Como Abrir um Negócio

quarta-feira, agosto 03, 2011

Como Abrir - Montar uma empresa de Prestação de serviços de caligrafia

Prestação de serviços de caligrafia
Apresentação do Negócio
Caligrafia significa a arte da escrita bela. O termo tem origem nas palavras gregas: kali – que significa beleza, e grafia – que significa escrita. Trata-se de um serviço artesanal que requer paciência e atenção aos detalhes.
As tendências da caligrafia variam conforme as mudanças de comportamento da sociedade. No passado remoto, os calígrafos dispunham de mais tempo para realizarem formas mais rebuscadas. Na idade média, escrivães públicos, criados e artesãos em geral dedicavam-se exclusivamente à atividade. Se alguém demonstrava habilidade para este tipo de arte, era afastado de suas funções cotidianas e dedicava-se exclusivamente ao ofício, tornando-se um artesão diferenciado e ascendendo socialmente. Posteriormente, os calígrafos se aplicavam à elaboração de documentos e textos de obras literárias sagradas, escritas sobre pele de carneiro ou papiro vegetal, encadernadas em couro especial com inscrições em ouro.
Os textos escritos à mão possuem o estilo próprio de quem escreve, possibilitando infinitas variações pessoais e artísticas. A beleza do trabalho é reconhecida pela proporção adequada de traços e pelo conjunto harmonioso das letras. Os tipos de caligrafia mais utilizados são a comercial inglesa, italiana, coulée, gótica alemã e ronde francesa.
Apesar da utilização em larga escala de textos digitados em computadores e outros dispositivos eletrônicos, com os mais diversos tipos de fontes, o serviço de caligrafia ainda é muito requisitado para a confecção de peças personalizadas, como convites de casamento, diplomas, certificados, envelopes, papéis de carta e placas comemorativas. O serviço também é demandado para a decoração gráfica de vitrines e ambientes. Empreendedores talentosos que possuam esta habilidade artesanal podem se candidatar a abrir uma empresa prestadora de serviços de caligrafia. Mais informações podem ser obtidas por meio da elaboração de um plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Prestação de serviços de caligrafia
Mercado
A maior demanda por serviços de caligrafia parte do mercado de eventos, que utiliza os serviços de calígrafos para confeccionar convites, placas e diplomas. Este mercado no Brasil encontra-se em notório crescimento. Cada vez mais as instituições públicas e privadas reconhecem a importância da realização de eventos para divulgar uma marca, estreitar relacionamento com clientes, valorizar funcionários e celebrar resultados e parcerias estratégicas. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc), o mercado vem apresentado taxas anuais de expansão de 10%.
Já a indústria do casamento, outra grande requisitante dos serviços de caligrafia, movimenta a cifra astronômica de R$ 3,7 bilhões por ano, com um custo médio de R$ 35 mil por cerimônia. Surpreendentemente, os meses de maior movimento são abril e setembro. Maio, o chamado mês das noivas, já não corresponde mais à preferência nacional. Devido às festas de fim de ano e ao carnaval, os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são os mais fracos. E por superstição, agosto também registra pouco movimento, por ser tido como mês de mau agouro.

Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado-alvo.
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre o setor. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade.
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho.
• Participação em seminários especializados.

Prestação de serviços de caligrafia
Pessoal
O talento humano é fundamental para o sucesso de uma prestadora de serviços de caligrafia. Contar com profissionais qualificados e comprometidos deve estar no topo da lista de prioridades do empreendedor.
O número de funcionários oscila de acordo com o tamanho do empreendimento. Para uma microempresa de caligrafia, basta o calígrafo e um assistente. Mais calígrafos podem ser contratados conforme a demanda.
Normalmente, o escritório funciona em horário comercial das 10h (não podemos usar o artigos com a crase, pois antereior a ele tem a preposição ‘de’. Sugestão: das 10h às 18h) às 18h. Dependendo do movimento e da época do ano, pode ser necessária a ampliação do horário de atendimento. Esta expansão do negócio precisa ser planejada conforme o aumento da receita.
O atendimento é um item que merece uma atenção especial do empresário, visto que, nesse segmento de negócio, os clientes satisfeitos ajudam na divulgação da empresa para novos clientes.
A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;
• Agilidade e presteza no atendimento;
• Capacidade de apresentar e vender os produtos da loja;
• Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, consequências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado às tendências do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.
Prestação de serviços de caligrafia
Equipamentos
Os equipamentos necessários para a montagem de uma prestadora de serviços de caligrafia, considerando uma empresa de pequeno porte, são os seguintes:
• Mesa;
• Cadeira;
• Computador;
• Impressora;
• Fax;
• Telefone;
• Mesa de luz;
• Material de trabalho: canetas, lápis, réguas, penas de caligrafia, borrachas, vidros de nanquim, folhas de papel, envelopes, cartões de visita, tintas e pincéis.
Prestação de serviços de caligrafia
Investimentos
O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento. Um escritório de caligrafia, estabelecido em uma área de 50 m², exige um investimento inicial estimado em R$ 20 mil, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
• Reforma do local: R$ 7.000;
• Mesa de luz: R$ 150;
• Telefone, aparelho de fax, microcomputador e impressora: R$ 4.000;
• Mesa e cadeira: R$ 800;
• Material de trabalho: canetas, lápis, réguas, penas de caligrafia, borrachas, vidros de nanquim, folhas de papel, envelopes, cartões de visita, tintas e pincéis: R$ 6.700.
• Capital de giro: R$ 1.500.
Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no SEBRAE.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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