Como Abrir um Negócio

quarta-feira, agosto 03, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Personalização de bolos e doces

Personalização de bolos e doces
Apresentação do Negócio
Uma empresa de bolos e tortas personalizadas é um tipo de negócio que está diretamente relacionado a momentos de alegria e prazer e comemorações, que podem ser traduzidos em sabores variados para atender ao gosto de cada cliente.
Aguardado com muita expectativa, principalmente pelas crianças, o evento geralmente acontece em casas de festas especializadas e pode contar com gelo seco,  canhões de luz, flocos de neve, luz néon, cenários fantásticos, mesas giratórias, toalhas iluminadas, bonecos animados, personagens infantis em tamanho  natural, brinquedos eletrônicos e até um miniparque de diversões. A imaginação é turbinada pela criatividade dos contratantes, que não economizam recursos para satisfazer suas fantasia ou a de seus filhos.
A procura por tais produtos tem tido um aumento considerável nos últimos anos devido, principalmente, ao crescimento da renda da população brasileira. Hoje, a festinha de aniversário ou qualquer outra comemoração não mais se resume aos bolos e doces tradicionais, são consideradas superproduções, com direito a  efeitos especiais, surpresas e atrações. Os bolos e tortas se apresentam como decorações à parte, pois podem ser personalizados para cada tipo de evento ou  tema, sendo possível colocar a foto da pessoa que está sendo homenageada no bolo, nas tortas e nos doces.
Um dos segredos deste negócio é a criatividade, trabalhando com receitas próprias e inovadoras, o que representa um diferencial nesse mercado que, em  conjunto com uma excelente qualidade dos produtos oferecidos e a presteza do atendimento, se tornam um empreendimento de sucesso.
O negócio aqui apresentado é de baixo investimento, pois necessita de poucos equipamentos, como impressora, papéis de arroz para impressão (comestíveis) e  criatividade. A concorrência deve ser levada em conta, pois grandes casas de festas infantis disponibilizam esses serviços.
Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o  empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Personalização de bolos e doces
Mercado
Mercado Consumidor
Por não ser considerado um setor próprio e sim um serviço a ser ofertado em conjunto com outros, não há estimativas para o mercado de personalização  especificamente, sendo, portanto, considerado o mesmo que o de Buffet infantil. O mercado de bolos e tortas personalizados é representado por consumidores  dos mais diversos segmentos, sendo as crianças o principal foco desse negócio.
O Brasil possui 55 milhões de crianças com menos de 14 anos, ou 38% da população. Para um país jovem assim, a indústria de brinquedos já fatura cifras anuais superiores a R$ 1 bilhão, registrando um vertiginoso crescimento ano a ano. Parte deste sucesso é atribuída a personagens de filmes, de desenhos animados e  de videogames. (ABRINQ, 2010)
Hoje, as crianças estão muito mais midiáticas, recebendo centenas de mensagens diárias através do cinema e da televisão. Um estudo feito pela consultoria  Multifocus apontou que 99% das crianças assistem à televisão, 87% ouvem rádio e 34% usam a internet.
Tal fenômeno exerce influência no mercado de festas infantis e, por conseqüência, no mercado de personalização de bolos, tortas e doces, responsável pela  decoração temática das festas baseadas nos personagens infantis.

Concorrência
Como a demanda era muito maior do que a oferta, o setor cresceu 50% nos últimos três anos. Somente o setor de buffet infantil movimenta mais de R$ 500 milhões por ano no Brasil, contando com cerca de 1.100 empresas formalizadas, sendo 450 só na cidade de São Paulo. Por volta de 170 novos buffets são  construídos anualmente.
Porém, este boom de festas infantis atraiu uma grande variedade de empresas, acirrando a concorrência no mercado. A melhor alternativa para se destacar no  segmento ainda é apresentar um diferencial nos serviços prestados (preço, atendimento, inovação).
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas  sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre festas infantis. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados. Este segmento é bastante dependente das datas comemorativas. O pico de vendas acontece nas festividades de natal, ano novo, dia das mães, dias dos pais, dia dos namorados, no mês de maio ( mês das noivas) etc.
Fornecedor
O mercado fornecedor de insumos para uma empresa de personalização de bolos e tortas é bastante consolidado, pois as necessidades são bastante simples e  fabricadas no Brasil, como os papéis arroz para impressão e comestíveis e as tintas comestíveis.
Assim, o fornecimento de produtos e serviços não será considerado fator competitivo ou determinante para a estruturação do negócio. Contudo, o futuro  empreendedor deve estar sempre atualizado aos novos lançamentos, verificando se os novos produtos podem agregar valor ou melhorar as jornadas de trabalho para os profissionais do ramo.
É de suma importância que os produtos consumidos durante o processo sejam adquiridos de empresas ou produtos cadastrados nos órgãos fiscalizadores, como  Ministério da Agricultura e ANVISA, por se tratarem de alimentos a serem consumidos.

Personalização de bolos e doces
Estrutura
Diversos são os fatores que influenciam na estrutura de uma empresa de personalização de bolos e tortas, a questão, porém é o empresário ter em mente qual  será a característica do serviço prestado, o foco de atuação e o porte. Toda a necessidade será efetuada com base nessa capacidade inicial esperada, na quantidade de atendimentos a serem realizados.
Para este tipo de trabalho exige-se um espaço suficiente para oferecer comodidade aos clientes. A definição de áreas descrita a seguir, representa uma boa opção para uma loja de médio porte:
• Escritório e recepção para atendimento aos clientes;
• salão com mesas para acomodação dos clientes;
• espaço para exposição de todos os produtos ofertados, utilizando equipamentos climatizados;
• cozinha, com pequeno depósito em anexo;
• banheiros.
O empreendedor deverá decidir se o atendimento aos pedidos ocorrerá somente no balcão, ou se haverá atendimento externo, como entrega para empresas  parceiras. Poderão ser oferecidas as duas opções de atendimento.
É aconselhável dispor de estacionamento. Se não houver disponibilidade permanente de vagas públicas nas proximidades será necessário realizar convênio com  estacionamento próximo, isso se for o caso do empreendimento em questão.
A parede e o teto devem estar conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O piso deve ser de alta resistência e  durabilidade e de fácil manutenção.
A fachada da loja e a recepção podem auxiliar no processo de atração de clientes e transmissão do conceito do empreendimento. Uma decoração interna alegre e  leve, com temas específicos, pode criar uma atmosfera lúdica ao ambiente e encantar todos os tipos de clientes.
Outros profissionais qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as alterações a serem feitas no imóvel escolhido para  funcionamento da loja, orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis, iluminação, ventilação, etc.
Na grande maioria, as empresas possuem estrutura simples, com apenas um pequeno escritório para receber os clientes, fazer a contabilidade e os pagamentos e  um espaço suficiente para depósito dos materiais.
Pense em ambientes onde possam ser aproveitadas, quando couber, luz e ventilação natural, evitando custos desnecessários.  

Personalização de bolos e doces
Pessoal
A necessidade de pessoal, tal qual o tamanho da infraestrutura, depende diretamente do segmento pelo qual o empreendedor optou. Geralmente é baseado no  volume de produtos ou de serviços oferecidos.
Para uma empresa de personalização de bolos e tortas, a qualificação dos profissionais é não é fator chave para o sucesso do empreendimento, somente quando no caso de produzir os próprios bolos e tortas, pois são estes os responsáveis pelas receitas.
Para uma loja como a aqui proposta, pode-se iniciar com apenas duas pessoas, no formato de microempreendedor individual, que serão os responsáveis pelo  atendimento, criação dos desenhos e impressão das imagens e posterior aplicação.
Serão necessários os seguintes profissionais:
• Administradores: um deles poderá ser o próprio empreendedor, com formação mínima de 2º grau, com experiência em controle administrativo, contas a  pagar e receber e o segundo, também com o mesmo nível de formação.
Como este negócio é altamente influenciado por datas comemorativas especiais, o empreendedor poderá decidir por contratação temporária para esses períodos de  maior demanda. A decisão de atender clientes de maior porte, por atacado, exigirá um dimensionamento especial no quantitativo de pessoas.
Como o crescimento nesse segmento de negócio depende da indicação de clientes, o atendimento exige uma atenção especial do empresário. A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis, quando for o caso de contratação de funcionários.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as  tendências do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.

Personalização de bolos e doces
Equipamentos
A definição do porte da loja é fundamental para a aquisição dos equipamentos. O novo empresário poderá decidir quais equipamentos utilizará, dentre os  citados a seguir:
• microcomputador completo;
• uma impressora para papel de arroz;
• linha telefônica;
• uma impressora de cupom fiscal;
• mesas, cadeiras, armários, de acordo com o dimensionamento das instalações;
• gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de débito e crédito;
• equipamento para recebimento através de cartões de débito e crédito;
• estantes, prateleiras e vitrines para exposição dos produtos;
• balcão de atendimento;
• utensílios de escritório.
Ao fazer o layout da empresa, o empreendedor deve levar em consideração a ambientação, decoração, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros, carga e descarga, entradas, saídas e estacionamento.
No caso de uma empresa maior, com grande capacidade de atendimento, deve-se levar em consideração a necessidade de todos os equipamentos acima especificados e o tipo, pois existem dos mais sofisticados aos mais simples. Antes de comprar os equipamentos, pense no tipo de serviço e qualidade exigida pelo público alvo para não gastar mais do que o necessário ou ficar com ociosidade em excesso.

Personalização de bolos e doces
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
• Investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, decoração, utensílios, instalações, reformas etc.;
• Investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, honorários  profissionais e outros;
Os investimentos necessários, em média, para uma empresa de pequeno porte estão descritos abaixo.
• Expositor R$ 500,00
• Impressora para papel de arroz R$ 2.500,00
• Insumos (papel de arroz, tinta comestível e gel)  R$ 1.000,00
• Estação de trabalho (mesa + cadeira)  R$ 750,00
• Computador e impressora R$ 1.800,00
Total de R$ 6.550,00
O investimento necessário para abertura da empresa irá variar segundo fatores tais como: equipamentos utilizados, tamanho da equipe quantidade de eventos e  festas e serviços oferecidos. Assim, os valores acima descritos servem apenas como referência para o empreendedor.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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