Como Abrir um Negócio

segunda-feira, agosto 22, 2011

Como Abrir - Montar uma empresa de Produção de games

Produção de games
Apresentação do Negócio
Os Jogos eletrônicos ou games estão inseridos em todas as camadas da sociedade, idealizados e criados para diversos propósitos tais como treinamento, educação, entretenimento e propaganda, não excluindo qualquer faixa etária ou gênero.
No Brasil, a maioria das empresas de produção de games ainda foca os esforços no mercado mais tradicional (entretenimento puro). Porém, vê-se um interesse crescente pelos advergames (uso dos games para divulgar marca) e o início de movimentação na produção de middlewares (suporte a jogos) e business games (jogos utilizados por empresas).
De acordo com a ABRAGAMES -Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (2004), o primeiro jogo produzido no Brasil tem hoje mais de 20 anos. O que poderia ser considerado um marco inicial da indústria brasileira de desenvolvimento de jogos eletrônicos é, na verdade, uma das muitas iniciativas isoladas na tentativa de se criar uma indústria.

Do início da década de 80 até o final da década de 90, pouca coisa mudou no cenário brasileiro. Poucas empresas surgiram e não foram capazes de conquistar mercados. Enquanto isso, o mercado internacional tinha resultados explosivos um ano atrás do outro aumentando o abismo que separava as produtoras nacionais das estrangeiras.

A partir do ano 2000, o cenário começou a mudar. Muitas empresas surgiram de lá para cá e inúmeras iniciativas foram tomadas em áreas correlatas de jogos (feiras, cursos, simpósios etc). Um mercado para atuação no Brasil surgiu, ainda que de forma pequena. As empresas também conseguiram realizar as primeiras investidas internacionais.

O cenário hoje ainda é de muita dificuldade, mas diferente do que a maioria das pessoas ainda pensa, o Brasil já tem condições de produzir jogos de ponta, só faltando recursos para que isso aconteça de forma efetiva (Abragames, 2004).
De acordo com Manfrin (2009), entre os pólos de maior destaque da indústria de jogos digitais estão os de São Paulo e Campinas, que cresceram à sombra da USP e da Unicamp, o Porto Digital de Recife, que abriga perto de 120 companhias de software, e outros espalhados por Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e Belo Horizonte.
Nessa perspectiva, em virtude da existência de um amplo mercado, têm surgido diversos empreendimentos brasileiros especializados na produção de games.
Este documento não substitui o plano de negócio .Para elaborá-lo procure o Sebrae.

Produção de games
Mercado

O Brasil é um local de muitas possibilidades e oportunidades no setor de entretenimento digital. O País apresenta uma grande unidade, riqueza e profissionais qualificados o suficiente para se tornar forte na indústria dos Jogos, além de apresentar uma grande e estabelecida demografia de jogadores e uma notável vontade de fazer crescer a sua própria indústria nacional de Jogos eletrônicos (MANFRIN citado por FERREIRA, 2010).
De acordo com o mais recente estudo publicado pela ABRAGAMES em 2008, existem no Brasil 560 profissionais altamente capacitados empregados em 42 empresas que produzem softwares para jogos eletrônicos, ou seja, os jogos ou parte deles.

Somando‐se software e hardware, o Produto Nacional Bruto do setor de jogos é de R$ 87.5 milhões. 43% da produção nacional de software para jogos é destinada à exportação, enquanto quase 100% do hardware fabricado se destina ao mercado interno. Pelo menos por enquanto, “o Brasil ainda é um país de hardware”.

O salário bruto médio no setor de jogos eletrônicos é R$ 2.272,71. Na opinião dos empresários, o salário poderia ser maior, a indústria poderia produzir mais e gerar mais empregos se os custos de contratação de mão‐de‐obra no Brasil fossem menores. Os perfis profissionais mais comuns na indústria brasileira de jogos são artistas gráficos e programadores (Abragames, 2008).

A indústria brasileira é hoje responsável por 0,16% do faturamento mundial com jogos eletrônicos. Na indústria de software (e não apenas de jogos), o que é made in Brazil representa aproximadamente 1,8% da produção mundial (fonte: ASSESPRO‐SP). Entretanto, é principalmente focada no mercado interno.

Oportunidades: mercado em expansão e políticas públicas de apoio ao setor
A Abragames observou que o desenvolvimento do setor de jogos eletrônicos converge com as atuais tendências tecnológicas. Atualmente, no Brasil, há uma grande discussão a respeito da implementação da TV digital e o seu impacto em termos de convergência tecnológica com internet, comunicação sem fios etc. Há um consenso de que interatividade será a palavra-chave para entender esse novo cenário de conteúdo digital. E interatividade é o nicho de mercado fundamental para a indústria de jogos. Nessa perspectiva, um novo campo será aberto para aplicações inovadoras envolvendo jogos eletrônicos. Explorar corretamente esta sinergia pode significar um importante caminho para as empresas desenvolvedoras de jogos no Brasil.

Além disso, o estudo da ABRAGAMES (2008) assinala ainda que, em 2006, empresas de jogos tornaram‐se parte do projeto setorial integrado de software e serviços (PSI‐SW) financiado pela APEX (Agência Brasileira de Promoção da Exportação e Investimentos) e co‐gerenciado pelo SOFTEX. O grupo de jogos tem co‐gestão da ABRAGAMES. Graças a esta organização e ao incentivo, as exportações em 2008 se multiplicaram o que mostra um interesse governamental cada vez maior por esse setor.

Ameaças: pirataria e alta mortalidade para micro e pequenas empresas
 
Ainda de acordo com o estudo realizado pela ABRAGAMES, o mercado interno fortemente afetado pela pirataria e pela importação ilegal, faz a indústria nacional depender principalmente da exportação. Por um lado, as empresas sobreviventes se tornam fortes exportadores; por outro, a mortalidade de pequenas empresas de jogos no Brasil é alta, já que em paralelo ao desafio de criar uma empresa há a necessidade de aprender a exportar. Ainda assim, a indústria cresce. O que a Abragames conclui é que um mercado interno significativo poderia tornar as empresas brasileiras mais fortes e portanto ainda mais competitivas internacionalmente.

Produção de games
Estrutura
De acordo com o diretor da Abragames, Winston Petty, com a abertura de novos canais de publicação direta e distribuição de conteúdo por download, diversas oportunidades de estruturas diferenciadas surgiram, permitindo inclusive uma produção com estrutura e custos relativamente inferiores ao mínimo necessário para constituição de uma empresa tradicional. Em outras palavras, existem casos de sucesso desenvolvidos com estrutura mínima, semelhante a produção de garagem.
Fazendo um paralelo com a produção de vídeo e a indústria cinematográfica, hoje também a indústria de games tem segmentos e projetos de todos os portes, como a produção independente de um curta-metragem de baixo custo, apenas com a figura do autor, até super-produções milionárias com grandes equipes.
Podemos utilizar como exemplo uma estrutura básica com uma área de 60 m² que será distribuída entre recepção, sala de criação e desenvolvimento de games, escritório (para parte administrativa), pequena copa e banheiro para os funcionários.

Como em qualquer outro empreendimento, os departamentos deverão ser separados da melhor forma para que seja possível conseguir a maior produtividade possível de cada colaborador. Quanto ao imóvel escolhido para instalação da empresa, ele deve oferecer a infraestrutura necessária para a instalação do negócio e, ainda, propiciar o seu crescimento. Dentre os aspectos de infra-estrutura que devem ser observados citamos a disponibilidade de internet banda larga, água, gás, eletricidade, rede de esgoto, vias de transportes e de comunicação etc. Cuidado com imóveis situados em locais sem ventilação, úmidos, sujeitos a inundações ou próximos às zonas de risco. Consulte a vizinhança a respeito.

Estrutura Tendência: estrutura virtual
Uma alternativa para as pequenas empresas é contratar serviços de escritórios virtuais para quem quer usufruir de um endereço de prestígio sem os investimentos normalmente necessários. Essas empresas oferecem espaço físico, secretária, mobiliário, atendimento telefônico, sala de reunião e serviços de apoio administrativos. Os planos são flexíveis e com mensalidades, em geral, a partir de R$ 120,00, dependendo da cidade e da localização do escritório.

Produção de games
Pessoal
Selecionar as pessoas que irão trabalhar na sua empresa exige que considere cuidadosamente as habilidades específicas exigidas para cada tipo de atividade que desenvolverão.

O quadro de funcionários de uma empresa de produção de games irá variar de acordo com o porte do empreendimento. Em geral, para início de negócio (de uma pequena empresa), são necessários, no mínimo, 4 funcionários (o dono, 1 programador, 1 designer e 1 gerente de projeto).
A paixão pelos jogos eletrônicos deve ser um importante requisito para quem pretende trabalhar na criação de games. De modo geral, as funções são distribuídas em quatro áreas. Três ligadas ao produto e a outra ao gerenciamento do negocio.
O game designer é o responsável pelo projeto do jogo, agrupa as idéias dentro do mapa e define o sistema de regras e as conseqüências das ações dos personagens. Ele não precisa ser um técnico. Geralmente vem da área de comunicação, mas é importante conhecer bastante o funcionamento do processo de um jogo.

Já o programador é aquele que tem uma formação técnica (Ciências da Computação, por exemplo) e cria toda a interface do game. É importante que um destes deve ter pelo menos alguma noção do que o outro executa.

Cabe ao artista (ilustradores e modeladores 3D) criar toda a parte
visual do game com a qual o jogador vai ter contato. Para este tipo de profissional, acaba fazendo pouca diferença a formação acadêmica, o que conta mais e o portfólio.
Em alguns casos, ainda pode haver a “figura do tester”, que irá jogar exaustivamente o protótipo para descobrir possíveis erros de programação.

O vendedor e o gerente da empresa (geralmente o dono) deverão conhecer bem os games comercializados. O vendedor é responsável pelo atendimento ao cliente, vendas e eventualmente pelo controle de estoque (no caso de um pequeno empreendimento) e o gerente será reponsável pela compra de matéria-prima, pagamentos, além da gestão do empreendimento.

Ressalta-se ainda que o proprietário do negócio deverá estar presente em todas as operações da empresa, principalmente acompanhando a área de criação e desenvolvimento (coração da empresa), vendas e estoque, bem como a parte de gestão administrativo-financeira da empresa.
Recomenda-se ainda a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios de natureza financeiros ou outros. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:
·        recrutamento e seleção;
·        treinamento de novos funcionários;
·        custos com demissões.

Produção de games
Equipamentos
Os equipamentos implementados dependem da estrutura que vai ser montada variando de acordo com o porte e produtos a serem vendidos. Dentre os principais equipamentos necessários para um empreendimento que pretende produzir games, podemos destacar:

Parte administrativa:
 
  • Telefone/fax;
  • Móveis de escritório (mesa/cadeira/arquivo);
  • Computador;
  • Impressora.
Parte da produção:
 
  • Computadores com placa de vídeo;
  • Softwares de criação de games 2D e 3D;
  • Internet banda larga.

De acordo com o diretor da Abragames, Sr. Winston Petty, ainda devemos levar em consideração a necessidade de estações de trabalho de alto processamento computacional e gráfico. As tecnologias variam muito dependendo do escopo do projeto, podendo variar desde o popular Flash, como a Unity (nova tecnologia que permite execução de gráficos 3D de alta qualidade no navegador) até engines específicas para o desenvolvimento para consoles, fechadas apenas para empresas licenciadas.

A tecnologia é muito relevante nesse tipo de negócio. Quanto mais avançados forem os sistemas informatizados, as máquinas e os equipamentos, maior será a qualidade e produtividade da empresa. Contudo, nada disso acontecerá se a mão-de-obra não for devidamente qualificada e comprometida com o projeto da empresa de produção de games.

Produção de games
Investimentos
Investimento consiste na aplicação de algum tipo de recurso esperando, um retorno superior aquele investido, em um determinado período de tempo. O investimento que deve ser feito em um empreendimento varia muito de acordo com seu porte.
O investimento inicial irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento e do tipo de produto fabricado/vendido. Para uma empresa que fabrica games com uma estrutura mínima de pequeno porte devemos considerar os seguintes itens:
  • Reforma e instalações da fábrica: R$ 3.000,00
  • Equipamentos para área de produção: computadores com placa de vídeo de 256 megabytes, softwares de criação 2D e 3D, internet banda larga, móveis de escritório : R$ 80.000, 00
  • Investimento inicial em marketing: R$ 5.000,00
  • Capital de giro para iniciar as atividades: R$ 20.000,00

Total do investimento inicial: R$ 108.000,00*
 
Os valores acima relacionados são apenas uma referência para constituição de um empreendimento dessa natureza. Para dados mais detalhados é necessário saber exatamente quais tipos de games serão produzidos pela empresa e qual o seu porte. Nesse sentido, aconselhamos ao empreendedor interessado em constituir esse negócio, a realização de levantamento mais detalhado sobre os potenciais investimentos depois de elaborado seu plano de negócio (para elaboração do plano de negócio procure o Sebrae do seu estado).
Além disso, os valores acima irão variar conforme a região geográfica que a empresa irá se instalar, da necessidade de reforma do imóvel, do tipo de mobiliário escolhido, etc.
* No caso de uma empresa de grande porte com uma estrutura industrial completa o investimento inicial pode chegar a 5 milhões de reais.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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