Como Abrir um Negócio

sábado, julho 23, 2011

Como Abrir - Montar uma Marcenaria

Marcenaria
Apresentação do Negócio
O trabalho com madeira e em madeira é muito antigo. Em um passado não tão remoto assim o profissional que fazia trabalho em madeira, fosse construindo móveis ou outras peças era conhecido como “carpinteiro”, mas como o passar do tempo e com os avanços na execução do trabalho com madeira surge então o “marceneiro”.
O serviço de um marceneiro requer qualificação no manejo da madeira, paciência e criatividade, para que os projetos a serem materializados sejam executados com maestria e atenda ao que fora idealizado/projetado; traduzindo-se, assim, em um móvel ou objeto de pleno uso e satisfação de quem o encomendou, atendendo também, satisfatoriamente, a produção de móveis ou objetos de uso doméstico ou comercial, com produção em escala industrial sem perder sua essência e principalmente qualidade.
O trabalho realizado em uma marcenaria é o de transformar madeira em móveis ou outros produtos, em objetos de utilidade e ainda funcionar com decoração de ambientes.
Com a evolução da área de marcenaria, aliado ao processo de proteção ecológica, atualmente as marcenarias tem trabalho com madeira constituídas de materiais até então não utilizados, tais como laminados industrializados (madeira), compensado, aglomerado, MDF, fórmica, folhas de madeira, etc.


Como Abrir - Montar uma Marcenaria
Mercado
O mercado de marcenaria tem crescido bastante, principalmente em função do acentuado fluxo de pessoas para as áreas urbanas, o que originou um contingente maior na procura por fabricação de móveis em geral sob medida para suas residências.
Esse crescimento por serviços especializados de marcenaria tem ocorrido principalmente pela forma com que os imóveis são construídos, já que nem sempre é possível encontrar nas lojas especializadas o mobiliário que se adéqüe exatamente no formato de sua residência. Assim a melhor solução, ou pelo menos a que mais tem sido utilizada é a contratação dos serviços de uma marcenaria para fabricar os móveis residenciais de forma projetada, com a finalidade de aproveitar todos os espaços disponíveis em apartamentos ou casas. Mas essa contratação de serviços não se resume apenas a ambientes residenciais não, tem sido aplicado em grande escala, quiçá até mais do que em residências, nos ambientes comerciais também.
Mas o empreendedor que tender a ingressar nesse mercado também precisa saber que a concorrência é bastante expressiva. Mas com espaço suficiente para novos entrantes, desde que o ingressante venha disposto a atuar com a prestação de serviços de marcenaria em alto nível, com extremo profissionalismo e lisura em seus compromissos e responsabilidades. O mercado de marcenaria está cheio de profissionais que não cumprem seus compromissos e que realizam serviços sem qualidade, o que acaba por macular todo um segmento comercial.
Sendo assim o mercado de marcenaria tem espaço para receber novas empresas, mas apenas terá possibilidade de crescimento e permanência no mercado àquelas empresas constituídas de profissionais altamente qualificados e denotem responsabilidade com os seus clientes, estando fadado ao insucesso os que atuarem de forma diferente. 
 
Como Abrir - Montar uma Marcenaria
Estrutura
O tamanho da estrutura varia, segundo o interesse, expectativa do empreendedor, e a forma com que será estruturado seu empreendimento. Apresenta-se abaixo uma idéia de estrutura baseado na condição de ter uma área para indústria e outra em local diferente para montagem da área comercial e do “showroom”.
a) ÁREA COMERCIAL e SHOWROOM – espaço sugerido de aproximadamente 70m². Esse espaço deverá ser estruturado em ambientes que traduzam a idéia de uma residência e também de escritório. Nesses ambientes representativos deverão ser montadas “sugestões” de mobiliário, visando dar uma idéia aos clientes da qualidade do trabalho realizado na indústria de marcenaria.
Nesse mesmo espaço deve ser colocadas mesas e cadeiras para atendimento aos clientes. Com isto deve se idealizar um ambiente bem iluminado, convidativo e extremamente organizado, denotando aos clientes uma sensação agradável e de organização.
b) INDÚSTRIA – área ideal de 300m², sendo que cerca de 250m² para indústria e o restante para área administrativa.
a. Produção – nesse espaço deverá ser instalado todo o maquinário que será aplicado na produção dos móveis oriundos dos projetos de cada cliente. Deve-se estruturar também nesse ambiente espaço para guarda de matéria-prima e outro espaço para alocação das peças produzidas que serão montadas nas residências ou escritório de cada cliente.
b. Administração – esse espaço deverá ser instalado o escritório administrativo-financeiro da marcenaria.
Marcenaria
Pessoal
Considerando a estrutura sugerida para a marcenaria, entende-se que o quadro de funcionários para o início das atividades deve ser de 7 (sete) profissionais, distribuídos conforme abaixo:
Vendas/Showroom
• 2 funcionários para área de vendas, sendo que pelo menos um desses profissionais deverá ter amplos conhecimentos técnicos em desenhos e projeção de ambientes, pois será esse profissional que irá formalizar as expectativas que cada cliente tem para seu ambiente, realizando o projeto que melhor se identifica com o espaço físico definido para instalação dos móveis a serem fabricados;
• 1 recepcionista, que se encarregará do atendimento prévio do cliente e também do tele-atendimento, no qual os clientes agendam visitas para que um vendedor o atenda em sua própria residência ou escritório. Esse mesmo funcionário irá também atender as ligações de clientes sobre a posição da produção de seu pedido, data de entrega, dentre outras informações.
Indústria/Produção
• 4 funcionários, sendo dois marceneiros oficiais e dois auxiliares de marcenaria. Esses profissionais serão os responsáveis para traduzir o projeto elaborado no momento da venda em produtos acabados, também serão esses funcionários que serão os encarregados da montagem dos móveis produzidos na marcenaria, na residência ou escritório dos clientes.
Ressalta-se que o empreendedor deverá estar presente tempo integral na empresa, principalmente na área de indústria, pois será nesse ambiente que se configurará o sucesso de seu empreendimento, ou seja, produzindo o móvel segundo o que fora projetado e em especial sua montagem/instalação no ambiente do cliente. Enfim o empreendedor deverá se fazer presente integralmente na gestão completa da marcenaria.

Marcenaria
Equipamentos
Os equipamentos necessários para a montagem de uma marcenaria, considerando uma empresa de porte médio, são os seguintes:
1. Indústria/Produção
a. Serra fixa de mesa;
b. Serra portátil;
c. Serra tico-tico;
d. Lixadeira;
e. Desempenadeira;
f. Régua;
g. Compasso;
h. Graminho;
i. Formão;
j. Plaina;
k. Martelo;
l. Serrote;
m. Jogo de ferramentas diversas.
2. Área administrativo-financeira
a. Mesa;
b. Cadeira;
c. Computador;
d. Impressora;
e. Fax;
f. Telefone.
Em relação à parte tecnológica, é um item bastante importante para a área de vendas de uma marcenaria, já que apresentar os desenhos projetados para os clientes na tela de um computador será um grande diferencial, principalmente por ser fácil alterar o projeto de cada cliente de forma simples e rápida.
A tecnologia a ser implementada na área de projetos da marcenaria, tem a função de projetar o ambiente para o qual o cliente busca contratar os serviços dessa empresa. Com isto possibilita um efeito tridimensional para cada ambiente e fazer uma representação gráfica em cores e estrutura física muito próxima do que efetivamente ficará após a montagem dos móveis no referido ambiente.
Já na área de produção a parte tecnológica não é tão avançada. Isto porque o serviço é extremamente manual, no entanto os marceneiros deverão estar muito atentos ao que fora definido no projeto inicial, projeto esse que deverá compor o contrato que será formalizado com cada cliente.
Diante desse fato será de grande auxílio contar com um software de gestão integrada, que possibilite ao empreendedor ter amplo controle de todo o negócio, em especial na parte de controle dos custos de produção bem como controle de estoques e financeiro da marcenaria.
Esse processo busca auxiliar a tomada de decisões por parte do empresário dentre de seu negócio comercial.
Segue link de máquinas e equipamentos fornecidos pela Abimaq:

Como Abrir - Montar uma Marcenaria
Investimentos
O volume de recursos a ser investido dependerá da capacidade produtiva do empreendedor, bem como do espaço disponível para montagem da sua marcenaria. Visando dar uma estimativa do volume de investimentos, apresenta-se uma seleção de itens e suas respectivas quantidades para se ter estruturado uma marcenaria de médio porte.
1. Itens para uso na Indústria/Produção
a. Serra fixa de mesa – 3 = R$ 1.200,00;
b. Serra portátil – 4 = R$ 800,00;
c. Serra tico-tico – 4 = R$ 1.200,00;
d. Lixadeira – 2 = R$ 1.300,00;
e. Desempenadeira – 4 = R$ 60,00;
f. Régua – 6 = R$ 180,00;
g. Compasso – 4 = R$ 50,00;
h. Graminho – 3 = R$ 300,00;
i. Formão (jogo) – 2 = R$ 400,00;
j. Plaina (jogo) – 2 = R$ 320,00;
k. Martelo (diversos tamanhos) – 6 = R$ 350,00;
l. Serrote – 4 = R$ 80,00;
m. Jogo de ferramentas diversas – 3 = R$ 1.000,00;
n. Compressor (linha profissional leve) – 1 = R$ 950,00.
Subtotal..................................... R$ 8.190,00.
2. Itens para uso na Área administrativo-financeira e showroom
a. Mesa – 5 = R$ 1.250,00;
b. Cadeira – 15 = R$ 1.800,00;
c. Computador – 3 = R$ 3.900,00;
d. Impressora laser – 2 = R$ 1.200,00;
e. Fax – 2 – R$ 900,00;
f. Telefone – 4 = R$ 200,00.
Subtotal......................................... R$ 9.250,00.
Total geral................................................ R$ 17.440,00.
Para a instalação da área de produção/indústria da marcenaria o ideal é que o espaço escolhido seja na forma de galpão, o que irá facilitar bastante a distribuição do ambientes requeridos para uma marcenaria, tanto na parte da instalação das máquinas para produção quanto à área administrativa, e ainda os espaços destinados ao estoque de matéria-prima e produtos acabados.
A área que se destina ao showroom/comercial pode ser uma sala comercial ou mesmo uma casa adaptada para essa finalidade. Qualquer que seja o ambiente será necessário adequar uma recepção e ter instalado os diversos ambientes de uma residência ou escritório comercial, sendo os principais ambientes aqueles que representem uma residência.

O custo de adequação de imóvel(eis) será bastante variável, pois dependerá de como será encontrada a estrutura atual, as condições das instalações elétricas, hidráulicas, dentre outros espaços, mas estima-se algo em torno de R$ 8.000,00 à R$ 15.000,00.
  
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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