Como Abrir um Negócio

terça-feira, novembro 04, 2008

Como Abrir - Montar uma Oficina de bicicletas - bicicletaria

Apresentação do Negócio
Símbolo de transporte barato, ecológico e saudável, a bicicleta liderou uma revolução cultural na busca do homem de se locomover de forma mais eficiente. Seus primórdios remontam aos séculos XV e XVI, quando ocorreram os primeiros estudos para um artefato de duas rodas, movido pela força humana. As máquinas inventadas, porém, eram pesadas e desajeitas, com mecanismos de correntes, alavancas e outros dispositivos engenhosos que buscavam movimentar o usuário.
O primeiro avanço do artefato pode ser creditado a Leonardo da Vinci, que esboçou o conceito de transmissão de força através de correntes, característica universal e até hoje utilizada nas bicicletas. Em 1790, o conde francês Mede de Siyrac construiu o celerífero, um veículo com duas rodas ligadas por uma trave de madeira e movido a impulsos alternados dos pés no chão. Em 1816, o barão alemão Karl Friederich von Drais adaptou uma direção ao celerífero e percorreu o trajeto de Beaun e Dijon na França, a uma velocidade média de 15 km/hora. Em 1820, o escocês Kirkpatrick McMillan adaptou duas bielas ao eixo traseiro, ligadas por barras de ferro que funcionavam como um pistão, acionadas pelos pés. Em 1855, o francês Ernest Michaux inventou os pedais, ligados à roda dianteira em um triciclo. Em 1862, a prefeitura de Paris criou caminhos especiais nos parques para os velocípedes, dando origem às primeiras ciclovias urbanas. Em 1875, surgiu a primeira fábrica em série de bicicletas do mundo, oriunda da idéia de Michaux. Em 1880, Vicent construiu a primeira bicicleta com transmissão aplicada ao cubo da roda traseira e Humber inventou o quadro de quatro tubos, dispositivos que proporcionaram mais estabilidade nas curvas. A partir da segunda metade do século XIX, os avanços foram se consolidando e transformaram a bicicleta em um importante instrumento de transporte, prática esportiva, competição e lazer.
Hoje, é impossível ignorar o impacto causado pela bicicleta na história contemporânea da humanidade. Em algumas cidades européias, como Amsterdã e Barcelona por exemplo, a bicicleta representa o principal meio de transporte da população. Na China, na Índia e em outros países asiáticos, o seu uso supera o de veículos automotores.
O Brasil está começando a perceber o potencial da bicicleta como alternativa viária. Algumas metrópoles já investem pesado em ciclovias para reduzir os engarrafamentos de trânsito. Em cidades pequenas, a bicicleta já é realidade, tornando-se o principal meio de locomoção dos habitantes. Os programas de combate à poluição de algumas prefeituras também contribuem para o crescimento do hábito de andar de bicicleta.
A década de 90 foi marcada pela chegada da mountain bike e do triatlo no país, ambos com forte apelo ecológico e esportivo, conquistando milhares de adeptos para as novas modalidades de ciclismo. Este período coincidiu com a abertura de mercado e a invasão da concorrência estrangeira.
Por ser uma opção de transporte barata, saudável e não poluente, a bicicleta, a cada dia, conquista novos usuários e cria o mercado paralelo e atraente de fornecimento de peças, serviços de reparos e atualização de componentes. O proprietário ainda pode aumentar o faturamento de sua empresa ao oferecer para venda bicicletas novas, peças, acessórios e material para a prática do ciclismo (roupas, garrafas, capacetes, etc). Outra opção é a venda de isotônicos, barras de cereais, proteínas, carboidratos e outros alimentos energéticos para atrair ciclistas e triatletlas. A conjugação de oficina, loja e ponto de encontro de esportistas pode garantir uma excelente oportunidade de negócios para empreendedores ousados e criativos.

Fonte Sebrae:
http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/defina-negocio/ideias-de-negocio/

Um comentário:

Anônimo disse...

Você tá explicando como montar uma oficina de bicicleta ou tá contando a história da bicicleta?