Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de produtos descartáveis para festa

Como Abrir - Montar uma Loja de produtos descartáveis para festa
Apresentação do Negócio
Nos últimos anos, o segmento de festas vem passando por um boom fenomenal de crescimento, alavancando negócios para empresas especializadas em bufês, doces, decoração, fotografia, cerimonial, convites, lembrancinhas, animação de festas infantis, equipamento de som, locação de brinquedos e casas de festa. O rol de fornecedores dos eventos agora também conta com a loja de produtos descartáveis para festa, que, como o próprio nome diz, fornece toda a linha de artigos descartáveis para eventos em geral: papel toalha, guardanapos, pratos, bandejas, garfos, facas, colheres, copos, sacos de pipoca, velinhas, canudos, palitos de dente, sacos de lixo, balões, serpentinas, confetes, máscaras etc.
A economia é uma das principais razões para a utilização de produtos descartáveis, principalmente em festas infantis. Com isso, não há a preocupação de que convidados quebrem ou extraviem louças e talheres, além de dispensar o processo de aluguel, lavagem e entrega das peças.
A correria da vida moderna também contribuiu para que a organização da festa seja mais prática. Após o término, basta recolher ao lixo os utensílios descartáveis.
Além de festas infantis, uma loja de produtos descartáveis também pode atender à demanda de festas de aniversário; festas em empresas e escritórios; festas juninas, festas de fim de ano, dentre outras. Mais informações sobre o empreendimento pode ser obtido por meio da elaboração de um plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.
 
Mercado
O segmento de festas infantis é o principal consumidor dos produtos de lojas descartáveis. No Brasil, um país com 55 milhões de crianças (38% da população), a indústria de festas cresceu 50% nos últimos três anos. Somente o setor de bufê infantil movimenta mais de R$ 500 milhões por ano no Brasil, contando com cerca de 1.100 empresas formalizadas, sendo 450 só na cidade de São Paulo.
A excelente performance deste setor atraiu uma grande variedade de empresas, acirrando a concorrência no mercado. A melhor alternativa para se destacar ainda é apresentar um diferencial nos serviços prestados (preço, atendimento, inovação).
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo.
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre festas. Trata-se de um instrumento fundamental para fazer uma análise da concorrência, selecionando concorrentes por bairro, faixa de preço e especialidade.
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho.
• Participação em seminários especializados.
 
Estrutura
Para uma estrutura mínima com um ponto comercial, estima-se ser necessária uma área de 50 m2, com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio. Os ambientes podem ser divididos em área para a exposição de produtos, área de vendas (com balcão de atendimento, caixa, empacotamento e entrega de produtos), escritório e depósito para estoque.
É conveniente que o espaço de vendas possibilite o auto-atendimento do cliente. O empreendedor deve planejar o mostruário de produtos no começo da loja, com gôndolas, prateleiras e araras, em ambiente
arejado, limpo, claro e dentro das normas de segurança pré-estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.
Também deve haver espaço para um balcão vitrine e atendimento pelo vendedor. Este balcão serve para exposição e venda de objetos e acessórios, além de permitir a demonstração de produtos.
É importante que as vitrines externas permitam a maior transparência para o interior da loja e que exponham, de forma organizada, uma boa variedade de produtos. Porém, em cidades grandes e em locais pouco seguros, a fachada deve ter dispositivos adicionais de segurança como alarmes, câmeras de vigilância e grades de ferro.
O escritório destina-se ao atendimento a clientes especiais e fornecedores, além de funcionar como local de trabalho do proprietário. Deve ser composto por uma mesa de trabalho, cadeiras e microcomputador.
Todo o ambiente deve ser limpo e organizado. O piso, a parede e o teto devem estar conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. O piso deve ser de alta resistência e durabilidade, além de fácil manutenção. Cerâmicas e ladrilhos coloridos proporcionam um toque especial, enquanto granito e porcelanato oferecem luxo e sofisticação ao ambiente.
As paredes devem ser pintadas com tinta acrílica. Tons claros são adequados para ambientes pequenos, pois proporcionam a sensação de amplitude. Texturas e tintas especiais na fachada externa personalizam e valorizam o ponto.
A utilização de forros de gesso proporciona a criação de diferentes efeitos de iluminação. Sancas com lâmpadas embutidas podem iluminar indiretamente o ambiente, ao mesmo tempo em que focos direcionados a vitrines e prateleiras destacam os produtos. Sempre que possível, deve-se aproveitar a luz natural. No final do mês, a economia da conta de luz compensa o investimento. Quanto às artificiais, a preferência é pelas lâmpadas fluorescentes.
Profissionais qualificados (arquitetos, engenheiros, decoradores) poderão ajudar a definir as alterações a serem feitas no imóvel escolhido para funcionamento da loja, orientando em questões sobre ergometria, fluxo de operação, design dos móveis, iluminação, ventilação etc.

Pessoal
O fator humano é fundamental para o sucesso de uma loja de produtos descartáveis para festa. Contar com profissionais qualificados e comprometidos deve estar no topo da lista de prioridades do empreendedor.
O número de funcionários da loja vai variar de acordo com seu o tamanho. Em geral, uma pequena loja pode contar com dois vendedores, além do empreendedor. Suas atribuições são:
• Empreendedor: responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de estoque e da comercialização. Deve ter conhecimento da gestão do negócio, do processo produtivo e do mercado. Precisa manter contato com fabricantes de peças e acompanhar as últimas tendências do setor; 
• Vendedor: responsável pelo atendimento aos clientes e venda dos
produtos. Suas principais qualidades devem ser:
o Conhecer em profundidade os produtos oferecidos;
o Entender as necessidades dos clientes;
o Conhecer a cultura e o funcionamento da empresa;
o Conhecer as tendências do mercado;
o Desenvolver relacionamentos duradouros com os clientes;
o Transmitir confiabilidade e carisma;
o Atualizar-se sobre as novidades do segmento;
o Zelar pelo bom atendimento após a compra.
Normalmente, a loja funciona em horário comercial das 10 às 18 h.
Lojas situadas em shopping centers seguem o horário do centro comercial, normalmente das 10 às 22 h. Sábados e domingos são dias de grande faturamento. Dependendo do movimento e da época do ano, pode ser necessária a ampliação do horário de funcionamento, exigindo a contratação temporária de mais vendedores. Esta expansão do negócio precisa ser planejada conforme o aumento do faturamento.
O movimento também aumenta nas semanas que antecedem feriados festivos, normalmente quando as pessoas compram os últimos itens da festa. O empresário deve se preparar para este possível aumento de fluxo na loja.
O atendimento é um item que merece uma atenção especial do empresário, visto que nesse segmento de negócio há uma tendência ao relacionamento de longo prazo com os clientes. E os clientes satisfeitos ajudam na divulgação da loja para novos clientes.
A qualificação de profissionais aumenta o comprometimento com a empresa, eleva o nível de retenção de funcionários, melhora a performance do negócio e diminui os custos trabalhistas com a rotatividade de pessoal. O treinamento dos colaboradores deve desenvolver as seguintes competências:
• Capacidade de percepção para entender e atender as expectativas dos
clientes;
• Agilidade e presteza no atendimento;
• Capacidade de apresentar e vender os serviços da loja;
• Motivação para crescer juntamente com o negócio.
Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores nessa área, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis. 
O empreendedor pode participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor. O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e treinamentos adequados.

Equipamentos
Os materiais básicos para a instalação de uma loja de produtos
descartáveis para festa são:
• Vitrines e gôndolas;
• Balcão vitrine;
• Móveis e materiais de escritório;
• Telefone;
• Aparelho de fax;
• Microcomputador;
• Impressora;
Ao fazer o layout da loja, o empreendedor deve levar em consideração a ambientação, decoração, circulação, ventilação e iluminação. Na área externa, deve-se atentar para a fachada, letreiros, entradas, saídas e estacionamento.

Como Abrir - Montar uma Loja de produtos descartáveis para festa
Investimentos
O investimento varia muito de acordo com o porte do empreendimento. Uma loja de produtos descartáveis para festa, estabelecida em uma área de 50 m², exige um investimento inicial estimado em R$ 35 mil, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
• Balcão vitrine: R$ 2.000,00;
• Capital de giro: R$ 3.500,00
• Estoque inicial: R$ 16.500,00.
• Móveis e materiais de escritório: R$ 2.000,00;
• Telefone, aparelho de fax, microcomputador e impressora: R$
6.000,00;
• Vitrines, gôndolas, armários e araras: R$ 5.000,00;
Para uma informação mais apurada sobre o investimento inicial, sugere-se que o empreendedor utilize o modelo de plano de negócio disponível no Sebrae.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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