Como Abrir um Negócio

segunda-feira, agosto 22, 2011

Como Abrir - Montar uma empresa de Produção de Mel

Produção de mel
Apresentação do Negócio
O mel é um alimento natural de fácil digestão e muito importante para o equilíbrio do processo biológico do corpo humano, porque contém, em proporções equilibradas: fermentos, vitaminas, minerais, ácidos e aminoácidos, semelhantes a hormônios, substâncias, bactericidas e aromáticas.
 
A criação racional de abelhas vem obtendo grande destaque no âmbito do agronegócio brasileiro desde os anos 80, não só por suas propriedades como alimento, mas também pela mudança cultural da população que busca melhorar a sua qualidade de vida com uma alimentação saudável. Estas condições proporcionaram o aumento não só do consumo de mel mais a procura por outros produtos apícolas e, consequentemente, sua valorização, possibilitando ao apicultor melhor remuneração. Com isso, o mercado para os produtos da colmeia se expandiu no Brasil e a produção de mel, que era uma tradição quase que exclusiva das regiões Sul e Sudeste, passou a ter destaque também nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
 
A consolidação da boa fase do negócio apícola ocorreu em 2001, com a abertura do mercado internacional para o mel brasileiro. Com isso, o apicultor passou a receber, em média, um valor três vezes maior do que recebia.
 
O negócio apícola apresenta ainda, como vantagem, baixo volume de investimento, pois não é preciso ser proprietário de terras para iniciar uma pequena produção. Essa possibilidade é potencializada pelas condições tropicais brasileiras e pela utilização das abelhas africanizadas. Portanto, a apicultura representa uma possibilidade real de negócios e inclusão social, mesmo para quem dispõe de poucos recursos.
 
A apicultura não exige dedicação exclusiva, permitindo aos apicultores desenvolverem outras atividades sem que isso prejudique na criação de abelhas. Isso possibilita ocupação aos membros da família e viabiliza a geração de renda, assegurando a diversificação da produção na pequena propriedade.
 
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.
 
Produção de mel
Mercado
A Produção de mel brasileira triplicou e as exportações deram um salto de mais de 9.000% em 10 anos. A apicultura nacional virou a página de uma história de produção incipiente e limitada ao consumo local. Hoje, o Brasil é o 11º produtor mundial e o 5º exportador. O mel brasileiro de exportação é cobiçado pelos principais mercados, por ser orgânico e de qualidade.
 
Graças ao seu clima tropical, ampla área territorial com vasta e variada vegetação, representada pelos seus seis principais biomas: Amazônia, Caatinga, Pantanal, Pampa Gaúcho, Mata Atlântica e Cerrado, podemos produzir nos 365 dias do ano.
 
Segundo estudo do Banco do Nordeste do Brasil, “Principais Mercados Apícolas Mundiais e a Apicultura Brasileira”, a apicultura no país se iniciou com enxames trazidos pelos imigrantes com a colonização. Contudo, somente com a introdução de abelhas africanas, em meados de 1956, é que se deu a revolução da apicultura no Brasil, com o cruzamento das duas populações, produzindo um híbrido conhecido hoje de abelhas africanizadas, que são altamente resistentes a doenças, o que nos permite produzir um mel livre do uso de medicamentos.
 
Estas condições permitem que o Brasil se apoxime da líderança mundial de produção de mel. Projeções do MAPA – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, apontam  para  2015 uma produção de 100.000 toneladas/ano, sendo 50% desta produção exportada, gerando empregos e divisas para país. Embora as estatísticas existentes sobre o setor sejam divergentes, segundo o MAPA, atualmente, a cadeia produtiva do mel no Brasil, envolve mais de 350 mil apicultores, além de gerar 1.000.000 de ocupações no campo e no setor industrial.
 
Há uma expectativa de aumento do consumo de mel no mercado interno nos próximos anos. Esta expectativa origina-se do baixo consumo “per capita” atual e o aumento de renda da população brasileira observado nos últimos anos, já que o mel é cosiderado um produto caro pela população de baixa renda. Hoje o brasileiro consome cerca de 120 g/ pessoa ao ano, consumo considerado baixo se comparado a alguns paises da Europa, como a Alemanha e a Suíça, onde se calcula um consumo de 1.500 g/pessoa ao ano
 
Em relação ao mercado externo, nossas exportações deram um novo impulso à partir de 2008. Isto ocorreu, após a remoção de barreiras impostas pela União Europeia a importação do mel brasileiro e a aceitação de nossas certificações, comprovando a qualidade do mel produzido no país, que é isento de defensivos e produto de floradas de matas nativa, totalmente orgânico, algo praticamente único no mundo.
 
Para conhecer um pouco mais sobre o mercado de comercialização do mel brasileiro, leia a cartilha APICULTURA: UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO SUSTENTÁVEL, preparada pelo Sebrae – BA e disponível em http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/E3CA0B10F1061D878325766300685F92/$File/NT00042B86.pdf. Acesso em 16 jun 2011.
  

Produção de mel
Estrutura
Nos termos da Portaria nº 6, de 25 de Julho de 1985 do MAPA as EPAs e UEPAs deverão, possuir estruturas física adequadas ao seu funcionamento. Para conhecer estes requisitos recomendamos ao empreendedor a leitura da referida portaria.
 
Colmeial
 
Segundo a Embrapa existem dois tipos de Colmeial: Fixos e Migratório.
 
Fixo
Um colmeial fixo é caracterizado pela permanência das colméias durante todo o ano em um local previamente escolhido, onde as abelhas irão explorar as fontes florais disponíveis em seu raio de ação (máximo de 3 km para uma coleta produtiva). Como as abelhas não são deslocadas, permanecendo no colmeial durante todo o ano, a escolha do local assume importância fundamental na manutenção das colméias e produtividade do colmeial. Algumas diretrizes devem ser seguidas para que se possa garantir a segurança em relação a pessoas e animais, em função da presença de abelhas. É recomendável que o colmeial seja cercado, podendo-se utilizar mourões de madeira e arame farpado, ou materiais que estejam disponíveis no local, como bambus, madeiras, etc. Esses materiais alternativos podem reduzir o custo de instalação da cerca, apesar de não terem a mesma durabilidade de uma cerca com arame.
 
Migratório
 
Esse tipo de colmeial deve atender à maioria das características de um colmeial fixo, entretanto, é usado na prática da apicultura migratória, em que as abelhas são deslocadas ao longo do ano para locais com recursos florais abundantes. Como a necessidade de deslocamento é freqüente, a maioria dos apicultores prefere não cercar esses colmeiais, o que acarretaria um aumento dos custos (já consideráveis em uma apicultura migratória) e de mão-de-obra para a instalação das cercas.
 
Outra característica que o difere do colmeial fixo está baseada nos tipos de cavaletes utilizados. Pela necessidade de praticidade no transporte das colmeias e do restante do material, os cavaletes utilizados devem ser desmontáveis ou dobráveis diminuindo, dessa forma, o volume de carga a ser transportada e o tempo gasto na sua montagem e desmontagem. Alguns apicultores ainda preferem a simples utilização de tijolos e caibros de madeira, para a construção de um suporte para as colmeias. Apesar de esses cavaletes serem de fácil instalação, existem algumas desvantagens com relação ao manejo no caso de as colmeias serem dispostas em um mesmo suporte e pela falta de proteção contra formigas e cupins. A situação menos recomendável é aquela em que as colmeias são dispostas em contato direto com o solo, sem a utilização de qualquer suporte, acarretando prejuízos tanto para o enxame como para a vida útil das caixas.
 
Produção de mel
Pessoal
A apicultura não exige dedicação exclusiva, permitindo aos apicultores desenvolverem outras atividades sem que isso prejudique na criação de abelhas. Isso possibilita ocupação aos membros da família e viabiliza a geração de renda, assegurando a diversificação da produção na pequena propriedade.
 
Contudo os empreendimentos de maior porte e que exploram a atividade de forma regular (EPA / UEPA), necessitam de uma equipe fixa de empregados que poderá variar com o número de colméias e  regularidade das colheitas / extrações do produto, volume de produção, etc. Estimamos que uma Casa do Mel (UEPA) necessite de cerca de 2 colaboradores fixos.
 
Os empregados deverão observar hábitos higiênicos e possuir carteira de saúde sempre atualizada, devendo ser afastados dos trabalhos aqueles acometidos de enfermidades infecto-contagiosas ou portadores de ferimentos que prejudiquem a execução normal de suas tarefas.
 
No ambiente da Casa do Mel é necessário o uso de uniformes constituídos de calça e avental ou macacão; gorro, boné, touca ou capacete e botas ou sapatos impermeáveis, todos em cor branca. Permite-se o uso de macacões azuis ou cinzas para os empregados que trabalham na seção de beneficiamento da cera de abelhas e pr6polis e seções auxiliares, tais como caldeira e sala de máquinas.
 
Os uniformes deverão estar sempre limpos e serão de uso exclusivo no estabelecimento, não se permitindo a saída de funcionários trajando seus uniformes de trabalho.
 
O estabelecimento deve dispor de aventais e gorros para uso dos visitantes.
 
Não deve ser permitido o ingresso de pessoas desuniformizadas às dependências industriais.
 
Antes de ingressarem às seções de elaboração de produtos e à saída dos sanitários, deverá ser observada por parte dos funcionários a lavagem das mãos e antebraço com água e sabão inodoro, devendo, em seguida, ser enxugados com toalhas apropriadas.
 
Produção de mel
Equipamentos
São necessários os seguintes móveis e equipamentos:
 
Mobiliário para a área administrativa:
- microcomputador completo;
- impressora;
- telefone;
- mesas;
- cadeiras;
 
Equipamentos Apicultor:
- fumegador;
- chapéu e véu, macacões, luvas de pvc e botas;
- Caixas de madeira / melgueiras.
 
Casa do Mel (UEPA)
-Garfo Desoperculador: Utilizado para a retirada dos opérculos dos favos;
-Mesa Desoperculadora: Utilizado na desoperculação dos favos de mel;
-Centrífuga: Retira o mel dos alvéolos por meio de movimento de rotação em torno de seu próprio eixo (força centrífuga);
-Peneiras: Filtra as sujeiras presentes no mel provenientes do processo de desoperculação e centrifugação;
-Baldes: Recebe o mel centrifugado e realiza o transporte do mel até o decantador;
-Decantador: Armazena o mel já centrifugado e filtrado, promovendo a separação das sujidades ainda presentes no mel.
 
Ou
 
Entreposto de mel (EPA)
-Mesa Coletora: Destinada ao recebimento do mel (em baldes ou latas), previamente centrifugado e decantado
- Homogeneizador: Homogeneiza o mel, com a finalidade de padronizar grandes quantidades do produto em relação à cor, aroma e sabor;
- Bomba de Sucção: Bombeia sob pressão o mel despejado na mesa coletora para o homogeneizador;
- Descristalizador: Reverte o processo natural de cristalização do mel;
Desumidificador: Retira o excesso de umidade do mel;
Decantador: Armazena o mel já centrifugado e filtrado, promovendo a separação das sujidades ainda presentes no mel.
Laboratório
- Kit equipamento para análise físico-química, HMF e Microbiologia
- Colorímetro;
- Refratômetro;
- Balança eletrônica de precisão;
- Phmetro portátil - medidor de PH
 
Outros
-Veiculo utilitário (usado)
  
Produção de mel
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, , honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção, reposição da matéria prima e outros.
 
Estimamos que para montar uma empresa produtora de mel sob a forma de Casa do Mel (UEPA), estabelecimento onde se manipula o mel e seus derivados, através do recebimento, extração, centrifugação, filtração, decantação, envase e estocagem, o empreendedor irá necessitar de cerca de R$ 80.000,00, para fazer frente a gastos tais como:
- Terreno e Instalações Prediais – R$ 25.000,00
- Mobiliário para a área administrativa – R$ 2.300,00;
- Equipamentos – R$ 21.000,00;
- Veículo utilitário (usado) – R$ 20.000,00;
- Despesas de registro da empresa e dos produtos no MAPA, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 4.500,00;
- Capital de giro – R$ 8.000,00.
 
Vale lembrar que estes valores são meras estimativas e que poderão variar significativamente, de acordo com as condições já instaladas do produtor rural, por esta razão recomendamos ao empreendedor a elaboração de um Plano de Negócio, onde os recursos necessários, sejam determinados. (vide modelo disponível em: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-umnegocio/integra_bia?ident_unico=1440 ). 
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

Nenhum comentário: