que retorno terei sobre meu investimento?
Você não precisa ser um profissional experiente para preparar um bom plano de negócios. Entretanto, é preciso que você se comprometa a examinar cuidadosamente o conceito de negócio, decidir como irá operá-lo e colocar esta informação por escrito de forma sistemática e lógica.
Sua tarefa será obter várias informações sobre sua empresa, o setor e o mercado em que você irá operar. As informações obtidas serão o resultado da pesquisa que você fez. Por este motivo, nos referimos a esta primeira fase da preparação do Plano de Negócios como a fase de coleta de dados e análises. Um objetivo desta fase é reunir todas as informações necessárias para se decidir a iniciar um negócio específico ou ampliar um já existente.

Fonte Sebrae:
http://www.sebraesp.com.br/faq/criacao_empresa/criacao_empresa

Você gosta de novidades? Veja essas:
Perfume Afrodisíaco
Collatrim - Como Emagrecer sem ficar com estrias e flacidez
E-book Investimentos - Como Investir na Bolsa de Valores
E-book WBS - Como Abrir o Seu Negócio - Centenas de Negócios para Abrir em Casa
E-book Dietas - Como Emagrecer Rápido e Com Saúde - Tudo Sobre Dietas

Nenhum comentário: