Como Abrir um Negócio

quinta-feira, novembro 06, 2008

Como Abrir uma Empresa de Restauração de móveis

Apresentação do Negócio
Muito além da simples função utilitária, os móveis fazem parte da decoração de ambientes. Quando não está em perfeito estado o mobiliário compromete todo o ambiente, dando à residência ou escritório a impressão de descuido e ou desleixo. Como as máquinas, os móveis precisam de manutenção quando quebram ou sofre qualquer avaria.
Praticamente tudo pode ser recuperado até aquelas as peças de móveis mais antigas, que incluem aquelas relíquias herdadas de família ou compradas em lojas de antiquário. Móveis que perderam o brilho do verniz, apresentam “molejos” desconformes, que estejam precisando ser colados novamente ou com a palhinha do assento rompida por excesso de uso e que por esses motivos tornaram-se candidatos ao depósito. E ainda aquele outro móvel que a gente não consegue nem mais olhar pelo “convívio” contínuo e os vários defeitos ou aqueles que parecem não servir para mais nada, estando na condição de “entulho” no ambiente, podem ser tratados com a restauração de móveis. É como ressuscitar uma peça que estava no fundo de vários entulhos, condenada, e lançá-la ao estrelato numa sala de visitas.
A restauração também faz parte de um movimento mundial para a preservação ambiental, já que a reutilização de um móvel poupa árvores que seriam cortadas para a fabricação de um novo.
A restauração é o conjunto das definições técnicas e científicas aplicadas para garantir, no âmbito de uma metodologia crítico-estética, a continuidade temporal da obra. Ela constitui o momento metodológico do reconhecimento da “obra de arte”, em sua consistência física e em sua dupla polaridade estética e histórica, com vistas à sua transmissão para o futuro. Há dois preceitos a serem seguidos na restauração de móveis: primeiro restaura-se somente a matéria do móvel. Segundo, a restauração do móvel deve estar voltada ao restabelecimento da unidade potencial da “obra de arte”, sempre que seja possível, sem cometer falsificação histórica nem apagar os vestígios de sua trajetória através do tempo.
A restauração pode ser classificada em três tipos:
Restauração estilística - caracterizada pela conservação dos elementos existentes nos monumentos e pela reprodução do que, manifestamente, teria existido.Restauração histórica – caracterizada pela necessidade de documentação histórica para justificar qualquer intervenção.Restauração científica – propõe a conservação do existente, desaconselhando a colocação de novos elementos, considerados descaracterizantes.

Fonte Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/

Nenhum comentário: