Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de roupas e acessórios para surfistas

Loja de roupas e acessórios para surfistas
Apresentação do Negócio
O surfe é um esporte com uma característica marcante. A sua volta gira uma indústria com um forte apelo comercial.

Acredita-se que a “áurea” de verão sem fim, envolvendo o esporte, seduz um público bem mais amplo do que o universo de surfistas. É muito comum encontrar pessoas de diversas classes sociais e interesses profissionais e que não praticam o surfe, mas que, nos seus dias de folga, vestem roupas produzidas pela indústria do surfe. Pesquisas revelam que 95% dos consumidores destes estabelecimentos, são simpatizantes do estilo e do modo de vida associados ao surfe.

A indústria do surfe, caracteriza-se por sua segmentação, partindo-se da idéia que este conceito envolve grupos de consumidores com necessidades e anseios semelhantes. Embora o esporte de deslizar sobre as ondas seja o ponto focal do negócio, o surfe está associado a uma gama de valores e opiniões diferenciadas, subdividindo o segmento em nichos muito expressivos de consumidores, que se identificam com as principais marcas, conforme gosto e questões valorizadas, como por exemplo: ambientalismo, cultura de clãs, nomadismo, instinto competitivo, saudosismos etc. Por isso, identificar e se posicionar estabelecendo uma forma de comunicação segmentada com o público-alvo da loja de surfe, são requisitos essenciais para quem deseja empreender neste segmento.

Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar uma Loja de roupas e acessórios para surfistas
Mercado

Pesquisa realizada pela Toledo Associados, empresa especializada em consultoria e planejamento de marketing, estima em cerca de um milhão o total de simpatizantes do esporte apenas na cidade de São Paulo e que, no Brasil, o mercado do surfe movimente, aproximadamente, R$ 5 bilhões anualmente.

O estudo, realizado em junho de 2008, apontou ainda, um crescimento de 100% do mercado nos últimos cinco anos e, entre outros dados, revelou que existem mais de três mil pontos-de-venda do segmento em todo o País, sendo responsáveis por cerca de 400 mil empregos diretos e mais de um milhão indiretos.

No Brasil os maiores pólos consumidores de surfwear estão concentrados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará.

A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, de setembro de 2008, mostra outra fotografia deste mercado:
- 63% dos consumidores têm entre 21 e 40 anos;
- 87% dos compradores principalmente da moda surfe, não praticam o esporte;
- 52% da clientela simpatizante é feminina;
- 40% dos praticantes e 15% dos simpatizantes do surfe têm ensino superior completo;
- 92% dos praticantes e 50% dos simpatizantes são das classes A –B;
- O tíquete médio dos praticantes é de R$ 700,00 por ano e dos simpatizantes chega a R$ 1.200,00.

Loja de roupas e acessórios para surfistas
Estrutura
Uma loja de roupas e acessórios para surfe deve ter uma área mínima de cerca de 60 m², subdividido em área de atendimento (com espaço para exposição dos produtos e provadores), estoque e escritório.

A fachada, a vitrine e a entrada da loja precisam de atenção especial, pois a elas cabe o papel de transmitir de imediato às características do estabelecimento e despertar o interesse de consumo nos cliente. O ideal é que alem da vitrine, o empreendedor explore o interior da loja, de maneira a levar o cliente a ter contato com os produtos comercializados.

Idealmente a decoração da loja deve remeter o cliente ao ambiente do surfe com arranjo físico, disposição dos produtos, arrumação das vitrines, cores, iluminação, desenhos, fotografias, música (som ambiente), vídeo (clipes de música e filmes de surfe) etc., próximos da linguagem e do cenário do esporte.

Loja de roupas e acessórios para surfistas
Pessoal
O quadro de pessoal de uma loja de roupas e acessórios para surfista envolve, basicamente:

-Vendedores
- Caixa
- Gerente

Principalmente no inicio da atividade empresarial, é natural que o próprio empreendedor desempenhe a gerência do estabelecimento, ou mesmo, outras funções. Sua atenção deverá estar voltada para os aspectos comerciais, operacionais e administrativos envolvendo o negócio.

Funções tais como faxineiros, officeboys, vitrinistas e até mesmo vendedores, podem ser contratadas a medida de sua necessidade. Atenção especial, contudo, deve ser dada a forma de contratação (mensalista, horista, autônomo etc.). Consulte seu contador para evitar contingências trabalhistas futuras.

Loja de roupas e acessórios para surfistas
Equipamentos

Dentre os principais equipamentos utilizados pela loja de roupas e acessórios para surfistas destacamos:
- Aparelho de refrigeração de ambiente (ventiladores ou sistema de ar condicionado);
- Araras;
- Armários;
- Balcão de atendimento;
- Bancos / cadeiras;
-Caixa registradora;
- Impressora fiscal;
- Impressora laser ou matricial;
- Leitoras de cartão de crédito;
- Letreiro;
- Manequins;
- Microcomputador;
- Prateleiras diversas;
- Sistema de som;
- Telefone/fax.

Como Abrir - Montar uma Loja de roupas e acessórios para surfistas
Investimentos

Estimamos que o investimento básico necessário para abertura de uma loja de roupas e acessórios para surfista fique em torno de R$ 60.000,00. Contudo, esta é uma estimativa que poderá variar significativamente conforme cada caso, por esta razão, sugerimos ao empreendedor fazer um plano de negócio. Neste documento poderão ser melhores identificados e estimados itens tais como: Gastos com a aquisição do ponto comercial e a necessidade do pagamento de luvas exigidas nestes casos, tipo de decoração escolhida para a loja, tamanho do estoque inicial de roupas e acessórios para a revenda etc. Abaixo elaboramos um pequeno orçamento de investimento, para uma simples referência do empreendedor:
Item                                                                                         Valor estimado em R$
Abertura da empresa                                                                                2.000,00
Decoração                                                                                                 10.000,00
Estoque inicial                                                                                            20.000,00
Fax                                                                                                                      500,00
Impressora                                                                                                        500,00
Linha telefônica                                                                                                 200,00
Luminoso e fachada                                                                                     2.000,00
Marketing inicial                                                                                             2.000,00
Mesas e cadeiras                                                                                          1.500,00
Microcomputador                                                                                           1.500,00
Móveis e utensílios de escritório                                                                1.200,00
Reformas e adaptação do imóvel                                                               5.000,00
Sistema de vendas e controle de estoque (hardware e software)        1.500,00
Sistema de som e imagem                                                                          5.000,00
Sistema de ventilação da loja                                                                       3.500,00
TOTAL                                                                                                              58.400,00

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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