Como Abrir um Negócio

domingo, julho 24, 2011

Como Abrir - Montar um Minimercado

Minimercado
Apresentação do Negócio
O negócio minimercado está relacionado à conveniência e proximidade. O minimercado atende ás características regionais e aos bairros mais distantes dos grandes centros de consumo.

São estabelecimentos de pequeno porte com pouca variedade de itens, vendem alimentos e produtos de primeira necessidade, geralmente localizados em bairros e quadras populosas. São também conhecidos como lojas de vizinhança.

Um minimercado possibilita a utilização de imóveis menores, com estoques reduzidos, em relação aos supermercados. Oferece produtos com reposição mais rápida, atendendo as pessoas que necessitam de pequenas compras e que buscam opções mais próximas da sua residência.

O auto-serviço, em que o cliente manuseia o produto, verifica a data de validade e conhece o preço antes da decisão de compra é uma variável que deve ser considerada nesse tipo de negócio.

Um minimercado, geralmente, trabalha com preços superiores aos praticados pelos supermercados. Com um volume de vendas muito inferior, não consegue ganhos de escala na compra e por isso precisa de margens superiores para garantir a sobrevivência do negócio.

A clientela é formada por pessoas físicas que utilizam o minimercado para pequenas compras emergenciais. Pesquisas indicam que seus principais clientes são mulheres que freqüentam o estabelecimento várias vezes ao mês e gastam pouco tempo, levando itens de necessidade de consumo diário, formados quase sempre por produtos de mercearia, açougue, padaria, frios, laticínios e hortifruti. Essas seções correspondem a mais de 60% do faturamento do minimercado.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração do plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar um Minimercado
Mercado
O varejo de alimentos é o setor mais importante do Brasil. Segundo informação da Associação Brasileira de Supermercados - Abras, o setor é responsável por 85% do volume total de vendas de produtos de largo consumo (alimentos, higiene, e limpeza), o que permite concluir que é muito importante a participação do setor supermercadista nos hábitos de compra, afinal em sua grande maioria, a renda familiar é destinada ás compras realizadas no setor varejista.

A Associação Brasileira de Supermercados - Abras, informa ainda que em relação a 2007, todos os indicadores, como faturamento, numero de check-outs, área de vendas, estabelecimentos e funcionários, cresceram em 2008, correspondendo ao melhor desempenho dos últimos treze anos. Os números de 2007 já expressavam uma expansão significativa, representando o melhor desempenho dos últimos doze anos.

Outra informação muito interessante dá conta de que o ano de 2008 revelou uma expressiva demanda dos consumidores por lojas compactas e com bom nível de serviço, que oferecem comodidade, praticidade e agilidade. É um fenômeno que tem se desenvolvido nos últimos anos e que ganha mais força, especialmente, quando as redes de médio e grande porte apostaram nos modelos de lojas mais compactas.

Nessa mesma tendência de lojas compactas, algumas reduziram sua área de vendas, para ter um melhor aproveitamento, ou ainda alugando parte da área para outro modelo de negócio complementar, como loja de material de construção ou de eletroeletrônicos.

Segundo ainda a Associação Brasileira de Supermercados – Abras, esse segmento apresentou em novembro de 2009 um crescimento de vendas de 5,57% acumulado no ano.

O setor de mercearia, que compreende várias seções de alimentos industrializados, doces e salgados, aumentou sua participação em 2008 do total de vendas de uma loja passando de 32,6% em 2007 para 38,7% em 2008. Bebidas e perfumarias apresentaram também expansão de vendas em 2008.

A Associação Paulista de Supermercados – APAS, prevê que as vendas de alimentícios no país devem manter em 2010, ritmo de crescimento similar ao observado em 2009, acompanhando a continuidade do crescimento da renda e do emprego para o ano de 2010. 
 
Minimercado
Estrutura
A estrutura de um minimercado é composta basicamente pelas seguintes áreas:
- exposição dos produtos em um conjunto de prateleiras ou gôndolas, frezers, balcões refrigerados, geladeiras e balcões aquecidos;
- bateria de caixas;
- câmaras frias para estoque de carnes em geral e outros produtos que necessitam de armazenamento em baixas temperaturas;
- escritório para administração do negócio;
- depósito de estoque para reposição;

É necessário um espaço adequado para acomodar os carrinhos e outro de pequeno porte para cestas.

Deve-se disponibilizar banheiros para empregados e se possível, também, para clientes.  

Como Abrir - Montar um Minimercado
Pessoal
A quantidade de profissionais está relacionada ao porte do empreendimento. Para um minimercado de pequeno porte pode-se começar com 07 (sete) empregados sendo dois caixas, um balconista para a padaria, um balconista para o açougue, um açougueiro, um repositor de estoque e um auxiliar de limpeza. Se o período de atendimento diário ultrapassar 08 horas será necessário ajustar as quantidades de pessoas.

A atividade de gerência da loja pode ser realizada pelo empreendedor. As atividades de compras revestem-se de fundamental importância, não podendo ser delegadas a pessoas de pouca experiência.

O treinamento dos funcionários deve ter como objetivo o desenvolvimento das seguintes competências:
- capacidade de percepção para entender as expectativas dos clientes;
- desenvolvimento do conhecimento da atividade;
- cortesia, agilidade no atendimento e disponibilidade para prestar informações, indicar a localização de produtos e tirar dúvidas;

A apresentação pessoal é fator critico para consolidar a imagem da empresa junto ao cliente. Limpeza impecável, uso de uniformes, higiene e asseio constituem elementos que devem ser valorizados por todos os empregados.

O empreendedor deverá participar de seminários, congressos e cursos direcionados ao seu ramo de negócio, para manter-se atualizado e sintonizado com as tendências do setor.

Deve-se estar atento para a Convenção Coletiva do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Varejista, utilizando-a como balizadora dos salários e orientadora das relações trabalhistas, evitando, assim, conseqüências desagradáveis.

O Sebrae da localidade poderá ser consultado para aprofundar as orientações sobre o perfil do pessoal e o treinamento adequado. 
 
Minimercado
Equipamentos
São necessários os seguintes móveis e equipamentos:

Mobiliário para a área administrativa:
- microcomputador completo 1 – R$ 1.600,00;
- impressora 1 – R$ 299,00;
- telefone 2 – R$ 129,80;
- mesas 2 – R$ 560,00
- cadeiras 6 – R$ 408,00
- armário para o escritório 1 – R$ 380,00
- estante para o escritório 1 – R$ 560,00
Total mobiliário: R$ 3.936,80

Equipamentos:
- balcão de atendimento 4 – R$ 1.450,16
- gôndolas de centro inicial c/5 prateleiras 12 – R$ 5.214,48
- gôndolas de centro continuação c/5 prateleiras 48 – R$ 22.315,20
- gôndolas de parede inicial c/5 prateleiras 4 – R$ 1.689,12
- gôndolas de parede continuação c/5 prateleiras 8 – R$ 2.568,72
- gôndolas de canto c/5 prateleiras 8 – R$ 1.912,00
- balança 2 – R$ 1.398,00
- leitor de código de barras 1 – R$ 619,00
- check out 2 – R$ 2.400,00
- etiquetadora 2 – R$ 188,00
- cestos de 1 metro 10 – R$ 1.200,00
- estantes 3 – R$ 1.200,00
- bancas 5 – R$ 1.100,00
- balcões refrigerados 02 – R$ 3.478,00
- balcão aquecido 1 – R$ 1.850,00
- cortador de frios 1 – R$ 3.738,00
- serra elétrica para açougue 1 – R$ 385,00
- bancada para o açougue – 1 R$ 1.125,00
- Vitrine seca 02 – R$ 1.430,00
- freezer vertical porta de vidro 2 – R$ 9.160,00
- carrinhos 10 – R$ 3.235,80
- cestas de compras 15 – R$ 365,85
- impressora de cupom fiscal 1 – R$ 1.425,00
- veículo utilitário pequeno 1 – R$ 25.000,00

Total dos equipamentos: R$ 93.247,33

Os cálculos acima têm como base um minimercado instalado em um prédio de 300m². O empreendedor deverá dimensionar cuidadosamente sua loja antes de iniciar a instalação.

O SEBRAE mais próximo poderá ser procurado para orientar na elaboração do plano de negócio.
 
Como Abrir - Montar um Minimercado
Investimentos
Investimento compreende todo o capital empregado para iniciar e viabilizar o negócio até o momento de sua auto-sustentação. Pode ser caracterizado como:
- investimento fixo – compreende o capital empregado na compra de imóveis, equipamentos, móveis, utensílios, instalações, reformas etc.;
- investimentos pré-operacionais – são todos os gastos ou despesas realizadas com projetos, pesquisas de mercado, registro da empresa, projeto de decoração, honorários profissionais e outros;
- capital de giro – é o capital necessário para suportar todos os gastos e despesas iniciais, geradas pela atividade produtiva da empresa. Destina-se a viabilizar as compras iniciais, pagamento de salários nos primeiros meses de funcionamento, impostos, taxas, honorários de contador, despesas de manutenção e outros.

Para um minimercado o empreendedor deverá dispor de aproximadamente R$ 195.684,13 para fazer frente aos seguintes itens de investimento:
- mobiliário para a área administrativa – R$ 3.936,80;
- construção e reforma de instalações – R$ 50.000,00;
- equipamentos – R$ 93.247,33 ;
- despesas de registro da empresa, honorários profissionais, taxas etc.- R$ 3.500,00;
- capital de giro para suportar o negócio nos primeiros meses de atividade – R$ 45.000,00.
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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