Como Abrir um Negócio

quinta-feira, julho 21, 2011

Como Abrir - Montar uma Loja de produtos naturais

Loja de produtos naturais
Apresentação do Negócio
A comercialização de produtos naturais forma parte da realidade atual, como conseqüência da preocupação das pessoas com a sua saúde e a sua forma física. Este fato, acompanhado das campanhas anti-fumo, ecológicas e de treinamento físico, têm despertado no público a consciência da necessidade de cuidar do corpo e simultaneamente de consumir produtos naturais alimentícios e/ou de beleza sem conservantes, que sejam puros (SEBRAE SC).
Modismos à parte, a tendência é de que aumente na mesma proporção a procura por alimentos orgânicos, aqueles produzidos sem agrotóxicos, e as comidas com baixo teor de gordura e sem açúcar.
Nessa perspectiva, tem surgido diversos empreendimentos especializados na comercialização de produtos naturais. As lojas de produtos naturais podem ser especializadas em um único segmento (alimentação por exemplo) como também podem vender variados tipos de produtos (cosméticos, orientais, vitaminas, etc.). Vai depender da escolha do empreendedor e do mercado que ele pretende atingir.
Esse é um negócio que tem grande possibilidade de lucratividade, principalmente quando são trabalhadas as inovações que ele oferece. Tem como objetivo atingir os clientes que freqüentam academias e aqueles que optam por esse tipo de consumo, alegando que consumindo esse tipo de alimento melhoram a qualidade de vida e o bem-estar.
 
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?

Como Abrir - Montar uma Loja de produtos naturais
Mercado
No mundo inteiro o uso de produtos naturais estão ganhando mercado. Segundo um estudo sobre alimentos e bebidas ligados a saúde e bem-estar no Brasil, elaborado pelo Euromonitor (www.euromonitor.com), o mercado desse segmento no país saltou de US$ 8,5 bilhões em 2004 para US$ 15,5 bilhões em 2009, um crescimento total de 82% em cinco anos. O estudo analisa as vendas no varejo dos segmentos diet e light, alimentos funcionais fortificados, orgânicos, os naturalmente saudáveis e produtos específicos para intolerância a alimentos. 

Para empresas menores e novos empreendimentos, existem oportunidades em diversos níveis da cadeia produtiva, em novos segmentos e em nichos específicos de um mercado que, segundo projeção do Euromonitor, deve crescer outros 39% até 2014 e movimentar um total de US$ 21,5 bilhões no Brasil.
Conformemente ao estudo realizado por Gomes (2009), no Brasil, o mercado de produtos naturais não tem números exatos sobre sua dimensão, até por se considerar muito novo como setor varejista. Porém, o número de lojas e a expansão de redes que comercializam esses produtos, assim como os investimentos feitos por fabricantes de matérias-primas, podem ser observados facilmente, dando idéia da prosperidade desse segmento.

A rede de lojas de produtos naturais Mundo Verde, por exemplo, começou com uma pequena loja de bairro em Petrópolis-RJ, em 1987, e hoje é a maior rede de lojas franqueadas de produtos naturais da América Latina, com cerca de 180 lojas no Brasil e com metas de abrir 10 novas lojas a cada ano. Os supermercados, locais que há pouco tempo o máximo que possuíam de produtos naturais era mel ou arroz integral, agora dedicam seções inteiras e cada vez maiores à categoria dos naturais.

O fato é que o mercado já é visível a olhos nus, e deixa cada vez mais de ser nicho para se tornar um importante segmento do varejo também no Brasil. Pode- se afirmar que o mercado está entrando em uma fase de “círculo virtuoso”, pois com a expansão vem o crescimento da oferta, a facilidade de acesso a uma maior variedade, os preços em declínio, e com isso o mercado tende cada vez mais a atender o público em geral. Porém, enquanto está nessa fase de transição de tendência para a consolidação, o seu consumo está carregado de valores, conceitos e subjetividades que influenciam a atitude do consumidor, tornando-o um consumidor diferenciado. Daí a importância de se compreender quem é, o que pensa e como age o consumidor desse novo mercado (Gomes, 2009).

Este segmento de mercado oferece uma considerável variedade de opções, destacando-se os fitoterápicos, alimentos integrais, vitaminas, suplementos para atletas e cosméticos. Contudo,  qualquer pessoa interessada nos produtos naturais deve procurar seu médico especialista para um aconselhamento. Nada garante que porque são derivados de plantas naturais não irão surgir efeitos colaterais, por isso fique atento.
Ainda é importante lembrar que vender produtos naturais, apesar de ser uma atividade simples, exige do empreendedor um conhecimento aprofundado dos produtos que está comercializando. Nesse sentido, procure uma formação especializada sobre o setor e conheça o que estão oferecendo seus concorrentes.

Oportunidades: produtos saudáveis e tendência nos mercados interno e externo
Os produtos naturais seguem uma tendência de mercado cada vez maior pois apresentam vantagens praticamente indiscutíveis para o bem-estar e para saúde dos consumidores dentre as quais podemos assinalar:
  • Uma “tecnologia natural” que respeita o meio-ambiente e também as pessoas que trabalham com esse tipo de produto;
  • São alimentos mais saudáveis, nutritivos e com menor teor calórico;
  • Tais produtos contém muito poucos pesticidas, químicos e outros produtos que podem fazer mal às crianças.
Além disso, os produtos naturais brasileiros são muito bem aceitos lá fora. O Brasil está sempre associado com natureza e com as riquezas da floresta Amazônica. O nosso acesso ao mercado externo pode ser muito rápido, justamente pela reputação brasileira na produção de produtos naturais de qualidade e diferenciados. O nosso país é modelo de produção natural o que significa a existência de um enorme mercado a ser explorado no mundo.
Contudo, é importante lembrar que para exportar é necessário que o empreendedor possua certificação dos produtos e que os mesmos estejam em consonância com as normas e regras do país importador. Além disso, é importante ressaltar que os produtos serão taxados com impostos diferenciados.

Ameaças: uso sem acompanhamento médico ou nutricional

Contudo, apesar dos benefícios dos produtos naturais não se deve abusar e usar indiscriminadamente sem acompanhamento médico ou de um nutricionista. Mesmo estes produtos sendo elaborados a partir de uma matéria-prima sem compostos químicos, alguns possuem contra-indicação. Um exemplo de um tipo de produto bastante consumido sem prescrição médica são os remédios para emagrecimento. É importante que o empreendedor esteja atento para este tipo de problema e, se possível, ofereça um serviço médico ou de um nutricionista em sua loja como um fator de diferenciação.
 
Loja de produtos naturais
Estrutura
A estrutura básica de uma loja de produtos naturais deve contar com uma área mínima de 60m², que será distribuída entre o escritório, estoques de produtos, loja,  pequena copa e banheiro para os funcionários.

O arranjo físico da loja (balcão de vendas, estantes, prateleiras e caixa) deve ser feito levando em consideração o fluxo de vendedores e clientes inseridos no processo de vendas.

Como em qualquer outro empreendimento, os departamentos deverão ser separados da melhor forma para que seja possível conseguir a maior produtividade possível de cada colaborador.

Além disso, a loja deverá causar uma boa impressão a todos que a visitam. Para que tudo funcione adequadamente é necessário um layout despojado, atraente e funcional.

Alguns pontos importantes a serem observados:

Fachada: esse item é extremamente importante a ser elaborado, pois será um excelente meio de oferecer uma visão positiva da loja. Assim,a fachada deverá ser
elaborada o mais adequado possível, visando com isto que o público veja a loja de
produtos naturais e ache a bastante interessante, sendo então um atrativo a mais na busca de clientes.

• Entrada: a porta de acesso principal da loja de produtos naturais deve facilitar ao máximo a entrada de pessoas ao seu empreendimento. Assim, a largura mínima deve comportar a passagem de cadeirantes e de outros clientes que sejam portadores de quaisquer necessidades especiais. Se a porta de acesso tiver que permanecer fechada, é melhor que seja de vidro, para que o cliente possa visualizar o interior da loja. A porta mais indicada é a de dupla face, com uma folha abrindo para dentro e outra para fora, com os avisos "empurrar / puxar" bem visíveis. Quem atende uma clientela feminina deve pensar na entrada e na circulação de carrinhos de bebê, evitando desníveis no piso.

• Espaço: normalmente, os espaços de uma loja de produtos naturais, quaisquer que sejam as proporções, sempre parecerão apertados se os móveis ocuparem mais de 40% da área. Se a loja for pequena, existem algumas soluções engenhosas, como recursos de iluminação, pintura em cores claras e espelho, que aumentam a sensação de espaço e a luminosidade deve ser de preferência natural.

• Circulação: a área de circulação no interior da loja deverá ser estruturada, de preferência, com corredores amplos e planejados para que os clientes circulem na
direção que preferir, preservando sempre uma visão plena dos produtos.

• Prateleiras: as prateleiras deverão funcionar como espaço para exposição dos produtos comercializados.

• Caixa: o posicionamento do caixa deverá ser em um local estratégico, tanto em relação à facilidade de localização pelo cliente quanto de ser um ponto de observação para controlar o movimento da loja, evitando assim possíveis extravios
de mercadorias e também manter um bom controle do atendimento pelos vendedores.

Loja de produtos naturais
Pessoal
Selecionar as pessoas que irão trabalhar na sua empresa, exige que considere cuidadosamente as habilidades específicas exigidas para cada tipo de atividade que desenvolverão. Na linha de vendas, por exemplo, é fundamental que empregue mão-de-obra qualificada, que apesar da facilidade em encontrar bons vendedores nunca é demais fazer uma reciclagem usando as diversas opções de treinamento.

O quadro de funcionários de uma loja de produtos naturais irá variar de acordo com o tamanho do empreendimento. Em geral, dois vendedores, um gerente e o próprio empreendedor são suficientes para uma loja de pequeno porte.

O vendedor e o gerente deverão conhecer bem as mercadorias comercializadas na loja. O vendedor é responsável pelo atendimento ao cliente, vendas e eventualmente pelo controle de estoque (no caso de um pequeno empreendimento) e o gerente será reponsável pela compra de matéria-prima, pagamentos, além da gestão do empreendimento conjuntamente com o empreendedor.

Ressalta-se ainda que o proprietário do negócio deverá estar presente em todas as operações da empresa, principalmente acompanhando a área de vendas e estoque (estes produtos geralmente possuem um prazo de validade curto), bem como a parte de gestão administrativo-financeira da empresa.

Recomenda-se ainda a adoção de uma política de retenção de pessoal, oferecendo incentivos e benefícios de natureza financeiros ou outros. Assim, a empresa poderá diminuir os níveis de rotatividade e obter vantagens como a criação de vínculo entre funcionários e clientes e ainda a diminuição de custos com:
·        recrutamento e seleção,
·        treinamento de novos funcionários,
·        custos com demissões.

Como Abrir - Montar uma Loja de produtos naturais
Equipamentos
Os equipamentos implementados dependem da estrutura que vai ser montada variando de acordo com o porte e produtos a serem vendidos. Dentre os principais equipamentos necessários para uma loja de produtos naturais, podemos destacar:

- balcão para atendimento;
- prateleiras/estantes;
- telefone/fax;
- calculadora;
- móveis de escritório (mesa/cadeira/arquivo)
- computador;
- freezer;
- geladeira.

Basicamente são esses os itens principais que são requeridos em uma loja de produtos naturais. A parte de tecnologia não é tão expressiva, contudo é importante que o empreendedor invista na aquisição de um software que auxilie no controle de estoque, frente de caixa, contas a receber, crediário, contas a pagar, etc.

Como Abrir - Montar uma Loja de produtos naturais
Investimentos
Investimento consiste na aplicação de algum tipo de recurso esperando, um retorno superior aquele investido, em um determinado período de tempo. O investimento que deve ser feito em um empreendimento varia muito de acordo com seu porte.
Considerando uma loja de pequeno porte, voltada para venda no varejo, montada numa área de 60m², será necessário um investimento de R$ 52.378,00, aproximadamente, que deverá girar em torno dos seguintes itens abaixo:

 
REFORMA E INSTALAÇÕES DA LOJA: R$ 10.000,00
 
EQUIPAMENTOS PARA A LOJA
Estantes (3 gôndolas laterais em aço)- R$ 978,00
Máquina registradora (1) – R$ 1.250,00
Prateleiras (6) – R$ 900,00
Balcão para atendimento  (2) – R$ 800,00
Máquina de calcular portátil (4) – R$ 100,00
Aparelho de ar condicionado (1)- R$ 750,00

Total Equipamentos........................R$ 4.778

MOBILIÁRIO PARA A ÁREA ADMINISTRATIVA
1. Microcomputador (2) - R$ 2.600,00
2. Impressora laser (1) - R$ 600,00
3. Mesa ( 2) - R$ 500,00
4. Cadeira (4) - R$ 600,00
5. Fax (1) - R$ 450,00
6. Telefone (2) - R$ 100,00
7. Aparelho de ar condicionado (1)- 750,00
Total Mobiliário..................... R$ 5.600,00

AQUISIÇÃO DE MATÉRIA-PRIMA (PRODUTOS): R$ 30.000,00
INVESTIMENTO INICIAL EM MARKETING: R$ 2.000,00

Total do investimento inicial: R$ 52.378,00
Os valores acima relacionados são apenas uma referência para constituição de um empreendimento dessa natureza. Para dados mais detalhados é necessário saber exatamente quais produtos serão oferecidos pela loja e qual o seu porte. Nesse sentido, aconselhamos ao empreendedor interessado em constituir esse negócio, a realização de levantamento mais detalhado sobre os potenciais investimentos depois de elaborado seu plano de negócio (para elaboração do plano de negócio procure o Sebrae do seu estado).
Além disso, os valores acima irão variar conforme a região geográfica que a loja irá se instalar (neste caso nos baseamos em uma loja de pequeno porte localizada no Ceará), da necessidade de reforma do imóvel, do tipo de mobiliário escolhido, etc.
OBS: Para abrir um franquia de uma loja de produtos naturais, o empreendedor deverá prever um investimento inicial em torno de R$ 150.000,00.
 
Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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