Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de Alimentos Naturais

Como Abrir - Montar uma Loja de Alimentos Naturais
Apresentação do Negócio
A Pesquisa de Orçamento Familiares (POF) 2008-2009 apresenta informações de que a situação no Brasil não é das melhores, pois 49% da população com 20 anos ou mais estão acima do peso e 14,8% são obesos. (IBGE, 2010) Esse dado não é restrito ao nosso país, pelo contrário, reflete a cultura do fast-food vivenciada e incentivada no século passado. Assim, a busca por melhor qualidade de vida está presente no cotidiano das pessoas, sendo a alimentação uma das principais formas para se atingir tal objetivo.
Dentre os vários gêneros alimentícios que compõe este setor destaca-se o de alimentos naturais, composto de frutas secas, farináceos, grãos e integrais, orgânicos, doces com baixo teor de açúcar, derivados de soja, chás, dentre outros.
Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Como Abrir - Montar uma Loja de Alimentos Naturais
Mercado
3.1 Mercado Consumidor
O Brasil é considerado um dos maiores players no mercado mundial de alimentos, tanto como consumidor quanto como produtor. Para se ter uma ideia de grandeza, o faturamento do setor para o ano de 2009 chegou a cifra de R$ 290 bilhões, com cerca de 15 mil contratações de pessoas. No quesito comércio exterior, a balança comercial apresentou um superávit de R$ 25 bilhões. (ABIA, 2009)
O mercado de alimentos é considerado um dos mais proeminentes, visto que não se vive sem eles. Nesse sentido, pode-se citar que toda a população do Brasil é potencial cliente de uma loja de produtos naturais, ou seja, um total de mais de 190 milhões de pessoas. (IBGE, 2010) Porém, as pessoas que mais consomem produtos naturais são os que estão em busca de uma vida mais saudável. Outro segmento consumista pode ser o constituído por aqueles que possuem restrições alimentícias.
O mercado para uma loja de produtos naturais está cada vez maior. Esta informação é afirmada por estudo realizado pela Euromonitor e apresentada em artigo publicado pelo Serviço Proteção ao Crédito (SPC), onde o consumo de alimentos e bebidas saudáveis ou naturais tem crescido bastante nos últimos anos, passando de US$ 8,5 bilhões em 2004 para US$ 15,5 bilhões em 2009, apresentando um crescimento de 82%.
O empreendedor que optar por montar uma loja de produtos naturais tem uma boa perspectiva futura para o seu empreendimento, pois o consumo desses alimentos possui tendência de crescimento de 39% até 2014, movimentando um total de R$ 21,5 bilhões. (SPC, 2010).
3.2 Concorrência
Pelas leis da economia, se há demanda há oferta. Assim, como o setor de produtos naturais possui um mercado em fase de expansão, crescem com ele outros negócios e empreendimentos. E, seguindo a mesma lógica, é um mercado relativamente novo e, portanto, não possui números e informações precisas.
Para um novo empreendedor que pensa em investir nesse ramo de atividade, é interessante avaliar as tendências dos consumidores para verificar quais os principais produtos consumidos, identificar nichos específicos de mercado, como os fitoterápicos, os de grãos e farináceos ou os diet e light, isto para se diferenciar de potenciais concorrentes.
Um exemplo forte desse segmento, que poder considerado um dos maiores concorrentes, é o da loja de produtos naturais Mundo Verde, criada em Petrópolis em 1987. Atualmente é considerado o maior caso de sucesso do Brasil, se tornando uma franquia que possui mais de 140 lojas pelo país. Nesse sentido, surge tanto uma possibilidade de negócio, na qual o futuro empresário poderá investir numa franquia, quanto num grande concorrente, com preços, produtos e perfil de negócio já estabelecido.
Outro concorrente potencial para uma loja de produtos naturais são as grandes redes de supermercados, que ao identificarem esse potencial de mercado criaram seções inteiras somente de alimentos saudáveis em suas lojas.
Contudo, ainda há espaço que empresários se aventurem nesse setor considerado promissor, mas há que se buscar um diferencial competitivo para agregar valor ao seu produto e empresa. A busca por nichos específicos, localizações ainda não exploradas e públicos distintos irá definir o sucesso e perpetuidade do negócio.
3.3 Fornecedor
Como visto até o momento, existe um mercado em franco crescimento com potenciais concorrentes à vista. Mas nada adianta estabelecer uma empresa se não houver fornecedores para tal.
Hoje, diversas empresas e agroindústrias têm buscado processos de produção mais orgânicos, com baixas taxas de utilização agrotóxicos, focando na produção de alimentos saudáveis e de olho nos preços, em torno de 30% superiores aos produtos convencionais. (SOUZA e ALCÂNTARA, 2000)
Ainda segundo SOUZA e ALCÂNTARA (2000), o país dobrou sua produção de alimentos orgânicos e naturais para atender a esta demanda cada vez mais forte. Assim, com base no perfil de crescimento da demanda e no acirramento da concorrência que poderá ocorrer, há por trás uma indústria cada vez mais eficiente em produzir produtos para este novo segmento do setor alimentício não havendo, portanto, perigo de problemas no fornecimento de matéria-prima para a comercialização desses produtos.
O que o futuro empreendedor deverá buscar é o diferencial em preço, qualidade e marcas distintas para agregar valor ao seu negócio e canalizar mais clientes para o seu negócio.

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Estrutura
Como se trata de uma empresa de pequeno porte, do tipo comércio direto com o público final, o empresário não irá precisar de uma estrutura sofisticada, sendo o ideal o dimensionamento para a quantidade de produtos que for vender. Assim, o tamanho da estrutura física irá variar segundo o interesse e expectativa no que tange ao número de clientes e diversificação de produtos comercializados.
Para instalação da loja de produtos naturais, o ideal é que se inicie com uma área mínima de 50 m2, para disposição dos produtos e um balcão de atendimento e pagamento pelos produtos. Ressalta-se que o empresário deverá dotar os espaços com layout interativo e agradável, pois a ambientação será um elemento de diferencial de seu empreendimento. É importante que haja espaço para um crescimento futuro das atividades.
Para empresas cujo estoque é o que está na prateleira, não haverá a necessidade de espaço adicional para armazenagem. Porém, caso o empresário vá trabalhar com uma estrutura maior, é interessante buscar um espaço maior, com sala específica para estocagem dos produtos. Salienta-se que a presença do empreendedor nesse segmento empresarial é fundamental, pois dará credibilidade a esse novo negócio.
Sempre que possível, o empreendedor deve pensar em ambientes onde possam ser aproveitadas, quando couber, luz e ventilação natural, evitando custos desnecessários.

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Pessoal
A necessidade de pessoal, tal qual o tamanho da estrutura, vai depender diretamente da capacidade de atendimento esperada pelo empreendedor. Porém, diferente de outros tipos de negócios no qual o perfil da mão-de-obra necessária é totalmente especializado, para um negócio de venda de produtos naturais não há a necessidade de profissionais altamente qualificados, somente vendedores capazes de explicar os produtos que possuem para venda e seus benefícios.
Normalmente o próprio empreendedor é o único funcionário da empresa. Portanto, este deve possuir conhecimentos tanto para a gestão do negócio quanto para vender os produtos. Porém, quando se tratar de um negócio de maior porte, onde haverá a contratação de pessoal, estas deverão ter perfis diferenciados para cada tipo de serviço exigido pela futura empresa.
Considerando a estrutura sugerida para a loja de produtos naturais de maior porte,  entende-se que o quadro de funcionários fixos para o início das atividades deve ser na ordem de dois funcionários, distribuídos conforme abaixo:
Venda e administrativo
• Um (1) funcionário para atender os clientes e vender os produtos;
• Um (1) funcionário para atuar na área de faturamento, financeiro (caixa e tesouraria) e controle de documentação a ser encaminhada para a área contábil.
Ambos os profissionais devem possuir, no mínimo, o 2º grau completo. Para o administrativo-financeiro, sugere-se uma graduação.
Ressalta-se que o empreendedor deverá estar presente tempo integral na empresa, principalmente durante o fechamento do caixa e as atividades de compra de mercadorias e finanças da empresa, pois são nessas áreas que configurará o sucesso de seu empreendimento. Enfim o empreendedor deverá fazer-se presente integralmente na gestão da empresa.
Independente da dimensão da estrutura e da quantidade de pessoas é interessante estar atualizado no setor, verificar novos produtos e tendências de consumo dos clientes.

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Equipamentos
Os equipamentos necessários irão variar de acordo com a estrutura da empresa. Assim, para uma pequena empresa cujas vendas se darão diretamente no balcão de atendimento os seguintes itens serão necessários:
• Um computador para registrar as vendas, os controles administrativos e financeiros da empresa;
• Uma impressora de cupom fiscal;
• Um impressora comum;
• Equipamentos para Circuito Fechado de Televisão (CFTV);
• Alarmes para segurança do estabelecimento;
• Prateleiras e mostruários para disposição dos produtos.
Ressalta-se que a quantidade de equipamentos deverá ser dimensionada tendo em vista o espaço físico na qual a empresa será estruturada e no total de produtos e a serem vendidos.
O SEBRAE local deverá ser buscado para ajudar o futuro empreendedor a dimensionar corretamente o negócio.

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Investimentos
Os principais investimentos para uma loja de produtos naturais são os produtos destinados ao comércio varejistas e os equipamentos para circuito fechado de televisão e de segurança. Abaixo segue uma estimativa para a empresa aqui proposta.
1 Reformas e adaptações (incluindo equip. de segurança)  R$ 4.000,00
1 Abertura da empresa R$ 2.000,00
1 Impressora Fiscal R$ 900,00
1 Balcão de recepção R$ 1.000,00
1 Expositores R$ 3.000,00
1 Balcão refrigerado R$ 1.900,00
6 Estantes e prateleiras R$ 6.000,00
1 Circuito fechado de televisão R$ 1.500,00
1 Alarmes e sistema de segurança R$ 2.000,00
1 Decoração e marketing R$ 2.500,00
1 Produtos naturaisR$ 15.000,00
1 Computador e impressora R$ 2.000,00
TOTAL  R$ 44.800,00
Por possuir uma diversidade de preço muito elevada não foi quantificado o preço da construção civil, sendo esta uma necessidade a ser pensada de acordo com a localidade aonde será estruturada a empresa.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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