Como Abrir um Negócio

terça-feira, agosto 02, 2011

Como Abrir - Montar uma Pamonharia - Como Fabricar Pamonha

Pamonharia
Apresentação do Negócio
A comercialização de produtos alimentícios é sempre considerada um bom negócio, ainda mais no Brasil, pois além de possuir uma grande população, cada vez mais as pessoas procuram por alimentos fora do lar.
Quando as pessoas estão na rua, principalmente em busca de lazer, descanso ou apenas descontração, elas estão suscetíveis a comprar quitutes para saborear comidas diferentes das tradicionais, como almoço e jantar. É justamente este público que a ideia de negócio de uma pamonharia procura atingir.
A pamonha, objeto dessa ideia de negócio, é um quitute feito de milho verde, comum em todo o território brasileiro, principalmente em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e em todos os Estados do Nordeste.
A sua preparação é bastante fácil, basta o milho verde ser ralado e à massa resultante são misturados leite e sal ou açúcar. Esta massa é colocada em "recipientes" feitos com a própria casca do milho que também serve como tampa. As pamonhas são submetidas a cozimento e sua massa alcança uma consistência firme e macia. O nome "pamonha" vem da palavra tupi pa'muña, que significa "pegajoso".
O empreendedor poderá verificar que este é um mercado em crescimento no Brasil, e que mesmo existindo concorrência há espaços para novos empreendimentos de sucesso. Também é importante ressaltar que não ocorre falta de fornecimento de matéria-prima. Além dessas características, é um negócio que necessita de um lugar fixo, seja num bairro ou setor da cidade ou município e o público é dos mais variados, crianças, idosos, homens e mulheres.
O investimento é considerado baixo e pode trazer consigo bons resultados econômicos, pois a ideia de negócio de pamonharia varia de acordo com a dimensão que o empreendedor busca. Esta poderá ser extremamente simples, quando se tratar de apenas um ponto de venda, onde o próprio vendedor é o dono, ou mais complexo, como uma loja de maior porte. Essa escolha irá diferenciar a formalização da empresa, que poderá optar por ser microempreendedor individual, no primeiro caso, ou como uma microempresa.
Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Como Abrir - Montar uma Pamonharia - Como Fabricar Pamonha
Mercado
3.1 Mercado Consumidor
O mercado de alimentos é considerado um dos mais proeminentes, visto que não se vive sem eles. O Brasil, nesse contexto, é considerado um dos maiores players no mercado mundial de alimentos, tanto como consumidor quanto como produtor. Para se ter uma ideia de grandeza, o faturamento do setor para o ano de 2009 chegou à cifra de R$ 290 bilhões. No quesito comércio exterior, a balança comercial apresentou um superávit de R$ 25 bilhões. (ABIA, 2009)
Ao se tratar de um alimento específico, o milho, há de destacar que este é o 3º cereal mais consumido no Brasil, com produção da ordem de 50 milhões de toneladas para a safra 2010/2011. (GLOBO RURAL ON LINE, 2010)
A pamonha é um tipo de alimento que não possui restrição, podendo ser consumido por qualquer pessoa. Assim, pode-se entender que toda a população do Brasil é potencial cliente de uma pamonharia, ou seja, um total de mais de 190 milhões de pessoas. (IBGE, 2010)
Porém, mesmo sendo um mercado promissor, o empreendedor que for optar por investir em uma loja de pamonhas tem que estar preparado para fazer suas vendas, pois este é um mercado típico de comidas regionais, em que o cliente se dirige ao estabelecimento em busca do quitute para saboreá-lo.
3.2 Concorrência

No Brasil não há uma associação de classe dos vendedores de pamonhas que possa agregar informações para avaliar o setor, mas, tendo em vista que é um mercado que possui tendência de crescimento, há de se esperar um mercado também concorrente. 
Como este alimento é consumido primordialmente em momentos de lazer, o futuro dono de uma pamonharia deverá analisar onde irá efetuar a venda de seus produtos para poder verificar sua concorrência. A comercialização poderá ser realizada em qualquer tipo de local com concentração humana que busque lazer. Nesses locais há sempre algum tipo de alimento para concorrer com a pamonha.
Como exemplo de concorrência pode-se citar os ambulantes que vendem cachorros-quente, barraquinhas de churros, churrasquinhos, sanduíches naturais e feitos na hora, como hambúrgueres, e outros quitutes como a tapioca, empadas, pastéis e salgados diversos.
Para um novo empreendedor que pensa em investir nesse ramo de atividade, é interessante avaliar as tendências dos consumidores para verificar quais os principais produtos consumidos, principalmente no local escolhido, para se diferenciar de potenciais concorrentes. Inclui-se aqui diferentes recheios para as pamonhas.
A ideia de negócio aqui apresentada busca um cliente que está disposto a consumir esse alimento, por isso o futuro empresário deve se preocupar em oferecer um bom atendimento, higiene adequada e qualidade do produto como diferencial competitivo.
Contudo, ainda há espaço para empresários se aventurarem nesse setor considerado promissor, mas há que se buscar um diferencial competitivo para agregar valor ao seu produto. A busca por nichos específicos, localizações ainda não exploradas e públicos distintos irá definir o sucesso e perpetuidade do negócio.
3.3 Fornecedor

Como visto até o momento, existe um mercado em franco crescimento com potenciais concorrentes à vista. Mas nada adianta estabelecer uma empresa se não houver fornecedores para tal.
O mercado brasileiro de milho está em fase de expansão, sendo considerado bastante promissor com vários produtores investindo nesse segmento, não havendo, portanto, uma falta de fornecimento da matéria-prima.
O mercado de milho, apesar de ainda ser relativamente pequeno se comparado a outros países como o México, é considerado bastante promissor no Brasil, com uma produção da ordem de 250 mil toneladas/ano. Outro fator positivo da pamonha é o valor agregado em relação ao milho comum, apresentando um valor superior, sendo este um excelente produto para venda. (ALMANAQUE DO CAMPO, 2010)
O que o futuro empreendedor deverá buscar é o diferencial em preço, qualidade e marcas distintas para agregar valor e canalizar mais clientes para o seu negócio.

Pamonharia
Estrutura
Diversos são os fatores que influenciam na estrutura de uma pamonharia. A questão, porém, é o empresário ter em mente qual será a característica do serviço prestado, o foco de atuação e o porte. Toda a necessidade será efetuada com base nessa capacidade inicial esperada, no total esperado de pamonhas a serem vendidas.
Para este tipo de trabalho exige-se um espaço suficiente para oferecer comodidade aos clientes.
A definição de áreas descrita a seguir, representa uma boa opção para uma loja de médio porte:
• balcão de atendimento aos pedidos, que pode ser utilizado para exposição dos produtos oferecidos;
• serviço de caixa – onde, além de receber os valores, podem-se oferecer produtos de bomboniere;
• salão com mesas para acomodação dos clientes;
• espaço para exposição de todos os produtos ofertados, utilizando equipamentos climatizados;
• cozinha, com pequeno depósito em anexo;
• banheiros;
• pequeno escritório.
O empreendedor deverá decidir se o atendimento aos pedidos ocorrerá somente no balcão, ou se haverá atendentes/garçons em área com mesas. Poderão ser oferecidas as duas opções de atendimento.
É aconselhável dispor de estacionamento. Se não houver disponibilidade permanente de vagas públicas nas proximidades será necessário realizar convênio com estacionamento próximo, isso se for o caso do empreendimento em questão.
A parede e o teto devem estar conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O piso deve ser de alta resistência e durabilidade e de fácil manutenção.
A fachada da loja e a recepção podem auxiliar no processo de atração de clientes e transmissão do conceito do empreendimento. Uma decoração interna alegre e leve, com temas específicos, pode criar uma atmosfera lúdica ao ambiente e encantar todos os tipos de clientes.
Outros profissionais qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as alterações a serem feitas no imóvel escolhido para funcionamento da loja, orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis, iluminação, ventilação, etc.
Na grande maioria, as empresas possuem estrutura administrativa simples, com apenas um pequeno escritório para receber os clientes, fazer a contabilidade e os pagamentos e um espaço suficiente para depósito dos materiais.
Pense em ambientes onde possam ser aproveitadas, quando couber, luz e ventilação natural, evitando custos desnecessários.

Como Abrir - Montar uma Pamonharia - Como Fabricar Pamonha
Pessoal
A necessidade de pessoal, tal qual o tamanho da infraestrutura, depende diretamente do segmento pelo qual o empreendedor optou. Geralmente é baseado no volume de produtos ou de serviços oferecidos.
Para uma pamonharia, a qualificação dos profissionais é o fator chave para o sucesso do empreendimento, já que as cozinheiras, através de suas receitas, ditam o sucesso ou fracasso do produto.
Para o empreendimento em questão, pode-se começar com 04 empregados para o atendimento de balcão e produção, sendo: 02 pessoas na linha de frente (atendimento e caixa) e 02 na cozinha. Se houver atendimento nas mesas, será necessário contratar mais 02 atendentes. De acordo com a quantidade de horas que a loja permanecer aberta, haverá necessidade de pessoal adicional, para completar os turnos de trabalho. Da mesma forma, a carga de trabalho da cozinha definirá a necessidade de pessoal adicional a ser contratado. A atividade de caixa pode ser exercida pelo empresário, ou por um dos atendentes por ele designado.
Para uma pamonharia não há necessidade de mão-de-obra especializada, sendo necessário somente o 2º grau completo. Porém, sugere-se que as cozinheiras possuam cursos de culinária e os garçons cursos específicos para atendimento. Já para o gerente ou dono, há a necessidade de conhecimentos mais técnicos onde um curso de graduação seria mais necessário, mas não exigido.
No negócio de pamonhas, há picos de consumo no período de festas regionais como Festas de São João. Portanto, para este período, o empreendedor poderá decidir por contratação temporária. A decisão de atender clientes de maior porte, por atacado, exigirá um dimensionamento especial no quantitativo de pessoas.
O atendimento personalizado e qualificado é um item que merece a maior atenção do empresário, procurando-se a manutenção e fidelização da clientela.
Como o crescimento nesse segmento de negócio depende da indicação de clientes, o atendimento exige uma atenção especial do empresário. A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal.
O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos clientes;
• Agilidade e presteza no atendimento;
• Capacidade de apresentar e vender os serviços da empresa;
• Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, consequências desagradáveis.
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.

Pamonharia
Equipamentos
A definição do porte da loja é fundamental para a aquisição dos equipamentos. O novo empresário poderá decidir quais equipamentos utilizará, dentre os citados a seguir:
• microcomputador completo;
• uma impressora;
• linha telefônica;
• uma impressora de cupom fiscal;
• mesas, cadeiras, armários, de acordo com o dimensionamento das instalações;
• gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de débito e crédito;
• equipamento para recebimento através de cartões de débito e crédito;
• estantes, prateleiras e vitrines para exposição dos produtos;
• balcão de atendimento;
• equipamentos e utensílios para cozinha industrial – fogões, fornos, geladeiras, liquidificadores, processadores, batedeiras, fritadeiras, panelas, etc;
• freezer vertical e horizontal;
• balcão refrigerador com expositor;
• balcão estufa com expositor;
• utensílios de escritório;
• veículo utilitário – critério do empreendedor.
Ao fazer o layout da empresa, o empreendedor deve levar em consideração a ambientação, decoração, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros, carga e descarga, entradas, saídas e estacionamento.
No caso de uma empresa pequena, deve-se levar em consideração a necessidade de todos os equipamentos acima especificados e o tipo, pois existem dos mais sofisticados aos mais simples. Antes de comprar os equipamentos, pense no tipo de serviço e qualidade exigida pelo público alvo para não gastar mais do que o necessário ou ficar com ociosidade por excesso. Verifique a necessidade de acordo com o seu negócio.
O SEBRAE local deverá ser buscado para ajudar o futuro empreendedor a dimensionar corretamente o negócio.

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Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
• Investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, decoração, utensílios, instalações, reformas etc.;
• Investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, honorários profissionais e outros;
Os investimentos necessários, em média, para uma empresa de pequeno porte estão descritos abaixo.
DESCRIÇÃO
Reformas e adaptações (incluindo equipamentos de segurança) R$ 2.000,00
1 Impressora Fiscal R$ 900,00
1 Balcão de recepção R$ 1.000,00
2 Expositores R$ 2.500,00
2 Liquidificador R$ 600,00
1 Refrigerador R$ 900,00
5 Panelas R$ 750,00
1 Fogão industrial R$ 1.000,00
1 Freezer R$ 1.500,00
Outros equipamentos para cozinha R$ 3.500,00
5 jogos de Mesas e 4 cadeiras R$ 2.000,00
Móveis e utensílios para atendimento aos clientes R$ 3.000,00
Decoração R$ 1.000,00
Estação de trabalho (mesa + cadeira) R$ 750,00
Computador e impressora R$ 2.000,00
Mesas, cadeiras, arquivos, prateleiras R$ 2.500,00
TOTAL GERAL R$ 25.900,00
O investimento necessário para abertura da empresa irá variar segundo fatores tais como: equipamentos utilizados, tamanho da equipe e quantidade de pamonhas a serem vendidas. Assim, os valores acima descritos servem apenas como referência para o futuro empreendedor.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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