Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de Auto Peças

Loja de peças automotivas
Apresentação do Negócio
A partir de 1950, o Brasil experimentou uma pequena revolução industrial com a chegada das montadoras de automóveis e fabricantes de autopeças. A indústria automobilística impulsionou o desenvolvimento brasileiro, pavimentou o caminho nacional para atração de investimentos de empresas multinacionais e estabeleceu o transporte rodoviário como o principal meio de integração do país.
A consolidação de uma frota nacional de veículos propiciou o surgimento de milhares de prestadoras de serviço: borracharias, oficinas mecânicas, postos de combustíveis, concessionárias de veículos, etc. Dentre elas, destaca-se a loja de peças automotivas, que vende autopeças diretamente para motoristas ou para oficinas mecânicas.
O setor apresenta alguma sazonalidade, com picos de demanda em vésperas de feriados e antes de férias escolares. Mais informações podem ser obtidas por meio da elaboração de um plano de negócios. Para a construção deste plano, consulte o SEBRAE mais próximo.


Como Abrir - Montar uma Loja de Auto Peças
Mercado
Em 2010, foram vendidos no mercado interno brasileiro quase de 3,5 milhões de veículos, elevando a frota nacional para mais de 30 milhões de veículos em circulação. Embora a venda de carros novos contribua para a renovação da frota, ainda 57% dos veículos já ultrapassaram a marca de 100 mil quilômetros rodados. A idade média da frota é de oito anos, elevando a demanda por serviços de manutenção e reparo.
Ainda em 2010, a indústria de autopeças faturou R$ 86 bilhões, registrando um crescimento de 14,2% em relação a 2009. O setor investiu cerca de US$ 1,5 bilhão, gerando 224 mil empregos.
O mercado consumidor é constituído por proprietários particulares de automóveis e clientes corporativos, incluindo oficinas mecânicas, seguradoras, cooperativas de transporte e órgãos públicos.
Devido ao risco intrínseco ao negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias, IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado-alvo;
• Pesquisa a guias especializados e revistas sobre o segmento;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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