Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de fogos de artifício

Como Abrir - Montar uma Loja de fogos de artifício
Apresentação do Negócio
 Os fogos de artifício surgiram há milhares de anos antes de Cristo, numa época em que não se conhecia a pólvora. Tudo aconteceu como numa brincadeira. As pessoas jogavam pedaços de bambus ainda verdes na fogueira e eles explodiam. Isso acontecia porque os bambus crescem muito depressa. Dentro dos bambus são formadas bolsas de ar e de seiva que ficam presas e quando aquecidas explodem. Os barulhos que vinham dos bambus por algum tempo foram motivo de sustos, mas depois foram incorporados nos festivais e comemorações locais com o objetivo de assustar maus espíritos.
      Aproximadamente 2000 anos depois, descobriram que ao preencher os bambus com pólvora e lançá-los ao fogo a explosão era muito maior. Foram os primeiros fogos de artifício a serem fabricados. A tecnologia evoluiu e os fogos também. No século XXI já é possível contar com vários tipos de fogos de artifício que produzem efeitos surpreendentes, como cascatas, sorrisos, corações e arcos.
      O negócio de fogos de artifício abrange a venda de fogos de artifício no varejo e a realização de shows pirotécnicos. Entretanto, se o empreendedor focar apenas em vendas no varejo, estará sujeito a sazonalidade do negócio, tendo seus picos de venda concentrados principalmente nas épocas de festa junina, ano novo e copa do mundo.
      Este mercado é regido por legislação específica e rigorosa em função do alto risco que apresenta. Muitos detalhes devem ser observados no processo de elaboração do plano de negócio de uma loja de fogos de artifício, por se tratar de comércio de produtos controlados. Para quem deseja abrir este tipo de empreendimento é necessário que tenha conhecimento do produto e das normas regulamentares para obtenção de alvará funcionamento.
      Para que o empreendimento tenha sucesso é necessário que o empresário tenha competência administrativa e gerencial, dedique-se ao negocio com afinco e criatividade, sempre atento a novas oportunidades para venda dos produtos. 

Loja de fogos de artifício
Mercado
O mercado de fogos de artifício, em função de sua característica sazonal, se reinventou e oferece atualmente, além dos produtos tradicionais, serviços de shows pirotécnicos para eventos de grande, médio e pequeno porte. Os eventos nesta área são chamamos de indoor ou outdoor. Entre os eventos indoor estão casamentos em ambientes fechados, bailes de formatura, festas de 15 anos, etc. Os eventos outdoor são aqueles realizados em espaço aberto como, festa de ano novo e outras grandes festas comemorativas.
      O mercado de fogos de artifício é muito restrito devido à dificuldade na obtenção das licenças, o que faz com que os futuros empreendedores muitas vezes acabem desistindo. Para quem está disposto e gosta de fogos de artifício, existe um grande mercado a ser explorado, pois muitos consumidores não conhecem as inúmeras possibilidades de entretenimento que o produto oferece.
      Também pode-se destacar como ponto positivo, a facilidade de obtenção do produto no território nacional. No Brasil existe um pólo nacional de produção de fogos de artifício localizado em Minas Gerais. Outra opção para o lojista é importar os fogos da China onde a fabricação é em grande escala e que, segundo informações contidas no site da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) o preço dos fogos de artifício chineses pode representar até 40% menos que o produto nacional. Mais informações sobre importação de artigos explosivos podem ser encontradas no Decreto de no 2.998, de 23 de março de 1999 - Regulamento para a Fiscalização de Produtos Controlados (R-105) – Título VI: Fiscalização do comércio exterior,Capítulo II, parágrafos de 183 a 204.
Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, o tipo de público predominante na região em termos de capacidade aquisitiva, os gostos pessoais, a cultura e as expectativas que as pessoas têm em relação a uma loja de fogos de artifício.
      Também é importante pesquisar os preços praticados pelos concorrentes, o padrão das lojas existentes; comparar as características dos potenciais clientes e decidir-se ou não pela instalação em um determinado bairro ou região.
      O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho.
      Algumas ameaças e oportunidades desta atividade empresarial merecem destaque:
     
      Ameaças:
* Perigo dos fogos de artifício.
* Burocracia e exigências dos órgãos fiscalizadores.
* Sazonalidade.
* Propaganda negativa na mídia, que é oriunda de acidentes provocados por explosivos.
     
      Oportunidades:
* Eventos comerciais: feiras e exposições
* Mercado amplo e pouco explorado.
* Existência de mercados alternativos.

Como Abrir - Montar uma Loja de fogos de artifício
Estrutura
As lojas de Fogos de Artifício precisam seguir as Normas Técnicas exigidas pelo Corpo de Bombeiros de cada Estado (apesar de parecidas quanto ao conteúdo, cada estado tem sua Norma). Destaca-se que é preciso de espaço para receber clientes, expor os produtos e de um depósito onde ficarão guardados os explosivos que não podem ficar expostos e necessitam de local específico para armazenagem.
      No local que será destinado para receber e atender os clientes deverá ter espaço suficiente para vitrine ou balcões, que devem ser iluminados e permitir a visualização organizada dos produtos. Quanto ao material dos balcões e vitrines, ele deverá ser de vidro temperado, pois, além de permitir a visualização dos produtos não é inflamável, e quando exposto ao fogo estilhaça evitando a formação de pontas cortantes. Outro aspecto que deve ser observado é a limpeza do ambiente. Paredes, piso, vitrines e balcões devem ser mantidos constantemente limpos.
      De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Mercado – IDPM, clientes que se sentem confortáveis com a estrutura física do ponto de vendas compram em dobro. Pode-se pensar em alguns tipos de conforto, como por exemplo:
      1) visual: produtos expostos em ordem e que não exija que o cliente precise levantar muito a cabeça, harmonia de cores, etc.
      2) circulação: que o cliente possa se locomover na loja sem riscos de esbarrões ou acidentes.
      3) bom posicionamento do balcão de atendimento, com espaço para apoio de bolsas, preenchimento de cheques, etc.
     
 É importante lembrar que a estrutura da loja tem de estar de acordo com as especificações do corpo de bombeiros e do exército. O alvará de funcionamento só será concedido mediante aprovação destas instituições.
   Outros aspectos relacionados à estrutura estão previstos nas Normas Técnicas Exigidas, destacando-se:
* O local deverá ser identificado com placa de sinalização com os seguintes dizeres: "Área de Armazenamento", "Acesso Restrito". Nas portas de acesso exige-se altura de 1,80 m (um metro e oitenta centímetros);
* Nos locais de armazenagem e na sua área de segurança, constarão placas com dizeres "É Proibido Fumar" e "Explosivo" que possam ser observados por todos que tenham acesso;
* Deverão ser utilizados na estrutura da loja somente “material incombustível, impermeável, mal condutor de calor e eletricidade, e as partes metálicas usadas no seu interior deverão ser de latão, bronze ou outro material que não produza centelha quando atritado ou sofrer choque”;
* O piso deve ser impermeabilizado com material apropriado e acabamento liso para evitar centelhamento, por atrito ou choques, e facilitar a limpeza;
* As portas abrindo para fora, e com bom isolamento térmico e proteção às intempéries;
* As áreas dos depósitos protegidas por pára-raios segundo a Norma Regulamentadora - NR 10;
* Os depósitos dotados de sistema eficiente e adequado para o combate a incêndio, com pelo menos 02 (dois) extintores do tipo pó químico seco para utilização exclusiva nas instalações elétricas;
* O local deverá ser bastante ventilado se necessário ter aparelho que retire a umidade do ar;
* Não pode haver instalação elétrica no local de armazenamento de fogos;
* O interruptor deverá ser a prova d´água e a prova de curto;
* Os vidros das janelas deverão ser do tipo temperado, laminado ou aramado.
     
      Para mais detalhes sobre a estrutura deve ser consultada a NR 19 do Ministério do Trabalho, R-105 do Exército Brasileiro e as normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros Militar da sua localidade
      Quanto à necessidade de se instalar um sistema anti-furto, o empreendedor deverá analisar a região em que a loja está instalada e verificar o custo/ benefício desse sistema.

Loja de fogos de artifício
Pessoal
A quantidade de funcionários irá variar conforme o tamanho do empreendimento. Um pequeno estabelecimento costuma funcionar com duas pessoas atendendo; uma delas costuma ser o dono da loja. Algumas lojas pequenas podem ter três ou mais atendentes, esse número será determinado pela demanda, que é sazonal.
      O funcionário deverá ter conhecimento sobre os produtos a fim de suprir as necessidades dos clientes. Dentre os quesitos mais valorizados neste ramo de atividade estão a idoneidade e disponibilidade para trabalhar em horários e dias pouco convencionais. Outro aspecto importante a ser observado é que o profissional que vende os fogos de artifício precisa minimamente saber manusear, armazenar e ter cuidados preventivos com o produto, segundo as orientações anexo da NR 19.
      Ao recrutar um profissional de vendas é importante observar algumas características como:
      - Espírito de servir, ou seja, vontade de satisfazer o cliente;
- Ser um bom negociador, primando pelas negociações ganha-ganha, onde ambos os lados obtém benefícios;
      - Conhecimentos básicos sobre vendas;
      - Habilidade de comunicação;
      - Capacidade de percepção – ambientes e pessoas;
      - Bom controle emocional;
      A capacitação de profissionais envolvidos com o atendimento em lojas de fogos de artifício deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima. Caso o empreendedor deseje capacitar um funcionário como Bláster deverá procurar o curso específico existente no mercado.
 O piso salarial é estabelecido pelo sindicato de vendedores e a partir daí, cada loja deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
 Ao adotar uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios financeiros ou não, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a diminuição de custos com:
* recrutamento e seleção;
* treinamento de novos funcionários;
* custos com demissões. 

Loja de fogos de artifício
Equipamentos

      Para o bom funcionamento do comércio é recomendado um computador com um software de gestão instalado. O software de gestão será responsável pelo controle do volume de vendas, aviso da necessidade de reposição de estoque, controle financeiro, cadastramento de clientes e produtos, e outros serviços que o sistema oferece. Este software pode ser alugado. Não há necessidade comprá-lo. Além do sistema de gestão, alguns estados exigem que os estabelecimentos comerciais tenham softwares de controle fiscal e impressoras de cupom fiscal ligadas aos computadores.
      Para o segmento de shows pirotécnicos existem alguns equipamentos que aumentam a segurança, facilitam o trabalho e criam novos efeitos visuais. Dentre eles estão:
      - Máquina de disparo de bombas por meio remoto: permite acionar os disparos do show pirotécnico de uma distância segura por meio de controle remoto.
      - Mesa Pyro Digital: oferece os efeitos: Cascata Indoor-, Chafariz prata, com altura e tempo variado; Silver Jet –  Chafariz prata de ¼ segundos, com altura variadaIce Fountaine – Mini chafariz prata com base colorida.Flame – Língua de fogo com altura aproximada de 2 metros  nas cores verde, vermelho, azul e  amarelo; Low Smoke – Explosão de fumaça e barulho. Concussion – Explosão de fogo com barulho. Glitter - Explosão de confetes ou papeis metalizados prata ou colorido. Kabuky – Jato de serpentina ou confetes. Micromine – Jato de estrelas – azul, vermelho, prata ou colorido. Saxons – Roda giratória com faíscas  prata.  Airburst - Efeito que simula os morteiros em um show pirotécnico outdoor. Rocket - Efeito na cor prata, sendo instalado de forma a percorrer uma longa distância, acionando outros efeitos como cascatas, piras olímpicas, banners, etc. Smoke puff - Grande cogumelo de fumaça branca. A aquisição destas máquinas dependerá da qualidade que o empresário pretende oferecer aos seus clientes.
      A demora do aparecimento e consequentemente da aquisição  de novos equipamentos aliada a alta durabilidade faz com que o empreendedor tenha baixos custos com reposição das máquinas.
       Geralmente, não existe necessidade de contratar seguro para os equipamentos, entretanto o empresário deverá avaliar os riscos de sua localidade que impliquem na necessidade de se contratar os serviços de uma seguradora. 

Loja de fogos de artifício
Investimentos
 Várias decisões impactam no investimento para abertura de uma loja.
      O primeiro passo consiste em decidir sobre o local que será montado o negócio: se o imóvel será próprio ou alugado.  A seguir, deve se avaliar todas as modificações necessárias que deverão ser realizadas no local para obtenção do alvará de funcionamento. É fundamental o empresário estar atento ao fato de que, a estrutura de uma loja de fogos de artifício deve estar de acordo com a legislação para este ramo de atividade. Definidas essas condições é preciso decidir a quantidade de fogos mínima para começar o negócio e os equipamentos serão adquiridos.
      Todas as respostas para estas questões surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999). Para quem deseja instruções de como fazer um plano de negócios, o SEBRAE oferece um curso gratuito na internet, para se inscrever acesse http://www.ead.sebrae.com.br/.
     
      Considerando uma loja de fogos de artifício instalada numa área de 90m², é necessário um investimento inicial estimado em R$ 56.000,00 (cinqüenta e seis mil reais, aproximadamente, a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
      • Reforma do local: R$ 25.000,00;
      • Aluguel: R$ 2.000,00;
      • Vitrines de vidro temperado: R$ 3.000,00;
      • Móveis e materiais de escritório: R$ 2.000,00;
• Telefone, aparelho de fax, microcomputador e impressora: R$ 6.000,00;
      • Estoque inicial: R$5.000,00;
      • Capital de giro: R$ 13.000,00. 

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
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