Como Abrir um Negócio

terça-feira, agosto 23, 2011

Como Abrir - Montar uma Promotora cultural

Promotora cultural
Apresentação do Negócio
Sob o ponto de vista comercial, um evento cultural é um negócio como outro qualquer, isto é, precisa ter receitas suficientes para remunerar o investidor e cobrir os custos envolvidos na sua realização, gerando resultados atrativos para todos os envolvidos no projeto.
Para lidar com estas questões, ou mesmo, permitir que o artista possa se dedicar ao seu trabalho de criação e exibição de seu talento, geralmente, as tarefas administrativas, financeiras e operacionais envolvidas na realização de um evento cultural (show, festival, filme, peça de teatro etc.) são desempenhadas por pessoas ou empresas especializadas neste trabalho, chamadas de promotoras culturais.
Em geral o trabalho de promoção cultural pode ser dividido em duas categorias distintas:
Promoção de espetáculo - O promotor de espetáculo é responsável pela organização do evento cultural, fazendo com que ele seja executado com sucesso dentro dos objetos operacionais e financeiros previstos. Isso pode incluir até mesmo bancar os custos do espetáculo em arenas, clubes, auditórios e outros espaços, assumindo os riscos inerentes ao negócio e financiando o projeto. Esses profissionais são responsáveis pela contratação dos artistas direta ou indiretamente para a realização do evento e toda a logística envolvida na instalação do evento. Com responsabilidade sobre a segurança, qualidade e êxito do espetáculo, realizando o pagamento dos fornecedores e dos empregados envolvidos na produção. Para isto, os promotores de espetáculos podem subcontratar profissionais para colaborar na realização e promoção do evento. Além disso, realizam atividades tal como a cessão de espaço do para outros fornecedores dos mais diversos serviços, dente eles, serviços de alimentação, ambulantes, patrocinadores e outros.
Promoção artística – É o trabalho de ligação entre artistas e os promotores de espetáculos e outras pessoas envolvidas na organização e produção do show, filme, festival etc., colaborando ativamente na realização do evento/produto cultural, desde a concepção, realização, divulgação e demais quesitos essenciais para o sucesso do mesmo. Desloca-se aos locais do evento; reúne-se com os promotores de espetáculo expondo as suas idéias; assegura que os recursos solicitados pelo artista estejam disponíveis, mantém contato com os fornecedores de iluminação e som, meios de hospedagem, catering, abastecedores de camarins, cenógrafos; faz contatos com rádios, TV, revistas, agências de publicidade etc., divulgando o trabalho do artista. Muitas vezes esta atividade confunde-se com o trabalho do Agente Artístico – profissional responsável pela organização de turnês, planejamento de carreira, agenda, etc., do artista.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.
Promotora cultural
Mercado
Com toda sua extensão territorial, público consumidor, qualidade e criatividade de seus criadores, o Brasil reúne excelentes condições para fazer do mercado de promoção cultural um negócio auto-sustentável e altamente rentável.
 
A “indústria” e o “mercado” da produção audiovisual estão entre as maiores fontes de receita em todo o mundo, empregando milhões de pessoas e com capacidade infinita de expansão. A economia da cultura, que envolve produção, circulação e consumo de produtos e serviços culturais, já responde por 7% do PIB mundial. Os produtos culturais são os principais itens da pauta de exportações dos Estados Unidos e representam 8% do PIB da Inglaterra.
 
No Brasil não é muito diferente, se tomarmos como exemplo a indústria fonográfica, o país está entre os 10 maiores vendedores de discos do planeta e só o mercado formal (fora a pirataria) movimenta cerca de R$ 2,5 bilhões/ano.
 
Dados do IBGE revelam que a chamada “economia da cultura”, do país, possui indicadores expressivos: as 320 mil empresas do setor geram 1,6 milhões de empregos formais e representam 5,7% das empresas do país. A cultura é o setor que melhor remunera - sua média salarial é 47% superior à nacional.
 
Apesar disso, a produção independente ainda mostra-se incapaz de vencer desafios relacionados à distribuição, promoção e divulgação das obras artísticas, entre outros problemas.
 
Com exceção do eixo Rio - São Paulo, a situação não é diferente, muito pelo contrário. A inexistência de uma indústria e um mercado bem-estruturado, a distância física em relação à sede dos principais veículos de comunicação, entre outros fatores, agrava as dificuldades de promoção de artistas de qualidade e a conquista de mercados mais amplos para os artistas de outras regiões.
 
Dados do Ministério da Cultura de 1996 a 2002 apontam que com relação ao investimento em cultura a região Sudeste do país se destaca das demais regiões brasileiras com R$ 1,4 bilhão, isso representa aproximadamente 86% dos recursos de captação pela Lei Rouanet e Lei do Audiovisual, seguida pela região Sul com 7,4% e Nordeste com 4% do total.
 
Promotora cultural
Estrutura
A estrutura requerida para se iniciar um negócio como este é bem simples, podendo a atividade ser desempenhada a partir de uma sala comercial de aproximadamente 30 m², com o auxílio de um computador com internet, aparelho de telefone/fax e linha telefônica.
 
O local deve ser bem decorado e mobiliado com mesas e cadeiras para o empreendedor e sua equipe de assistentes e espaço para reuniões de trabalho com artistas e prestadores de serviços associados à realização do evento (iluminação som, meios de hospedagem, catering, abastecedores de camarins, cenógrafos etc.).
 
Promotora cultural
Pessoal
O próprio empreendedor com o auxílio de um(a) assistente pode iniciar um negócio de promoção cultural.
  
Promotora cultural
Equipamentos
Em geral, o trabalho de promoção cultural é uma prestação de serviço, que não envolve o uso de equipamentos específicos para o exercício da atividade. O trabalho requer apenas o uso de computador, impressora, fax, telefone etc., equipamentos estes, necessários às tarefas de suporte associadas à atividade.
 
Promotora cultural
Investimentos
A estrutura do empreendimento e os serviços ofertados são variáveis, o que podem também fazer variar o valor necessário para o investimento. Por esta razão sugerimos a elaboração de um Plano de Negócio, onde os recursos necessários, em função dos objetivos estabelecidos, poderão ser determinados. (vide modelo disponível em: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/integra_bia?ident_unico=1440).
 
O investimento inicial compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser divididos em:
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas, registro da empresa, honorários profissionais e outros;
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- capital de giro inicial – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destinam-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, dentre outros gastos.
 
Para uma promotora cultural de pequeno porte, estimamos que o empreendedor tenha que dispor de aproximadamente de R$ 25.000,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc. - R$ 2.500,00;
- montagem e aparelhamento da agência – R$ 10.000,00;
- Desenvolvimento de website e material promocional da empresa – R$ 2.500,00;
- capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 10.000,00.
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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