Como Abrir um Negócio

quarta-feira, novembro 16, 2011

Como Abrir - Montar uma empresa de Serviço de Manutenção em piscinas

Serviço de Manutenção em piscinas
Apresentação do Negócio
Os aspiradores de piscina foram inventados na África do Sul por Ferdinand Chauvier, em 1974. Chauvier concebeu e construiu a Kreepy Krauly, foi então a primeira vez que uma piscina foi limpa de forma automatizada. Na verdade, esses filtros fazem a limpeza de modo muito mais rápido, mais fácil e cômodo.
O objetivo do serviço de limpeza de piscina é remover a sujeira e os detritos de forma eficaz e convenientemente. Embora alguns filtros de limpeza sejam apenas concebidos para limpar o fundo das piscinas, há outros também que irão limpar as paredes e as beiradas adjacentes.
Além disso, existem diferentes tipos de acessórios, por exemplo, alguns são especificamente concebidos para limpar piscinas de concreto, enquanto outros são concebidos para limpar azulejo, vinil e piscinas fibra de vidro.
Na água da piscina são introduzidas constantemente uma grande quantidade de micro organismos e contaminantes, que vêm dos banhistas e do meio ambiente.
Essas sujeiras, como: o pó, pólen, suor, resto de bronzeadores e cremes são difíceis de serem eliminados pelo processo de filtração convencional.
Assim a melhor forma é realizar a manutenção contínua e regular da piscina afim de mantê-la própria ao uso e livre de bactérias.
O segredo para manter uma piscina em perfeitas condições é manter um bom tratamento de prevenção, que irá, por intermédio da adição de produtos químicos desinfetar a água da piscina, destruindo qualquer atividade microbiólogica e aumentar o rendimento da filtragem.
Como esse processo de limpeza de piscinas é essencial fazer operações de limpeza, desinfecção e filtragem, por isso a importância de uma empresa especializada em serviço de manutenção de piscinas.
Uma empresa de prestação de serviço de manutenção em piscinas deverá ser concebida com visão profissional, desde o seu projeto embrionário, o que irá requerer uma avaliação objetiva sobre a forma de atuação, bem como as expectativas comerciais que esse tipo de empreendimento requer.
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender? Para a elaboração do Plano de Negócio deve ser consultado o SEBRAE mais próximo.

Serviço de Manutenção em piscinas
Mercado
O Brasil, pelas informações da ANAPP – Associação Nacional dos Fabricantes e Construtores de Piscinas e Produtos Afins é o segundo país do mundo em número de piscinas.
Os profissionais que atuam nesse segmento de manutenção em piscinas, em especial os que fornecem equipamentos de construção e produtos químicos para a conservação da água dessa modalidade de lazer. Estima-se então, que segundo a ANAPP, nos últimos dez anos, as vendas de produtos químicos de tratamento de água de piscinas cresceram a uma média de 10% ao ano. O Brasil já ocupa o quinto lugar do ranking mundial em volume de vendas desses produtos, atrás apenas de EUA, União Européia, África do Sul e Austrália.
O crescimento do número de piscinas no Brasil vem acompanhado de dois outros fenômenos. O primeiro é o barateamento da construção graças aos novos materiais. O segundo é a chegada ao Brasil de inovações tecnológicas que facilitam o tratamento da água e a manutenção.
Em meados dos anos 90, uma piscina-padrão, de 4 por 8 metros, com equipamentos básicos, como filtro e bomba, custava o equivalente a um carro popular. Hoje é possível montar a mesma estrutura pela metade do preço, desde que se abandone a idéia de usar azulejos e se opte por materiais mais baratos.
Piscinas feitas com materiais alternativos existem há alguns anos, mas só recentemente elas passaram a ser comercializadas com certificados de qualidade baseados em especificações internacionais. Atualmente, piscinas de azulejo, que já dominaram quase inteiramente o mercado, respondem por 30% do total das construções novas. Modelos de vinil representam 35% e os de fibra de vidro ficam com os restantes 35%.
Ressalta-se que a concorrência no ramo é forte e o empresário deve buscar a diferenciação por meio de uma boa capacitação, avisa José Carlos Claudino, da Acqua Pura. A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, por exemplo, oferece um curso gratuito. É essencial, ainda, que o profissional conheça a legislação do município e as normas sanitárias.
"Antes de abrir um negócio, recomenda-se a realização de ações de pesquisa de mercado para avaliar a demanda e a concorrência. Seguem algumas sugestões:
• Pesquisa em fontes como prefeitura, guias da cidade que listem seus concorrentes, o IBGE e associações de bairro para quantificação do mercado alvo;
• Visita aos concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho;
• Participação em seminários especializados.
Consumidor
O Brasil tem 1,5 milhões de piscinas, é o segundo colocado no ranking dos países com o maior número de piscinas no mundo. Só perde para os Estados Unidos.
Trata-se de um amplo mercado, porém, fica difícil informar com exatidão quanto é a receita líquida pertencente aos negócios de limpeza de piscinas.
O mercado consumidor é formado por segmentos sociais que vão de classe média a classe alta. Os menos afortunados buscam preços baixos, outras pessoas com melhor poder aquisitivo que procuram serviços diferenciados. Ambos estão em busca de proteger sua saúde e obter comodidade nas tarefas de manutenção.
Táticas diferentes de abordagem para esses dois públicos devem ser adotadas. Para o consumidor que busca preço baixo, o apelo deve girar em torno de que os gastos do seu orçamento serão mais eficientemente aplicados na terceirização do serviço obtendo assim uma melhor qualidade da água e evitando desperdícios financeiros, como aquisição de equipamento e gastos de produtos tentando executar o serviço por conta própria.
Já o consumidor de alta renda procura mais a qualidade e garantia dos serviços prestados do que propriamente o preço. Ambos estão em busca de proteger sua saúde e eficiência dos gastos de manutenção.
Concorrência
O empreendedor deve visitar os concorrentes diretos, identificando os pontos fortes e fracos dos estabelecimentos que trabalham no mesmo nicho.
Outro ponto é identificar o grau de rivalidade destes concorrentes que formam a força competitiva. Os pontos que inicialmente devem ser analisados são: lealdade dos consumidores à marca concorrente; grau de concentração dos concorrentes; diferenças significativas de custos entre concorrentes; velocidade de ajuste de preços; capacidade ociosa da concorrência; variações na quantidade e periodicidade de pedidos e taxa de crescimento dos concorrentes.
Neste mercado, devem-se observar produtos/serviços substitutos que podem aumentar este ambiente de concorrência. Produto/serviço substituto seria todo aquele ofertado no mercado que pode suprir a necessidade do consumidor em uma relação de custo/benefício.
Fornecedor
Algumas questões devem ser analisadas e investigadas a fim de determinar o grau de rivalidade deste mercado fornecedor, são elas:
• Em que grau, fornecedores individuais têm poder de negociar preços do insumo com uma empresa típica do setor de serviços limpeza de piscinas?
• O segmento dos fornecedores é mais concentrado do que o segmento comprador?
• As empresas do segmento comprador adquirem baixo volume em relação a outros compradores do segmento fornecedor?
• Os fornecedores podem discriminar preços entre compradores específicos de acordo com a habilidade/disposição para pagar pelo insumo?
Após investigar e analisar estas questões, o empreendedor estará apto a um melhor posicionamento neste mercado.

Serviço de Manutenção em piscinas
Estrutura
Para uma estrutura mínima de venda, estima-se ser necessária uma área de 50 m², com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio. Os ambientes devem ser divididos em área para: atendimento, técnicos em transição de um serviço para outro, ou mesmo intervalos entre eles, área administrativa e financeira, banheiros e estoques.
Não existe uma regra clara e objetiva para a definição da estrutura física necessária para instalação de uma empresa de serviço de manutenção em piscinas. Mas como em qualquer outro empreendimento, os departamentos devem ser separados da melhor forma para que seja possível conseguir a maior produtividade possível de cada colaborador.

Serviço de Manutenção em piscinas
Pessoal
O quadro de pessoal de uma empresa de serviço de manutenção em piscinas irá variar de acordo com o tamanho do empreendimento. Segue abaixo o quadro de pessoal para uma empresa de médio porte, que deverá ser aproximadamente de 07 (sete) funcionários:
Atendimento: 1 – uma pessoa para atendimento de telefone e recepção de clientes.
Administrador (a): 1 - esse profissional será o responsável por gerenciar o empreendimento, possuindo raciocínio lógico para solucionar situações-problema, além de possuir conhecimento de gestão empresarial, faro para negociar e ter habilidade em se relacionar com os clientes e fornecedores.
Vendedor (a): 1 - responsável pelas vendas, portanto terá que ser uma pessoa comunicativa, de boa dicção, com amplo conhecimento do que está ofertando, bom relacionamento com os clientes. Tem que ser uma pessoa que inspira confiança e que tenha boa aparência.
Engenheiro Químico (a): 1 – responsável pela parte técnica da empresa, pois essa pessoa deverá fazer a análise da qualidade da água, avaliação do PH da água e orientar os serviços de manutenção que serão prestados pelos técnicos.
Técnico em manutenção de piscinas: 2 - responsável pela execução do serviço de manutenção e limpeza de piscinas.
Serviços Gerais: 1 – responsável pela manutenção da limpeza e conservação da área do empreendimento.

Serviço de Manutenção em piscinas
Equipamentos
São vários os tipos de processos de limpeza e manutenção de piscinas:
• Com cloro (convencional)
• Com Ozônio
• Com UV
• Com eletrodos de cobre ou prata
• Com células geradoras de cloro através de adição de sal
Os equipamentos necessários para limpeza de piscina convencional são:
1. Moto-bomba com mangueiras de sucção;
2. Haste de sucção;
3. Peneira;
4. Baldes;
5. Buchas de limpeza.
Além dos equipamentos acima, faz-se necessário outros acessórios fundamentais para a limpeza e manutenção de piscinas, tais como:
Cabo telescópico: pode ser de alumínio e fibra de vidro, consiste num varão extensível, que duplica o seu tamanho base. É neste cabo que irão encaixar a maior parte dos acessórios para os diversos tipos de limpeza que terá que realizar.
Rede para folhas: é o instrumento usado com maior frequência em todo o trabalho de manutenção e limpeza da piscina, a limpeza da superfície da água deve ser feita diariamente, e para isso, precisará da rede para folhas. É um aro em alumínio revestido a plástico ou borracha, no qual encaixa uma rede, podendo ser fixa ou substituível em caso de se danificar.

Essa rede pode ser de tecido, plástico, ou malha de metal inoxidável. A rede para folhas encaixa no cabo telescópico, e deverá usá-la para recolher a sujidade de maiores dimensões à superfície da água.
Escova: é o acessório que encaixará também no varão telescópico e que deverá usar para escovar as paredes da piscina. São retangulares com medidas variáveis (desde 15 a 50cm).
Aspirador: trata-se de aspirar a sujeira que se instalou no solo, tal como num carpete. Existem diferentes tipos de aspiradores, entre os quais são cada vez mais populares os robots automáticos: apenas tem que os deixar fazer o seu trabalho, sem qualquer esforço da sua parte.
Encaixando no varão telescópico, é ligado ao sistema de filtragem através de uma mangueira própria: uma ponta no próprio aspirador e a outra conectada ao skimmer. Desta forma, a sujidade aspirada será diretamente levada para o filtro, de acordo com o curso normal da água. De modo a deslizar suavemente pelo fundo, sem provocar atrito ou mesmo riscos, os aspiradores são dotados de um conjunto de escovas (que libertam a sujidade mais resistente) ou de pequenas roldanas.
Escova e sabão para azulejos: uma área à qual deverá dar uma atenção especial é a linha de água, normalmente revestida de azulejos. Para limpar é necessário escova e sabão próprios, específicos para esse tipo de material. A escova para azulejos aplica-se igualmente no varão telescópio, fazendo habitualmente um ângulo de 90º para minimizar o seu esforço. Ao mesmo tempo, pode também escovar diretamente, de joelhos; apesar de constituir um esforço considerável, aumenta a qualidade do trabalho.

Serviço de Manutenção em piscinas
Investimentos
O investimento estimado para montar uma empresa de serviços de manutenção de piscinas, de porte médio, deverá girar em torno do que segue abaixo:
Área operacional / Prestação de serviços
1. Microcomputador – 3 – R$ 4.800,00
2. Balcão de atendimento – 1 – R$ 1.500,00
3. Prateleiras – 10 – R$ 3.700,00
4. Mesas – 4 – R$ 1.000,00
5. Cadeiras – 12 – R$ 1.440,00
6. Impressora a laser – 2 – R$ 1.200,00
7. Impressora ECF – 1 – R$ 1.280,00
8. Desenvolvimento de página de internet – 1 – R$ 2.500,00
9. Veículo utilitário – 1 – R$ 25.000,00
10. Moto-bomba com mangueiras de sucção – 2 – R$ 5.400,00
11. Haste de sucção – 4 – R$ 2.000,00
12. Peneira para água – 6 – R$ 1.200,00
13. Baldes – 10 – R$ 500,00
14. Buchas de limpeza – 20 – R$ 400,00
15. Cabo telescópico – 10 – R$ 700,00
16. Escova – 10 – R$ 350,00
17. Aspirador de líquidos – 2 – R$ 2.700,00
Total do Investimento ................................ R$ 55.670,00
Observações:
1. Nos valores indicados para o investimento não está previsto o custo do software a ser utilizado na execução dos serviços e também na gestão da empresa, já que a opção por um ou outro software irá variar bastante, tanto no que se refere ao fornecedor quanto ao resultado final esperado.
2. Também não consta o investimento do imóvel a ser locado ou adquirido para instalação do empreendimento.
Os preços acima são meramente referenciais, para fins de estimativa do investimento necessário.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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