Como Abrir um Negócio

quarta-feira, agosto 03, 2011

Como ser um Passeador de Cachorros - Cães

Passeador de cães
Apresentação do Negócio
As metrópoles brasileiras assim como muitas outras cidades do planeta têm observado, nas últimas décadas, transformações significativas em seu perfil demográfico, e nos hábitos de sua população. Elas vão desde o crescimento do número de casais sem filhos, o aumento de domicílios habitados por uma só pessoa e, até mesmo, a diminuição do tamanho das residências e espaços para lazer.

Para a ASSOFAUNA – Associação dos Revendedores de Produtos, Prestadores de Serviço e Defesa Destinados ao uso Animal -, todas estas transformações contribuíram para o aumento de lares com cães, assim como, a busca por serviços que auxiliem os donos desses animais. Dentre os profissionais e estabelecimentos que cuidam de cães estão: os veterinários, as pet shops, os adestradores e, finalmente, a última geração de profissionais ligados aos cães - os passeadores -, também conhecidos pelo termo inglês “dog walkers”.

Caminhar com os cães é considerado um excelente exercício, que pode ser realizada por cães de todas as raças e idades. Ela evita o sedentarismo e, conseqüentemente, a obesidade. Muitos cães - principalmente os que não possuem espaço para brincar e os que passam grandes períodos sozinhos, afastados de seus donos ou do convívio de outros da mesma espécie - acabam desenvolvendo estresse. Para este mal, passear é um ótimo remédio.

Essa prática de procurar alguém para passear com seu cão de estimação é antiga em grandes metrópoles de países como Estados Unidos, Inglaterra e Argentina. No Brasil, a demanda pelo serviço tem se tornado crescente, sendo uma opção de negócio de baixo investimento financeiro para quem deseja empreender abrindo seu próprio negócio.

Os primeiros passos para ingressar nesta atividade são: gostar muito de animais e ter prazer em lidar com pessoas, já que é importantíssimo lembrar que os serviços são oferecidos para os cães, mas quem paga a conta são seus donos, que invariavelmente buscam serviços de qualidade para seus animaizinhos de estimação.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Passeador de cães
Mercado
Segundo a ASSOFAUNA, 63% das famílias brasileiras, situadas nas classes A e B possuem animais de estimação e tem um relacionamento de “família” com seus animais. Na classe C este número aumenta para aproximadamente 64%.

O aumento da população de humanos no planeta impulsiona proporcionalmente o crescimento da população de animais de estimação no seio das famílias ou pessoas solitárias. Os animais de estimação têm conquistado mais e mais espaços dentro das residências familiares, mas quem ganha com isto são os empreendimentos voltados para este mercado.

Segundo a ASSOFAUNA, o Brasil possui atualmente a terceira maior população de cães do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos e China. O mercado brasileiro movimenta cerca de US$ 1,5 bilhões ao ano, mercado que tem apresentado números de crescimento bem expressivos ano após ano. Uma pesquisa realizada pelo Euromonitor International indica que a população de animais de estimação cresceu cerca de 190% de 1996 a 2000.

Este é um mercado que atende a todas as classes sociais, porém as classes A e B são os que mais “investem” no bem estar de seus animais de estimação. A classe média também vem assumindo um lugar de destaque na procura por serviços para seus “melhores amigos”. Diante de números tão expressivos percebe-se que existe espaço a ser conquistado para quem gosta de animais e deseja empreender neste setor. 

Passeador de cães
Estrutura
Não existe uma regra clara e objetiva para a definição da estrutura física necessária para uma empresa deste ramo de atividade. Todavia, o ideal é que o empreendedor possua um pequeno espaço, de cerca de 20 m², onde possa estabelecer contatos com os clientes, guardar os seus equipamentos e desenvolver as atividades administrativas inerentes ao negócio.

Os empreendedores que identificam uma oportunidade de estender seus serviços em áreas distantes de sua residência e que possuem recursos para tal podem investir numa estrutura de apoio motorizada e prestar o serviço de forma ambulante. Vale lembrar que, nestes casos, é competência do poder executivo municipal a fiscalização do local, instalação e funcionamento da atividade dos vendedores ambulantes, camelôs, quiosques, “trailers” e similares. Essas atividades devem ser exercidas por pessoa física em local permanente e previamente definida pelo órgão competente da prefeitura municipal do domicílio do requerente.

As atividades econômicas da maioria das cidades são regulamentadas pelo Plano Diretor Urbano (PDU). É essa Lei que determina o tipo de atividade que pode funcionar em determinado endereço. A consulta de local junto à Prefeitura é o primeiro passo para avaliar a implantação de seu ponto comercial. 

Passeador de cães
Pessoal
O próprio empreendedor sozinho, utilizando-se de um aparelho celular para os contatos comerciais pode desenvolver a atividade, agregando outros passeadores à sua equipe à medida que aumente a sua carteira de clientes.

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Equipamentos
-Bolinhas (para as brincadeiras);
-Brinquedos;
-Coleiras;
-Escova para pentear;
-Focinheiras;
-Kit de primeiros socorros;
-Lenços umedecidos;
-Petiscos;
-Sacos de recolher dejetos;
-Telefone celular com fone de ouvido (para qualquer emergência);
-Toalhas;
-Vasilha Petdrink (para o cão beber água). 

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Investimentos
Estimamos que o investimento básico para profissionais que começam sozinhos num negócio deste tipo ou mesmo com uma pequena estrutura varie de R$ 1.500,00 a R$ 3.000. Contudo, esta é uma estimativa que poderá variar significativamente conforme cada caso, por esta razão, sugerimos ao empreendedor fazer um plano de negócio. Neste documento poderão ser melhores identificados, dentre outros itens, seus objetivos e os recursos necessários para atingi-los. Abaixo elaboramos um pequeno orçamento de investimento, para uma simples referência do empreendedor que deseja iniciar um negócio neste ramo:
- Linha e aparelho de telefônico (preferencialmente celular) – R$ 150,00;
- Elaboração de um site próprio – R$ 1.200,00;
- Produção do material divulgação (cartões de visita, folhetos etc.) – R$ 250,00;
- Compra dos acessórios / apetrechos utilizados nos passeios (vide item Equipamentos) – R$ 350,00. 

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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