Como Abrir um Negócio

domingo, julho 24, 2011

Como Abrir - Montar uma Empresa de Monitoramento eletrônico de residências

Monitoramento eletrônico de residências
Apresentação do Negócio
Segundo Maslow uma das necessidades básicas do ser humano é a segurança. Tal fato se justifica na medida em que se observa o comportamento humano desde os tempos mais antigos.
      Na Idade da Pedra Lascada a humanidade se preocupava em preservar a espécie e como forma de proteção utilizava a força física e instrumentos rudimentares feitos com pedras e pedaços de pau.
      No período Paleolítico o ser humano vivia em cavernas e preocupava-se em proteger seu território utilizando o fogo como instrumento de defesa .
      No período Neolítico no qual desenvolveu a agricultura, inventou a cerâmica e passou a viver em aldeias, o foco da segurança passou a ser os alimentos que produzia e o gado. Naquele período aprendeu a polir a pedra e conseguiu produzir instrumentos mais eficazes como lâminas de corte, machados, serras com dentes de pedra, entre outros, que também eram usados para defesa de seus bens
      Milênios se passaram e o ser humano continua buscando meios e instrumentos para manter-se em segurança. O foco de proteção continua sendo a espécie, o território (casa) e posses, mas os instrumentos se atualizaram e contam com o que há de mais moderno em termos de tecnologia.
      Dentre as vertentes do mercado de segurança existe a segurança eletrônica, que abrange principalmente tecnologia em circuitos fechados de televisão, alarmes, cercas elétricas e rastreadores. O mercado de segurança eletrônica pode ser dividido em duas grandes áreas: mercado corporativo, que é formado por empresas e instituições financeiras e varejo, que é voltado aos consumidores finais. O foco desta idéia de negócio será voltado para a instalação de monitoramento eletrônico de residências, o mercado de varejo.
      Nesta "Idéia de Negócio" serão apresentadas informações importantes para o empreendedor que tem intenção de abrir uma Empresa de Monitoramento Eletrônico de Residências. Entretanto, este documento não substitui o Plano de Negócios, que é imprescindível para iniciar um empreendimento com alta probabilidade de sucesso. Para a elaboração do Plano de Negócio deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Como Abrir - Montar uma Empresa de Monitoramento eletrônico de residências
Mercado
"A segurança eletrônica é uma das áreas que mais cresce no mercado de segurança patrimonial. A média de crescimento tem se mantido na casa dos 20% ao ano, segundo dados anuais divulgados por associações e sindicatos do setor. A quantidade de empresas que atuam no segmento da segurança eletrônica no Brasil em abril de 2009 estava estimada em 8.000, sendo que a maior parte delas está localizada no estado de São Paulo. O aumento na demanda se deve à elevação da sensação de insegurança e à redução dos custos dos sistemas de segurança eletrônica que antes eram destinados apenas às classes de maior poder econômico.
      Ameaças e oportunidades
      As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento.
      O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado.
      Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa - em termos financeiros - ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
      Oportunidades:
      - Diversificar e oferecer instalação de sistemas de segurança para grandes eventos e segmento corporativo de modo geral;
      - Parceria com seguradoras de imóveis, carros, vida, etc., que oferecem desconto na apólice para quem utiliza sistemas de segurança;
      As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. A realização da pesquisa sugerida fornece subsídios para a previsão de dificuldades que poderão aparecer pelo caminho. A pesquisa realizada identificou as ameaças abaixo listadas como sendo as mais significativas:
      Ameaças:
      -Concorrência de empreendimentos informais e que não são especializados na área, que também prestam esse tipo de serviço. Por atuarem na informalidade, oferecem serviços a preços mais baixos e com baixa qualidade. 

Como Abrir - Montar uma Empresa de Monitoramento eletrônico de residências
Estrutura
A dimensão do empreendimento é uma decisão do empresário, entretanto, sugere-se uma área mínima de 30m² para estruturar uma Empresa de Monitoramento Eletrônico de Residências. O espaço deve ser bem planejado e recomenda-se evitar poluição visual, proporcionar boa iluminação e ventilação para que haja conforto tanto para as pessoas que trabalham na empresa quanto para clientes.
      A estrutura deverá contemplar escritório e um local destinado a uma oficina/depósito para pequenos reparos e depósito de materiais, equipamentos e ferramentas.
Escritório
      - Mesa;
      - Cadeiras;
      - Arquivo para pasta suspensa;
      - Armários;
      - Computador;
      - Impressora;
      - Telefone/fax;
      - Balcão;
      - Prateleiras;
      - Máquina de cupom fiscal.
Oficina/ depósito
      - Mesa;
      - Cadeira;
      - Armários.
 
Monitoramento eletrônico de residências
Pessoal
Uma Empresa de Monitoramento Eletrônico de Residências precisa de profissionais que exerçam as funções secretária, administrador, técnico em eletrônica e auxiliar em eletrônica.
      Para amenizar os custos iniciais com folha de pagamento, convém optar pela contratação de uma equipe enxuta. De acordo com empreendedores do ramo é possível começar com apenas quatro pessoas, desde que os quatro profissionais reúnam as competências necessárias para tocar o empreendimento:
      Administrador
      - Capacidade para lidar com imprevistos;
      - Reconhecer e definir problemas,
      - Atuar preventivamente;
      - Ter raciocínio lógico, crítico e analítico;
      - Ter conhecimento de gestão empresarial.;
      - Habilidade de relacionamentos;
      - Habilidade para negociar;
      - Pró atividade;
      - Inteligência emocional para lidar com possíveis conflitos;
      - Disciplina.
      Secretária
      - Cortesia e educação para com os clientes e colegas;
      - Disciplina;
      - Organização;
      - Boa apresentação pessoal.
     
      Técnico em Eletrônica
     - Capacidade para avaliar a execução de serviços técnicos verificando a adequação do executado ao projeto e às normas específicas;
     - Capacidade de identificar a necessidade de inovações tecnológicas e propor as soluções adequadas à otimização de Processos Eletro-Eletrônicos;
     - Capacidade para conduzir e controlar as atividades técnicas, visando ao atendimento disposto nos projetos e normas técnicas, assegurando a qualidade dos resultados;
      - Capacidade para executar serviços técnicos assegurando a qualidade do serviço;
      Auxiliar em Eletrônica
      - Atenção aos detalhes;
      - Conhecimento dos equipamentos;
      - Conhecimento técnico e operacional;
      - Disciplina;
      - Capacidade para lidar com imprevistos;
      - Capricho.
      A capacitação de profissionais deste ramo de negócio deve estar direcionada para o desenvolvimento das competências citadas acima.
      Este é um ramo que se deve ter mais cuidado que o habitual para recrutar e selecionar funcionários. As Empresas de Monitoramento Eletrônico de Residências lidam com a privacidade de seus clientes. É imprescindível que o funcionário não tenha antecedentes criminais , bem como ter o nada consta junto a Justiça Federal, Justiça Estadual, Policia Militar e Polícia Federal) e que tenha todas as referências necessárias para atestar sua idoneidade.
      Os níveis salariais básicos são definidos pelos sindicatos de cada região, a partir daí o empresário deverá manter políticas que remunerem adequadamente os empregados, considerando-se os níveis de competências pessoais.
        Recomenda-se a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios de natureza financeiros ou outros. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:
* recrutamento e seleção,
* treinamento de novos funcionários,
* custos com demissões.

Monitoramento eletrônico de residências
Equipamentos
Para estruturar a empresa serão necessários os seguintes equipamentos:
      Equipamentos para Escritório
- Uma mesa;
- Três cadeiras;
- Um arquivo para pasta suspensa;
- Um armário;
- Um computador;
- Uma impressora;
- Telefone/fax;
- Um balcão;
- Uma máquina de cupom fiscal.
      Equipamentos para Oficina/ Depósito
- Uma mesa;
- Duas cadeiras;
- Três armários;
- Ferramentas Diversas;
- Cabos e fios.
      O mercado de usados pode ser interessante para quem está começando. Porém, alguns cuidados devem der tomados ao comprar equipamentos usados:
       - Dar preferência a equipamentos que estejam em uso e não parados, sem utilização.;
      - Pedir a um especialista para avaliar as condições do equipamento antes de comprá-lo;
      - Solicitar toda a documentação técnica dos equipamentos, (computador, fax) como os manuais de operação e manutenção;
      O empresário deve avaliar se existe necessidade de instalação de sistema de alarmes, instalação de câmeras, bem como a contratação de seguro para os equipamentos e estoque, considerando os riscos pertinentes à região ou local em que a empresa está instalada.
      Além dos equipamentos citados, ainda será necessário adquirir ou alugar um veículo para realização dos serviços. Bancos e financeiras oferecem financiamentos exclusivos com taxas diferenciadas de financiamento para pessoa jurídica. É importante a realização de uma pesquisa para se informar sobre as melhores taxas praticadas no mercado e também verificar o custo/benefício de um veículo “zero”, semi-novo ou alugado.
Fornecedores de Equipamentos:
Robert Bosch Limitada
Via Anhangüera, Km 98
Vila Boa Vista
Campinas - SP
Tel.: (19) 2103.1954
Site: http://www.bosch.com.br/content/language1/html/867.htm
BIS – Brasil Inteligência em Segurança
CA 05, Lote F, Bloco 1, Lojas 01/02, Ed. San Raphael, Lago Norte
Brasília - DF
E-mail:  contato@bistecnologia.com.br
Tel.: 61 3468 4040

Como Abrir - Montar uma Empresa de Monitoramento eletrônico de residências
Investimentos
O valor total a ser investido depende de um conjunto de decisões que precedem a instalação do negócio, como por exemplo:
      -Decidir sobre o local que será montado o negócio: se o imóvel será próprio ou alugado;
      -Avaliar todas as modificações necessárias que deverão ser realizadas no local para o funcionamento do negócio;
      - Avaliar o custo benefício de comprar equipamentos usados.
      Os resultados das decisões referentes a estes itens surgirão com a elaboração do plano de negócios. Etapa fundamental para quem deseja empreender de forma consciente, “o plano de negócios é a validação da idéia, análise de sua viabilidade como negócio” (DOLABELA, 1999, p.17).
      Considerando uma  Monitoramento Eletrônico de Residências instalada numa área de 30m², é necessário um investimento inicial estimado em R$ 78.200,00(setenta e oito mil e duzentos reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
- Reforma do local: R$ 3.000,00;
- Móveis e materiais de escritório: R$ 5.000,00;
- Equipamentos e Máquinas: R$ 20.000,00;
- Sistemas de Informática: R$ 15.000,00 (licença de software de monitoramento e demais softwares necessários ao funcionamento do negócio)
- Automóvel: R$ 25.000,00
- Capital de giro: R$ 10.200,00

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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