Como Abrir um Negócio

quarta-feira, agosto 03, 2011

Como Abrir - Montar uma Peixaria

Peixaria
Apresentação do Negócio
O comércio de peixes e frutos do mar é um negócio que está relacionado com a qualidade de vida, pois é percebido como um tipo de alimentação saudável.

O peixe é uma excelente fonte de proteínas, ferro, e sais minerais, além de conter os ácidos graxos ômega-3, que são responsáveis por grande parte da enorme lista de benefícios à saúde.

O consumo regular de peixe é aconselhado para diminuir o desenvolvimento das doenças do coração e a arteriosclerose. Para idosos, diminui o risco de desenvolvimento do mal de Alzheimer, ao reduzir a inflamação do cérebro e ajudar no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas.

O Brasil, por ser um país que possui uma vasta faixa litorânea e juntamente com os inúmeros rios, concentra uma das maiores reservas de peixes do mundo. Entretanto, possui um dos menores índices de consumo. O alto custo do transporte que encarece o preço final do produto e os hábitos alimentares que supervalorizam a carne bovina são fatores que contribuem para a redução do consumo de pescado.

O mercado consumidor situa-se entre os supermercados, restaurantes, hospitais, hotéis, residências etc. O empreendedor deverá definir seu público-alvo.

O mix de produtos oferecidos à clientela, pelas peixarias, vai desde os peixes de água doce e de água salgada até os crustáceos e moluscos, filés e postas, além de peixes congelados. Peixes e cortes especiais para sashimi são mais vendidos nos finais de semana.

Segundo especialistas, uma boa opção para investimento nesse negócio é montar uma boutique, caracterizada pela excelente qualidade dos produtos colocados à venda, traduzindo-se em grande diferencial em relação às lojas tradicionais. 

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Mercado
Segundo informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis – IBAMA -, e da Coordenação Geral de Recursos Pesqueiros – CGREP -, o Brasil produziu em 2002 mais de um milhão de toneladas de pescados, que inclui camarão, moluscos e outras espécies. Já a produção de peixes ficou em torno de 700 toneladas ano. O Brasil ocupa atualmente a 18ª posição no ranking mundial de produtores de pescado.

O consumo anual, médio, do brasileiro por pescados é de 6,8 quilos per capita, enquanto que o recomendado pela Organização Mundial da Saúde – OMS - é de 12 quilos per capita.

O consumo de pescado é fortemente influenciado pela tradição católica brasileira, sendo que no período entre o carnaval e a páscoa as vendas de pescado aumentam em até 100%. Mas as datas festivas também influenciam as vendas, tais como Dia das Mães, Natal e Ano Novo etc.

Pesquisas realizadas pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação revelam que o consumo anual de pescados, por pessoa, aumentará em todo o mundo nos próximos 15 anos, o que permite prever uma rápida expansão de negócios em toda a cadeia produtiva desse ramo. Cada vez mais, empreendedores estão investindo nesse segmento, atraídos pelas excelentes margens de lucro.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração do plano consulte o SEBRAE mais próximo. 

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Estrutura
A estrutura de uma loja de comércio de pescados deve contar com uma boa área de atendimento, onde são colocados os produtos para exposição através dos freezers, balcões frigoríficos, balcões etc., além de um espaço para a câmara frigorífica, banheiro e uma área externa para colocação do lixo.

A alta perecibilidade de peixes e frutos do mar é um item que merece atenção especial, por isso a importância de se ter os equipamentos instalados em local adequado, que proporcionem a temperatura exigida para a manutenção da qualidade dos produtos.

O layout da loja deve ser bem planejado, dividindo-se os produtos entre vários balcões: de peixe inteiro, de filés e postas, de crustáceos e moluscos, de embalagem progressiva e de congelados.

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Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para iniciar um empreendimento no comércio de pescados de pequeno porte, o empreendedor deverá contratar, pelo menos, dois atendentes e um auxiliar para limpeza.

Para contratar colaboradores o empresário deverá considerar questões essenciais no atendimento aos clientes, tais como: cordialidade, equilíbrio emocional, capacidade de identificar as necessidades dos clientes, agilidade e presteza no atendimento.

Conhecer também as características de cada produto, seus fatores nutricionais, forma de preparo, manejo, cuidados com higiene e limpeza, são fatores que devem ser objeto de treinamento para todos os colaboradores da loja, caso não possuam essas competências.

A apresentação pessoal dos empregados da loja também e fator vital nesse negócio, portanto, é necessário fornecer fardamento e dar atenção especial à limpeza, asseio e higiene das pessoas e instalações.

É necessário cuidado especial com o manejo dos alimentos e com a temperatura de conservação, para evitar prejuízos e fornecer produtos de qualidade ao cliente.

Manter sempre a sua equipe atualizada freqüentando cursos externos, ou através de treinamentos oferecidos pelo próprio proprietário, é uma boa estratégia para estabelecer diferencial competitivo e fidelizar clientes.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado. 

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Equipamentos
São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário para a área administrativa:
- Cadeiras 3 – R$ 400,00;
- Estante/armário 1 – 350,00;
- Impressora 1 – R$ 300,00;
- Mesas 1 – R$ 350,00
- Microcomputador completo 1 – R$ 1.600,00;
- Telefone 2 – R$ 100,00.
Total mobiliário: R$ 3.100,00.

Equipamentos:
- Balança eletrônica 1 – R$ 600,00;
- Balcão frigorífico – 1.800,00;
- Bancada de inox 1 – R$ 1.300,00;
- Descamador de peixes 3 – R$ 100,00;
- Estantes 3 – R$ 3.000,00;
- Fardamento 3 – R$ 300,00;
- Freezer 3 – R$ 5.200,00;
- Ilha para congelados 1 – R$ 3.490,00;
- Mesa de apoio 1 – R$ 100,00;
- Mesa para limpeza dos peixes 1 – R$ 1.300,00;
- Utensílios para corte, limpeza e acondicionamento – R$ 500,00;
- Veículo utilitário usado – a critério do empreendedor 1 – R$ 24.000,00.
Total dos equipamentos: R$ 41.690,00. 

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Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- Investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- Investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- Capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção, reposição da matéria prima e outros.

Para uma atividade de loja de pescados de pequeno porte o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 77.790,00 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- Mobiliário para a área administrativa – R$ 3.100,00;
- Construção e, ou, reforma de instalações – R$ 15.000,00;
- Equipamentos – R$ 41.690,00;
- Despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc. - R$ 3.000,00;
- Capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 15.000,00. 

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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