Como Abrir um Negócio

quarta-feira, agosto 03, 2011

Como ser um Personal Stylist - Estilista pessoal

Personal Stylist(estilista pessoal)
Apresentação do Negócio
A história da moda comprova que todas as sociedades usaram e usam roupas e enfeites para se comunicar, mostrando por meio da indumentária, um pouco da própria personalidade. Assim, a imagem pessoal está relacionada com a auto-estima, numa via de mão dupla: a pessoa com auto-estima baixa pode elevá-la por meio da valorização de sua imagem; uma auto-imagem negativa faz baixar a auto-estima, o gostar de si mesmo. Se a auto-estima não está saudável, a pessoa pode ter seu desempenho prejudicado em todas as áreas da vida.
      No meio profissional, a imagem pessoal é levada em conta na hora de uma contratação. Aqui não se refere à beleza natural e sim ao cuidado demonstrado com a imagem que é passada às outras pessoas. Entretanto, nem sempre a pessoa possui os conhecimentos de estilos, combinação de cores, combinação de acessórios, e nem da forma adequada de harmonizar estilos com seu biótipo.  E esses conhecimentos são importantes para a criação e manutenção da imagem.
      O Personal Stylist, também chamado de Consultor de Imagem é o profissional que orienta e apóia seus clientes na definição de sua imagem, por meio de planejamento do vestuário, acessórios, organização do guarda-roupa, como fazer compras e etiqueta social. “A tarefa do consultor é, acima de tudo, desvendar, dentro daquilo que aparece nas vitrines e passarelas, o que se encaixa no perfil de cada um”.( HAWILLA, 2007, pág. 01)
      O trabalho como  Personal Stylist é novo no Brasil, surgiu no início deste século.  Teve seu início com as atrizes do cinema americano, que foram as primeiras a buscar os conselhos de pessoas conhecedoras do assunto, que passaram a ser chamadas de Consultores de Imagem. Na atualidade, existem cursos que preparam esse profissional.
      Nesta “Idéia de Negócio” serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma empresa de consultoria de moda. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Personal Stylist(estilista pessoal)
Mercado
O mercado consumidor deste ramo de negócio é composto, principalmente, por estudantes e profissionais da área de moda, lojistas, vendedores de moda, políticos e qualquer pessoa interessada em aprender a valorizar sua imagem pessoal.
      Este é um ramo novo e com grande potencial de desenvolvimento. Entretanto, o mercado ainda é restrito, o Personal Stylist é contratado comumente por pessoas de alto poder aquisitivo.
      Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser complexa, sofisticada ou dispendiosa em termos financeiros. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público-alvo em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma Consultoria com  Personal Stylist. Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes.
      O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
      Algumas ameaças e oportunidade desta atividade empresarial merecem destaque:
      Ameaças
      - Desconhecimento do trabalho do Personal Stylist por parte do público em geral;
      Oportunidades
      - Possibilidade de parcerias com boutiques, sapatarias,  lojas de venda de acessórios para vestuário  lojas de tecidos; empresas de colocação e recolocação de profissionais no mercado de trabalho; companhias de teatro, agências de modelos.
 
Personal Stylist(estilista pessoal)
Estrutura
A área mínima necessária para uma Consultoria em Personal Stylist é de aproximadamente 30m² não existindo inicialmente necessidade de contratação de pessoal.
      Para o atendimento de clientes, a estruturação de um pequeno escritório em ponto comercial é suficiente. A seguir segue sugestão de equipamentos para o escritório:
     
      Equipamentos :
     
      - Computador
      - Mesa
      - Cadeiras
      - Sofá ou poltronas
      - Armários
      - Carrinho Bar ou similar
      - Espelhos
     
      Uma boa decoração causa uma impressão favorável no cliente, principalmente quando o assunto é moda. Revestimentos, pintura, móveis, e iluminação são componentes importantes para obter uma estética favorável. Além da estética e da decoração, o ambiente deve ser funcional, observando os espaços necessários para circulação, prevendo inclusive adaptações necessárias para o acesso e atendimento de portadores de necessidades especiais.
      O conceito adotado na arquitetura da empresa tem que estar condizente com a imagem que se deseja vender.
Personal Stylist(estilista pessoal)
Pessoal
As pequenas empresas de Consultoria de Personal Stylist não precisam se preocupar inicialmente com contratação de funcionários. Apenas um consultor, que comumente é o proprietário, é suficiente para atender os primeiros clientes.
      Para prover este tipo de serviços as competências gerais básicas necessárias aos profissionais são:
      - Conhecimentos de etiqueta;
      - Conhecimentos de estética;
      - conhecimentos de estilo;
      - Conhecimentos de moda;
      - Capacidade de compreensão do outro;
      - Boa cultura geral;
      - Criatividade;
      - Paciência:
      - Sensibilidade.
 
Personal Stylist(estilista pessoal)
Equipamentos
Para estruturar a empresa serão necessários os seguintes equipamentos:
- Uma mesa;
- Três cadeiras;
- Sofá ou duas poltronas;
- Um computador;
- Uma impressora multifuncional;
- Um aparelho telefônico.
Tecnologia
      Existem softwares disponíveis no mercado que além de auxiliarem os Personais Stylists a montarem as melhores combinações para seus clientes funcionam como uma ferramenta de venda. Utilizando as medidas do cliente, ele recria o corpo do cliente e mostra o desenho na tela. Desta forma, é possível observar melhor os modelos e tamanhos mais adequados a cada tipo de corpo.
Fornecedor:
Optikad do Brasil
Rua Octávio Forghiere, 186
JD Gumercindo
Guarulhos - SP
CEP 07090-070
Phone - 55 -11-2441-7749
Fax - 55-11-2443-4646
Email: dlr.optikad.br@optitex.com
  
Personal Stylist(estilista pessoal)
Investimentos
Várias decisões irão impactar no montante do investimento necessário para abertura de uma Consultoria de Personal Stylist, dentre elas:
      Localização: o valor para alugar ou comprar um imóvel irá variar de acordo com a região escolhida para abertura do negócio.
      Tipo de imóvel: optar por alugar ou comprar um imóvel;
      Qualidade do imóvel: condições físicas do imóvel, necessidade de reforma, tamanho da reforma.
      Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999, p.17).
      Considerando uma Consultoria de Personal Stylist instalada numa área de 30m², é necessário um investimento inicial estimado em aproximadamente em R$ 20.460,00 (vinte mil quatrocentos e sessenta reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
      - Reforma do local e Mobiliário: R$ 10.000,00
      - Aluguel: R$ 550,00
      - Divulgação: R$ 3.000,00
      - Equipamentos: R$ 2.000,00
      - Taxas e Impostos: R$ 1.500,00
      - Capital de giro: R$ 1.705,00
      As informações aqui prestadas não são referências, são apenas exemplos. Os valores acima irão variar conforme a região geográfica que a consultoria irá se instalar, necessidade de reforma do imóvel, tipo de mobiliário e etc.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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