Como Abrir um Negócio

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Como e quando devo legalizar o comércio de salgados caseiros e artesanais? Como abrir uma empresa de fabricação e vendas de salgados?

A legalização é uma questão fundamental para qualquer negócio, seja por segurança comercial ou pelos riscos operacionais.
É interessante conhecer as vantagens e desvantagens de ser uma empresa artesanal e, principalmente, conhecer as obrigações junto à Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A passagem do modelo artesanal para o industrial pode causar sérias conseqüências para a qualidade e para o diferencial competitivo da empresa (ex: sabor e densidade da massa, molhos, recheios, etc) pois, de maneira industrial, a empresa passa a ter produtos similares aos da concorrência.
Lembrando que, quando a comercialização de produtos alimentares ultrapassar os limites municipais, o tratamento do fisco (Impostos e Anvisa) também se modificará.
Um passo anterior ao processo industrial será o crescimento da produção artesanal com a aquisição de máquinas e equipamentos que possibilitem a elaboração mais rápida de alguns processos manuais, como também, a adição de pessoas de produção envolvidas ou, ainda, o aumento da carga de trabalho da família.
Qualquer que seja a escolha, a relação de custos fixos e custos variáveis e o preço de venda necessários para atender às expectativas de lucro precisam ser bem analisados, pois o mercado consumidor, bem como os concorrentes, muitas vezes determinam o preço de venda dos produtos.
Portanto, a empresa precisa criar produtos diferenciados e que agradem os consumidores.

Fonte Sebrae:
http://www.sebraesp.com.br/faq/criacao_empresa/criacao_empresa

Você gosta de novidades? Veja essas:
Perfume Afrodisíaco
Collatrim - Como Emagrecer sem ficar com estrias e flacidez
E-book Investimentos - Como Investir na Bolsa de Valores
E-book WBS - Como Abrir o Seu Negócio - Centenas de Negócios para Abrir em Casa
E-book Dietas - Como Emagrecer Rápido e Com Saúde - Tudo Sobre Dietas

Nenhum comentário: