Como Abrir um Negócio

terça-feira, agosto 02, 2011

Como Abrir - Montar uma Papelaria

Papelaria
Apresentação do Negócio
A papelaria é definida como estabelecimento onde se vendem papel e artigos de escritório. No entanto, hoje em bairros de clientela de maior poder aquisitivo já podemos notar uma mudança tanto no visual das papelarias, quanto nos tipos de serviços prestados, podendo até mesmo ter incorporado no seu interior um café, sala para leitura, ambientes para crianças.
Desta forma, a papelaria, que é um segmento tradicional do comércio, vem nos últimos anos, passando por grandes e rápidas mudanças, exigidas pela própria dinâmica do mercado. Este setor está encontrando alternativas criativas para driblar circunstâncias conjunturais, como aumento de tributação e maior número de atacadistas atendendo no varejo. Neste sentido, se antes as papelarias trabalhavam com foco no segmento escolar, comercializando as tradicionais colas brancas e conseqüentemente tinham um mercado altamente sazonal, hoje em dia, a realidade é outra. Na correnteza destas mudanças, destaca-se também o uso cada vez maior da automação, que, por sua vez, levou os empreendimentos do ramo a oferecerem mercadorias e serviços complementares aos tradicionais.
A diversidade de produtos atrai não apenas o mercado escolar, mas também o artístico, escritório e de material de informática. O ramo da papelaria costuma ser atraente para o pequeno empreendedor, pois uma papelaria pode ser montada em pequenos espaços e não exige grande experiência, apenas mão-de-obra especializada em certos serviços, como, por exemplo, encadernação.

Como Abrir - Montar uma Papelaria
Mercado
O segmento de papelaria apresenta um incremento expressivo de demanda entre os meses de janeiro a março, em decorrência da volta às aulas. Sendo assim, o comerciante deve se preparar para esse período com bastante antecedência, buscando identificar fornecedores, negociar preços e formas de pagamento, etc. Após esse período, o volume comercializado não será majoritariamente do segmento escolar, mas do segmento de material de escritório, além de outros produtos de menor sazonalidade. Será o momento de fazer um planejamento para lidar com a queda das vendas no setor e pensar em como aproveitar as datas comerciais.
Uma pesquisa realizada pela rede Brasil Escolar apontou que os cerca de 600 associados que compõem a entidade conseguiram superar com índice positivo o ano de 2007. As vendas registradas no período de volta às aulas tiveram crescimento de 9,3% em relação aos resultados do ano passado. Um dos motivos foi a crescente movimentação das papelarias em busca de novos nichos de mercado, buscando manter a lucratividade, mesmo em períodos de entressafra. Algumas papelarias procuram fortalecer parcerias com escolas, em busca de exclusividade nas listas de materiais, bem como com empresas, com foco em vendas corporativas. Outras apostam em serviços, como a criação de áreas internas voltadas para cursos de artesanato e pintura, para garantir o movimento na loja durante todo o ano.
Mas o que vem modificando o perfil da papelaria convencional é a informática, que aos poucos migra da caneta para o computador. Hoje em uma papelaria, o consumidor encontra, além da linha completa de cartuchos e toners, periféricos como mouses, teclados, webcams, fones de ouvido, microfones e ainda mídias de áudio e armazenamento (MP3, MP4, pen drives, CDs e DVDs). “O momento de volta às aulas ainda é o período mais forte para nós. Mas, atualmente, o que mantém a continuidade de nosso caixa são os materiais de escritório e informática, carros-chefes durante todo o ano”, ressalta Leonardo Luiz Diel, proprietário da Papelaria do Estudante, estabelecida em Sinop (MT).
Mesmo sendo alternativa de negócios comprovada, antes de qualquer estabelecimento investir nesse novo mercado, é sábio fazê-lo com cautela. Em primeiro lugar é preciso pesquisar a região de atuação para verificar se já não há saturação de oferta dos produtos que serão comercializados. Também é bom fazer um levantamento dos itens mais procurados dentre o mix disponível. Outro ponto que deve ser levado em conta é a mudança constante dos catálogos das empresas. Com a constante evolução tecnológica, o tempo médio de entrada de novos avanços no mercado é entre 60 a 90 dias.
Conhecer e caracterizar quem são seus futuros clientes, o que eles compram e por que eles compram, como são feitas as compras, quando eles compram e as tendências de compra deles é essencial para o sucesso de seu negócio. A maioria das empresas bem sucedidas estão constantemente em mudanças, oferecendo oportunidades e apresentando ameaças. Conhecer e analisar os consumidores, concorrentes, fornecedores e o ambiente macroeconômico é muito importante para revisar e se adaptar aos novos desafios e oportunidades do mercado. Uma visão de fora para dentro em seu futuro negócio e uma análise do próprio mercado em que você vai entrar, é um instrumento estratégico para seus objetivos.
Sua empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que você deseja conquistar. Analisar o potencial do mercado onde será iniciado seu negócio é muito importante, nessa análise pode-se verificar a renda, idade, classe social dos futuros consumidores. Neste sentido, este ramo pode atingir diversos segmentos do mercado consumidor, independente de faixa etária, sexo, classe social ou profissão.

Papelaria
Estrutura
O tamanho da estrutura de uma empresa pode variar segundo seu porte e sua atividade produtiva. De maneira geral, a estrutura básica deve contar com uma área mínima de 60 m2, que pode ser divida em dois ambientes, separados por um balcão/prateleira. No fundo da loja deverá ser a área destinada ao estoque, e a outra área deve ser destinada aos balcões e prateleiras para exposição dos produtos e atendimento ao público.
Desta forma, o empreendedor deverá atentar para disponibilização de espaços específicos para que a comercialização aconteça da melhor forma possível, em um ambiente agradável, bem iluminado e de fácil movimentação dos clientes, além é claro, de um espaço reservado para o desenvolvimento das atividades administrativas, estoques, etc.
Vale ressaltar que não existe uma regra clara e objetiva para a definição da estrutura física necessária para uma papelaria, no entanto, deverão ser obedecidas as adequadas separações dos setores da empresa para que seja possível conseguir de todas as áreas a maior produtividade possível de cada colaborador.

Como Abrir - Montar uma Papelaria
Pessoal
Todas as pessoas que trabalham na sua empresa devem ter algumas características para saber atender bem os clientes, tais como a habilidade em ouvir e atender os clientes, naturalidade na orientação dos clientes, boa vontade, persistência e paciência, saber negociar, equilíbrio emocional, identificar as necessidades dos clientes, iniciativa, agilidade e presteza no atendimento, identificar o perfil do usuário. Essas características podem ser adquiridas através de treinamentos, o que deve ocorrer periodicamente entre seus funcionários, cursos como: "Gestão de Pessoas", Praticando Qualidade, Cativando o Cliente com um Atendimento de Qualidade, Oratório - A Arte de falar em Público, entre outros. O número de funcionários irá variar de acordo com a estrutura do empreendimento, podendo este ter entre 2 e 4 funcionários para uma empresa de pequeno porte e para uma firma de porte médio, gira em torno de 18 funcionários, distribuídos entre balconistas, ajudantes e caixas.
Caso necessite contratar pessoas para auxiliá-lo nos serviços diários e essenciais de sua empresa, tais como caixas, balconistas, vendedores externos, compradores, faxineiras, vigilantes, office-boy, etc, você deverá observar o que dispõe a legislação pertinente em vigor.
Dependendo do tipo e da forma que os serviços forem prestados, você terá que contratar estes auxiliares e colaboradores sob o regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), isto é, com carteira de trabalho assinada. Neste caso, será preciso registrá-los com o salário mensal combinado – não podendo ser inferior ao piso salarial previsto pela Convenção Coletiva de Trabalho da respectiva categoria sindical, pagar o FGTS, férias, 13º salário, Descanso Semanal Remunerado - DSR, etc.
Trata-se de uma autêntica relação de emprego, com vínculo empregatício, em que figura, de um lado, o empregador e, do outro lado, o empregado. Saiba que, segundo a CLT, o vínculo empregatício se caracteriza pela relação de trabalho sempre que estiverem presentes os seguintes elementos: subordinação, horário, habitualidade e pessoalidade, mediante pagamento denominado de salário.

Papelaria
Equipamentos
De uma maneira geral, os equipamentos básicos que compõem uma papelaria são:
• Balcões, prateleiras, gôndolas, etc;
• Móveis e utensílios do administrativo;
• Computadores, telefone, fax, Caixa registradora, etc.

Como Abrir - Montar uma Papelaria
Investimentos
Investimento consiste na aplicação de algum tipo de recurso, esperando um retorno superior aquele investido em um determinado período de tempo. O investimento que deve ser feito em um empreendimento varia muito de acordo com seu porte e seu público alvo. No caso dos serviços de uma papelaria, os principais investimentos estão relacionados aos seguintes aspectos:
• Com o imóvel;
• Instalações;
• Equipamentos;
• Contratações de serviços;
• Contratação de empregados;
• Treinamento;
• Documentação;
• Legalização da empresa, etc.
Os valores de investimento variam conforme a estrutura do empreendimento. O investimento inicial para uma empresa de pequeno porte, geralmente, gira em torno de R$ 50.000,00 e para uma empresa de médio porte, pode ficar aproximadamente no patamar de R$ 180.000,00. O tempo médio de retorno deste investimento é de 3 anos.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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