Como Abrir um Negócio

quinta-feira, novembro 03, 2011

Como Abrir - Montar um SPA urbano

SPA urbano
Apresentação do Negócio
Sinônimo de saúde, prazer, conforto e bem estar, o SPA urbano, também conhecido como day SPA, é uma espécie de ilha de tranquilidade em meio à agitação das grandes cidades.
No meio da confusão dos centros urbanos, quem nunca desejou fugir para um lugar tranquilo, relaxar e cuidar do corpo e da mente sem perder muito tempo? Apostando nessa possibilidade, cresce cada vez mais no País o número de SPAs urbanos.
Ao contrário dos SPAs tradicionais, em que o paciente se interna num local afastado por alguns dias, o day SPA permite sessões diárias de massagens, drenagem com pedras quentes, talassoterapia, banho energético e muitos outros mimos, sem precisar abrir mão de suas atividades cotidianas.
A atividade se enquadra no setor de bem-estar pessoal, mas distingue-se das clínicas de terapias orientais porque inclui, além de tratamentos para relaxamento, uma série de serviços voltados para a estética. Distingui-se também das clínicas de estética, pois não submete os clientes a tratamento clínico de saúde ou realiza intervenções cirúrgicas.
O segmento de SPA e wellness (bem-estar) crescem no ritmo acelerado da busca por melhor qualidade de vida, prevenção de doenças e cuidados com a imagem das sociedades modernas.
Criar um SPA urbano pode ser uma excelente opção de negócio para quem deseja empreender neste segmento, mas não é tarefa simples, pois tudo deve ser pensado com muito carinho, calma e dedicação. Um dos principais itens de sucesso para estes espaços são, definitivamente, ambientes onde conforto, estética e bem estar ficam evidentes no primeiro olhar.
Este documento não substitui o plano de negócio. Para elaboração deste plano consulte o SEBRAE mais próximo.

SPA urbano
Mercado
Mercado Consumidor
O mercado consumidor do Spa urbano é formado principalmente por pessoas que possuem preocupação com a sua qualidade de vida, isto é, buscam em seus serviços fontes de relaxamento corporal e mental.
Outro fator que tem estimulado o surgimento de estabelecimentos deste tipo é a falta de espaços livres e as dificuldades de deslocamento nas grandes cidades. Aliado a isto, a grande quantidade de moradores nas metrópoles fez com que as áreas verdes e calmas se tornassem cada vez mais raras. A combinação com a correria rotineira e a falta de tempo livre para as pessoas se cuidarem, também impulsionou a criação de espaços que suprissem essa lacuna.
Em sua maioria, o público é formado por mulheres, principalmente das classes A e B, com idades variando de 18 a 59 anos. Esse tipo de pessoa descrita representa, em suma, o novo perfil da mulher brasileira, trabalhadora, e que após longos dias de trabalho buscam nos Spas locais de relaxamento.
Com base nos dados do último censo demográfico 2010 realizado pelo IBGE, na qual a população brasileira foi contabilizada em 190 milhões de pessoas, das quais cerca de 51% do sexo feminino e, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD-2010), 21% da população brasileira está nas classes A e B, estima-se que mercado consumidor potencial para este tipo de negócio seja da ordem de 20 milhões de mulheres de todas as faixas etárias. Se restringirmos para um segmento etário entre 18 e 59 anos, esse número chega perto dos 15 milhões de potenciais consumidores. Isso sem contar o público masculino.
Por se tratar de um serviço considerado de luxo, este mercado esta mais sujeito às crises econômicas, podendo, nas situações de restrição de renda, ter sua demanda reduzida em detrimento de outros gastos essenciais de seus usuários. Por esta razão, a abertura de estabelecimento desta natureza deve buscar, preferencialmente, regiões menos sujeitas a estas variações de renda e a crises econômicas.
Segundo dados da Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC Spa), o mercado mundial movimenta algo em torno de US$ 250 bilhões, com mais de 50.000 spas em todo o mundo. No Brasil, no ano de 2007, o setor movimentou cerca de US$ 284 milhões.
Concorrência
Tendo em vista que o perfil concorrencial de um Spa Urbano é bastante específico, exigindo um alto nível de treinamento e qualidade no atendimento, a concorrência se torna reduzida, porém não menos ameaçadora. Ademais, a diferenciação se dará no contato direto com o cliente e nos produtos ofertados, sendo, portanto a experiência e os resultados obtidos pelo cliente o principal diferencial na hora da busca por este tipo de serviço.
Este é um tipo de negócio em que não dá para relaxar, pois de olho no crescimento da demanda, a concorrência tem crescido nos últimos tempos. A maior parte dela vem dos estabelecimentos similares acoplados a hotéis, resorts e outros meios de hospedagem. Alguns projetos de novos empreendimentos hoteleiros já são preparados com previsão de funcionamento de atrativos como estes.
Embora muitos especialistas afirmem que não basta oferecer apenas um SPA e que a vantagem competitiva está na excelência do atendimento, focada na amplitude da personalização dos serviços, para muitos hotéis, serviços deste tipo ainda são considerados uma vantagem competitiva.
A título de exemplo do tamanho da concorrência, a ABC Spa contabiliza mais de 640 locais de atendimento em todo o Brasil, com forte concentração nos estados de São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Para este tipo de atividade entende-se que a concorrência deverá ser considerada em cada caso, de forma regionaliza, principalmente pelo tamanho do público alvo e da concorrência existente.
Além disso, o profissional que atua nesse ramo possui vários outros nichos de mercado a explorar além das próprias unidades, como atendimentos a empresas e formatos diferenciados.
Fornecedor
Todo o tipo de produto a ser utilizado durante as sessões de relaxamento são encontrados facilmente no mercado brasileiro, inclusive os equipamentos e outros materiais que se fazem necessários para a atividade.
Nesse sentido, o futuro empresário do setor não encontrará problemas com o mercado fornecedor de equipamentos para estruturar o seu próprio negócio no Brasil.

SPA urbano
Estrutura
As instalações ideais de um SPA urbano devem possuir uma área superior a 100m² e reunir alguns destes ambientes:
• Restaurante;
• Piscinas;
• Sauna;
• Quadra de esportes;
• Salão de beleza;
• Salão de jogos;
• Sala de TV e vídeo;
• Salas de ginástica;
• Salas para exames;
• Salas para massagens e terapias;
• Vestiários;
• Suítes ou Cabines para atendimento individual.

Vale lembrar que a sinergia de serviços é necessária para garantir a atratividade do negócio, criando um potencial competitivo. Contudo, é preciso ter foco no resultado e não diversificar a ponto de perder a identidade do negócio. Por outro lado, ter apenas as instalações de praxe e oferecer algumas terapias e massagens não é suficiente. Um SPA urbano deve oferecer aulas, tratamentos relaxantes e embelezadores, mas também possuir uma infra-estrutura física que permita oferecer muito conforto aos seus clientes e que os atraia pela estética, sensação de bem-estar e bom gosto das instalações.
Cada sala deve ser adaptada ao tipo de atividade que vai ser desenvolvida: uma aula de yoga deve ser dada em um espaço silencioso, com um piso confortável e luz natural, por exemplo. Já um banho de ofurô deve permitir o relaxamento em um lugar reservado, com espaço para trocar-se, guardar coisas, com toalhas à mão, música suave, luz aconchegante. Ou seja: o estímulo aos sentidos deve ser dosado de acordo com o objetivo final da atividade e isso deve ser estudado em todos os detalhes.
SPA urbano
Pessoal
A necessidade de pessoal, tal qual o tamanho da estrutura, vai depender diretamente da capacidade de atendimento esperada pelo empreendedor. Neste caso, trata-se de uma mão-de-obra totalmente especializada em que o profissional deve possuir alto grau de conhecimento no serviço a ser prestado, com um mínimo de graduação ou certificado em cursos de massagens, terapias de relaxamento ou afins, a depender da atividade a ser ofertada.
Dentre os profissionais que podem ser empregados (vide tópico legislação específica) no estabelecimento, encontram-se:
• Fisioterapeuta;
• Nutricionista;
• Psicólogo;
• Massagista;
• Professor de educação física;
• Esteticistas;
• Dentre outros profissionais especializados em terapias alternativas.

É comum a contratação de prestadores de serviço com participação no faturamento da atividade ou serviço prestado. Nestes casos, é recomendável a consulta ao Contador responsável quanto aos aspectos legais e conformidade à legislação trabalhista aplicável.
Além dos profissionais mencionados acima, ter pessoas com perfil adequado para oferecer uma boa recepção e atendimento aos clientes, manobristas, uma equipe eficiente de limpeza e algo mais para que o cliente se sinta valorizado é importante para este tipo de atividade.
É imprescindível também que o profissional busque constantemente informações e especializações para atualizar seus conhecimento e prover um atendimento cada vez mais qualificado.

SPA urbano
Equipamentos
A implantação e a aquisição de equipamentos e produtos vinculam-se aos tratamentos e serviços que serão oferecidos aos clientes. Dentre os equipamentos mais comuns utilizados nestes estabelecimentos (sem responsabilidade médica), encontram-se:
• Armários com cadeado para vestiário;
• Balcão para recepção com sofá e cadeiras;
• Banheiras de hidromassagem;
• Cadeira reclinável (para massagem facial);
• Computador / Impressora;
• Equipamentos para lavagem e esterilização de materiais*;
• Espelhos;
• Macas (para massagem);
• Móveis de escritórios (mesas, cadeiras, armários);
• Ofurôs;
• Prateleiras;
• Aparelho de Comunicação Multifuncional (Telefone, fax, impressora, etc.).
Além de uma variada gama de vaporizadores, ionizadores e estimuladores faciais e, dependendo dos serviços prestados, um day SPA poderá contar com equipamentos mais sofisticados, tais como:
• Bodyjet: Promove a penetração de produtos oleosos, tônicos, cremosos, gel, emulsões etc., por efeito da ressonância osmótica. Tem ação circulatória e reafirmante, faz lifting facial, corporal e regeneração de tecidos.
• Enerjet: Eletro-estimulador, faz ginástica passiva e eletro-acunputura.
• Beauty Concept: Sete equipamentos em um. Multifuncional. Totalmente computadorizado.

Destaca-se que algumas das atividades podem ser terceirizadas, minimizando a necessidade de possuir todos os equipamentos.
Ressalta-se que a quantidade de equipamentos deverá atentar para o espaço físico na qual a empresa será estruturada para que não sejam comprados nem muitos, nem poucos equipamentos. Quanto mais salas para a realização dos atendimentos, mais equipamentos serão necessários.
O SEBRAE local deverá ser buscado para ajudar o futuro empreendedor a dimensionar corretamente o negócio.

SPA urbano
Investimentos
Investimento consiste na aplicação de algum tipo de recurso esperando um retorno superior aquele investido em um determinado período de tempo. O investimento que deve ser feito em um empreendimento varia muito de acordo com seu porte e seu público alvo.
No caso dos serviços de um Spa, os principais investimentos estão relacionados a própria qualificação do profissional e equipamentos necessários para boa realização do acompanhamento dos clientes.
Dentre os equipamentos, móveis e utensílios, seguem abaixo os mais importantes:
• 1 Armários com cadeado para vestiário; R$ 2.000,00
• 1 Balcão para recepção com sofá e cadeiras; R$ 700,00
• 2 Banheiras de hidromassagem; R$ 13.500,00
• 4 Cadeira reclinável (para massagem facial); R$ 4.500,00
• 1 Computador / Impressora; R$ 2.000,00
• 1 Equipamentos para lavagem e esterilização de materiais*; R$ 2.500,00
• 4 Espelhos; 1.500,00
• 4 Macas (para massagem); R$ 3.200,00
• 1 Móveis de escritórios (mesas, cadeiras, armários); R$ 2.500,00
• 2 Ofurôs; R$ 5.600,00
• 1 Prateleiras; R$ 3.500,00
• Aparelho de Comunicação Multifuncional (Telefone, fax, impressora, etc.). R$ 450,00
O total para os equipamentos básicos está estimado em R$ 42.000,00.
Além de uma variada gama de vaporizadores, ionizadores e estimuladores faciais e, dependendo dos serviços prestados, um day SPA poderá contar com equipamentos mais sofisticados, tais como:
• Bodyjet: Promove a penetração de produtos oleosos, tônicos, cremosos, gel, emulsões etc., por efeito da ressonância osmótica. Tem ação circulatória e reafirmante, faz lifting facial, corporal e regeneração de tecidos.
• Enerjet: Eletro-estimulador, faz ginástica passiva e eletro-acunputura.
• Beauty Concept: Sete equipamentos em um. Multifuncional. Totalmente computadorizado.
Conforme informações da FRANCAP, apesar de ser possível montar um SPA urbano com cerca de R$ 50 mil, não é aconselhado o investimento demasiadamente econômico.
A sinergia de serviços é necessária para garantir a atratividade do negócio, criando um potencial competitivo em relação a outros estabelecimentos concorrentes.
A necessidade de incluir outras atividades no portfólio de serviços do SPA pode impactar o investimento pela necessidade de espaços maiores e de mais equipamentos. Nesse caso, os recursos empregados podem aproximar-se de R$ 200 mil.
Por possuir uma diversidade de preço muito elevada não foi quantificado o preço da construção civil ou reforma do local, sendo esta uma necessidade a ser pensada de acordo com a localidade aonde será estruturada a empresa, se for o caso.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/
Procure o Sebrae mais próximo para maiores informações. O Sebrae é o ponto de apoio para micro e pequenos empreendedores.

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