Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de moda íntima

Loja de moda íntima
Apresentação do Negócio
Os seres humanos, em especial os do sexo feminino, sempre gostaram de “embelezar” a si próprio, no entanto existia, até bem pouco tempo atrás um tabu muito forte, quase intransponível, em que definia, por força de costume, que as roupas íntimas eram peças necessárias, mas que “jamais” deveriam ser mostradas, portanto, seu design não era tão importante.
Mas com o passar dos tempos, e a contínua vontade de superar tabus, a sociedade, por meio de mulheres mais arrojadas, com auxílio criativo de designers propiciaram uma radical transformação das roupas íntimas.
Assim as roupas íntimas passaram de peças que ficavam geralmente escondidas debaixo das demais peças de roupas, para peças que traduzem conforto, sensualidade e possibilitam as mulheres opções variadas e diversificadas.
A loja de moda íntima deve oferecer uma grande variedade de produtos, pois as mulheres buscam produtos que ofereçam conforto e sensualidade e atualmente até os homens buscam produtos sensuais.
Uma loja de moda íntima deverá ser concebida com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer. Sendo assim será necessário que seja montado um plano de negócio. E para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar uma Loja de moda íntima
Mercado
O mercado de roupas íntimas tem apresentado amplo crescimento, em especial devido a evolução contínua de peças de roupas íntimas, as quais são oferecidas peças cada vez mais criativas, diferenciadas e sensuais, construídas com materiais sofisticados que seguem as tendências da moda ora conservadora outras vezes atual. É um mercado que não segue a sazonalidade por isso se torna vantajoso em relação às lojas de roupas.
Em pesquisas realizadas e divulgadas pela revista Poder, a indústria da moda íntima, tanto masculina quanto feminina, vem crescendo a taxas bem mais altas do que o PIB brasileiro. O crescimento anual do segmento é de cerca de 10%, gerando R$ 4,59 bilhões em negócios. Os números do setor são bastante animadores: 13% de crescimento em 2007, comparado com o ano anterior; emprega cerca de 50 mil costureiras em todo o território nacional e representa 9,5% da cadeia produtiva têxtil nacional. Existem no país mais de 8 mil fabricantes de moda íntima, que vende cerca de quase um bilhão de peças por ano.
O mercado de moda íntima está em alta contínua e com arrojo total dos fabricantes, tanto assim que sido montado desfiles em áreas públicas, como por exemplo, a rodoviária de Brasília, que foi palco de um desfile no ano de 2008.
Sendo apresentado ao público modelos femininos e masculinos vestidos apenas com roupas íntimas, o que traduzia em grande sucesso. Esse tipo de ação tem sido contínua, o que aumenta as possibilidades de negócios.
Esse mercado tem movimentado em média anualmente o montante de aproximadamente R$ 3 bilhões.

Como Abrir - Montar uma Loja de moda íntima
Estrutura
O tamanho da estrutura de uma loja de moda íntima varia de acordo com o interesse e a expectativa do empreendedor, em relação a capacidade de vendas.
Assim, apresenta-se abaixo uma idéia de estrutura para uma loja de moda íntima de médio porte, considerando a disponibilização de espaços específicos para exposição dos produtos comercializados na loja, atendimento/vendas, estoque/depósito e área administrativo-financeira.
Os espaços indicados acima devem ser dotados de layout adequado, respeitando a facilidade de movimentação, conforme segue:
a. Exposição dos produtos: espaço dotado de expositores em manequins dos modelos a disposição para comercialização, de preferência em amplas vitrines de vidros voltadas para a área de trânsito de pedestres;
b. Atendimento/Vendas: essa área deve ser ampla o suficiente para a alocação de balcões, cadeiras altas (poucas), tudo para que crie um clima de amigabilidade para a clientela;
c. Provadores: umas três ou quatro cabines para que os clientes possam provar os modelos escolhidos;
d. Estoque/Depósito: esse espaço deverá ser dotado de escaninhos para acomodar os produtos a serem comercializados, separados por tamanho e também modelos;
e. Administrativo-financeiro: esse espaço é destinado à elaboração das tarefas administrativas e financeiras da loja de moda íntima, tais como fechamento do caixa, conciliações das vendas via cheque, dinheiro, cartões de crédito, crediário, contas a pagar, dentre outros. Também serão executadas nessa área as tarefas de controle de estoques, compras e outras atividades de escritório.
Não existe uma regra clara e objetiva para a definição da estrutura física necessária para instalação de uma loja de moda íntima. Mas como em qualquer outro empreendimento, os departamentos devem ser separados da melhor forma para que seja possível conseguir a maior produtividade possível de cada colaborador, por exemplo, área infanto-juvenil, adulto, devendo ainda ser feito a separação por sexo.
 
Loja de moda íntima
Pessoal
O quadro de pessoal de uma loja de moda íntima irá variar de acordo com o tamanho do empreendimento. Apresenta-se abaixo o quadro de pessoal para uma loja de médio porte, que deverá ser aproximadamente 06 (seis) funcionários:
• Dois vendedores;
• Um estoquista;
• Um auxiliar administrativo;
• Um caixa;
• Um gerente.
Os vendedores, estoquista e o gerente deverão conhecer bem as mercadorias comercializadas na loja de moda íntima.
Ressalta-se ainda que o proprietário do negócio deve estar presente em todas as operações da empresa, principalmente acompanhando a área de vendas e estoque, bem como a parte de gestão administrativo-financeira da empresa.

Loja de moda íntima
Equipamentos
Os equipamentos necessários para a montagem de uma loja de moda íntima, considerando uma empresa de porte médio, são os seguintes:
Área de estocagem
1. Prateleiras em forma de escaninho
2. Balcões
Área vendas
1. Balcão para atendimento
2. Araras
3. Provadores
4. Espelhos
5. Prateleiras em forma de escaninho
6. Estantes
7. Manequim masculino e feminino, infantil e adulto
Área Administrativa
1. Mesas para escritório
2. Cadeiras
3. Arquivo
4. Máquina de calcular
5. Microcomputador
6. Impressora
7. Internet
8. Telefone
9. Fax.
A parte tecnológica para esse segmento empresarial é fundamental, já que os pedidos e respectivo atendimento são todos dotados de nível avançado tecnologicamente. Assim se torna necessário, que o empreendedor dote sua empresa de todo o processo tecnológico disponível para essa finalidade. O controle de estoque é um dos itens mais importantes de uma loja de moda íntima, já que as vendas ocorrem de forma direta, portanto, devem ter o produto em demonstração para ser entregue ao cliente interessado.

Como Abrir - Montar uma Loja de moda íntima
Investimentos
Apresenta-se abaixo uma idéia do montante a ser investido na implantação de uma loja de moda íntima:
Área de estocagem
1. Prateleiras em forma de escaninho – 15 = R$ 5.250,00
2. Balcões – 2 = R$ 600,00
Investimento área de estocagem: R$ 5.850,00
Área vendas
1. Balcão para atendimento – 4 = R$ 1.600,00
2. Cadeiras especiais – 6 = R$ 2.250,00
3. Araras – 10 = R$ 2.000,00
4. Provadores – 4 = 2.000,00
5. Espelhos – 10 = R$ 1.700,00
6. Prateleiras em forma de escaninho – 10 = 3.500,00
7. Estantes – 6 = 1.620,00
8. Manequim
a. Feminino Adulto – 5 = R$ 280,00
b. Masculino Adulto – 5 = R$ 300,00
c. Infantil feminino – 3 = R$ 210,00
d. Infantil masculino – 3 = R$ 225,00
e. Busto feminino – 3 = R$ 120,00
Investimento área de vendas: 15.805,00
Área Administrativa
1. Mesas para escritório – 2 = R$ 900,00
2. Cadeiras – 6 = R$ 720,00
3. Arquivo – 2 = R$ 900,00
4. Máquina de calcular – 4 = R$ 400,00
5. Microcomputador – 4 = R$ 6.000,00
6. Impressora – 2 = R$ 1.200,00
7. Internet – 1 = R$ 75,00
8. Telefone – 4 = R$ 200,00
9. Fax 1 = R$ 450,00
Investimento área administrativa: 10.845,00
INVESTIMENTO TOTAL: R$ 32.500,00
Será necessária também a aquisição de estoque inicial de produtos acabados, peças de moda íntima, as quais serão utilizadas no processo de vendas de uma loja moda íntima. Essa aquisição não está computada nos investimentos, pois irá depender da opção do empreendedor para o início de suas atividades.

IMÓVEL
Para esse segmento empresarial, o ideal é que seja concebida a estrutura em forma de sala comercial, a qual deverá ser dotada de espaços para operacionalizar a empresa.
Assim deve ter espaço para montagem da área da loja de vendas, área para estocagem de peças de moda íntima e área para o escritório administrativo-financeiro e operacional da empresa.
O custo de estruturação, adequação ou construção do imóvel será bastante variável. Assim não apresenta uma estimativa de custo, pois dependerá de localização geográfica, e também da área a ser definida pelo empreendedor para instalar sua loja de moda íntima.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.
 

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