Como Abrir um Negócio

segunda-feira, agosto 22, 2011

Como produzir plantas e flores ornamentais

Produção de plantas e flores ornamentais
Apresentação do Negócio
A floricultura é um ramo em expansão do agronegócio, caracterizado pela produção de mudas de flores e plantas ornamentais. As plantas ornamentais são aquelas que produzem folhagens e/ou frutos que atraem por sua beleza, possibilitando a ornamentação de espaços internos ou externos, a utilização como complementos de indumentárias, como os tradicionais buques das noivas ou ainda para serem presenteadas.
      O Brasil é um país privilegiado por possuir, em sua extensão territorial, condições de diferentes temperaturas, umidade do ar, solo, etc, o que favoreceu o surgimento de uma riquíssima flora, com muitas espécies conhecidas e outras ainda por serem descobertas e exploradas.
      O maior centro de produção de flores e plantas ornamentais está localizado em São Paulo, na cidade de Holambra, que exporta para todo o Brasil e também para o exterior.
      Este tipo de agronegócio  vem se consolidando como um ramo de negócio que gera uma quantidade de empregos significativa e com alto potencial de exportação e rentabilidade.
      Os produtores de flores e plantas ornamentais poderão contar com uma certificação de implantação de boas práticas, facilitando a colocação do produto no mercado interno e externo, pela indicação do alto padrão da qualidade. Uma parceria entre a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Ministério da Agricultura Associações de produtores, está elaborando em 2009, o manual de boas práticas, por meio da metodologia de Produção Integrada (PI), que já é utilizada na fruticultura. A PI indica como fazer o controle de resíduos e estudos do impacto ambiental que a produção de plantas ornamentais pode provocar.
      Para o empreendedor que gosta de lidar com a terra e a produção agrícola, a Produção de Flores e Plantas Ornamentais é uma boa opção.
       Nesta “Idéia de Negócio” serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que queira produzir Flores e Plantas Ornamentais.
      Este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio, consulte o SEBRAE mais próximo.

Produção de plantas e flores ornamentais
Mercado
"O mercado de plantas ornamentais no Brasil é menor que em muitos países como, por exemplo, Estados Unidos e países da Europa, em geral. Contudo, este é um mercado que apresenta um grande potencial de crescimento caracterizado pelo surgimento de novos pólos geográficos regionais de produção, aumento das exportações e do consumo interno.
      A produção de flores e plantas ornamentais no Brasil ainda caracteriza-se como uma atividade típica de pequenos produtores. Estima-se a existência de aproximadamente sete mil produtores de flores que cultivam 7.500 hectares em 304 municípios brasileiros.
      Como foi dito, o principal pólo produtor brasileiro é São Paulo destacando-se a cidade de Holambra, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Outros estados do Nordeste como por exemplo, Ceará, Alagoas, Pernambuco e Bahia também começam a ampliar a produção de flores e plantas ornamentais.
      As plantas ornamentais correspondem a 50% da produção, as flores de corte por 29% e, as flores em vaso por 13%, as folhagens em vaso e de corte por 6%. Dentre as flores de corte, a principal espécie produzida no Brasil  é a rosa, ocupando entre 25% e 30% da área total plantada no país.
     
Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados financeiros que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, em termos de padrão de qualidade e valores praticados.
      O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande, e pode significar o fracasso da Produção de Plantas Ornamentais
       Oportunidades
      - Investimento da Embrapa em pesquisas, possibilitando a redução dos custos na produção;
      - Programa de expansão e fortalecimento da cadeia produtiva da floricultura do SEBRAE, que promove a articulação de parcerias, pesquisas de mercado, capacitação, sensibilização e estímulo ao associativismo.
      - O Brasil possui grande biodiversidade natural, além de existir a possibilidade de se descobrir muitas novas espécies, possibilitando aos produtores nacionais concorrer com produtos diferenciados no mercado internacional e oferecer maior variedade de plantas aos clientes nacionais.
      - Exportação: o mercado internacional movimenta nove bilhões ao ano e a participação brasileira ainda é tímida neste mercado.
      Ameaças
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer.
      São ameaças para uma empresa de pequeno porte que produz Flores e Plantas Ornamentais:
      - Baixo consumo per capita de flores e plantas ornamentais no Brasil;
      - Dificuldade de transporte adequado para conservação das plantas e flores;
      - Se o empreendedor desejar exportar enfrentará a o problema da falta de câmaras frias nos aeroportos brasileiros para conservação do produto;
      - Concentração maior das vendas em datas e ocasiões específicas como dia dos namorados, dia das mães, ano novo e finados.

Produção de plantas e flores ornamentais
Estrutura
A área mínima para Produção de Plantas Ornamentais é relativa. De acordo com especialistas do ramo, existem produtores que utilizam apenas um espaço de 40m². Entretanto eles relatam que numa área dessa dimensão não oferece a possibilidade de se obter lucros vantajosos com o negócio, apenas a possibilidade de “sobreviver”. É possível estruturar uma produção que fomente bons negócios numa área de 230 m², dividida em estufa, área de produção a céu aberto, uma doca para concentrar o produto final e espaço para atividades administrativas.
      Equipamentos necessários à realização de atividades administrativas
      - Mesa;
      - Cadeiras;
      - Arquivo para pastas suspensa;
      - Computador;
      - Impressora;
      - Telefone/Fax
      Equipamentos e materiais para produção em estufa e a céu aberto
      - Estufa;
      - Máquina agrícola para desinfecção de solo;
      - Equipamentos para irrigação;
      - Tela plástica para sombreamento;
      - Embalagem plástica para mudas;
      - Caixas;
      - Podador motorizado;
      - Pá;
      - Arado de disco;
      - Enxada rotativa;
      - Enxada.
      Equipamentos para distribuição
      - caminhão.
 
Produção de plantas e flores ornamentais
Pessoal
 O empreendedor que está iniciando um negócio deve estar atento para não exceder os custos. Contratar muitas pessoas inicialmente pode impactar negativamente os custos iniciais de produção. É muito comum encontrar dentro deste ramo produtores que contam com a ajuda de pessoas da família, além de contratar mão de obra temporária para períodos específicos de maior demanda de trabalho.
      Uma área de 230 m² demanda um responsável técnico, que pode ser o próprio produtor, duas pessoas para produção e um motorista.
      Floricultores
      Responsabilidades:
      - Colheita e pós-colheita de diversas plantas;
      - Acondicionamento e embalagem;
      - Plantação e manutenção de cultivos;
      - Manuseamento e aplicação de produtos fitossanitários;
      - Gestão do controle ambiental de estufas
      Motorista
      - Transportar as plantas até os clientes;
      Responsável Técnico
      Responsabilidades:
      - Conhecer as principais espécies de plantas ornamentais produzidas pelo mercado e orientar sobre seus respectivos processos produtivos;
      - Planejar a produção;
      - Realizar a análise econômica da produção;
      - Diferenciar as melhores técnicas para o cultivo;
      - Preparar o substrato adequado a cada planta:
      - Realizar o cultivo de flores e folhagens em canteiro e em vasos;

Produção de plantas e flores ornamentais
Equipamentos
Equipamentos
- Tela plástica para sombreamento: para favorecer um microclima que evite a desidratação das mudas e protegê-las da incidência direta dos raios do sol.
      Como uma alternativa para aliviar os custos de quem está começando o negócio de Produção Flores de Plantas Ornamentais, o empreendedor poderá verificar a possibilidade de adquirir alguns equipamentos de “segunda mão”, dentre eles:
- Máquina agrícola de desinfecção de solo: aumenta a produção e a qualidade das plantas evitando a infecção por pragas e doenças.
- Equipamentos para irrigação:
- Arado de disco: Utilizado para preparar o solo.
- Enxada rotativa: Utilizada para misturar o adubo no solo.
      Tecnologia
- Estufa:
      Possibilita o controle sobre a produção e permite evitar o estabelecimento de pragas e doenças.
      É possível encontrar diversos tipos de estufa que variam conforme o tipo de controle de ambiente que deseje se estabelecer:, umidade, iluminação e temperatura. Além desses controles a tecnologia já oferece estufas que controlam as condições ambientais em seu interior com precisão permitindo inclusive elevar ou abaixar qualquer variável ambiental por meio de equipamentos eletrônicos.
- Sistema de irrigação “folha mágica”:
      Sistema que detecta a umidade do ambiente. Evita que o sistema de irrigação seja acionado durante as chuvas, diminuindo o gasto com energia elétrica e o desperdício de água.
 
Produção de plantas e flores ornamentais
Investimentos
Todas as respostas para as questões relacionadas a investimento surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999).
      Considerando que a Produção de Flores e  Plantas Ornamentais seja instalada numa área de 230m² investimento inicial pode ser estimado em R$ 45.500,00 mil, aproximadamente, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
* Infra Estrutura de Produção: R$ 10.000,00
* Equipamentos: R$ 20.000,00
* Estrutura Administrativa: R$ 3.000,00
* Insumos: R$ 2.000,00
* Capital de giro: R$10.500,00
  
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: