Como Abrir um Negócio

segunda-feira, agosto 22, 2011

Como produzir biojóias

Produção de biojóias
Apresentação do Negócio
A Biojóia é um adorno produzido a partir de materiais extraídos da natureza, tais como sementes diversas, fibras naturais, casca do coco, conchas, madrepérola, capim, madeira, ossos, penas, escamas, etc., com ouro, pedras preciosas semi-preciosas e outros materiais nobres. Trata-se, portanto, de criações artísticas, tipicamente brasileiras, que aproveitam a riqueza de cores, texturas e aromas da flora brasileira para o público feminino, principalmente.
      Para melhor entendimento do temo “biojóia”, será  feita a diferenciação entre jóia, bijuteria e biojóia, como segue:
      * Jóia: peça feita com metais nobres como o ouro e a platina, pedras preciosas e semi-preciosas que são cravadas, de alto valor comercial e com desenhos exclusivos.
      * Bijuteria: peça produzida com materiais sintéticos ou naturais, sem metais nobres ou pedras preciosas. E quando são usadas outras pedras, são coladas. A prata, no entanto, é utilizada na produção de jóias e também de bijuterias.
      * Biojóia: peça produzida com a combinação harmoniosa de elementos naturais com metais nobres e/ou pedras preciosas.
      As biojóias são produzidas por artesãos, mas já existe no mercado o profissional definido como Biodesigner, que assessora o artesão, para que a busca por insumos na natureza se realize dentro de parâmetros de responsabilidade com o meio ambiente e o orienta quanto aos cuidados necessários para que as biojóias tenham qualidade e durabilidade.
      Segundo S. Matter, em artigo publicado no site da Krystalos, “A infinita riqueza do potencial da natureza brasileira, resulta em jóias vibrantes, calorosas e ousadas. A Biojóia chegou no cenário da moda com todo o vigor. E, chegou para ficar.” 
      Este documento contém informações importantes para o empreendedor que queira trabalhar com Produção de Biojóias, mas não substitui o Plano de Negócios. Para obter informações sobre Plano de Negócios, o empreendedor deve procurar o SEBRAE mais próximo.

Produção de biojóias
Mercado
O mercado de biojóias é um mercado em expansão com potencial de exportação. A beleza e originalidade das biojóias atraem consumidores, fazendo crescer a demanda por sua comercialização.
      Apesar de a maior parte da produção de biojóias estar concentrada em determinadas regiões do Brasil, onde há comunidades que se beneficiam da atividade, gerando de emprego e renda, as biojóias hoje são elaboradas e comercializadas em praticamente todo o território nacional. Na cidade de Manaus, por exemplo, o mercado de biojóias ganha espaço a cada dia, em função da diversidade das peças oferecidas ao consumidor. Isso tem atraído grandes joalherias do Brasil, que estão, cada vez mais, apostando na mistura de materiais naturais com as pedras preciosas e semipreciosas e metais nobres.
      Não foram localizados registros que informem a quantidade de produtores de biojóias no Brasil. É comum que a produção seja feita na própria residência do artesão, e na maioria dos casos são informais. 
      Muitos artesãos ainda não têm estrutura física própria montada para a comercialização de seus produtos. Preferem investir expondo-os em showrooms, feiras, congressos, desfiles e eventos do gênero, por acreditarem que os acessórios fazem parte de um componente essencial e caracterizador do vestuário, e que por isso não deve ser apreciado isoladamente.
      No mercado internacional cresce o sucesso das biojóias brasileiras. Os produtos naturais estão claramente valorizados no mercado externo. A diversidade e beleza das peças produzidas no Brasil, aliadas à criatividade do brasileiro, enchem as vitrines das lojas de “Tropic Concept” (um conceito adotado pelas lojas estrangeiras ao se referirem às biojóias brasileiras, que possuem uma conotação tropical), que ganham mais espaço mundo afora. Empreendedores de biojóias da cidade de Ribeirão Preto/SP afirmam que 90% da produção daquela região é adquirida por estrangeiros.
     
      Ameaças e oportunidades
      Como em todo empreendimento, na atividade de fabricação de biojóias o empresário deve estar preparado para antever possíveis riscos que irá correr, e a partir daí, lançar mão de ações estratégicas que diminuam as ameaças e aumentem as possibilidades de atrair oportunidades para garantir o sucesso de seu negócio.
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada em termos de qualidade das instalações, valores praticados, tendências de  design, etc. 
      O risco de abrir as portas sem conhecimento do mercado consumidor, concorrente e fornecedor  local é muito grande.
     
      Oportunidades
      Podem ser oportunidades no ramo de fabricação de biojóias:
      - Criações exclusivas e com alto valor agregado;
      - Valorização do produto no mercado internacional;
      - Flexibilidade de venda do produto em lojas e eventos de moda de maneira geral, ampliando as possibilidades de comercialização;
      - Associação dos produtos a projetos sociais, que visem a geração de emprego e/ou trabalho e renda 
     
      Ameaças
      Algumas ameaças que podem ser previstas na fabricação de biojóias:
      - Capital insuficiente para investimento no negócio;
      - Crises na economia, que desfavoreçam a moeda nacional e dificultem os investimentos;
      - Mão de obra não qualificada, que comprometa a qualidade dos produtos;
      - Inviabilidade de investimento em estratégias de marketing para divulgação e venda das biojóias;
      - Cultura instalada em alguns profissionais do ramos de apenas copiar peças de outros fabricantes, sem acrescentar diferencial competitivo;
      - Exigência de cuidados específicos para que a matéria prima e/ou o produto  não se deteriore.

Produção de biojóias
Estrutura
O ambiente onde funciona o processo de produção de biojóias é, em muitas situações, a própria residência do artesão. Nesse caso, a maioria dos profissionais afirma que não existe um padrão de estrutura física, além do espaço que deverá ser destinado ao processo de tratamento dos insumos, tingimento, secagem e à montagem das biojóias.
      É importante que o trabalho seja realizado em um local claro, com ventilação adequada,  e que tenha pelo menos duas a três mesas largas e grandes, adaptadas e apropriadas para o desempenho das atividades de montagem das peças.
      Quando o ponto residencial for utilizado para abrigar não somente a fábrica como o comércio das biojóias, é recomendável que a estrutura física seja devidamente adaptada às necessidades de cada segmento, a fim de que não se misturem locais de moradia com espaços de convivência profissional. 
      Se o empreendedor optar por também realizar vendas no varejo, a loja especializada em biojóias deverá ter um arranjo físico onde o público consumidor veja nas biojóias produtos exclusivos e originais.
      O ambiente deverá ser claro e com poucos móveis, para dar destaque e harmonização às cores das biojóias.
      As prateleiras e mostruários deverão compor poucas peças de cada modelo, para que possam ser apreciadas com detalhamento pelo cliente.
      Como em qualquer loja de adornos/acessórios, os espelhos são necessários.
      Como são ricas em diversidade, os modelos expostos devem ser agrupados por similaridade.
      É importante que as etiquetas de identificação dos produtos sejam personalizadas e discriminem os preços de venda. A marca registrada deixa o cliente confiante de que está comprando um produto de qualidade e com garantia de atendimento pós-venda.  

Produção de biojóias
Pessoal
Ao contrário do que pode se pensar, o processo de fabricação das biojóias é bastante complexo. Por serem elaboradas com matérias primas extraídas da natureza, sejam elas in natura ou obtidas por meio de descarte, requerem tratamentos específicos.
      As pessoas que trabalham na produção de biojóia precisam saber fazer corretamente a coleta das sementes, folhas, cascas e afins, o tratamento dessa matéria prima e os insumos utilizados, e, principalmente, saber sobre os cuidados necessários à preservação dos produtos acabados.
      O comércio de biojóias tem gerado muitos postos de trabalho e beneficiado pessoas com um nível de escolaridade mais baixo e contribuído em projetos sociais. Por exemplo, em Brasília, uma artesã e empresária passou a ensinar às presidiárias, a técnica de produção das biojóias que vende, incentivando-as ao trabalho e fazendo com que, por meio da produção das peças, suas penas fossem reduzidas a partir do tempo de produção.
      A quantidade de pessoas para trabalhar na Produção de Biojóias pode limitar-se ao artesão e um auxiliar, no início das atividades.
      Cabe ao artesão a criação, o desenho e a produção das peças, seleção de matéria prima, bem como o cuidado com as tarefas administrativas.
      O auxiliar pode ser encarregado de atividades de apoio, tais como o armazenamento de insumos, limpeza do ambiente, etc.
      As pessoas que trabalham com biojóias deverão ser competentes para desempenhar de maneira satisfatória  as seguintes situações, dentre outras:
      - Criar peças originais;
      - Manipular peças e equipamentos pequenos e delicados;
      - Cuidar de pequenos detalhes;
      - Harmonizar cores e texturas.
      A capacitação do pessoal deverá ser voltada para o desenvolvimento dessas competências.
      Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos da categoria - Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Joalheria e Lapidação de Pedras Preciosas- ou Sindicato do comércio varejista, conforme o caso, e a partir daí A Produção de Biojóias deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
      É recomendável a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios financeiros ou não. Assim, a Produção de biojóias poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a diminuição de custos com recrutamento e seleção e demissões, e ainda poderá evitar o investimento de tempo em adaptação de novos funcionários.
      
Produção de biojóias
Equipamentos
A fabricação de biojóias é um processo considerado artesanal, porém complexo, como foi dito no item “pessoal”. Tendo em vista que a matéria prima utilizada são sementes, madeiras, fibras das árvores, etc, que as diferencia das bijuterias tradicionais, sua elaboração não requer produção em série, muito menos um processo industrial, apesar deste tipo de negócio ser caracterizado como setor secundário da economia (indústria). Por esse motivo, são poucos os investimentos em equipamentos ou maquinários dos quais o empresário do ramo despenderá para a montagem de seu negócio.
      Em princípio, o processo de fabricação não requer compra de maquinários mais pesados, complexos ou afins. No caso de produzir peças com sementes deve-se ter uma estufa para a secagem das sementes e uma câmara com emissão de raios ultra-violetas para a eliminação de fungos.
      Se o empreendedor optar por trabalhar com pedras na montagem das peças precisará de máquina para polir este tipo de matéria prima. Porém existem  artesãos que terceriazam a lapidação, pelo menos no início do empreendimento
      Para o trabalho de montagem e acabamento, alguns artesãos utilizam equipamentos mais sofisticados como por exemplo,  furadeiras próprias para este fim.
      Nos casos em que optar por loja própria, o empresário deverá dispor de caixa registradora para a emissão de nota fiscal, um computador com software para controle das vendas e do estoque das mercadorias, além de outras especificidades relacionadas as uma loja desta natureza.
      O dimensionamento da necessidade de equipamentos depende muito da percepção do empresário do volume de clientes atendidos.
      O empreendedor deverá consultar os fabricantes dos equipamentos para conhecer o tempo de obsolescência e analisar a relação custo X benefício da aquisição desses equipamentos, como pro exemplo estufas e  câmara de luz.
      Normalmente neste ramo de empreendimento não se faz necessário a contratação de seguros para as instalações e equipamentos. Porém, cabe ao empreendedor analisar e decidir sobre a contratação desse serviço.  

Produção de biojóias
Investimentos
 Várias decisões irão impactar no montante do investimento necessário para abertura de uma empresa de pequeno porte  que produz Biojóia, dentre elas:
      Localização: o valor para alugar ou comprar um imóvel irá variar de acordo com a região escolhida para abertura do negócio; 
      Tipo de imóvel: optar por alugar ou comprar um imóvel;
      Qualidade do imóvel: condições físicas do imóvel, necessidade de reforma, tamanho da reforma;
      Equipamentos: optar por equipamentos novos ou usados, equipamentos mais simples ou mais sofisticados.
      Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999, p.17). As instruções de como fazer um plano de negócios o SEBRAE oferece um curso gratuito na internet, para se inscrever é preciso acessar http://www.ead.sebrae.com.br/.
      Considerando um ambiente para  Produção de Biojóia instalado numa área de 20m² com equipamentos básicos, é necessário um investimento inicial estimado em aproximadamente em R$ 11.615,00 (onze mil seiscentos e quinze reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
      - Reforma do local: R$ 2.000,00;
      - Aluguel: R$ 300,00
      - Mobiliário: R$ 1.000,00;
      - Divulgação: R$ 1.000,00
      - Equipamentos e utensílios: R$ 1.500,00
      - Telefone/fax, microcomputador e impressora: R$ 1.400,00
      - Insumos: R$2.600,00
      - Taxas e Impostos: R$ 300,00
      - Capital de giro: R$ 1.515,00
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: